terça-feira, 4 de dezembro de 2007

SUPERMERCADOS DA FÉ


O rabino Nilton Bonder faz uma crítica aos livros de auto-ajuda no lançamento O sagrado,
que ele autografa nesta quinta, dia 06, a partir das 19h30, na Travessa do Shopping Leblon.


" Em tempos de busca pelo “segredo”, o rabino Nilton Bonder oferece ao leitor uma percepção sobre aquilo que deve, ou deveria, ser o motivo da procura pelos homens: o sagrado. Autor do best-seller A alma imoral - que virou monólogo de sucesso nos palcos cariocas com a adaptação e atuação premiada de Clarice Niskier - Bonder reflete, em O sagrado, sobre a crença, popularizada pelos livros de auto-ajuda, de que o homem possui a chave para desvendar o mistério da vida e alcançar a plenitude, aqui e agora. Neste lançamento da Rocco, o autor mostra por que o sagrado é antídoto para o consumismo desenfreado e o individualismo que imperam na atualidade.
A idéia de escrever O sagrado surgiu do espanto do autor diante do sucesso de livros que oferecem um segredo capaz de mudar a vida das pessoas. Para Bonder, a busca incessante pela plena satisfação do desejo leva ao que ele chama de ‘religião dos indivíduos’, propalada pelos livros de auto-ajuda e tão em voga na atualidade. Na comparação do autor, esses livros são como pizza – saborosos, mas nem um pouco saudáveis. A auto-ajuda transformou a religião num bem de consumo, e reduziu os mistérios do universo a um grande supermercado da fé.
Segundo Nilton Bonder, o verdadeiro segredo, camuflado pelos livros de auto-ajuda, é ter consciência das limitações; é questionar o desejo como fonte absoluta de bem-estar, ao invés de simplesmente tentar preenchê-lo; é a possibilidade de fazer parte de um projeto maior, que conecta o homem ao resto da humanidade. “Não somos um fim, somos um meio pelo qual se dá um projeto muito além de nossa biografia individual. E essa não é uma má notícia. Ser parte e não a integralidade nos aproxima da realidade e possibilita a experiência do sagrado - de ser especial não como algo isolado, independente, mas inserido na Árvore da Vida”, conclui. "

Lançamento: O sagrado, Nilton Bonder
Data: 06 de dezembroLocal: Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Horário: a partir das 19h30

Nenhum comentário: