sábado, 21 de março de 2009

Quinta edição do Prêmio Anatec amplia categorias

O Prêmio Anatec, que chega a sua quinta edição este ano, abriu inscrições com novidades que incluem novas categorias. A partir de agora, editores, profissionais de mídia, marketing e anunciantes poderão inscrever seus cases e concorrer ao prêmio.

Além das categorias Melhor Capa; Lançamento do Ano; Projeto Gráfico; Publicação Segmentada (Business to Business – B2B; Business to Consumer – B2C; Circulação Internacional, Publicações Customizadas); Melhor Campanha de Propaganda e Mundo Digital, a Anatec criou as categorias Melhor Marketing Publicitário; Responsabilidade Sócio-Ambiental; Edição on-line de conteúdo; Relacionamento com o cliente; Soluções Inovadoras e Multimídia.

Os associados indicarão os talentos do ano nas categorias Jornalista; Profissional de Vendas; Agência de Propaganda e Profissional de Mídia.

Para mais informações e inscrições, basta acessar o site do prêmio e conferir o regulamento no site www.premioanatec.com.br.

Porto7


Porto7

Apresentação

A 2ª edição do “Porto7” – Festival internacional de curtas-metragens do Porto, irá decorrer de 10 a 14 de Junho de 2009, nesta cidade.

O Festival Porto 7 é constituído pelas seguintes secções:

- Competição Internacional de Curtas-metragens – Curtas-metragens de ficção seleccionadas para esta secção.

Prémios:

- Melhor Curta-metragem

- Melhor Argumento Original

- Melhor Actor

- Jovem Realizador (até 30 anos)

- Competição de Curtas-Metragens Porto7 – Curtas-metragens de ficção, sob o tema Porto.

Prémio:

- Melhor Curta-metragem Porto7

- Competição de Videoclip – Videoclips musicais.

Prémio:

-Melhor Vídeoclip

- Mostra de Curtas-Metragens – Exibição das Curtas-metragens concorrentes ao Festival, que apesar de não seleccionadas para a secção competitiva serão exibidas nesta mostra.

- Mostra Porto7 Mood – Exibição de filmes seleccionados pela organização, com o intuito de promover, dinamizar e fomentar a produção cinematográfica.

A data limite para envio de filmes a concurso é 5 de Maio 2009.

A inscrição de filmes a concurso é gratuita.



Este festival promove a produção e exibição de curtas-metragens e videoclips e o intercâmbio cultural entre as diversas nacionalidades presentes.

O Porto 7 é um evento cultural aberto a produtores, realizadores, estudantes, entusiastas, apreciadores da sétima arte, pessoas ligadas à música e publico em geral.

Por este motivo o Porto7 é um espaço com muitas actividades: exibição de filmes, concertos, exposições, festas, apresentação de novidades e produtos audiovisuais, feira do livro do cinema e audiovisual, entre outras.

Todas estas actividades concentradas num mesmo espaço propiciando a interacção entre público e artistas, acima de tudo num ambiente descontraído e de muito convívio.

O principal objectivo é que todos tenham acesso a bons filmes, boa musica, e se conheçam. Que troquem experiencias, pontos de vista, se divirtam juntos, e isto tudo num espaço único e emblemático, usufruindo do espírito da cidade do Porto.

A entrada nas sessões de cinema e demais eventos é gratuita.

Toda a informação e documentação, está disponível em www.porto7.com , site oficial que publicará sempre as últimas noticias e novidades sobre o Festival.

Brevemente será anunciado o local bem como o programa oficial do Festival.

Contactos

Director Porto7:

Francisco Ávila

969076430 / 960213036

francisco@avilajet.com

porto7@avilajet.com

sexta-feira, 20 de março de 2009

NO PRELO


Passe de letra, de Flávio Carneiro

Do outro lado, de Natsuo Kirino

Crônicas da vida e da morte,
de Roberto DaMatta

O PERGAMINHO SECRETO


O PERGAMINHO SECRETO
de Ronald Cutler

Páginas:336

A descoberta mais extraordinária de todos os tempos pode mudar o mundo para sempre se sua divulgação for permitida. O arqueólogo americano Josh Cohan está passando as férias em Israel. Após um briga na universidade onde leciona, ele resolve tirar um ano sabático para conhecer sítios históricos e explorações arqueológicas ao redor de Jerusalém. Porém, durante uma destas visitas, Cohan tem uma visão, fato recorrente na sua vida, que o guia a um achado surpreendente, capaz de afetar todas as religiões do planeta. Este é o mote da trama de mistério e ação criada por Ronald Cutler no livro O pergaminho secreto.

Segundo as leis de Israel, toda descoberta arqueológica encontrada dentro das fronteiras do país pertence ao Estado. Josh, relutantemente, entrega o objeto à Direção de Antiguidades de Israel – IAA (Israel Antiquities Authority) –, não sem antes abrir o jarro e fotografar o pergaminho que acha em seu interior.

Após a entrega de sua descoberta, o arqueólogo se vê trabalhando junto à equipe da IAA na tradução do pergaminho. E, à medida que o trabalho avança, fica cada vez mais claro que o autor do texto é ninguém menos que Jesus Cristo. Enquanto a autenticidade da descoberta está sendo confirmada, uma seita de fanáticos religiosos, conhecida como Os Guardiões, tenta a todo custo tomar posse do material milenar.

Com uma rara perícia, Ronald Cutler apresenta ao leitor uma trama rica em detalhes e uma aventura surpreendente, onde Josh tem que lidar com o sequestro do recém-descoberto amor de sua vida e enfrentar os impiedosos Guardiões para mostrar ao mundo sua mais importante descoberta, ao mesmo tempo em que desvenda mais sobre seu passado e sua missão dali para frente.

O pergaminho secreto tem tudo para agradar aos mais ávidos fãs de thriller, com ação ininterrupta, reviravoltas surpreendentes e um mistério que se mantém até o fim.

O AUTOR
Ronald Cutler foi proprietário de uma estação de rádio nos anos 1970, e criador, produtor e escritor de vários shows radiofônicos de sucesso de 1979 a 1997. Premiado em vários de seus empreendimentos nesta área, ele foi aclamado por Frank Murphy, à época diretor da Rede CBS, “o Steven Spielberg do rádio”. Em 2004, Cutler iniciou sua carreira literária. Atualmente, ele vive na Califórnia.








UM LANÇAMENTO






quinta-feira, 19 de março de 2009

TV e RÁDIO - VERGONHA

Projeto de Lei aumenta tempo da propaganda partidária nas TVs


Projeto de Lei do senador Sérgio Guerra (PSDB) que aumenta o tempo para a propaganda partidária na TV tem mobilizado emissoras nos bastidores do Congresso. Apresentado em 2007, o PL determina que esse tempo aumente em 115%. Na fila para ser votado no Senado, o texto provocou a distribuição e envio de um e-mail apócrifo, afirmando que esse aumento “é uma violência contra o direito de escolha do cidadão-telespectador”.

Na justificativa do PL, o senador diz que é necessário alterar o artigo 45 da Lei nº 9.096/95 para dar fim ao “desvirtuamento do tempo de TV e Rádio a que faz jus os partidos políticos. De fato, em inúmeras oportunidades, determinados partidos políticos utilizaram seus espaços gratuitos para a divulgação de propaganda em benefício de filiados a outros partidos e em proveitos destes”.

Segundo a assessoria do senador, o PL é consenso entre partidos e está sendo debatido também com emissoras de TV para chegar a “um entendimento”. O texto determina que a distribuição do tempo seja feita conforme a representatividade. Grandes partidos teriam dois programas de 20 minutos por ano e o dobro desse tempo em inserções.

Leia aqui o projeto na íntegra.

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA


CLIQUE PARA AMPLIAR

Melhores Poemas Alphonsus de Guimaraes Filho

Melhores Poemas Alphonsus de Guimaraes Filho
de Alphonsus de Guimaraens Filho
Seleção - Afonso Henriques Neto


Nº de Páginas: 192

Alphonsus de Guimaraens Filho traz a literatura no sangue, sendo herdeiro de uma tradição literária que remonta a Bernardo Guimarães (seu avô), o autor de A escrava Isaura, e a Alphonsus de Guimaraens (seu pai). Poeta acima de tudo, buscando de forma incansável a beleza pura, a poesia sem mácula, o que, de certa maneira, o título de seu primeiro livro indica e define: Lume de estrelas.

A partir da década de 1940, Alphonsus construiu uma longa e elaborada obra poética, das mais importantes do lirismo brasileiro, na qual o temperamento romântico e as sugestões simbolistas, associadas a um certo gosto pela metafísica, foram-se depurando numa dicção cada vez mais pessoal e pura. Como todo escritor autêntico, o poeta foi localizando o seu mundo peculiar, dentro do imenso universo poético, à medida que via e analisava a própria imagem naquilo que escrevia. Poesia como exercício de auto-análise, mas também de infinitas sugestões e aberturas para o mundo externo, pois, como adverte o poeta, nenhuma poesia se faz de matéria abstrata.

Descobertas e rupturas se sucederam nesses 60 anos de exercício poético. De caráter permanente, foi a adoção do soneto uma de suas formas preferidas de expressão. Não é, pois, sem razão que é considerado um dos maiores sonetistas da língua. No mais, a busca permanente pela renovação, em fases sucessivas, a de expressão católica, sob influência ou sugestão de Jorge de Lima e Murilo Mendes, e a descoberta da grande poesia espanhola, soldadas pela mesma obsessão: a procura da própria e implacável imagem, que é também uma das buscas permanentes da poesia.

