segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Na Capela, obra integral de Beethoven para violoncelo e piano


Dois recitais oferecem ao público a oportunidade de ouvir a obra integral de Beethoven para dois instrumentos



Na quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de agosto, serão levados dois recitais na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, que, juntos, estarão perfazendo toda a obra de Beethoven para violoncelo e piano, composta de seis sonatas e três variações. A empreitada acontece muito raramente e não há registros de que em Curitiba as peças, em sua totalidade, tenham sido executadas. Assumiram o desafio a violoncelista Maria Alice Brandão e o pianista Ney Fialkow.

Uma curiosidade é que estas são obras seminais na história do violoncelo – ao escrevê-las ao longo da vida, Beethoven colocou o instrumento no mesmo patamar de importância dado ao piano. Elas diferem das sonatas para violino e piano, e mesmo para piano-solo, pois o compositor sentiu-se atraído pelo violoncelo devido ao som assemelhar-se ao do tenor. Daí resulta o fato de ele ter feito variações sobre obras cantadas e utilizado frases mais lentas, como se o instrumento “cantasse”. A Sonata n.º 3 representa um marco, pois traz a ruptura de Beethoven com o classicismo.



Programa – Dia 27 serão executadas a Sonata n.º 1, em Fá Maior, Opus 5, a Sonata n.º 2 em sol menor, Opus 5, a Sonata, Op.17, escrita originalmente para trompa e as Doze variações em Sol maior, sobre tema de Judas Maccabeus, de Händel.

Dia 28, serão apresentadas a Sonata n.º 3 em Lá Maior, Op. 69, a Sonata n.º 4 em Dó Maior, opus 102, n.º 1, a Sonata n.º 5 em Ré Maior, opus 102 n.º 2, as Sete variações sobre tema da Flauta Mágica, de Mozart, WoO 46, e as Doze variações sobre tema da Flauta Mágica de Mozart, WoO 60.



Artistas – Maria Alice Brandão e Ney Fialkow são dois músicos de carreira internacional. Maria Alice, pertencente a uma das mais tradicionais famílias de musicistas do Paraná, é professora da Escola de Música e Belas Artes, sendo requisitada constantemente para apresentações com orquestras.

Aluna e assistente de Zygmunt Kubala, formou-se na Escola Superior de Música de Franfurt am Main, na Alemanha, especializando-se em Violoncelo Barroco na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça. Exerce intensa atividade como solista e camerista.

Ney Fialkow é graduado em piano pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo mestrado no New England Conservatory, de Boston, com Patrícia Zander. É doutor em Música pelo Peabody Conservatory, da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein, discípula de Artur Rubinstein. Entre os prêmios recebidos destacam-se o VII Prêmio Eldorado de Música, de São Paulo, e o Prêmio Frances Turner, por destaque em performance de piano, concedido pelo Peabody Conservatory.



Serviço: Recital de violoncelo e piano com obras de Beethoven. Com Maria Alice Brandão (violoncelo) e Ney Fialkow (piano). Data: 27 e 28 de agosto (quarta e quinta-feira), às 20h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273, fone 3321-2840) Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário: