terça-feira, 15 de setembro de 2009

Acordeonista francês apresenta-se no Teatro Paiol


Richard Galliano, que tocou com Astor Piazzolla e com grandes nomes do jazz e da música francesa, estará em Curitiba nos dias 17 e 18.

O Teatro Paiol apresenta nesta semana uma atração internacional. O músico francês Richard Galliano, que tocou com Astor Piazzolla e com grandes nomes do jazz e da música francesa, fará apresentações nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), às 21h. Galliano é conhecido por ter mudado a história do acordeom, utilizando o instrumento para transitar por uma variedade de estilos musicais, como o tango, o jazz e a música erudita. A vinda de Richard Galliano a Curitiba conta com o patrocínio da Denso Furokawa.

Nascido em Cannes (França), Richard Galliano vem de uma família de músicos. Aprendeu a tocar acordeom com o pai, acompanhando-o em bailes populares. O músico, entretanto, não se limitou ao estilo popular. Sua paixão pelo jazz fez com que misturasse a sonoridade do instrumento com outras influências. Criou um estilo próprio que lhe rendeu muitos prêmios em festivais.

Foi tocando com grandes nomes da música francesa, nos anos 70, que Galliano firmou a sua carreira internacional. Ele trabalhou com Charles Aznavour, Juliette Gréco, Georges Moustaki e Alain Leprest, entre outros. No período de 1980 a 2003, dividiu o palco com grandes músicos em concertos no mundo inteiro. Esteve em Paris, Nova York, Moscou, Londres, Buenos Aires, Montreal, São Francisco, Istambul. Tocou com Chet Baker, Ron Carter, Al Foster, Pierre Michelot, Aldo Romano, Toots Thielemans, Jean-Charles Capon e muitos outros.

Em 1983, Astor Piazzolla convidou-o para atuar num espetáculo da Comédie Française (em Paris), que representou o marco da amizade entre os dois. Galliano reconhece a importância de Piazzolla na sua formação. “Ele foi um mentor para mim, como um pai espiritual. Piazzolla me indicou o caminho certo, feito de tradição e de cultura clássica. Ele sempre me empurrou para achar e cultivar as minhas raízes, mas também a escutar a música clássica do nosso tempo”, afirma o músico em entrevista exclusiva ao guia cultural “Curitiba Apresenta” (edição setembro/2009).

O acordeonista francês também tocou com músicos brasileiros, como Dominguinhos, Hamilton de Holanda e Gilberto Gil. Galliano diz que sempre admirou a musicalidade de Dominguinhos. Tocou com ele e com sanfoneiros nordestinos no filme “Paraíba, Meu Amor”. Sua ligação maior, contudo, é com Hamilton de Holanda, que teve participação especial no disco “Luz Negra”, gravado em São Paulo por Galliano e o seu QuartetoTangaria.

A música de Richard Galliano inspira toda a nova geração de acordeonistas internacionais. Hoje muitos jovens músicos tocam suas músicas e seguem seu estilo. Atualmente, o músico continua viajando com o Quarteto Tangaria, e simultaneamente faz apresentações com Gary Burton, e com o trio Mare Nostrum (com o trompetista italiano Paolo Fresu e o pianista sueco Jan Lundgren).

Em Curitiba, apesar de fazer um show solo, Richard Galliano promete um espetáculo diversificado, que representa bem a sua versatilidade ao transitar por variados estilos. Na entrevista ao guia Curitiba Apresenta, o músico adiantou que vai tocar uma “Ária” de Bach, um choro de Hermeto Paschoal, um tango de Astor Piazzolla, uma melodia de Edith Piaf, um bolero, uma salsa e uma valsa de sua autoria. “Serão várias coisas diferentes, sem preconceitos, na inspiração da hora”, diz.

Confira a entrevista completa de Richard Galliano ao guia Curitiba Apresenta, no site www.fccdigital.com.br/Curitiba Apresenta.


Serviço: Show do acordeonista francês Richard Galliano Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Data: 17 e 18 de setembro de 2009 (quinta e sexta-feira), às 21h Ingressos: R$ 20

Nenhum comentário: