sexta-feira, 6 de maio de 2011

Evento - curso "Coreografias nordestinas - obras e contextos",


Curso estimula o olhar crítico e estético para obras coreográficas produzidas no Nordeste brasileiro



O artista, pesquisador e crítico de dança Joubert Arrais ministrará o curso "Coreografias nordestinas - obras e contextos", no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), no período de 10 a 13 deste mês (de terça a sexta-feira da próxima semana), de 14 horas às 17 horas. Gratuitas, as inscrições estão abertas até o dia 10, na recepção do CCBNB-Fortaleza (de terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e no domingo, de 10h às 18h). Ao todo, são 80 vagas disponíveis.

O objetivo do curso é estimular o olhar crítico e estético para obras coreográficas produzidas no contexto do Nordeste brasileiro. No decorrer do curso, Joubert Arrais compartilhará com o grupo de alunos a sua pesquisa intitulada "Coreografias nordestinas - algumas escritas estéticas e críticas sobre a contemporaneidade de uma produção artística de dança no Nordeste", desenvolvida em 2008 e 2009, com o apoio da Fundação Nacional das Artes - Funarte/MinC.



Metodologia

Segundo Joubert Arrais, o curso será ministrado em dois momentos diários: "apreciação de obras" e "estudo crítico". No primeiro momento, serão utilizados recursos como projeção de vídeos para a apreciação das obras. No segundo, terá início o estudo crítico com uma breve conversa sobre a obra em questão, para perceber as primeiras impressões, enfatizando aquilo que foi visto e o que comunicou (o produto artístico).

Na sequência, haverá uma conversa sobre como a obra foi desenvolvida e o que outras possibilidades emergem da obra (o processo de criação), com informações mais detalhadas. Ao final de cada um dos quatro dias do curso, todos os participantes, na medida do possível, serão convidados a fazer leitura pública do texto ou comentário escrito, inclusive o ministrante, com textos seus e de outros críticos/jornalistas sobre as obras em apreciação, que foram publicados na imprensa e na internet.



Conteúdo do curso

Cada dança contemporânea tem uma singularidade pelo que discute como questão e pelo modo como se relaciona com o tempo presente. Uma obra artística é, pois, um fato. Uma vez produzida, apresentada, tornada pública, é algo irrevogável, cuja factualidade demarca um tempo. É, portanto, um acontecimento. Nesse movimento, a dança como coreografia está conectada a uma história não apenas de nomes próprios, nem de mera sequência de passos, tampouco trajetória linear e fixa. Trata-se de uma história dinâmica de confrontos e continuidades, segundo uma visão sistêmica do que se faz, do que se pensa, o que se pode e do que se deseja com dança.

São essas as questões que atravessam o curso de apreciação de arte "Coreografias nordestinas - obras e contextos". O curso está alicerçado numa investigação sobre dança contemporânea na região do Nordeste brasileiro, realizada com apoio da Funarte/MinC, e atualmente em caráter independente, inscrevendo-se como produção crítica em dança. Para tanto, estrutura-se em torno da mesma questão: qual a contemporaneidade de uma dança contemporânea num contexto tido comumente como regional?

Durante o curso, serão analisadas quatro obras coreográficas: "Os tempos", da Cia. de Arte Andanças (Fortaleza - CE, 2008); "Corpo-massa: pele e ossos", da Cia. Etc. (Recife - PE, 2007); "O poste, a mulher e o bambu", do Grupo Dimenti (Salvador - BA, 2006); e "Bull dancing - urro de omi boi", do Núcleo Dirceu (Teresina - PI, 2006).

As quatro obras são configurações de dança onde há cumplicidade dos processos de criação com as possibilidades de existência artística, através de políticas de apoio e outros modos de organização cênica e artística. São sintomáticos.

"Os tempos" fala dos afetos que emergem das possibilidades de encontro e do estar juntos. "Corpo-massa: pele e ossos" questiona o estatuto estético do corpo humano na busca por outros modos de se organizar politicamente. "O poste, a mulher e o bambu" faz do riso irônico a estratégia cênica para desestabilizar identidades midiáticas. "Bull dancing - urro de omi boi" discute a violência e o estrangeiro a partir da Dança do Boi.



Breve currículo

Joubert Arrais é artista pesquisador e crítico de dança. Mestre em Dança (PPGDanca/UFBA) e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFC), com formação artística pelo Centro Em Movimento - c.e.m. (Lisboa/Portugal). Escreve na imprensa cearense desde 2003 (O POVO e Diário do Nordeste). Foi bolsista de Produção Crítica em Dança 2008/2009 (FUNARTE/MinC). Em 2008, participou do II Workshop para Jovens Críticos (Transdisciplinary European Arts Magazines - TEAM Network & Alkantara Festival/Portugal). Atualmente coordena o comitê temático Produção de Discurso Crítico sobre Dança, da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA (Gestão 2011/2012).

Evento - Novas criações de Sergius Erdelyi


Novas criações de Sergius Erdelyi em exposição no Memorial de Curitiba

Artista plástico, engenheiro e empresário, Sergius Erdelyi apresenta uma nova série de esculturas na exposição “Ars Eaterna”, que será inaugurada nesta quinta-feira (5), às 18h, no Memorial de Curitiba. A exposição reúne uma sequência de trabalhos da sua atual fase de esculturas em metal, feitas com um tipo de material resultante da liga de diversos metais, principalmente bronze e cobre. A mostra estará aberta ao público a partir de sexta-feira (6).

Aos 92 anos, o artista, que já trabalhou com diversas técnicas, optou por um material que pudesse eternizar a sua obra, como propõe o título da exposição. A maior parte das 332 esculturas são peças do jogo de xadrez. Sergius expõe oito jogos com peças pequenas e um com peças em grandes dimensões, sendo que a maior (o rei) tem 2,10 m de altura. Também fazem parte do conjunto outras 64 esculturas que remetem a seres imaginários e mitológicos, na forma de objetos como castiçais, copos, jóias e sinos.

Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil desde 1953, Sergius Erdelyi atuou em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos científicos em foto e termoeletricidade. Também constam de seu currículo invenções importantes como o aquecedor de carter do Panzer Tiger e Panther – veículos do exército, na época da guerra – e o aquecedor domiciliar a óleo mineral cru, que salvou milhares de lares, em Viena, dos invernos congelados da década de 1940. É fundador da fábrica de máquinas de costura elétricas ETINA (Viena – 1947) e de vários empreendimentos industriais e de reflorestamento no Brasil.

No campo das artes, Sergius Erdelyi fez desenhos, pinturas, gravuras e mosaicos. São de sua autoria os vitrais que ornamentam a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Igreja Santo Antônio e a Capela São Francisco de Tijucas do Sul, onde mantém o seu ateliê e um museu contendo pelo menos 4 mil obras de sua autoria. Foi ele também quem produziu os 150m² de mosaicos em vidro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

Sergius Erdelyi participou de diversos salões pelo Brasil e realizou importantes exposições individuais em galerias de arte e museus de Curitiba, São Paulo, Áustria e Estados Unidos. Em 1973 integrou a XII Bienal Internacional de São Paulo. Desenvolveu uma carreira de sucesso, mas ficou muitos anos sem mostrar suas obras, até que retornou em 2009 com uma retrospectiva da Universidade Católica do Paraná e, no ano passado, com a exposição de anjos em metal, no Museu de Arte Sacra.

Serviço:

Exposição “Ars Eaterna”, de Sergius Erdelyi

Local: Memorial de Curitiba – Salão Brasil – 3º andar (R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data: Abertura dia 5 de maio de 2011 (quinta-feira), às 18h.

Horário de visitação: a partir de 6 de maio (sexta-feira) até 29 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.

Entrada franca

Evento - Adélia Borges faz palestra na "What Design Can Do"

Adélia Borges faz palestra na conferência “What Design Can Do”, que celebra o poder do design e busca soluções reais para problemas reais

A conferência “What Design Can Do”, que será realizada em Amsterdã nos dias 26 e 27 de maio, celebra o poder do design e sua capacidade para resolver problemas. O evento apresenta o design como um catalisador de mudanças e renovação e uma maneira de encaminhar as questões da sociedade nos tempos atuais. É a busca de soluções reais para problemas reais. A curadora e crítica em design brasileira Adélia Borges será uma das palestrantes.

Criada por designers holandeses que sentiram a responsabilidade de tornar sua profissão mais útil para a sociedade, a conferência reúne 22 palestrantes, entre os quais Deyan Sudjic, diretor do London Design Museum; Oliviero Toscani, polêmico fotógrafo e diretor de arte da Benetton; e Li Edelkoort, “cool hunter” holandesa. Um livro será publicado ao final do evento, e para ele quatro palestrantes foram convidados a escrever artigos. Adélia é uma das autoras.

“Design não deve se tornar um esperanto” é o resumo da ideia que Adélia Borges vai desenvolver em sua palestra, que irá mostrar como, na atualidade, a via única centro-periferia está abrindo caminho para um fluxo de informação mais diversificado e multilateral. Essa mudança tem grande impacto no design e pode fortalecer as expressões culturais locais, criando novas oportunidades para os países do hemisfério sul se destacarem no cenário internacional.

Veja também

www.whatdesigncando.nl – com textos e entrevistas com os palestrantes do evento

www.adeliaborges.com – uma apresentação das atividades de Adélia Borges

Lançamento - Teoria e Debate: Reforma política - A hora é agora



Reforma política 2
Na revista Teoria e Debate: Reforma política - A hora é agora

Quais devem ser as bases de uma reforma política para atender de fato aos interesses da sociedade brasileira? E qual é a reforma possível de se realizar dadas as forças no atual Congresso?

Por que mulheres, negros e índios estão sub-representados em nosso parlamento? O que está em jogo nas propostas colocadas em discussão e o quanto podemos avançar em relação ao atual sistema político partidário? Temos um cenário favorável para a realização de tal reforma? Essas e outras questões são respondidas por parlamentares, intelectuais, especialistas e estudiosos do tema na edição especial de Teoria e Debate sobre reforma política.

Confira a nova edição de Teoria e Debate.


Agenda MAIO - CLP

:: Dia 5 | quinta-feira

Auditório, 21h00

Conferência “A impossibilidade de Deus em John D. Caputo”, por Henrique Pinto

Doutorado pelo Heythrop College (Universidade de Londres); jornalista com carteira profissional; autor e editor de alguns trabalhos, publicados em inglês, português e italiano; comentador de televisão em assuntos sociais, culturais e inter-confessionais; esteve ligado à missionação católica durante vários anos, em países como a Itália, Inglaterra, Quénia, Tanzânia e Timor-Leste; fez parte da direcção dos Missionários da Consolata, e foi secretário nacional da animação missionária da mesma congregação religiosa; investigador e professor na Universidade Lusófona; membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Lusófona e do CEP CEP da Universidade Católica; orador em diversas conferências nacionais e estrangeiras, que vão desde Toronto (Canadá) a Cork (Irlanda); sócio fundador da Associação CAIS e da Associação UNIVERSOS, para o diálogo intercultural e religioso; membro da direcção e director executivo da Associação CAIS; Presidente da Associação Universos; em 2010 recebeu a Campânula de Mérito em assuntos sociais, económicos e culturais, da Câmara Municipal de Seia; foi convidado a candidatar-se ao prémio de Maior Motivador Nacional e foi um dos nomeados para o Prémio Nacional em Marketing Social ; entre as suas mais recentes causas está a criação (em curso) do MAS (Movimento de Actores Sociais), o Dia da Não Cobrança (Fraternitas’ Day) e o Movimento Pobreza Ilegal (MPI).

:: Dia 6 | sexta-feira

Auditório, 19h00

Concerto/lançamento do livro-CD “Em Meu Crepúsculo”

06_Em Meu Crepúsculo_capa.jpg


Com poesias de Fernando Dias Ferreira, a interpretação musical do maestro António Victorino D’Almeida e a voz de Carla Salgueiro. A apresentação do livro será feita pelo jornalista Carlos Magno.

Auditório, 21h30

A Palavra sobre a Palavra

Ciclo em homenagem a Eduardo Prado Coelho

06_Albano Martins.jpg


Convidado: Albano Martins (Escritor)

Apresentado por: Fernando J. B. Martinho (Ensaísta)

Os organizadores: pelo Pen Clube Português (penclubeportugues.org)

Maria João Reynaud e José Rui Teixeira & Clube Literário do Porto

Piano bar, 23h00

Jazz no CLube

André Sarbib, piano, voz e bass pedal

:: Dia 7 | sábado

Auditório, 21h30

Apresentação do Livro “Vozes do Pensamento”, de Isabel Rosete

07_Vozes do Pensamento.jpg


Sinopse:
“Vozes do Pensamento” é a primeira obra individual que dou a conhecer em Portugal, sob a chancela da Editora Ecopy. Porém, a primeira de um projecto de quatro que lhe sucedem de imediato, a publicar em 2011/2012.

Exterioriza, como o próprio título indica, as Vozes que há muito ecoam no meu Pensamento, viajante por todos os lugares reais e imaginários, vívidos ou sonhados, projectados nessa eterna busca pela Verdade e pela Sabedoria, pela aura das essências que, amiúde, se nos ocultam. Talvez esteja a «fazer Filosofia através da Poesia», nesta Obra para Espíritos Críticos, como sugerem alguns dos meus leitores habituais.

Trata-se de um desabafo da minha Alma e do meu Corpo sobre mim mesma e sobre o Mundo, tal como ele é e se me apresenta em todas as suas dimensões – onde a Discriminação não tem lugar, nem Hipocrisia, nem Intolerância – o qual corresponde, não tenho dúvida, a muitos outros desabafos da generalidade das Almas de tantos outros seres humanos, meus pares.

É um livro intimista e altruísta, onde os indignos actos dos Homens são condenados dos pontos de vista ético, social e político, e os seus nobres feitos celebrados, na Transparência da sua autêntica Realidade.

Nota biográfica: Licenciada em Filosofia (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); Curso de Mestrado em «Estética e Filosofia da Arte», pelo (FLUL); Doutoranda, na mesma área de investigação, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com o projecto de Tese «Uma Poética da Música em Martin Heidegger: os Domínios da Poesia e o Canto dos Poetas»; Curso de Estudos Superiores Especializados em «Gestão e Administração Escolar» (vertente de Psicologia da Educação), pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto; Professora de Filosofia e de Psicologia; Investigadora, escritora e poeta, com publicações impressas; Palestrante – Filosofia, Psicologia, Arte, Estética, Poesia, Literatura, Educação; Formadora – Filosofia, Psicologia, Arte, Estética, Poesia, Literatura, Educação; Empresária de “Criação Artística e Literária”; Membro do “Grupo Poético de Aveiro” (GPA); Membro do “Movimento Internacional Lusófono” (MIL).

Piano bar, 18h00

Apresentação das peças para Guitarra de Paulo Bastos, interpretadas pelo guitarrista Rui Gama

Galeria da Cave, 18h00

Inauguração da exposição de pintura de Odete Pinheiro

Piano bar, 22h00

Recital dos alunos finalistas do Conservatório de Música do Porto

Piano bar, 23h30

"Eros e Psique: Palavras à Meia-Noite" – nova tertúlia

"Excursões às portas da Meia-Noite pelas palavras e pelos silêncios que Eros e Psique dizem e não dizem entre si. Eros e Psique, ou seja, o Fogo e a Borboleta, matérias mutuamente contrárias e atractivas que se tocam com e se transformam. A esta relação chama-se Vida e às suas expressões chama-se Arte. Com a intenção de apreender a unidade entre Eros e Psique, assim como entre Vida e Arte, estas excursões recorrem, em particular, ao transporte de Poiesis e à sua proximidade essencial com gestos musicais e dramáticos. Metodologicamente, este acontecimento visa estimular leituras, escritas e expressões originais, partindo de Criações contemporâneas e outras ainda sem forma bem definida, pós-contemporâneas, ainda no processo de viagem do Futuro para Agora - e vice-versa."

Os intervenientes serão sobretudo estudantes criativos de Psicologia e outras ciências leves.

Dinamizador: Paulo Jesus

:: Dia 8 | domingo

Auditório, 17h30

Cooltiva-te

08_Cooltiva-te.jpg


Para saber a programação, mais detalhes e informações sobre esta e futuras sessões, visite o website: http://cooltivate.wordpress.com/

:: Dia 8 | domingo

Piano bar, 18h00

Lançamento do livro “Teatro Popular da Minha Terra”, de Maria José Fraqueza

Apresentação da obra a cargo de Jorge Ferro Rosa

08_Teatro Popular da Minha Terra.jpg


Sinopse:
“Teatro Popular da minha terra” é uma obra única na cultura tradicional algarvia que traz à memória os costumes e as tradições desta terra sulina magistralmente recontadas pela autora, fazendo-nos viajar através das memórias, nunca esquecidas, e aqui cuidadosamente preservadas, recortadas na poesia e no humor que tão bem definem o sentir e o viver do povo algarvio.

A somar às Pragas Algarvias, Lendas Algarvias, Alcunhas e Apelidos e Histórias da Minha Terra chega-nos agora o Teatro que não se circunscrevendo ao papel, Maria José Fraqueza encena e leva até ao público a materialização da magia da palavra.

A tradição oral está gravada nas páginas deste livro através dos diálogos simples mas ricos na tipicidade da língua falada a Sul como também na retratação dos seus usos e costumes.

Sobre a autora: Maria José Fraqueza nasceu e vive na Fuseta, onde tem uma Casa Museu, cujo espólio cultural da autora poderá ser apreciado. Professora aposentada do ramo Secretariado e Tecnologias de Informação. Tem dedicado parte da sua vida a uma actividade cultural intensa donde ressaltam as seguintes: poesia, canto, rádio, marchas populares, jornalismo, pintura, jogos florais, teatro. Tem cerca de 18 livros publicados sendo 12 de poesia e 6 de prosa. Autora inscrita na Sociedade Portuguesa de Autores.

Na mesma altura será ainda apresentado o livro “Alma Algarvia”, igualmente da autoria de Maria José Fraqueza

:: Dia 12 | quinta-feira

Piano bar, 22h00

Quinta Essência

Tózéguitarras, música

Manuela Leitão, declamação de poemas

Tema: Zeca Afonso

Convidado: Carlos Andrade

:: Dia 13 | sexta-feira

Piano bar, 19h00

Dicutir os Clássicos

Obra em discussão “Memórias de uma nota cega”, de Joaquim Paço d’Arcos

Orientação de Ricardo Miguel Gomes

Piano bar, 22h00

Concerto com o grupo de câmara da Banda Sinfónica Portuguesa

:: Dia 14 | sábado

Piano bar, 10h00-12h00

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais para profissionais da Educação e Animação Cultural, com Indalécio Paiva

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 14h30-16h30

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para crianças dos 9 aos 12 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 17h00-19h00

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para adolescentes dos 13 aos 15 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Piano bar, 18h00-19h30

Cultura Integrada

“Eu e o azulejo” - aprender a pintar em azulejo

14_Eu_e_o_Azulejo.jpg


Orientadora: Elsa Reis (ceramista e pintora)

Este trabalho está aberto a todas as idades e é de entrada livre, mas requer inscrição

Inscrições e mais informação: mariadelinalopes@yahoo.com

Dinamizadora: Maria Adelina

Auditório, 21h30

Tertúlia sobre “As consequências do assédio sexual no trabalho para a saúde das vitimas”

Oradores: Júlio Machado Vaz e Gabriela Moita

Moderadora: Ana Cristina Pereira (jornalista do "Público")

Galeria piso 2, 21h30

Apresentação do livro "Florbela Espanca, vida e alma de uma poetisa", de José Carlos Fernández

Apresentação a cargo da Drª Fina D'Armada

14_FlorbelaEspanca_capa.jpg

«Ecos longínquos de ondas... de universos...
Ecos de um mundo... de um distante Além,
De onde eu trouxe a magia dos meus versos!»
In Florbela Espanca, «Sou eu!» - Charneca em Flor

Nestas páginas, o leitor encontrará um retrato da vida e da alma da nossa maior poetisa portuguesa. As cartas, o seu Diário, os contos que ela escreveu, os acontecimentos que viveu, factos objectivos na teia do mundo, permitem-nos conhecer melhor esta inspirada artista da palavra, Florbela Espanca. E, ainda, penetrar no labirinto e no jardim encantado da suas íntimas vivências e imaginação: Claustro de Saudade e Beleza do qual nunca sairemos iguais a quando entramos. Pois Ela reina nele como puro símbolo e sacerdotisa do Eterno Feminino, nesse Amor inextinguível por tudo e todos, que converteu nas jóias alquímicas e transfiguradoras de seus poemas.

No prefácio que escreveu para este livro António Cândido Franco afirma:

“Talvez aquilo que mais parece de assinalar no trabalho que de seguida se lê seja mesmo o escrúpulo com que o autor procede no levantamento da vida que escreve. É um tal processo que nos permite afirmar que em nenhum momento este trabalho confunde biografia e romance, risco maior e para bem dizer inevitável para qualquer biógrafo.”
Apesar de muitos defenderem que “o centro de interesse do leitor de poesia é o texto a ler”, a verdade é que “é impossível ao estudioso fazer de conta que a obra que lê vive por si só, sem autor”. Foi este o objectivo do autor, que procura dar-nos um retrato fiel do que foi a vida desta grande poetisa e a influência que as suas venturas e desventuras tiveram na sua obra.
Através da leitura da sua correspondência com amigos, familiares, editores, escritores e outros destinatários, complementada com citações de poemas, contos e outros escritos de Florbela, o leitor constrói uma imagem muito real do que foi a sua vida, desde o nascimento até à morte, trágica e condenável para uns, lúcida e sublime para outros. O autor fez um enorme trabalho de recolha e selecção, digna dos maiores elogios.
Os textos de ligação são de uma grande elevação, escritos numa prosa poética, dignos de enquadrar a beleza dos poemas e textos de Florbela citados.”

Sobre o autor: José Carlos Fernández é escritor, investigador e Director da Nova Acrópole em Portugal, desde 2004. Tem colaborado em muitas revistas, mormente na Esfinge e Cuadernos de Cultura. Realizou os guiões para os documentários: La Córdoba Omeya y Romana, Simbolismo en la Pintura de Julio Romero de Torres e Simbolismo da Arte Tibetana.
Autor do livro Córdoba Eterna e do romance histórico A Viagem Iniciática de Hipátia, coordenador das edições Grécia Mágica, Atlântida: Mito ou Realidade, Os Templários e o Caminho de Santiago e Valores Eternos.
Lecciona cursos na Associação Cultural Nova Acrópole sobre Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, História da Filosofia, Psicologia, Simbolismo da Arte, Oratória e Dialéctica.
Proferiu cerca de mil conferências sobre mais de uma centena de temas científicos, literários, artísticos e históricos – sempre no seu aspecto humanista – que são um testemunho de um labor incansável na demanda e divulgação dos pilares da cultura que são os pilares da alma humana. Reside, com a sua esposa, em Portugal desde 2004, e em Lisboa há cinco anos, onde dirige as revistas Acrópole e Conhece-te a ti mesmo.

Piano bar, 22h00

Recital com alunos da Academia de Música de Costa Cabral

:: Dia 15 | domingo

Piano bar, 16h00

Workshop Libertar a Voz

Combinando diferentes técnicas... Liberte a voz

Orientadora: Daniela Mayan

Destinatários: Cantores, actores e quem quiser cantar!!!

Reconheça a sua voz ou vozes que tem em si e divirta se!!

Serão introduzidas técnicas que aprendi na Dinamarca, as variantes de som e cor na voz, interpretação etc.

A apresentação é sobretudo prática.

Duração: 45 minutos(variando com o numero de participantes)

Preço: intervenientes 15 euros, ouvintes 10 euros

N.º máximo de intervenientes: 4/5

Inscrições: danielamayan@gmail.com

Piano bar, 18h30

Apresentação do livro “Manhãs Inquietas”, de Jorge Vieira

Apresentação da obra a cargo de Nassalete Miranda e participação musical do pianista Manuel Moura


15_Manhas Inquietas.jpg


Jorge Vieira nasceu em 1952 , na freguesia de Miragaia, Porto.

Animado pela sonoridade da Poesia, a partir dos 16 anos e quando frequentava o liceu, apaixonado pelos clássicos da poesia portuguesa, cedo começou a escrever os seus poemas.

Começou por se dedicar a fazer rádio, primeiro em Angola, onde vivia, e, já depois do regresso ao Porto, na RDP Antena 1 e na extinta Rádio Activa - O Som do Porto, com o programa “Hora Poética”.

Actualmente, dedica-se a organizar e coordenar eventos culturais, no Majestic Café, no Café Guarany, no Grupo de Estudos Brasileiros do Porto (do qual é responsável cultural), na Junta de Freguesia do Bonfim, representando os Poetas daquela Freguesia, no Café Progresso, em parceria com a Livraria Poetria, nos Cafés Onital e Porto Alfa, com uma sessão mensal de poesia, nas Galerias de Arte Vieira Portuense, Saramy Arte e na do Majestic, com declamação de poesia, em inauguração de exposições de pintura.

Faz lançamentos e apresentações de livros e organiza espectáculos de índole cultural.

Tem três livros publicados: A Força das Palavras (2000), Palavras em Movimento (2006) e No Caminho do Silêncio (2008).

Piano bar, 21h30

Portugal em Cantigas

Concerto com o grupo Ritus d'Alma

Fânia Dias, Beatriz Carmo e Marta Martins, voz , instrumentos de sopro, de cordas e percussão

:: Dia 17 | terça-feira

Galeria piso 2 (De 17 a 31)

Exposição de pintura e adereços “De cor e de silêncio…”, de Regina Gouveia

Inauguração dia 20, às 21h30


17_De cor e de silencio.JPG

Regina Gouveia nasceu em Outubro de 1945. Licenciada em Físico-Químicas (Universidade do Porto) e Mestre em Supervisão (Universidade de Aveiro) está aposentada desde Setembro de 2006.

Em 2005, no âmbito do Ano Internacional da Física, recebeu o prémio Rómulo de Carvalho e foi condecorada com a Comenda da Ordem da Instrução Publica.

Actualmente, dedica-se também à escrita e a par de textos e poemas em várias publicações e antologias, publicou “Reflexões e Interferências” (poesia), “Estórias com sabor a Nordeste” (ficção), “Magnetismo Terrestre” ( poesia), “Era uma vez ….ciência e poesia no reino da fantasia” (poesia infantil), e “Ciência para meninos em poemas pequeninos”, (poesia infantil) ambos recomendados no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Em Dezembro de 2010 foi publicado o seu livro mais recente “Pelo sistema solar vamos todos viajar” (poesia infantil). Obteve já três primeiros prémios, e uma menção honrosa em poesia e um segundo prémio e duas menções honrosas em ficção.

Com carácter voluntário desenvolve actividades sobre ciência e poesia, essencialmente para crianças, em bibliotecas, escolas e centros culturais

Em Novembro de 2006, inscreveu-se num curso de pintura (escola Utopia - Porto). Para além desta exposição, participou já em outras 20, em Portugal e na Galiza, sete delas individuais (Bragança, Alfândega da Fé, Porto, Mirandela, Fafe).

Como autodidacta produz adereços desde 1998 e para além desta exposição participou em outras sete individuais (Porto, Bragança, Mirandela e Alfândega da Fé).

Galeria da Cave, (De 17 a 31)

Exposição de pintura “Cavalos Nobres”, de Cássio Mello

Inauguração dia 18, às 20h00


17_Cavalos Nobres.jpg

Cassio Mello nasceu e viveu em São Paulo e em Curitiba (Brasil), onde construiu sólida carreira catalogada em Museus, Livros e Dicionários de Arte. Reside na cidade do Porto. Faz parte do elenco das mais conceituadas galerias de arte do Brasil e do exterior. Medalhas e Troféus merecidos por obras instaladas em entidades públicas, algumas aqui citadas: PUC-Pontifícia Universidade Católica do Paraná; UFP-Universidade Federal do Paraná; Colégio Militar do Paraná; Polícia Militar do Paraná; Jockey Club de São Paulo, Jockey Club do Rio de Janeiro e outros. Qualificado e talentoso desenhista, desenvolveu apurada técnica na arte de pintar majestosos cavalos, por encomenda de importantes Criadores sendo documentado, como Mestre, pelos especialistas em anatomia de cavalos de diversas raças.

As obras em exposição exibem cavalos famosos, soltos, livres, em grandes competições ou em descanso na cocheira.

:: Dia 18 | quarta-feira

Galeria da Cave, 20h00

Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura “Cavalos Nobres”, de Cássio Mello

:: Dia 19 | quinta-feira

Piano bar, 22h00

Poesia de Choque com A. Pedro Ribeiro e Luís Carvalho

poesia de choque.jpg


:: Dia 20 | sexta-feira

Auditório, 21h00

Lançamento do livro “Jornal do Conservatório, Comédia e Drama de Almeida Garrett”,
de Maria Gabriela Ferreira

20_Almeida Garrett.jpg

Excerto da obra: Tendo por base o Jornal do Conservatório redigido por Almeida Garrett e que aqui se apresenta na íntegra, 170 anos após a sua primeira publicação, o presente estudo pretende chamar a atenção para um momento de viragem crucial na criação de repertório dramático português. Num primeiro momento, alude-se à figura multifacetada do dramaturgo reformador, para versar, num segundo momento, os aspectos principais da reforma garreteana do teatro português – desde a formação de actores à programação e crítica de espectáculos –, entre outros aspectos, e que conduziram à edificação do Teatro Nacional D. Maria II, onde seria representado o novo repertório dramático português.

Galeria piso 2, 21h30

Inauguração com Porto d’Honra da exposição de pintura e adereços “De cor e de silêncio…”, de Regina Gouveia

Piano bar, 22h30

Concerto com António Justiça, guitarra clássica

:: Dia 21 | sábado

Piano bar, 09h30-12h30

“Como se constrói a “leitura” do território, apresentada num PDM” - 4.ª Sessão

Org.: Associação Campo Aberto

Galeria piso 2, 10h30-11h30

Workshop de Música para bebés dos 3 meses aos 2 anos, com Indalécio Paiva

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 14h30-16h00

Workshop de Percussão com Paulo das Cavernas para crianças dos 6 aos 8 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 16h30-17h30

Workshop de Dança Africana com Eva Azevedo para crianças dos 6 aos 9 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

Galeria da Cave, 17h30-18h30

Workshop de Dança Africana com Eva Azevedo para crianças dos 10 aos 13 anos

Mais informações: institutodemusicaclp.wordpress.com

Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.com

...

EVENTO -lançamentos - editora 34

HOJE - Antonio Carlos Teixeira no Programa Q3


No dia 05/05, quinta-feira, às 11 horas, o Programa Q3 receberá Antonio Carlos Teixeira, autor da obra Inovação – Como Criar Ideias que Geram Resultados.

clique para ampliar

EVENTOS - Música - A música popular russa no acordeom de Oleg Fateev







Músico participa da Série Solo Música





O Teatro da CAIXA traz para Curitiba o jeito russo de tocar acordeom. No dia 10 de maio, o moldaviano Oleg Fateev apresenta um concerto solo de bayan, uma espécie de acordeom russo. O repertório é formado pela música popular da Rússia e da Bulgária, além de composições do próprio músico.



Oleg Fateev nasceu em 1967 em Bendere, na Moldávia (ex- União Soviética). Começou a estudar música aos 5 anos de idade, em sua cidade natal. Em 1993, se formou em regência e bayan na Academia de Música Gnesin, em Moscou. Em 1996 passou a residir em Tilburg, Holanda, onde se apresenta em concertos solos, faz direção musical de montagens teatrais e balés. O músico participa de projetos de música tradicional e experimental por toda Europa, além de participar de festivais e projetos de música experimental, como o projeto Truckstop, em 2008, idealizado pelo Quarteto de Cordas Ethel.



Desenvolveu sua linguagem musical com raízes na música da Rússia e Moldávia, com influências do jazz, música erudita e do mundo. Em 98 formou seu próprio trio, onde começou seu trabalho de compositor e arranjador. Acompanha importantes artistas da música holandesa: Eric van der Wurff, Nard Reijinders, Jeroen Pek Band, Leoni Jansen, e muitos outros. Em 2009, lançou seu primeiro álbum, “Dreams”. Em 2010 esteve pela primeira vez no Brasil, em shows com o Quarteto Mundano, de Carlinhos Antunes, e a percussionista Simone Soul.


Bayan


O bayan é um acordeom cromático desenvolvido na Rússia no século XX, cujas caracteristicas en sua construção o fazem ter uma tonalidade diferente do acordeom tradicional, além de um som de baixo mais profundo. Na Rússia é instrumento para virtuosos e utilizado até na música erudita contemporänea.

Série Solo Música



Criada especialmente para o Teatro da Caixa em Curitiba, a Série Solo Música é, possivelmente, a única no gênero no país. A Série consiste em concertos solo de artistas das mais variadas vertentes. A programação musical passeia entre o erudito, o popular e a world music, sem uma lógica prévia ou histórica. Nas duas temporadas anteriores, já aconteceram apresentações raras de sitar, sarod, viola pomposa, violino elétrico, eufônio, kora e de música indígena. Nesta temporada, a programação conta com samba, choro, jazz, música contemporânea erudita e antiga, além de músicas russa e francesa, com os concertos abaixo:



Serviço Música: Série Solo Música – Oleg Fateev (bayan – acordeom russo) Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: 10 de maio Hora: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

CAIXA LANÇA EDITAIS DE PATROCÍNIO À CULTURA PARA 2012

Serão patrocinados projetos culturais em teatro, dança, música, artes plásticas, artesanato e festivais





A Caixa Econômica Federal disponibiliza hoje, quinta-feira (5), o conteúdo de três editais de apoio a projetos culturais para 2012, no sítio da CAIXA Cultural, www.caixa.gov.br/caixacultural. Serão publicados os editais para Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural; de Apoio ao Artesanato Brasileiro; e de Festivais de Teatro e Dança.



As inscrições para os projetos de todos os programas são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Todas as informações necessárias para a inscrição estarão disponíveis no regulamento de cada programa, no sítio da CAIXA Cultural. Somente as inscrições preenchidas corretamente serão acatadas, não sendo aceitos projetos enviados pelos Correios ou por quaisquer outros meios.



As dúvidas relacionadas aos regulamentos deverão ser encaminhadas para a CAIXA, por meio da ferramenta Fale Conosco, disponibilizada no sítio de inscrições de projetos, e também através do número 0800-727-0241, de segunda a sábado, de 8h às 20h, a partir do dia 09 de maio. Os resultados de todos os editais serão divulgados até o dia 31 de outubro de 2011, no sítio da CAIXA Cultural.



O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural selecionará projetos para a formação das pautas a serem realizadas no período de março de 2012 a fevereiro de 2013, nas unidades da CAIXA Cultural localizadas em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 300 mil. O período de inscrição irá de 09 de maio até 10 de junho de 2011.



Os projetos para ocupação dos espaços podem ser nas áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, objeto, vídeo-instalação, intervenção e novas tecnologias ou performances), artes cênicas (teatro, dança e performance de palco), música e cinema. Além destas modalidades, estão contempladas ainda palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros.



O Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro selecionará projetos a serem realizados ao longo de 2012 que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. Em 2012, o valor máximo de patrocínio por projeto será R$ 50 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.



O Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança selecionará projetos de festivais de teatro e dança que acontecerão em todo o território nacional, no período de janeiro a dezembro de 2012. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 200 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.



Projetos realizados em 2011



Em 2010, a CAIXA lançou os regulamentos para seleção de projetos que estão acontecendo desde o início de 2011, perfazendo um investimento total de R$ 33 milhões, com recursos próprios. No Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, foram selecionados 54 projetos, representando um investimento total de quase R$ 3,7 milhões. No Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro, 26 selecionados, num investimento de R$ 600 mil. O Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural soma mais de R$ 26 milhões em investimentos, destinados aos 330 projetos selecionados.



Esses números retratam o diálogo permanente que a CAIXA mantém com as raízes culturais brasileiras, fomentando a diversidade e patrocinando a realização de eventos em seus espaços.





Serviço



Lançamento de Editais de Patrocínio à Cultura

Os editais estarão disponíveis no sítio da CAIXA Cultural, www.caixa.gov.br/caixacultural,

a partir de 05 de maio de 2011.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Resenha - lançamento - Os Mistérios da Vaidade Humana


Os Mistérios da Vaidade Humana
de Charles Sá e Natale Gontijo


Nº de páginas: 152

Flávio Gikovate
nos diz que "nossa vaidade nos leva a desenvolver certa aversão com relação aos acontecimentos, especialmente aqueles que não combinam com os que gostaríamos que fossem efetivamente. Passamos a brigar contra a realidade e a substituí-la por nossas idéias. Num determinado momento, passamos a acreditar que nossas idéias correspondem aos fatos. Não importa muito como achamos que o mundo e as pessoas deveriam ser. Temos que nos ater ao que é. Não importa acharmos que o amor é que deve nortear as relações entre as pessoas e que a sexualidade deveria estar acoplada ao encontro de parceiros compatíveis e legais. Isso é o que alguns pretendem, mas não é o que todos querem e nem mesmo o que se observa na prática da vida. ..."

Charles Sá e Natale Gontijo nos trazem a visão que "nos dias atuais, em uma sociedade altamente competitiva, a saúde e a beleza física tornaram-se fatores determinantes, não só no aspecto profissional como para uma melhor integração nos diferentes grupos sociais, o que resultou em um aumento da procura pela cirurgia plástica. É importante cada vez mais, sobretudo diante da banalização e da má compreensão de uma medicina de excelência, que a boa qualidade deste campo do conhecimento humano seja adequadamente exposta."

Foi com esse propósito, os Drs. Luiz Charles Araújo de Sá e Natale Gontijo de Amorim, especialistas em cirurgia plásticas com larga experiência, resolveram escrever Os mistérios da Vaidade Humana.

O LIVRO
Os Drs. Charles e Natale começam com o foco na vaidade humana, o conceito de beleza, a crise da autoestima, os dois ramos da cirurgia plástica – a reparadora e a estética – um breve histórico da especialidade no mundo e no Brasil, além de suas perspectivas na globalização e no terceiro milênio. Passam pelo processo do envelhecimento, as teorias, os sinais, o medo, as primeiras marcas aos 30 anos de idade e os bons hábitos da velhice, a vaidade do homem moderno e a psique da beleza humana. E concluem com informações práticas sobre as relações entre médicos e pacientes, os riscos calculados e as medidas de precaução, os remédios a tomar e os a suspender, quando, como e quais os conselhos a serem seguidos no uso da cirurgia plástica, além de uma descrição minuciosa sobre as suas diversas aplicações: nos braços, face, pálpebras, coxas, braços, orelhas, nariz, barriga e calva.

Os Mistérios da Vaidade Humana é um guia de boa qualidade para que o paciente esteja mais bem preparado para compreender os benefícios da cirurgia plástica e poder se utilizar deles. Os autores, em uma linguagem correta e esclarecedora, discorrem sobre a relação médico- paciente, os riscos e, sobretudo, todos os cuidados que o paciente deverá ter ao procurar o médico que fará sua cirurgia plástica.