sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lançamento: Literatura De Viagem Na Época De Dom João VI


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Lançamento: Da Fabricação De Monstros

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STF, ANJ e Abert faltam a audiência na Câmara sobre o diploma de Jornalismo

Representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), não compareceram à Audiência Pública na manhã desta quinta-feira (17/09), que discutiu o fim da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, criticou a ausência do STF, ANJ e Abert. “Como sempre, não compareceram. Foi um total desrespeito”. As entidades informaram que a ausência foi motivada por viagens e outros compromissos profissionais. Tanto a ANJ, como a Abert, foram favoráveis à decisão do STF, que pôs fim à obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Os participantes da audiência discutiram a PEC 386/09, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O presidente da Fenaj informou que aguardam o parecer do deputado e relator da proposta, Maurício Rands (PT-PE). “Se for a proposta for aprovada, o presidente da Câmara, Michel Temer, se comprometeu a abrir uma comissão especial para reunir todos os projetos e leis. Acreditamos que a partir daí a tramitação seja mais rápida”.

A reunião foi organizada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Legislação Participativa. Participaram do debate representantes do Ministério do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade de Brasília (UnB), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), além de membros de sindicatos e empresas jornalísticas.

Confira agenda de eventos da EFPA

A EFPA participa de três eventos nesta quinzena:

- Lançamento do livro O abc da crise (Salvador) - 18/9, às 16hs, durante o V Encontro de Economia Baiana, organizado pela Agência de Fomento do estado da Bahia-Desenbahia, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Nilmário Miranda, presidente da FPA, participa da abertura do evento.

- Bienal do Livro Rio (Rio de Janeiro)– até 20/9, no Riocentro – A EFPA oferece seu catálogo no estande da Livraria e Editora Anita Garibaldi. Local: Riocentro – corredor C01, no Pavilhão Laranja, Av. Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca.

- Feira de Livros da Semana da Árvore (Osasco)- de 21 a 26/09, das 10h às 22h, na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar de Azevedo, 81 - Centro, Osasco, São Paulo). Veja a programação completa da Semana da Árvore aqui.

Editais do Fundo Municipal da Cultura - Comunicado

Em virtude da greve dos funcionários dos Correios, houve alteração na forma de entrega dos projetos com inscrições até o dia 21 de setembro.

Considerando a greve dos funcionários dos Correios, a Fundação Cultural de Curitiba comunica que, excepcionalmente, os projetos a serem inscritos nos editais do Fundo Municipal da Cultura, Pesquisas Históricas, Ciclos de Leitura, Curitiba 12 horas – Circuito Cultural e Promoção do “Centro Cultural”, poderão ser encaminhados por SEDEX ou protocolados até às 17h30, no Protocolo Geral da Fundação Cultural de Curitiba – Rua Engenheiros Rebouças, 1732, mantendo-se a data limite de 21 de setembro de 2009.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dias 17 ,18, 19 e 20 NO CLP

:: Dia 17 Quinta-feira
Auditório
21h30
Conferência do Ciclo da Interculturalidade «Educação Intercultural para Jovens»

Hoje, damos continuidade ao Ciclo da Interculturalidade. O tema desta vez é a «Educação Intercultural para Jovens» e vamos contar com a presença de Rosário Silva, do ACIDI (Alto Comissariado para a Interculturalidade e o Diálogo Intercultural); Carla Fernandes, coordenadora do projecto «Terço em Movimento» e Hugo Cruz, Coordenador do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto/ PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural [www.associacaopele.blogspot.com]. O debate terá início às 21h30, no auditório, e será moderado pela jornalista Isabel Damião


Piano-bar
21h30
Poesia de Choque
Com os poetas António Pedro Ribeiro e Luís Carvalho.





:: Dia 18 Sexta-feira
Auditório
21h30
Conferência comemorativa dos 200 anos do nascimento de Luís Braille: «De Luís Braille à emergência da Escola Pública na Educação dos Cegos em Portugal»
por Dr. António Mourão.

Não é por acaso que a invenção da escrita é o marco que divide a História da pré-História. A escrita é o meio pelo qual o homem transmite às gerações futuras os seus conhecimentos, as suas preocupações e anseios, as suas formas de sentir. A grande fonte de informação e formação dos homens de hoje é, sem dúvida, a leitura. Ora, se esta é importante para qualquer ser humano, ela é imprescindível para os cegos, privados que estão do sentido da visão, aquele que mais informação transmite ao indivíduo. O sistema Braille, criado pelo espírito genial de Luís Braille, que serve para representar as letras, os números, a música e os símbolos científicos por meio da combinação de apenas seis pontos, tem, ao longo dos seus 180 anos de existência, recebido a admiração e o reconhecimento do mundo inteiro e sobrevivido a numerosas tentativas de o modificar, de o aperfeiçoar e, até mesmo, de o rejeitar completamente. O Braille é a chave que abre as portas da cultura científica, literária e artística aos cegos.
Piano-bar
23h00
Concerto


Bruno Ribeiro (guitarra clássica)




:: Dia 19 Sábado
Piano-bar
16h00
Lançamento do livro «Cantos e Contos»
de Maria Alda Flórido Gonzaga

18h00
Portugal Poético
«Camões, vida e obra»

No amor de Camões
Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada.



23h00
Melodias de Sempre
José Veloso Rito (piano)


:: Dia 20 Domingo
Piano-bar
16h00
Fernando Lanhas conversa sobre a sua arquitectura com Paulo Alexandre Santos
Fernando Lanhas: o arquitecto
"O meu primeiro encontro com Fernando Lanhas aconteceu em 2004 numa exposição que ele próprio organizou sob o tema a vida e o mundo. Mais tarde, em 2007, houve um novo encontro na sequência de uma entrevista estruturada na disciplina Seminário I sob o tema a participação pública.
Antes de entrevistá-lo havia um ligeiro conhecimento sobre o seu currículo, mas não, por exemplo, que fora um dos elementos constituintes da ODAM (Organização dos Arquitectos Modernos do Porto), ou o pioneiro do abstraccionismo geométrico em Portugal. Durante a referida entrevista, o arquitecto Fernando Lanhas divagou sobre o tema numa dimensão quase filosófica, dimensão essa que pouco herdava do racionalismo puro apesar de serem evidentes os preceitos do Modernismo ao longo do seu discurso, e talvez tenha sido essa a razão, pela qual, em nenhum momento da entrevista houve uma sensação anacrónica, tal era a contemporaneidade do seu discurso. Depois de uma pesquisa bibliográfica concluiu-se que a sua vida e obra já estavam bastante documentadas e que o seu percurso está enquadrado e referenciado nos momentos históricos mais relevantes da arquitectura moderna e das artes plásticas em Portugal. Contudo, não existia, ainda, nenhum estudo sistemático à sua obra de arquitectura. A sua obra mais publicada está associada ao seu percurso nas ciências, e consiste na criação de espaços museológicos ou de exposição. Além disso, o seu edifício habitacional mais conhecido, no n.º 190 da Avenida Sidónio Pais no Porto, não consta normalmente nos guias de arquitectura moderna, o que induz, erradamente, à conclusão de que a sua obra arquitectónica é quase inexistente. Pelo que, passou a ser obrigatório reunir uma amostra relevante da sua obra arquitectónica.Conhecer Fernando Lanhas pessoalmente foi uma experiência rara e intemporal."
Paulo Alexandre Santos, autor da monografia «Fernando Lanhas: o arquitecto»
Clube Literário do PortoRua Nova da Alfândega, n.º 224050-430 PortoT. 222 089 228Fax. 222 089 230Email: clubeliterario@fla.ptURL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
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Originalidade marca espetáculo da Orquestra À Base de Sopro


O show “Nossos Compositores”, neste fim de semana, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, mostra a inventiva linguagem musical do grupo curitibano.

Músicas escritas especialmente para o grupo e arranjos que se destacam pela originalidade estão no repertório do show “Nossos Compositores”, que a Orquestra À Base de Sopro apresenta neste fim de semana. As sessões acontecem no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, às 20h de sábado (19) e às 19h de domingo (20).
O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes da orquestra, voltado à elaboração de composições e à transformação de obras conhecidas por meio de arranjos peculiares. A criatividade do grupo, que já possui mais de 25 músicas escritas pelos seus componentes, consolida uma linguagem original, além de pavimentar o caminho da gravação de um CD próprio, com o objetivo de ampliar a divulgação desse importante material.
A Orquestra À Base de Sopro, grupo da Prefeitura Municipal mantido pela Fundação Cultural, surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. Paralelamente ao incentivo e à valorização da produção local, o repertório da orquestra reúne mais de 40 arranjos de diversos compositores, entre eles Chico Buarque, João Bosco, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim e Egberto Gismonti.
Dirigida desde 2002 pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.
Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além a divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com a orquestra, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta e Itiberê Zwarg.

Direção – O atual diretor da Orquestra À Base de Sopro, o clarinetista curitibano Sérgio Albach estudou com Ernesto Cordeiro, José Máximo Sanches, José Botelho. É formado em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Albach foi diretor musical dos espetáculos “O Auto da Feira”, de Paulinho Maia, “Bandoleiro”, dos Mixiricas Aborígenas e “Como Uma Pêra”, de Rocio Infante. O músico tocou na Orquestra Sinfônica do Paraná entre os anos de 1988 e 1991, sendo que hoje se dedica à pesquisa do choro brasileiro. Com o violonista João Egashira, realizou os projetos “No TUC tem Choro” e “Choro no Sebo”.

Serviço:
Orquestra À Base de Sopro no espetáculo “Nossos Compositores”
Datas e horários: dia 19 de setembro (sábado), às 20h, e dia 20 de setembro de 2009 (domingo), às 19h
Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Informações de bilheteria: (41) 3350-4441 / (41) 3350-4429
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível. Promoção não cumulativa)

MOSTRA AUDIOVISUAL DE CURITIBA

MOSTRA AUDIOVISUAL DE CURITIBA
CINEMA CUBANO
OFICINAS
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174
A Mostra terá duas Oficinas, realizadas no período da manhã, na Cinemateca.

Cinema Cubano - O ICAIC e sua história e a produção cinematográfica em Cuba.
Ministrada por Yaffa Valdéz e Sara Vega, do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
De 21 a 25, das 9h às 12h
Número de vagas limitada à capacidade da sala Groff.
Prática de Roteiro Cinematográfico, com Antonio Molina , ex - professor da Escola Internacional de Cinema e TV.
Aulas teóricas e práticas sobre o processo de criação de roteiro cinematográfico. Análise e discussão de filmes selecionados e práticas com exercícios de dramaturgia.
De 21 a 25, das 9h às 12h
Número de vagas 20, inscrições na Cinemateca

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA CURITIBA

PROGRAMAÇÃO
De 18 a 24 de setembro de 2009

Domingo, dia 20 de setembro – ingresso a R$1,00
CINEMATECA - Sala Groff – Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3252 (diariamente, das 14h30 às 21h) – Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br
MOSTRA AUDIOVISUAL DE CURITIBA
CINEMA CUBANO
De 18 a 27


PROGRAMAÇÃO
De 18 a 24 de setembro de 2009
Domingo, dia 20 de setembro – ingresso a R$1,00
CINE LUZ – Rua XV de Novembro, nº 822 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3261 (diariamente, das 14h30 às 21h). Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br
MOSTRA AUDIOVISUAL DE CURITIBA
CINEMA CUBANO
De 18 a 27 (ver programação anexa)
O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES (BR, 2009 – 82’). Animação. Direção de Rafael Ribas e Walbercy Ribas. Elenco de vozes: Jonas Melo, Marcos Tumura, Júlia Duarte, Bel Garcia. O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika. Classificação livre.
Domingo, dia 20 – sessões às 10h30
Obs: excepcionalmente em função da Mostra Audiovisual de Curitiba – Cinema Cubano, não haverá sessão do filme “O grilo feliz e os insetos gigantes”, às 15h30.

A Mão Estendida de Zardo


As mãos habilidosas estão de folga. Não talham mais a madeira, não esculpem o mármore e tampouco dão forma à cerâmica, que vem fumegando dos fornos de seu ateliê. Olhando para as salas da Galeria de Arte Um Lugar ao Sol, Faustino Zardo está escolhendo os locais para as cerca de 40 obras que ali estarão a partir do dia 17 de setembro. Mas dessa vez, apenas cerâmica nos trabalhos expostos pelo escultor. Instalações, trabalhos na técnica raku e até quadros em cerâmica marcam o início de uma série especial, na qual Zardo irá trabalhar sempre um único material por vez, sendo o primeiro deles a cerâmica.
Pequenos pedaços de vidro e pigmentos de cores derretem, se fundem e escorrem sobre a cerâmica para dar o brilho dessa espécie de verniz artístico, que Zardo utiliza na técnica raku. Difícil encontrar uma peça igual à outra, nesse processo. Da mesma maneira que a tinta escorre sobre a escultura, o verniz das mãos de Zardo formam peças que envolvem o olhar, preenchem o ambiente e dão cor ao pensamento. Uma união habilidosa de todos os pontos possíveis da imaginação em uma só obra.
Essa técnica cognitiva da escultura, talvez Zardo tenha aprendido nos três anos que passou em Carrara, na Itália. Capital mundial da escultura, lá conviveu com artistas de todas as partes do globo. Talhou sua capacidade eclética e aprendeu a unir pontos para ampliar sua obra tanto na interpretação de críticos e admiradores, quanto no seu aspecto físico. É dele, por exemplo, a maior escultura em bronze da América Latina: um cristo de 12m que está em Santa Helena, a beira do lago de Itaipu. Também executou trabalhos para o Panamericano do Rio de Janeiro, e para o artista alemão A. R. Penk, um dos mais laureados artistas contemporâneos da atualidade. As mãos de Zardo já não apontam mais os locais para as esculturas. Agora seguram a carta de recomendação do alemão, que conheceu em Carrara.
Na cidade italiana, também ganhou intimidade com seu parceiro de vida. O mármore de suas esculturas. Morava no topo de uma pedra do mais puro mármore branco. A impressão que fica, para quem passa por entre as obras de Zardo é que a imaginação é tão branca e pura quanto o mármore de Carrara, e ao mesmo tempo tão maleável e colorida como a cerâmica. O verniz dela, quem dá é o próprio admirador, que na exposição vira parceiro e amigo da arte. Cer Amica é mais que uma exposição, é um convite a esta amizade.

Sobre Zardo
Faustino Zardo começou a se interessar por arte quando estava passeando pelas ruas de Timbó, em Santa Catarina. Passou na frente de um ateliê de esculturas, e por pura curiosidade, resolveu entrar para conhecer. Ficou ali por alguns anos, aprendendo com o primeiro mestre, Max Hartman, a técnica da escultura em madeira. A habilidade manual natural, Zardo puxou do pai, que foi pedreiro e estava sempre construindo. Já a visão poética, foi fruto de muito trabalho e muita convivência com outros artistas do mundo inteiro, quando resolveu deixar tudo no Brasil e seguir para Carrara, na Itália, para aprender a trabalhar com o mármore.
Na capital mundial da escultura, Zardo estudou tanto as esculturas religiosas, como a arte contemporânea, e foi com essa última que realizou uma exposição em Pisa, na região de Florença. Ao todo, foram três anos em Carrara, aonde até hoje volta para comprar o mármore que utiliza em suas esculturas. “Tenho que escolher a pedra pessoalmente, para ver se está nas condições certas para o meu trabalho”, comenta. Além da madeira, da cerâmica, do mármore de Carrara, Zardo também trabalha com o mármore Nero di Belgica.


Serviço:
Exposição Cer Amica - Faustino Zardo
Abertura da exposição: 17 de setembro
Horário: 19h
Local: Galeria de arte Um lugar ao Sol – Av. Jaime Reis, 134 – São Francisco
Visitação : de 17 a 27 de setembro

Conferência Municipal de Cultura será realizada neste sábado

A Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada no próximo dia 19, no Memorial de Curitiba, é uma das etapas preparatórias da II Conferência Nacional, que acontece em março de 2010.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, abre neste sábado (19), às 9h, a II Conferência Municipal de Cultura. A solenidade contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, além de representantes da Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e Câmara Federal. A iniciativa da Prefeitura Municipal é uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.
Na conferência municipal serão discutidas propostas para o setor cultural e eleitos delegados para a Conferência Estadual, que por sua vez constitui a segunda etapa preparatória para o encontro nacional. Estão inscritos para participar dos debates e das votações aproximadamente 200 pessoas, entre artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural. Os inscritos terão direito a voz e voto nos grupos temáticos e nas plenárias. Os grupos estarão reunidos a partir das 13h30 para formulação de estratégias e eleição de delegados, que serão aclamados no final da tarde em plenária.
Os participantes serão distribuídos, conforme sua opção de inscrição, em cinco grupos de discussão, cada grupo referente a um eixo temático. A próxima conferência nacional terá como tema “Estado e sociedade construindo políticas públicas de cultura” e se desenvolverá sob cinco eixos: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”.
A primeira Conferência Municipal foi realizada em 2005, quando Curitiba também levou delegados e propostas para a Conferência Nacional. Na ocasião, o município assinou um protocolo confirmando a sua inserção no Sistema Nacional de Cultura. Muitos dos requisitos para fazer parte do sistema já foram cumpridos por Curitiba, como a criação do Conselho Municipal da Cultura, a disponibilização de um Fundo Municipal de Cultura e a elaboração e desenvolvimento de um plano de cultura.
O objetivo dessa nova discussão é debater e propor estratégias para a construção de políticas transversais entre municípios, estados e governo federal, estabelecendo diretrizes nacionais para a cultura, assim como as existentes na área da saúde e da educação.

Serviço:
II Conferência Municipal da Cultura
Local: Memorial de Curitiba – (Rua Claudino dos Santos, 79)
Data e horário: 19 de setembro (sábado), a partir das 9h
Inscrições até 15 de setembro no site
www.fccdigital.com.br.
Informações:
conferenciainfo@fcc.curitiba.pr.gov.br

TRAMONTINA NA VILA



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Programa distribui arquivos raros da Época de Ouro do Rádio

Para comemorar o aniversário da Rádio Nacional do Rio, que foi comemorado no dia 12 de setembro, o programa “Histórias do Frazão” está oferecendo um CD com trechos dos principais programas que fizeram a história da emissora e se tornaram clássicos da comunicação no Brasil.O material que será distribuído aos participantes da promoção cultural traz trechos de programas de sucesso como o “Correspondente Internacional”, o “Alô Alô, aviadores do Brasil”, famoo na voz de Jorge Veiga, o Programa César de Alencar, “Balança mas não cai”, “Jerônimo, o Herói do Sertão”, “Programa Francisco Alves”, “Programa Manoel Barcellos”, “PRK-30”, “O Sombra” e muitos outros programas inesquecíveis.Para receber estes áudios raros, os participantes devem responder a uma pergunta envolvendo dois locutores e astros da Época de Ouro da Rádio Nacional – César de Alencar e Paulo Gracindo -, e deixarem sua respostas no site do programa “Histórias do Frazão” (www.historiasdofrazao.com.br ), apresentado pelo pesquisador musical, jornalista e radialista Osmar Frazão. A pergunta pode ser encontrada no Diário que Frazão mantém na Internet, e que pode ser acessado pelo site. No Diário, os participantes também devem deixar as respostas para concorrer ao CD.O programa “Histórias do Frazão”, que retrata a música brasileira da Era de Ouro da MPB, vai ao ar todos os domingos, de 9h às 11h, na Rádio Nacional, e é reprisado às segundas, de 21h às 23h. O programa também pode ser ouvido na íntegra no site www.historiasdofrazao.com.br .

Gestão de Pessoas categoria 3º Setor



Gestão de Pessoas categoria 3º Setor


de Ana Lúcia Godinho Mendes, Algemir Lunardi Brunetto




Número de Páginas: 124




O Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, que homenageia um dos renomados fundadores da ABRH- Nacional e objetiva reconhecer e divulgar as melhores práticas e iniciativas na área de Gestão de Pessoas, está em sua 15ª edição. Os resultados são surpreendentes, não só pela alta qualidade dos trabalhos como na diversidade dos temas abordados.

Divididas nas modalidades Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, a coleção de livros publicada pela Qualitymark Editora em parceria com a ABRH Nacional, evidencia a consistência dessas duas áreas em um momento em que as organizações estão sendo desafiadas a buscar respostas para um ambiente novo e complexo. Cenário que exige, por um lado, profissionais engajados, comprometidos, criativos e resilientes e, por outro, corporações dispostas a investir nas pessoas e a valorizá-las numa trajetória pautada pela sustentabilidade.
Nesta edição, são apresentados dois cases de sucesso de duas respeitadas instituições sociais: A APAE Salvador – Associação de Pais e Amigos Excepcionais – e o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. O primeiro, de Ana Lúcia Godinho Mendes e Angela Ventura, apresenta o projeto Tecnologia Empresarial Social: Valorizando Pessoas, implantado na instituição que necessitava renovar-se e posicionar-se frente às novas mudanças conceituais que o mundo das empresas sem fins lucrativos atravessam. O modelo teve como meta criar estratégias para levar adiante e aprimorar os propósitos e qualidade de serviços do órgão. Entre eles está a promoção da saúde, educação, capacitação para o trabalho e a inclusão social das pessoas com deficiência mental.
O segundo case, Pesquisa, Caminho para a Cura do Câncer Infanto-Juvenil, é descrito pelo médico e um dos idealizadores e fundadores do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, Algemir Lunardi Brunetto. Nele, o autor fornece informações ricas e detalhadas sobre as atividades do instituto desde sua fundação, em 1992, até os dias atuais. Entre suas realizações, estão trabalhos em parceria com clínicas e hospitais; serviços de assistência social aos pacientes e suas famílias; e pesquisas e estudos de destaque, como o desenvolvimento do Protocolo Brasileiro para o Tratamento de Pacientes Portadores de Tumores da Família Ewing, um marco científico na comunidade oncológica que já está sendo difundido na América do Sul. Hoje, a média de crianças que saem clinicamente curadas ultrapassa os 70%, índice igual aos alcançados nos Estados Unidos e Europa. Dado que comprova os esforços da instituição no combate ao câncer.
Por conta desses ricos exemplos, Gestão de Pessoas categoria 3º Setor é uma obra indispensável para aqueles que pretendem fazer de seu conteúdo um guia de excelência na arte do desenvolvimento social.
Público-Alvo: Leitura indispensável para aqueles que buscam a excelência em ações voltadas ao desenvolvimento social.

Os Autores: Ana Lúcia Godinho Mendes é Pedagoga, mestre em educação especial e doutoranda em Educação. Atua como professora substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus XI) e assessora pedagógica de cursos na APAE Salvador. Tem pesquisado na área de políticas educacionais inclusivas.

Angela Ventura é Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Assessora Institucional da APAE Salvador, é responsável pela comunicação da Instituição e relacionamento com os diversos segmentos sociais. Presta consultoria em eventos.

Algemir Lunardi Brunetto é Ph.D. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Universidade de Londres (1985) e Doutorado em The Medical School – University of Newcastle Upon Tyne (1990). Idealizador e fundador do Instituto do Câncer Infantil do RS (1992), Instituição voltada exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Atualmente, é chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, membro da Diretoria do Instituto Kaplan de Oncologia Ltda, membro do conselho da Fundação Central Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-Câncer e membro do corpo docente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.


UM LANÇAMENTO

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Especialistas divergem sobre restrições no uso de redes sociais por jornalistas



Info do comunique-se

As recentes normas adotadas pela Folha de S.Paulo e TV Globo no uso de redes sociais por seus jornalistas causam polêmica. Na última semana, os dois veículos divulgaram, em comunicados internos, regras para o uso de blogs, Twitter, e outras redes sociais.

A Folha determinou que seus profissionais sigam os princípios do projeto editorial, "evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários". O veículo também exige que os jornalistas não divulguem conteúdos de colunas e reportagens exclusivas, restritos a assinantes, na rede. A TV Globo também estabeleceu normas semelhantes aos seus funcionários, vedando a divulgação de informações institucionais e o uso de redes sociais vinculadas a outros veículos de comunicação sem prévia autorização da emissora.

O que é visto como um cerceamento da liberdade de expressão para uns, é visto como uma questão ética por outros. Bruno Rodrigues, especialista em mídias digitais, concorda com a medida adotada pelos veículos. "Esse comportamento faz parte do trabalho profissional. Discordo quando dizem que é uma forma de limitar a liberdade de expressão. Quando um jornalista cobre algum assunto para a Folha, por exemplo, o jornal tem total direito nesse caso. Se for um trabalho particular, uma investigação própria, aí é outra coisa".

O professor de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, pós-doutorado em comunicação e Tecnologia, Walter Teixeira Lima Júnior, acredita que o caso seja algo muito novo e analisa o ponto de vista das empresas e dos jornalistas. "Tudo o que você vai falar vai para o bem ou para o mal da empresa. A preocupação do veículo é que eles têm concorrentes. Tudo isso é muito novo, tanto jornalistas como empresas estão aprendendo como conviver".

Apesar de enxergar as razões das empresas, Lima acredita que o jornalista também tem voz fora do veículo e o direito de expressar sua opinião fora de seu período de trabalho, mesmo de um assunto que tenha coberto. "Os veículos não podem limitar a liberdade do individuo. É como no passado, o jornalista escrevia a matéria, saía da redação e depois ia às ruas, era ativista", conclui o jornalista, que enfatiza que o profissional também deve ter responsabilidade sobre o que fala.

Charles Roussin comanda concerto da Camerata Antiqua


Composições de Bártok e Bruckner integram o repertório das apresentações que acontecem neste fim de semana.


Na temporada 2009 de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, patrocinada pela Volvo, um novo espetáculo acontece neste fim de semana. O grupo musical da Prefeitura Municipal interpreta composições de Béla Bártok (1881 – 1945) e Anton Bruckner (1824 – 1896), sob o comando do maestro convidado Charles Roussin, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (18), na Paróquia São Judas Tadeu, e às 18h30 de sábado (19), na Capela Santa Maria.

O concerto conta também com solistas convidados, levando ao palco os cantores Ana Vargas (soprano), Daniele Oliveira (contralto), Alexandre Mousquer (tenor) e Cláudio de Biaggi (baixo), ao lado dos instrumentistas Isaque Santos Silva (trompa), Elisabeth Fadel (órgão), Eduardo Machado, Raphael Pixão e Ricardo dos Santos (trombones). A Volvo ainda proporciona ao público mais uma oportunidade de conferir os contrastes sonoros e os ricos detalhes das obras de Bártok e Bruckner, com uma sessão especial no domingo (20), às 11h, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo.

O programa inicia com “Divertimento para Cordas”, do húngaro Béla Bartók, considerado um dos maiores compositores do século XX. Feita sob encomenda de Paul Sacher, maestro e mecenas europeu, a obra foi escrita no curto período de 15 dias, no verão de 1939, estreando com a Orquestra de Câmara de Basel (Suíça). A composição retrata uma das abordagens da música folclórica defendida por Bartók, pela qual novas estruturas são criadas a partir de elementos encontrados nas peças originais, como contornos melódicos e métrica, entre outros.

O concerto da Camerata Antiqua também contempla o “Réquiem em Ré Menor”, escrito pelo austríaco Anton Bruckner, aos 25 anos de idade. A peça exige solistas soprano, contralto, tenor e baixo, além de coro e cordas, mais uma trompa e três trombones. Severo crítico de sua própria obra, ao fim da vida o autor que figuraria entre os principais compositores sinfônicos do século XIX considerou esse trabalho digno de integrar seu restrito catálogo. A composição revela a religiosidade de Bruckner, que sempre teve na ligação com o divino, por meio da fé católica, um dos baluartes da sua existência.

O maestro – Nascido em Itaúna (MG) e graduado em violão clássico e regência de orquestra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Charles Roussin aperfeiçoou conhecimentos com destacados professores, entre eles Per Brevig, Roberto Tibiriçá, Holger Kolodziej, Isaac Karabtchevsky e Osvaldo Ferreira. Como recitalista e camerista, apresentou-se em várias salas de concerto de seu estado natal, além de ter atuado como solista frente a orquestras mineiras e de outros estados, entre elas a Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fundador da Orquestra de Câmara de Itaúna, em 1998, e da Orquestra de Câmara de Ouro Branco, em 2001, Charles Roussin já dividiu o palco com solistas de renome internacional, entre eles o tenor Marcos Thadeu, o violinista Daniel Guedes, os violoncelistas Sigmund Kubala e Matias de Oliveira, o trompetista Charles Schlueter e o oboísta Alex Klein. Desde 2004 é regente titular do Coral Lírico Palácio das Artes e professor da Escola de Música da UFMG, nas cadeiras de Harmonia, Fundamentos de Regência e Orquestração.

Diretor artístico da Semana de Música de Ouro Branco, evento realizado sempre no mês de outubro, Roussin atua intensamente na divulgação da produção brasileira contemporânea. É responsável pela estreia de diversas obras para orquestra de câmara, de compositores como Ernani Aguiar, Rufo Herrera, Nélson Salomé, Calimério Soares, Oiliam Lana e Avelar Júnior.

Em maio de 2007, o maestro foi convidado pelo Festival Internacional de Música do Algarve (Portugal) para se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica de Póvoa de Varzim e do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, na interpretação de obras de Luiz Álvares Pinto, Ernst Mahle e Henrique de Curitiba. O programa foi levado a diversas cidades portuguesas, como Faro, Portimão e Vila Real de Santo Antônio. Em 2008, assumiu como maestro titular a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Serviço: Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Charles Roussin, dentro da temporada 2009 de concertos, patrocinada pela Volvo. Data: 18 de setembro de 2009 (sexta-feira), às 20h Local: Paróquia São Judas Tadeu (Rua Carlos de Laet, 2.495 – Vila Hauer) Entrada franca Data: 19 de setembro de 2009 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) Informações de bilheteria: (41) 3321-2840 Data: 20 de setembro de 2009 (domingo), às 11h Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido) Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) Informações: (41) 3317-3446

Acordeonista francês apresenta-se no Teatro Paiol


Richard Galliano, que tocou com Astor Piazzolla e com grandes nomes do jazz e da música francesa, estará em Curitiba nos dias 17 e 18.

O Teatro Paiol apresenta nesta semana uma atração internacional. O músico francês Richard Galliano, que tocou com Astor Piazzolla e com grandes nomes do jazz e da música francesa, fará apresentações nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), às 21h. Galliano é conhecido por ter mudado a história do acordeom, utilizando o instrumento para transitar por uma variedade de estilos musicais, como o tango, o jazz e a música erudita. A vinda de Richard Galliano a Curitiba conta com o patrocínio da Denso Furokawa.

Nascido em Cannes (França), Richard Galliano vem de uma família de músicos. Aprendeu a tocar acordeom com o pai, acompanhando-o em bailes populares. O músico, entretanto, não se limitou ao estilo popular. Sua paixão pelo jazz fez com que misturasse a sonoridade do instrumento com outras influências. Criou um estilo próprio que lhe rendeu muitos prêmios em festivais.

Foi tocando com grandes nomes da música francesa, nos anos 70, que Galliano firmou a sua carreira internacional. Ele trabalhou com Charles Aznavour, Juliette Gréco, Georges Moustaki e Alain Leprest, entre outros. No período de 1980 a 2003, dividiu o palco com grandes músicos em concertos no mundo inteiro. Esteve em Paris, Nova York, Moscou, Londres, Buenos Aires, Montreal, São Francisco, Istambul. Tocou com Chet Baker, Ron Carter, Al Foster, Pierre Michelot, Aldo Romano, Toots Thielemans, Jean-Charles Capon e muitos outros.

Em 1983, Astor Piazzolla convidou-o para atuar num espetáculo da Comédie Française (em Paris), que representou o marco da amizade entre os dois. Galliano reconhece a importância de Piazzolla na sua formação. “Ele foi um mentor para mim, como um pai espiritual. Piazzolla me indicou o caminho certo, feito de tradição e de cultura clássica. Ele sempre me empurrou para achar e cultivar as minhas raízes, mas também a escutar a música clássica do nosso tempo”, afirma o músico em entrevista exclusiva ao guia cultural “Curitiba Apresenta” (edição setembro/2009).

O acordeonista francês também tocou com músicos brasileiros, como Dominguinhos, Hamilton de Holanda e Gilberto Gil. Galliano diz que sempre admirou a musicalidade de Dominguinhos. Tocou com ele e com sanfoneiros nordestinos no filme “Paraíba, Meu Amor”. Sua ligação maior, contudo, é com Hamilton de Holanda, que teve participação especial no disco “Luz Negra”, gravado em São Paulo por Galliano e o seu QuartetoTangaria.

A música de Richard Galliano inspira toda a nova geração de acordeonistas internacionais. Hoje muitos jovens músicos tocam suas músicas e seguem seu estilo. Atualmente, o músico continua viajando com o Quarteto Tangaria, e simultaneamente faz apresentações com Gary Burton, e com o trio Mare Nostrum (com o trompetista italiano Paolo Fresu e o pianista sueco Jan Lundgren).

Em Curitiba, apesar de fazer um show solo, Richard Galliano promete um espetáculo diversificado, que representa bem a sua versatilidade ao transitar por variados estilos. Na entrevista ao guia Curitiba Apresenta, o músico adiantou que vai tocar uma “Ária” de Bach, um choro de Hermeto Paschoal, um tango de Astor Piazzolla, uma melodia de Edith Piaf, um bolero, uma salsa e uma valsa de sua autoria. “Serão várias coisas diferentes, sem preconceitos, na inspiração da hora”, diz.

Confira a entrevista completa de Richard Galliano ao guia Curitiba Apresenta, no site www.fccdigital.com.br/Curitiba Apresenta.


Serviço: Show do acordeonista francês Richard Galliano Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Data: 17 e 18 de setembro de 2009 (quinta e sexta-feira), às 21h Ingressos: R$ 20

Prefeitura abre edital para construção de centro cultural no Bairro Novo

A criação do centro cultural do Bairro Novo é um dos projetos da atual gestão da Fundação Cultural de Curitiba, definido com base nas reivindicações da comunidade local.

O primeiro passo para a construção de um centro cultural no Bairro Novo foi dado com a abertura de licitação para a contratação de projetos de arquitetura e complementares. O processo está sendo conduzido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, que fez o anteprojeto e lançou o edital para a contratação de empresas. A criação desse espaço é um dos principais projetos da atual gestão da Fundação Cultural de Curitiba, definido com base nas reivindicações da comunidade local.

A nova unidade será construída na Praça José Soares Grobe, na esquina das ruas Lupianópolis e Nova Esperança, no bairro Sítio Cercado. A área total da obra é de 2.600 m². O anteprojeto prevê que o espaço terá um cine-teatro com aproximadamente 250 lugares, palco e camarim, uma sala de exposições de 180 m², estúdios de dança, música e artes plásticas, um centro de arte digital, lan-house, áreas de administração, sanitários, instalações de serviço e apoio, e um pátio coberto. No local também funcionará uma Casa da Leitura.

A entrega das propostas pelas empresas está marcada para o dia 18 de setembro. Deverão ser entregues projetos de arquitetura, de estruturas de concreto e metal, hidráulico e de prevenção de incêndio, elétrico, acústico, luminotécnico, cenotécnico, entre outros. O preço máximo para esse lote é de R$ 199.177,39 e o prazo de entrega dos projetos é de 120 dias. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site do Ippuc (http://www.ippuc.org.br/Licitacao/anexos/cp05_2009.pdf).

Demanda - A construção de um centro cultural no Bairro Novo atende a um pedido da comunidade local, formulado durante as audiências públicas realizadas pela Prefeitura. “As demandas da comunidade e o mapeamento das manifestações culturais daquela Regional forneceram os elementos para a elaboração do projeto que agora começa a se tornar realidade”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, o espaço físico foi concebido depois uma reflexão sobre como o centro cultural deve funcionar, de forma a atender de fato as expectativas da comunidade e a se inserir na política cultural proposta pelo município.

Para a elaboração do projeto, a Fundação Cultural contou com a consultoria do professor Teixeira Coelho, da Universidade de São Paulo, um dos principais teóricos da questão cultural no Brasil. Depois de visitar a comunidade e reunir-se com os gestores culturais, Teixeira Coelho elaborou um estudo preliminar que serviu de base para o projeto do novo centro cultural. “Ele levantou questões significativas sobre política cultural que nos ajudaram a construir conceitualmente o novo espaço”, conta o diretor de Planejamento da Fundação Cultural, Beto Lanza.

A Regional do Bairro Novo é caracterizada pela diversidade de manifestações. Mais de 200 alunos freqüentam os cursos oferecidos pelo núcleo regional da Fundação Cultural em diferentes áreas. Na área de música, por exemplo, há grupos interessados em violino, violão, canto coral, viola caipira e bandas de garagem. Há um forte movimento de hip-hop e também atividades inspiradas na cultura popular. A região ainda guarda fortes traços da recente onda migratória vinda do interior do Paraná.

Segundo Luzia Simplício, coordenadora do núcleo da Fundação Cultural no Bairro Novo, as aulas são acomodadas em espaços alternativos da comunidade – escolas, centros de atendimento social, sedes de associações de moradores e numa das unidades da Vila Tecnológica. “Com o centro cultural, além da oferta de espaço físico adequado para os cursos e fomento do movimento cultural, teremos condições de atender um número maior de alunos”, afirma.

O cine-teatro será um dos diferenciais do centro cultural. A sala estará preparada e com os equipamentos necessários tanto para uso em espetáculos cênicos e musicais, como para projeção de filmes. O espaço também contará com um estúdio exclusivo para arte digital, com computadores e programas que atendem a demanda do público jovem. Pelo projeto arquitetônico, uma área central coberta servirá para o desenvolvimento de atividades e eventos comunitários.

Educação Intercultural para Jovens» em debate no Clube Literário

Dia 17, Quinta-feira
Auditório, 21h30

No dia 17 deste mês damos continuidade ao Ciclo da Interculturalidade. O tema desta vez é a «Educação Intercultural para Jovens» e vamos contar com a presença de Rosário Silva, do ACIDI (Alto Comissariado para a Interculturalidade e o Diálogo Intercultural); Carla Fernandes, coordenadora do projecto «Terço em Movimento» e Hugo Cruz, Coordenador do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto/ PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural [www.associacaopele.blogspot.com].
O debate terá início às 21h30, no auditório e será moderado pela jornalista Isabel Damião


Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

Circo da Cidade inicia nova temporada de atrações


Oficinas e espetáculos resgatam a magia do circo, a partir desta segunda-feira (14), na lona armada na Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz.



A lona azul e laranja do Circo da Cidade, armada na Rua David Xavier da Silva, s/n, na Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba), abriga uma nova programação, a partir da ultima segunda-feira (14). A equipe do Circo Espalhafatos, selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, comanda oficinas destinadas a crianças de escolas municipais, além de espetáculos dirigidos aos alunos e outros abertos à comunidade. A primeira apresentação do show “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense” acontece na próxima quinta-feira (17), às 15h, em sessão especial gratuita e aberta ao público.

Batizado de Circo da Cidade “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça – personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001 –, o espaço é um importante instrumento do município para a valorização da cultura circense. Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 21 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 300 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a platéia.

O espetáculo “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense”, atração da atual temporada, tem apresentações até o dia 12 de dezembro. Os integrantes da companhia Circo Espalhafatos mostram ações circenses e esquetes cômicas, embaladas por uma trilha sonora criada por Águeda Perini e interpretada ao vivo pela cantora Suzi Mont Serrat. No picadeiro desfilam os artistas Vilma Fernandes, Leida Camilo, Marco Fernandes, o Mágico Délfus e o Palhaço Pipoca. A coordenação geral é da professora de artes circenses Euza Maria Santos, com produção e direção a cargo de José Barbosa Alves.

As sessões do espetáculo “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense” acontecem às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será realizada uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.

A companhia Circo Espalhafatos também desenvolve oito oficinas simultâneas de artes circenses, dirigidas aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As 200 horas de aulas, divididas em monociclo, palhaço, mágicas, balé aéreo, ginástica de solo, corda indiana, saltos acrobáticos e a inédita musicalização circense têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.

As oficinas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde. No total, 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, serão atendidos nos dois turnos. As atividades encerram no dia 12 de dezembro, contemplando estudantes de diversos bairros.



História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade no ano passado, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. Atualmente instalado na Cidade Industrial de Curitiba, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades durante um ano em cada endereço.



Serviço:

Nova temporada do Circo da Cidade “Zé Priguiça”

Início das oficinas dirigidas a alunos das escolas municipais: 14 de setembro de 2009 (segunda-feira), com turmas pela manhã e à tarde.

Apresentações do espetáculo “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense”, a cargo da companhia Circo Espalhafatos: às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e entidades sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será realizada uma apresentação gratuita, aberta à comunidade. Excepcionalmente, na próxima quinta-feira (17), a estreia do espetáculo, às 15h, é aberta ao público.

Local: Rua David Xavier da Silva, s/n – Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba) – fone: (41) 3327-5454

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lançamento HOJE - Desocidentada - experiência literária em terra indígena


A Editora UFMG e a Faculdade de Letras da UFMG promovem na segunda-feira, dia 14 de setembro de 2009, das 19 às 22 horas, na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, telefone 31 3227-3077), o lançamento do livro "Desocidentada - experiência literária em terra indígena", de Maria Inês de Almeida e da Revista Tabebuia.

Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas


Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas
de
Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda


Número de Páginas: 328

Um guia ideal para gerir pessoas com eficiência.


A vida é um constante processo de busca, desafio e adaptação no qual se encontra comprometido o desenvolvimento humano. O universo mercadológico não para e, a todo momento, passa por transformações. Para que os negócios acompanhem esse crescimento, é importante compreender, integrar e manter a força de trabalho nas organizações. Ela é o coração que bombeia energia para a corporação. Essa é a premissa do livro Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas, escrito por Simon L. Dolan e Eduardo Soto Pineda.

Na obra, os autores aprofundam a importância do conceito de agregar o poder de trabalho nas empresas. Através de 10 mandamentos que dão título ao livro, eles expõem os princípios que guiam o comportamento ideal de executivos e empregados de uma corporação para que seus esforços atinjam os resultados esperados. Por meio de depoimentos de profissionais das áreas de RH e administração, além de gráficos, figuras esquemáticas e tabelas, Simon e Eduardo descrevem e ilustram a importância de se aplicar conceitos como motivar e reconhecer esforços; comunicar idéias e exercer influência; desenvolver projetos; transformar grupos em equipes e gerenciar, entre outros.

Para os leitores que desejam um guia para gerir pessoas com eficiência em suas organizações Os 10 Mandamentos para Gestão de Pessoas é o livro ideal.


O Autor: Simon L. Dolan é professor de Psicologia do Trabalho e Gestão dos Recursos Humanos na Universidade Ramón llull. É Diretor Científico do Instituto de Estúdios Laborales (IEL) na ESADE Business School. Foi professor convidado em diversas universidades do mundo (Boston, Tel Aviv, Barcelona, Concórdia, Federal do Rio, entre outras) e escreveu diversos livros sobre assuntos relacionados a psicologia do trabalho e gestão.

Eduardo Soto Pineda é Doutor em Organização de Empresas (UPC), Mestre em Toxicomania Aplicada ao Campo Laboral (Universidade de Barcelona) e Mestre em Psicologia Aplicada à empresa. Atualmente é professor e pesquisador na EGADE del Tecnológico de Monterey, México, onde ministra as disciplinas de Comportamento Organizacional e Estratégias Globalizadas.

UM LANÇAMENTO


Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho



Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho
de
Edina Bom Sucesso

Um livro para leitores de qualquer momento de carreira ou posição hierárquica corporativa que têm como objetivo comum edificar a sua forma de se relacionar no ambiente de trabalho.


Não é novidade que o clima organizacional afeta a produtividade e interfere nos resultados, principalmente em virtude dos conflitos decorrentes do convívio entre pessoas. A competitividade excessiva, as fofocas, o autoritarismo e a submissão, infelizmente, ainda são a realidade de muitos ambientes corporativos. Porém, existem maneiras de enfrentar essas adversidades e é essa a proposta do livro Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho.

De forma didática, a psicóloga Edina Bom Sucesso revela seus conhecimentos de mais de 30 anos de carreira e trata diversas maneiras de edificar as relações interpessoais dentro das organizações. Por meio de exemplos concretos, passando por estudos de casos em diferentes empresas, a autora convida o leitor, em cada capítulo, a repensar crenças e rever posturas profissionais com o objetivo de aumentar qualidade de vida e a felicidade no trabalho. Para isso, ela faz um apanhado minucioso e discute temas relevantes como liderança, ética na empresa, erros, críticas, medos e afetos no convívio.

Esses aspectos fazem de Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho uma obra para leitores de qualquer momento de carreira ou posição hierárquica corporativa, mas que têm como objetivo comum edificar a sua forma de se relacionar no ambiente de trabalho.

A Autora: Edina Bom Sucesso é psicóloga com Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Diagnóstico Organizacional pelo Centro de Treinamento de Yokohama, no Japão. Presta consultoria a várias empresas públicas e privadas nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Líderes, Diagnóstico de Clima e de Perfil Gerencial e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho. É diretora da ERGON Consultoria e Educação Continuada e autora dos livros “Afeto e Limite: uma vida melhor para pais e filhos”, “Auto-estima e Felicidade e Competências em Consultoria”, da Qualitymark Editora.

UM LANÇAMENTO


Administração de Organizações Complexas



Administração de Organizações Complexas

de João Pinheiro de Barros Neto, Claúdia Piereck da Cunha, Margareth Bianchini Corrêa, entre outros.


Número de Páginas: 592

Um livro voltado para profissionais e estudantes que desejam compreender com clareza as complexidades do ambiente e as inter-relações entre as variáveis de sua profissão.

O ambiente empresarial moderno valoriza cada vez mais as pessoas eficazes, que alcançam metas e são orientadas para resultados. Para vencer esse desafio, é preciso conhecer o funcionamento das empresas e dispor das ferramentas administrativas mais eficientes. Esse é o objetivo do livro Administração de Organizações Complexas, que disponibiliza de maneira simples os conhecimentos relativos ao funcionamento e à gestão das organizações, sem esquecer os aspectos pessoais e comportamentais.

A obra é uma compilação de textos de profissionais, pesquisadores e consultores referência em suas áreas de atuação. As peças dividem-se em seis partes que correspondem às variáveis básicas da Teoria Geral da Administração: o gestor, pessoas, processos (tarefas), estrutura, tecnologia e ambiente. Todas são práticas, repletas de dicas e conselhos úteis e totalmente orientados para a ação, pois propõem e realizam uma abordagem crítica e reflexiva sobre todos os temas tratados. Embora não forneçam todas as respostas, os autores preocupam-se em indicar caminhos para que cada leitor encontre soluções suficientemente boas em seu caso particular. A ideia é contribuir para a formação de administradores completos, que necessitam conhecer suas funções com profundidade e assim aumentarem sua eficiência profissional.


Administração de Organizações Complexas é um livro voltado para profissionais e estudantes que desejam compreender com clareza as complexidades do ambiente e as inter-relações entre as variáveis de sua profissão.


OS AUTORES : Vários - João Pinheiro de Barros Neto, Claúdia Piereck da Cunha, Margareth Bianchini Corrêa, entre outros.

UM LANÇAMENTO


Manutenção Centrada na Confiabilidade

Manutenção Centrada na Confiabilidade

de Iony Patriota de Siqueira


Número de Páginas: 408

Uma obra voltada para profissionais e estudantes que desejam aprender a aplicar a inovadora metodologia MCC.


Entre as tecnologias contemporâneas a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) tem expandido sua aplicação a praticamente todos os ramos de atividade industrial e humana. Originária da indústria aeronáutica americana e adotada pelas indústrias nuclear e elétrica mundiais, ela é hoje aplicada em muitos outros setores modernos da economia, inclusive no terciário e o de serviços.

Para abordar e destacar, com detalhes, todas as nuances desse conceito inovador, o experiente engenheiro Iony Patriota de Siqueira, nos apresenta Manutenção Centrada na Confiabilidade. Na obra, o autor nos apresenta um modelo de implementação da metodologia MCC consistente com as normas internacionais vigentes da IEC, ISSO e SAE, e com requisitos documentais e organizacionais das normas ISSO 9000. Por meio de um rico material didático, reforçado por tabelas e gráficos detalhados, ele lança mão de diversos exemplos, para que o leitor visualize a aplicação da metodologia. Embora muitos sejam oriundos das indústrias mecânica, elétrica, química e civil, o livro possui um conteúdo eficaz e que pode ser usado como um guia de aplicação em qualquer empreendimento.



Por essa razão, Manutenção Centrada na Confiabilidade pode ser classificado como um compêndio em língua portuguesa sobre um tema relevante para a sociedade moderna: a manutenção de sistemas.

O Autor: Iony Patriota de Siqueira é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (FPE), onde defendeu tese sobre a Manutenção Centrada na Confiabilidade. Com mais de 30 anos de experiência em manutenção, é consultor, pesquisador e professor da UNIBRATEC e UPFE/GPSID (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Decisão do CNPq), onde ministra as cadeiras de Integração de Dados e Processos, Modelagem de Negócios e Engenharia de Requisitos, entre outras. No ano de 2003, recebeu o prêmio máximo (hors concurs) do Seminário Internacional de Mantenimiento Y Servicios Asociados En Sistemas Eléctricos (SIMSE), e o primeiro lugar (menção honrosa) do Grupo de Operações do Seminário Nacional de Geração e Transmissão de Energia, promovido pelo International Council On Electric Power Systems – CIGRÉ.

UM LANÇAMENTO

OS NOVOS GESTORES E O PRÉ-SAL

Com a mudança da sede de nossa redação passamos a conviver com uma nova e salutar esperança, a crença de que o o projeto de extração do petróleo no pré-sal abrirá novas perspectivas para os brasileiros. Meias verdades, meias certezas, mas é fascinante ver as cidades da Baixada Santista receberem uma nova injeção de ânimo. Mais que animo, a perspectivas de novos empregos, fixar os jovens na região, reacender o comércio e injetar novas energias no mercado imobliário. A construção civil já se mobiliza e prepara um incrível canteiro de obras para as novas sefes de empresas e agencias nacionais que se instalarão na região. Aproxima-se assim um novo momento para administradores, gestores de organizações complexas ps as relações interpessoais devem ser encaradas dentro de um corte de garantia de qualidade de vida no trabalho. Alvísaras! Que os novos tempos cheguem logo.

É com prazer que apresentamos quatro lançamentos da Qualitymark que com certeza em muito contribuirão para a formação e atualização dos novos gestores e administradores.

Semana de Jornalismo da UFRJ discute influências da Web 2.0

Entre os dias 14 e 17/09, a UFRJ promove a terceira edição da “Meio a Meios - Semana de Jornalismo”. O foco do evento será a discussão sobre a influência das novas tecnologias no jornalismo, com destaque para a interatividade e redes sociais.

Os temas das mesas são Jornalismo 2.0, Jornalismo Cultural, Jornalismo de Celebridades e Jornalismo Internacional. Todas abordarão as relações entre o jornalismo, cidadania e a influência da Web 2.0.

Além dos debates, a Meio a Meios vai oferecer as seguintes oficinas: Jornalismo 2.0, com Viktor Chagas do Overmundo; Fotojornalismo, com Mickele Petrucelli; InDesign, com Daniel Terra; e Jornalismo Internacional, que ainda não tem nome confirmado.

A Meio a Meios acontece no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Inscrições e outras informações pelo site do evento.

TV Globo restringe uso de blogs,Twitter e outras redes sociais

A TV Globo divulgou um comunicado interno na noite desta quinta-feira (10/09), em que restringe o uso de blogs e redes sociais pelos seus contratados. A medida atinge tanto artistas, como jornalistas e outros profissionais da emissora.

“A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa”, informa o comunicado.

A Globo também exige autorização prévia para que os contratados possam ter blogs, Twitter e outras redes sociais vinculados a outros veículos de comunicação. “A hospedagem em Portais ou outros sites, bem como a associação do nome, imagem ou voz dos contratados da Rede Globo a quaisquer veículos de comunicação que explorem as mídias sociais, ainda que o conteúdo disponibilizado seja pessoal, só poderá acontecer com prévia autorização formal da empresa”.

A decisão gerou repercussão, mas até o momento somente artistas da emissora se manifestaram. A atriz Fernanda Paes Leme reclamou.“Não existe Arte sem liberdade de expressão!!”. “Blog, twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem... eu vou continuar por AQUI!". Jornalistas procurados pelo Comunique-se informaram que ainda não haviam recebido o comunicado.

Apesar das restrições citadas, a Central Globo de Comunicação informou que não veda qualquer plataforma para o uso pessoal, mas que as ferramentas devem se limitar a isso. “A presença individual e particular dos nossos contratados deve se restringir, se desejada, exatamente a este universo, estando totalmente desvinculada da atuação na Rede Globo, nem tampouco associados a outros veículos de comunicação. Se essa separação clara não puder ser estabelecida, o uso dessas mídias fica inviabilizado”.

A emissora carioca alega que a medida tem o objetivo proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.

Folha cria regras para jornalistas usarem Twitter e blogs

O jornal Folha de S.Paulo anunciou em comunicado interno, que os jornalistas e colunistas do veículo devem seguir algumas regras ao usar redes sociais, como Twitter e blogs. A recomendação, assinada pela editoria executiva, é que os profissionais não assumam opiniões partidárias, sobre qualquer candidato ou campanha, e também veda a publicação de conteúdo exclusivo, acessível apenas para assinantes do jornal.

Os jornalistas que quiserem citar alguma matéria exclusiva poderão fazer referência ao material, publicando o link para o acesso do conteúdo na íntegra. “Não devem colocar na rede os conteúdos de colunas e reportagens exclusivas. Esses são reservados apenas para os leitores da Folha e assinantes do UOL. Eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha”, explica o texto.

Um dos jornalistas da Folha aguardava pela decisão. “Já sabia que iriam fazer isso. Tinha muita gente abusando. Você não pode emitir opinião de uma matéria que você cobriu”, declarou.

Outro profissional do veículo também esperava esse tipo de orientação do jornal. “Esperava que adotassem uma medida nesse sentido, principalmente pelo direito autoral. A decisão não mudou em nada meu procedimento no Twitter. Eu não faço nada no Twitter que eu não faria na Folha”, revelou o jornalista, que acredita que o conteúdo exclusivo deveria ser liberado. “Seria bem mais proveitoso, mas essa é outra questão”.

Apesar de defender as orientações do jornal, o profissional afirmou que o veículo é rigoroso em relação à imagem dos jornalistas do grupo. “Excedem no rigor, tudo tem que pedir autorização, para entrevistas, palestras, enfim...".