domingo, 4 de maio de 2008

Sexo à moda patriarcal



feminino e o masculino na obra de Gilberto Freyre

de Fátima Quintas

Gilberto Freyre foi o primeiro antropólogo a contextualizar o papel da mulher na organização social brasileira. Com base na obra freyriana, Fátima Quintas analisa as relações de gênero, em especial o papel das mulheres na vida cotidiana dos engenhos de cana-de-açúcar. Relegadas a segundo plano na historiografia tradicional, elas ganham na perspectiva de Gilberto Freyre a dimensão de agentes construtores e definidores da família açucareira.
Brancas, índias e negras, elas construíram a identidade nacional e definiram o cotidiano familiar na casa-grande. Da senhora branca, enclausurada na rotina de piedades e gestações, às mulatas de carnes rígidas que despertavam o desejo dos sinhôs, essas mulheres desempenharam muitos papéis no cotidiano do Brasil.

Percebidas com aguda sensibilidade por Fátima Quintas, nesta obra essas mulheres ressurgem em fragmentos: ora sensuais, ora maternais, mas sempre presentes na construção da sociedade colonial. Sexo à moda patriarcal é um livro dedicado às portuguesas, negras e índias que, mesmo submetendo-se ao macho branco, fizeram contraponto ao poder fálico do colonizador europeu, participando ativamente na construção da história do Brasil.


um lançamento da


Nenhum comentário: