quarta-feira, 30 de abril de 2008

Patrimônio histórico de Paranaguá na Hora da Prosa

O arquiteto Luiz Marcelo Bertoli de Mattos falará sobre processos de conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos



A 21ª edição do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, que acontece nesta quarta-feira (30), às 18h, na Casa Romário Martins, tem como convidado o arquiteto, urbanista e artista plástico Luiz Marcelo Bertoli de Mattos, que falará sobre O Patrimônio Histórico de Paranaguá. O programa desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba promove discussões mensais sobre temas relacionados à história, à memória e ao patrimônio cultural de Curitiba. A entrada é franca.

Os encontros acontecem na Casa Romário Martins, no Setor Histórico da cidade, e, ocasionalmente, em espaços maiores, quando são realizadas as edições especiais, que abordam questões patrimoniais de relevância nacional e internacional. Os palestrantes são escolhidos entre profissionais que atuam na área do patrimônio cultural. Voltadas a um público formado por historiadores, arquitetos, antropólogos, artistas, professores e estudantes universitários, as reuniões permitem ampliar conhecimentos e são consideradas como curso de capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Na Hora da Prosa de quarta-feira (30), Luiz Marcelo Bertoli de Mattos abordará o processo de recuperação do patrimônio histórico de Paranaguá. Coordenador do Comitê Estadual do Icomos – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Mattos é especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos, tendo executado diversos trabalhos nessa área, em todo o Brasil. No Paraná, sobressaem as obras de restauro e de revitalização do patrimônio edificado em que participou especialmente em Paranaguá, onde é responsável pelo Programa da Revitalização do Setor Histórico. Pelo trabalho realizado, o arquiteto recebeu menção honrosa da Associação do Patrimônio Histórico e Artístico da Itália.


Serviço:

21ª edição do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, com a participação do arquiteto Luiz Marcelo Bertoli de Mattos, que falará sobre o processo de recuperação do patrimônio histórico de Paranaguá.

Local: Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30 – Setor Histórico)

Data e horário: dia 30 de abril de 2008 (quarta-feira), às 18h

Entrada franca

Nenhum comentário: