terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EMPTY HALL OF FAME

"EMPTY HALL OF FAME é uma banda de hardcore/punk de Libina – República Tcheca formada em 2006. Nós lançamos a primeira demo no mesmo ano. Em 2015 iremos lançar um split 12“ com a lendária banda tcheca Thalidomide. A banda é conhecida por sua performance energética no palco, bastante inspirada por bandas como Verse, Have Heart, Strike Anywhere, Carrier, etc. Apoiamos temas como liberação animal e direitos humanos através de letras de cunho pessoal. Em 2012 fizemos uma tournê durante 16 dias ao redor da Europa juntos com nossos amigos brasileiros do Kacttus, e cada ano fazendo tours em diferentes lugares do velho continente como Grã-Bretanha, Holanda, Eslováquia, Eslovênia, dividindo o palco com bandas como Rentokill, Bambix, Nine Eleven, By the grace of God, First Blood, Antillectual e muitas outras bandas incríveis."

Infos: fusarecords@gmail.com | contact@fusarecs.com

Official links:
https://www.facebook.com/emptyhalloffame
https://emptyhalloffame.bandcamp.com/
http://bandzone.cz/emptyhalloffame (czech server)

First DIY video
https://www.youtube.com/watch?v=Dj7ZN8qpIZE

DIY promo videos
https://www.youtube.com/watch?v=jlWTUEO85oI
https://www.youtube.com/watch?v=-11j9fGckFQ

Live videos:
https://www.youtube.com/watch?v=FHtSBzQIK7w
https://www.youtube.com/watch?v=-YedUMr1prQ
https://www.youtube.com/watch?v=b3UbassuS50

BAR +55 REABRE COM PROGRAMAÇÃO DE VERÃO


 
Após um rápido intervalo na virada do ano, o Bar +55 reabre nesta terça-feira com uma programação na medida para acompanhar toda a energia do verão. A programação tem, além da festa de reabertura de hoje, atrações especiais a cada dia da semana.
 
Nas quartas, o projeto Vitrolagem reúne discotecagens com discos em vinil, com os DJs residentes Murilo Mongelo e Schasko e seus convidados. A cada edição, a dupla chama novos parceiros musicais para dividir as pick ups e passear por ritmos diversos da black music, pop, soul e eletrônica. Na mesma noite, há desconto de 50% em todo o cardápio do Japonero, o espaço de gastronomia oriental do 55, assinado pelo King Temaki.
 
Às quintas-feiras, a banda Dardos e Caramelos comanda o palco, com shows que misturam rock, pop e levadas contemporâneas.
 
Sextas e sábados é a vez dos DJs de house music se revezarem, pilotando a noite em clima de lounge. Domingo, a saideira da semana fica a cargo do projeto Sunday Sunset, com convidados.
 
 
BAR + 55
 
Funcionamento: De terça-feira a domingo, a partir das 18h.
Endereço: R. Vicente Machado, 866 – Batel, Curitiba, PR
Informações e reservas: (41) 3322-0900 | www.cincocinco.com.br

LOUCAS PARA CASAR E PINGUINS AGITAM TELONAS

A comédia brasileira “Loucas Pra Casar” traz um divertido quadrilátero amoroso, no qual três mulheres disputam a preferência de um desejado bom partido. Já em “Os Pinguins de Madagascar”, as simpáticas aves da série ganham seu filme próprio, pintando e bordando em 3D.



LOUCAS PRA CASAR traz no elenco Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Márcio Garcia e Suzana Pires. Na trama, Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre que há mais duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.
 
Uma comédia de animação para toda a família, “Os Pinguins de Madagascar” traz a mais nova aventura dos bichos que estão entre os mais simpáticos e adorados da franquia que deu origem à série.  Agora eles formam uma tropa de elite de várias espécies que parte para salvar o mundo e outros animais em perigo. 
 
Os filmes podem ser conferidos em Curitiba nas unidades do Cinesystem nos shoppings Curitiba, Total e Cidade. 

Série de concertos com obras de Brahms e Prokofiev encerra-se com apresentação no Paiol


Repertório para cordas e sopro será apresentado no sábado, 10 de janeiro, dentro da programação da Oficina de Música

Durante 2014, o projeto "Temas: Obras para cordas e sopro" levou semelhanças entre as obras do compositor alemão Johannes Brahms e o russo Serguei Prokofiev para os palcos de Curitiba e do Paraná. A série chega agora ao fim com um concerto neste sábado, dia 10 de janeiro, às 18h30, no Teatro do Paiol. A apresentação faz parte da programação da Oficina de Música de Curitiba.

Separados por fronteiras e por alguns anos de vida, Brahms e Prokofiev apresentaram alguma semelhança em suas obras durante um período. É isso que o quinteto formado por Maria Ester Brandão (primeiro violino), Alexandre Brasolim (segundo violino), Alexandre Razera (viola), Maria Alice Brandão (violoncelo) e Marcelo Oliveira (clarineta) reuniu no programa, que conta com "Quinteto para clarineta e cordas opus 115", de Brahms, e "Abertura sobre temas hebreus", de Prokofiev.

"Queríamos aproveitar os termos de importância e relevância das músicas e dos participantes do projeto", explica o clarinetista do projeto, Marcelo Oliveira. As peças estrategicamente se complementam e têm formações quase idênticas, com solos de clarineta, violinos, viola e violoncelo. Ao quinteto de cordas e sopro soma-se um piano na composição do autor russo, executado por Rodrigo Oliveira.

"Juntar as duas obras foi natural pela qualidade delas e também pela formação parecida", acrescenta o clarinetista. A obra de Prokofiev, mais festiva, fecha o programa que inicia em um mergulho de sensações dramáticas e escuras preparadas por Brahms.

Quinteto para clarineta e cordas opus 115
Obra do compositor alemão Johannes Brahms (1833 - 1897), foi uma das suas últimas composições, escrita em 1891, época em que se encantou pela clarineta e voltou a compor após anunciar sua aposentadoria um ano antes. É uma de suas fases mais festejadas. Tem um quê de melancolia e um toque cigano em partes mais lentas.

Abertura sobre temas hebreus
Composição do russo Serguei Prokofiev (1891 - 1953), uma das figuras mais importantes da música soviética e que foi um dos mais celebrados compositores do século 20. Escreveu a peça em 1919, durante uma visita aos Estados Unidos. A obra contempla uma sonoridade com traços e elementos judaicos, encerrando o programa para cima.

O projeto
"Temas: Obras para cordas e sopros" foi contemplado pelo Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Com produção Bruna Bayley, o projeto tem apoio da Sanepar, Museu Oscar Niemeyer, Padaria América e L'Osteria Concheta.

Serviço:
"Temas: Obras para cordas e sopro"
10 de janeiro, sábado, 18h30
Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
R$ 10 e R$ 5

Papo Sério - Pesquisa Nacional de Saúde

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Ministério da Saúde, visitou cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013, e seus resultados preliminares trazem informações sobre hábitos alimentares, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e doenças crônicas não transmissíveis. Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) (como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, enfermidades respiratórias crônicas e doenças neuropsiquiátricas) respondem por mais de 70% das causas de morte no país. A PNS estimou que entre as pessoas com 18 anos ou mais no Brasil:
  • 37,3% consumiam cinco porções diárias de frutas e hortaliças (quantidade recomendada pela OMS). A frequência de mulheres (39,4%) com esse padrão de consumo era maior que a dos homens (34,8%);
  • 37,2% consumiam carne ou frango com excesso de gordura;
  • 23,4% consumiam refrigerantes pelo menos cinco dias por semana e 21,7% faziam consumo regular de bolos, tortas, chocolates, balas e biscoitos doces;
  • 14,2% consumiam sal em porção diária alta ou muito alta. Esse percentual entre as mulheres (12,5%) era menor que o dos homens (16,1%);
  • 24,0% consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. Essa frequência era quase três vezes maior entre os homens (36,3%) do que entre as mulheres (13,0%). A pesquisa também aponta que 27,4% dos homens dirigiam após beber, contra 11,9% entre as mulheres;
  • 46,0% não praticaram qualquer atividade física no lazer nos últimos três meses, não realizaram esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocaram para o trabalho ou a escola a pé ou de bicicleta. As mulheres mostraram as frequências mais altas de inatividade;
  • 12,7% dos adultos eram fumantes diários e 17,5% eram ex-fumantes;
  • 21,4% referiram o diagnóstico médico de hipertensão arterial, com maior proporção entre as mulheres (24,2%) do que entre os homens (18,3%);
  • 6,2% receberam diagnóstico de diabetes, e a maior incidência era entre as mulheres (7,0%). Entre as complicações de saúde decorrentes do diabetes, a mais relatada foi a ocorrência de problemas de visão. Já o colesterol alto foi diagnosticado em 12,5% dos adultos e a proporção foi maior entre as mulheres (15,1%) do que entre os homens(9,7%);
  • 1,5% receberam diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame e 4,2% tiveram diagnóstico médico de alguma doença do coração;
  • 18,5% tinham problema crônico de coluna, percentual que aumenta entre pessoas sem instrução e com fundamental incompleto (24,6%);
  • 7,6% receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental;
  • 1,8% obtiveram diagnóstico de câncer. Os quatro tipos mais frequentes de câncer encontrados pela PNS foram o câncer de mama (relatado por 39,1% das mulheres), de pele (que incidia em 16,2% dos adultos), de próstata (36,9% dos homens) e o de colo de útero (11,8% das mulheres);
Assim, a partir dessa pesquisa, os formuladores de políticas públicas e o público em geral passam a ter informações mais precisas sobre características gerais da saúde da população brasileira e os desafios a serem superados.

Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor,
não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

Anathema: ingressos para show em SP tem grande procura

A banda inglesa Anathema, um dos nomes mais respeitados do metal mundial, retorna ao Brasil pelo segundo ano consecutivo. O show acontece, no próximo dia 8 de fevereiro, na Clash Club, em São Paulo. Ainda há ingressos à venda.



Ingleses retornam a capital paulista trazendo a tour do aclamado "Distant Satellites" – foto: divulgação

A banda inglesa Anathema, um dos nomes mais respeitados do metal mundial, está prestes a desembarcar no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Completado 25 anos de carreira, o público deve comparecer em peso, para conferir de perto esta nova tão aguardada apresentação, agendada para o dia 8 de fevereiro, na Clash Club, em São Paulo.

A Agência Sob Controle informa que a procura por ingressos tem evidente crescimento com a proximidade da exibição. Os fãs interessados em assistir a bela performance de Vincent Cavanagh (vocal/guitarra/teclado), Danny Cavanagh (guitarra/teclado/vocal), Lee Douglas (vocal), Jamie Cavanagh (baixo), Daniel Cardoso (bateria) e John Douglas (percussão acústica/eletrônica) devem se antecipar para não ficar de fora. Ainda há ingressos de 2º lote à venda. Mais informações no serviço abaixo.

Neste momento, o Anathema está em plena turnê promocional do aclamado "Distant Satellites". Este trabalho foi gravado no Cederberg Studios, em Oslo (NOR), e conta com a participação de grandes nomes da produção musical mundial, como o produtor norueguês Christer-André Cederberg e Steven Wilson (Porcupine Tree).

A próxima passagem do grupo pela América Latina consiste nas seguintes datas:
02/02 – La Sala – Cidade do México, México
06/02 – Teatro Caupolicán – Santiago, Chile
07/02 – Teatro Vorterix – Buenos Aires, Argentina
08/02 – Clash Club – São Paulo, Brasil

Confira, na integra, como foi a bem-sucedida apresentação do ano passado durante a turnê promocional dos aclamados álbuns “Weather Systems” e “Universal” em https://www.youtube.com/watch?v=7-g9GJ_CSGU.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/sob.controle
https://www.facebook.com/anathemamusic
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
Agência Sob Controle orgulhosamente reapresenta Anathema no Brasil
Data: 08 de Fevereiro de 2015
Local: Clash Club
End: Rua Barra funda, 969 – próximo ao terminal de Metrô/Ônibus Barra Funda
Hora: 20h (abertura das portas)
Ingressos:
Pista Estudante/Promocional: R$ 80,00 (1º lote – ESGOTADO) | R$ 100,00 (2ºlote)
Ingressos Camarote: R$150,00 (somente 50 ingressos)
Ingresso online: https://ticketbrasil.com.br/show/2648-anathema-sp
Ingresso online: www.clubedoingresso.com
Pontos de Venda:
Galeria do Rock: Loja Hellion 11 3223-8855 | Lady Snake 11 3361 7705
Santo André: Metal CDs – 11 4994-7565 | R. Dr. Elisa Flaquer, 184

Vocalista do Avenged Sevenfold elege os melhores discos de 2014

M. Shadows, vocalista do Avenged Sevenfold, recentemente, elegeu os melhores lançamentos de 2014 e, na 2ª posição do seu top 5, consta o álbum “Ecliptica Revisited”, do Sonata Arctica, grupo finlandês que está prestes a desembarcar no Brasil para nove apresentações. Com 15 anos de carreira e milhões de álbuns vendidos em toda Europa, o Sonata Arctica tornou-se um dos mais influentes nomes do metal mundial.




Sonata Arctica retorna ao país pelo terceiro ano consecutivo – foto: divulgação

Com 15 anos de carreira e milhões de álbuns vendidos em toda Europa, o Sonata Arctica tornou-se um dos mais influentes nomes do metal mundial e segue em constante ascensão.

Grande exemplo disso foi o reconhecimento de M. Shadows, vocalista do Avenged Sevenfold, que recentemente, elegeu o álbum “Ecliptica Revisited” entre os 5 melhores lançamentos de 2014, ao lado de Lana Del Rey, Mastodon, Slipknot e Body Count. Confira a lista completa em https://www.facebook.com/AvengedSevenfold/posts/10152499405010583.

Longa turnê pelo Brasil – O Sonata Arctica é uma das primeiras atrações internacionais a desembarcar na América Latina em 2015. O grupo recentemente confirmou sua terceira passagem consecutiva pelo Brasil. A turnê promocional do álbum “Pariah’s Child” passará, até então, por nove cidades do país.

A excursão é mais uma realização da Dynamo Produções. As datas são as seguintes:
21/02 – Complexo Armazém – Fortaleza (CE)
24/02 – TBA – Manaus (AM)
26/02 – Mirage Eventos – Limeira (SP)
27/02 – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco (SP)
28/02 – Aquarius Rock Bar – São Paulo (SP)
01/03 – Music Hall – Belo Horizonte (MG)
03/03 – Circo Voador – Rio de Janeiro (RJ)
05/03 – Music Hall – Curitiba (PR)
06/03 – Opinião – Porto Alegre (RS)
08/03 – El Teatro – Buenos Aires, Argentina
11/03 – Centro de Eventos Chimkowe – Santiago, Chile
13/03 – Estádio Rock and Soccer – Antofagasta, Chile
15/03 – TBA – La Paz, Bolívia
16/03 – Lima – Peru (TBC)
17/03 – Metropol – Bogotá, Colômbia
19/03 – TBA – Tijuana, México
21/03 – TBA – Monterrey, México
22/03 – TBA – Cidade de México, México
24/03 – TBC – Cancun, México

Os ingressos para os shows em Osasco, São Paulo e demais cidades, já estão à venda antecipada pelo site da Ticket Brasil (www.ticketbrasil.com.br). Mais informações no serviço abaixo e em http://dynamoprod.com.br/hotsite/sonata-arctica-2015/index.php.

Após lançar 12 álbuns, o grupo segue em bem-sucedidas excursões pelo Mundo e ainda conquistando novos fãs com suas belas performances. Com um set list bem elaborado e a execução de diversos clássicos, a nova excursão tem atraído grande público.

Formado em 1995, na litorânea porém fria cidade de Kemi, o Sonata Arctica lançou o debut álbum “Ecliptica” quatro anos após. Foi apenas preciso este trabalho para inseri-los no mercado. Com o decorrer do tempo e dividindo o palco com nomes consagrados como Iron Maiden, Gamma Ray, Stratovarius, entre outros, não demorou muito para serem reconhecidos como uma potencia da música pesada.

O exemplo do sucesso está bem exemplificado no último disco “Stones Grow Her Name”, que recebeu disco de ouro logo na semana de lançamento. Esta foi a 9ª vez que eles conquistaram um disco de ouro. Nos EUA, o CD entrou direto na 9ª posição na Billboard Heatseekers Chart.

Links relacionados:
http://www.sonataarctica.info
http://www.dynamoprod.com.br
http://www.theultimatemusic.com

Serviço Osasco
Amplitude Produtora & Studio e Dynamo Produções apresenta Sonata Arctica
Data: 27 de fevereiro de 2015
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
End: Av. Visconde de Nova Granada, 513 - Jardim Alvorada (bem próximo à estação de Trem Comandante Sampaio, da Av. dos Autonomistas e da Marginal Tietê.
Hora: 19h30 – open doors
Banda convidada: Troll
Ingresso (1º lote): R$: 60,00 (pista meia/promo Metal do Bem) | R$: 120,00 (pista inteira)
Ingresso Online: https://ticketbrasil.com.br/show/2620-sonataarctica-osasco-sp/

Pontos de Venda:
OSASCO
B2 Surf: Wear Av. dos Autonomistas, 5059 - Km 18 | (11) 3695-2884
Microcamp: Av. Dos Autonomistas, 2725 | (11) 3699-0111
CARAPICUÍBA: A Lenda Tattoo - Travessa David Salomão, 14 - Calçadão | (11) 4183-1071
BARUERI: Point Hippie - Rua Campos Sales, 173 - Centro Barueri | (11) 4198-8054
ITAPEVI: Casa Marley - Ladeira Hugo Michellotti, 18 - Centro | (11) 4773-3129
SÃO PAULO: Die Hard – Galeria do Rock Loja 313 – Av. São João, 439 2º Andar – República

Casa de Rui Barbosa | Agenda 11-31.01 2015


     O prazer da descoberta
13 e 15.01
terça e quinta
10h e 14h    A programação inclui contação de história, incentivando as práticas de leitura e escrita, e oficina de artes. As atividades serão divididas em dois turnos de 90 minutos. Na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti - BIMM. Entrada franca.
    
     INFANTOJUVENIL
11.01
domingo, 14h30
    Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Esta edição tem como tema “Férias". A programação infantil inclui contação de história e oficina de confecção de máscaras. Para os jovens e adultos, visita dramatizada ao Museu Casa de Rui Barbosa. Museu e Jardim. Entrada franca.
    
     EXPOSIÇÃO
até 01.02

    Folhetos de cordel portugueses: coleção Arnaldo Saraiva
A mostra tem como objetivo apresentar a continuidade secular que liga o folheto de cordel português ao nordestino, que nele se origina, gráfica e ideologicamente, demonstrando inclusive a manutenção, por períodos de tempo muito vastos, de ciclos temáticos, bem como o compartilhamento, no aspecto plástico dos folhetos, da arte da xilogravura e das artes tipográficas entre Portugal e Brasil. Exibição de cerca uma centena e meia de folhetos, cobrindo mais de três séculos e meio da literatura de cordel em Portugal. Museu.
    
     MÚSICA
29.01
quinta, 12h30
    Música no museu
Em sua edição de janeiro, a série "Música no Museu" promove a apresentação da pianista Eliane Salek executando modinhas brasileiras. Auditório. Entrada franca.
    
     CHAMADA DE TRABALHOS
01.02 a 01.03

    VI Seminário Internacional de Políticas Culturais
O setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa comunica que estará recebendo, entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março de 2015, propostas para apresentação de trabalhos no VI Seminário Internacional de Políticas Culturais. Serão aceitos somente trabalhos que tenham como foco a área de políticas culturais. O objetivo é a apresentação e a discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.



Fundação Casa de Rui Barbosa
rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22260-000
t: 55 21 3289 4600 | e-mail: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
funcionamento: 2ª a 6ª feira, 9 às 18h


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

NOVA EDIÇÃO DA OFICINA DE MÚSICA RECEBE PATROCÍNIO DA CAIXA


A 33ª edição do evento que movimenta a cidade no mês de janeiro tem início no dia 8 com concerto de abertura regido pelo maestro Cláudio Cruz 




A CAIXA patrocina a Oficina de Música de Curitiba, um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade, que chega a sua 33ª edição com 79 cursos e uma programação diversificada de concertos, entre 8 e 28 de janeiro. 

Este ano, a sede da programação de Música Erudita e Antiga será a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que vai abrigar 46 cursos, em um total de 60 classes. Pelo local circularão 64 professores, assistentes e pianistas, sendo 42 profissionais brasileiros e 22 estrangeiros, vindos dos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Polônia, Inglaterra, França, Itália, Rússia, Estônia, Argentina, Chile, Israel e Japão. Os 33 cursos de Música Popular Brasileira serão desenvolvidos nas dependências da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Entre as novidades desta edição, está a mudança na direção das atividades de Música Erudita, a cargo do maestro e violinista Cláudio Cruz – a função era exercida nos últimos anos pelo maestro Osvaldo Ferreira. Regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Cláudio Cruz tocou pelo mundo todo e empenha-se na formação de jovens músicos. Rodolfo Richter continua respondendo pela Música Antiga, da mesma forma que a direção de Música Popular Brasileira permanece com Sérgio Albach e Glauco Sölter, sob o comando geral de Janete Andrade.

Cláudio Cruz será o regente do concerto de abertura do evento, à frente da Orquestra de Câmara de Curitiba. O espetáculo acontece às 20h30 do dia 8 de janeiro de 2015, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto do Teatro Guaíra, tendo como solistas o jovem pianista japonês Atsushi Imada, uma das revelações no atual cenário da música internacional, e o paranaense Fernando Dissenha, que desde 1997 é trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).


Reconhecimento:
A seriedade e a importância da Oficina de Música de Curitiba são reconhecidas internacionalmente, sendo que os professores que vêm de outros países atuam em instituições renomadas, como Royal Academy e Guildhall School (Inglaterra), Juilliard School of Music (EUA) e Schola Cantorum Basilensis (Suíça). As principais instituições de música no Brasil também estão ligadas ao corpo docente, entre elas a Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Além disso, foram firmados convênios com o Instituto Goethe de Curitiba e o Consulado da República da Polônia.



Serviço:
33ª Oficina de Música de Curitiba
Data: de 8 a 28 de janeiro de 2015

Primeiro evento do ano! A feira de vinil !

A feira de vinil é parte da programação da "33 ª Oficina de Música de Curitiba" e acontece no Memorial de Curitiba, ali no Largo da Ordem

Dia 18, anota aí!

AS "SENSAÇÕES" DE ALINE MORENA E GRUPO





A cantora lança seu primeiro álbum solo com canja de Hermeto Pascoal no show


A cantora e multi-intrumentista gaúcha Aline Morena lança, no dia 20 de janeiro de 2015, seu primeiro álbum solo intitulado "Sensações", no Grande Auditório do Canal da Música. Acompanhada de seu grupo, João Pedro Teixeira (acordeon), Rodrigo Marques (contrabaixo) e Márcio Rosa (bateria e percussão), Aline Morena apresenta algumas das sensações significativas de sua vida através de um repertório variado, que passeia entre composições próprias, músicas de Hermeto Pascoal e de grandes compositores da música popular brasileira, como Guinga, Edu Lobo, Chico Buarque, Cristovão Bastos e Dominguinhos. Todos os arranjos são do próprio Hermeto, que aparece no espetáculo para dar uma canja, além dos dançarinos convidados Jall Martins, Pâmela Ribeiro e Rodrigo Costa.

Aline Morena canta, toca piano, viola caipira, piscina, cavaquinho, zabumba e percussão corporal e traz um repertório universal que engloba samba, forró, frevo, compassos ímpares, misturados, música gaúcha, canções românticas, músicas com letra e instrumentais. Leveza e beleza harmônica, rítmica, melódica e de letra é o que o público vai presenciar, sendo a todo momento convidado a ouvir, cantar, dançar e compartilhar as suas próprias "Sensações".

Aline Morena e Grupo é a mais nova empreitada da artista, que lançou o álbum, oficialmente, em abril deste ano e já está concorrendo ao Prêmio da Música Brasileira e foi selecionado entre os melhores da MPB no Japão pela maior loja de CDs, a Disk Union. Ao todo, a morena participa de cinco diferentes formações: o duo Chimarrão com , Rapadura, sendo ela e Hermeto; Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto e Big Band, Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica e seu novo projeto Aline Morena e Grupo.

A morena Aline:
Aline Paula Nilson, ou simplesmente Aline Morena, nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, e iniciou seus estudos de teoria musical aos 10 anos. Formou-se em Canto pela Universidade de Passo Fundo (RS) e foi professora de Musicalização, regeu os Coros Infantil e Infanto- Juvenil, deu recitais de Canto lírico acompanhada pela pianista Rosemari Niederberguer, deu aulas particulares de Canto e de danças "gaúchas" de salão, bem como inglês para iniciantes. Musicou poesias de Mário Quintana, Cecília Meireles e Carlos Drumond de Andrade. Cantou e atuou em espetáculos no sul do país.

Após haver realizado o show " Hermeto em Voz para Dançar" em 2002, Aline Morena decidiu se dedicar exclusivamente às obras de Hermeto, quem conheceu no mesmo ano em um workshop em Londrina. A cantora passou a ser convidada em todos os shows solo e do grupo de Hermeto, que a ensinou novas noções de Canto, piano, viola caipira e percussão.

Com um repertório de mais de 40 músicas, Aline e Hermeto formaram a dupla Chimarrão com Rapadura, que originou o show "O Som Nosso de Cada Um", em 2004, e um CD e DVD com o nome do duo. O segundo álbum foi lançado em 2010, Bodas de Latão, que comemora sete anos de união entre Aline e Hermeto. Como duo excursionaram por diversas partes do Brasil, como Paraná, Brasília, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, entre outros, e diversos países, como Japão, Argentina, Uruguai, Equador, Venezuela, Portugal, Colômbia, Israel, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

Desde 2007 passou a ser integrante oficial do Hermeto e Grupo, com o qual excursionou pelos Estados Unidos, Argentina, Europa, Uruguai, Africa do Sul, Chile e, claro, diversas cidades do Brasil. Com Hermeto & Big Band eHermeto Pascoal e a Banda Jazz Sinfônicatambém excursionou pelo Brasil e exterior. Como produtora, Aline trabalhou no dvd solo de Hermeto em 2012, intitulado "Hermeto Brincando de Corpo e Alma".

A partir de 2014, Aline Morena criou o próprio grupo, formado por João Pedro Teixeira (acordeon), Rodrigo Marques (contrabaixo) e Márcio Rosa (bateria e percussão). Lançaram o álbum "Sensações" em abril deste ano e a turnê de lançamento do álbum inicia com esta apresentação no Canal da Música. Mais informações podem ser encontradas nos sites www.hermetopascoalealinemorena.com.br;www.hermetopascoal.com.br e www.alinemorena.com.br.

Ficha Técnica
Aline Morena - voz, piano, viola caipira, cavaquinho, percussão corporal e na água
João Pedro Teixeira - acordeon
Rodrigo Marques - baixo
Márcio Rosa - bateria e percussão
Convidado especial - Hermeto Pascoal
Dançarinos convidados: Jall Martins, Pamela Ribeiro e Rodrigo Costa


Serviço
Música: Aline Morena e GrupoLançamento do álbum "Sensações" com canja de Hermeto Pascoal
Local:Canal da Música - Grande Auditório (Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês)
Data:20 de janeiro de 2015
Horário:terça-feira às 20h
Ingressos:R$ 30 e R$ 15 (meia - alunos da oficina, estudantes e idosos)
Bilheteria:(41)3331-7513/7541/7505(Os ingressos já estão à venda e o pagamento é somente em dinheiro)
Lotação:900 lugares
Estacionamento gratuito no local