UM LANÇAMENTO


quarta-feira, 18 de março de 2009

EXPOSIÇÃO DAS BONECAS DE ATAÚRO

Dia 20 de Março
APRESENTAÇÃO da Moving Cause /
EXPOSIÇÃO DAS Bonecas de Ataúro
Auditório - 21h30
O Clube Literário convida-o a assistir à apresentação da Moving Cause e à exposição das Bonecas de Ataúro.

Trata-se de um negócio social que levou um grupo de mulheres timorenses a criar uma oficina de bordados e costura onde desenvolvem peças únicas e criativas, de grande impacto social e económico na comunidade local. A Moving Cause é a entidade sem fins lucrativos que representa as Bonecas de Ataúro em Portugal.
Nascida em Fevereiro de 2009, a Moving Cause promove e difunde projectos valiosos e isolados de empreendedorismo social a nível Global, dando-lhes visibilidade através da internet, e apostando na sustentabilidade dessas iniciativas através de formação em gestão de negócio e tecnologia e de apoio no acesso às TICs.
A Moving Cause constitui-se pois como uma das primeiras entidades de empreendedorismo social em Portugal. O objectivo é o de propôr soluções inovadoras de intervenção social.
Com esta sessão queremos apresentar-vos a Moving Cause e conversar acerca da desmistificação dos temas da responsabilidade, empreendedorismo e negócio social, bem como do desenvolvimento sustentável, com o desejo de que em conjunto comecemos a "mover causas".

A Moving Cause convida para a sua sessão de lançamento que será acompanhada por um Porto de Honra.
Estarão presentes as as oradoras Ana Boa-Ventura, Inês Carvalho, Joana Costa e Sara Moreira. Com leituras por Ana Luisa Rego, Maria Sotto Mayor e Marisa Gonçalves.

Exposição do projeto Museu na Escola é levada ao MON


Seleção de imagens, desenhos, fotografias, gravuras, pinturas e esculturas do acervo da Prefeitura de Curitiba será apresentada pelo Museu Oscar Niemeyer, a partir do próximo sábado (21).

Pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e imagens pertencentes ao acervo artístico da Prefeitura de Curitiba estarão em exposição a partir do próximo sábado (21), no Museu Oscar Niemeyer. A mostra do MON, denominada Diálogos de um Acervo – Museu na Escola, apresenta 100 obras originais de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, que contemplam diversas formas de expressão e diferentes períodos da história da arte. A seleção é a mesma que compôs o projeto Museu na Escola, desenvolvido em 2008 pela Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal da Educação.

Nessa exposição, o público terá contato com trabalhos de Pablo Picasso, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Cândido Portinari, Manabu Mabe, Aldemir Martins, Alberto da Veiga Guignard, Poty Lazzarotto, Guido Viaro, Theodoro de Bona, entre outros. A mostra cobre um período que abrange o início do século XIX, quando Jean-Baptiste Debret, artista da Missão Francesa no Brasil, passou pelo estado do Paraná, até o ano 2000, com as aquisições mais recentes. O trabalho de pesquisa e de seleção, feito pelos críticos de arte Fernando Bini e Rosemeire Odahara, deu-se num universo de aproximadamente 5 mil obras que integram o acervo municipal.

No MON, as obras ocupam a Sala Rembrandt e estarão agrupadas por temas, conforme a disposição concebida para o projeto Museu na Escola. Os temas nucleares são Abstração, Espaço, Mitos, Objetos, Corpo, Ritos e Natureza. “Mesmo que este conjunto possa revelar um caminho na história da arte, esta não foi a intenção inicial. Para enfatizar a unidade deste conjunto, partiu-se de uma análise do desenvolvimento de nosso imaginário, na tentativa de restituir as transformações sofridas nos valores simbólicos destas imagens”, diz Fernando Bini.

O projeto Museu na Escola foi desenvolvido com o objetivo de despertar nas crianças o olhar sensível e reflexivo sobre o mundo da arte. As reproduções das obras escolhidas deram origem também a um material didático, organizado e produzido especialmente para professores e alunos da rede municipal de ensino. O material, composto por um caderno de estudos para o professor, dois encartes (um mapa e uma linha do tempo), 100 pranchas com as reproduções das obras e um suporte expositor, foi utilizado em sala de aula. Depois, os alunos puderam complementar seus conhecimentos vendo de perto algumas obras originais, numa exposição montada no Memorial de Curitiba.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, a parceria com o Museu Oscar Niemeyer contribui para a continuidade do projeto e reforça sua atitude de parceiro dos educadores. “Ao abrir as suas portas para pequenos iniciantes no caminho da descoberta e apreciação do espaço museológico, o MON oferece também ao seu grande e fiel público a oportunidade de conhecer ou rever este importante patrimônio da cidade de Curitiba”, afirma Viapiana.

Serviço:

Exposição Diálogos de um Acervo – Museu na Escola

Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999

Data: de 21 de março (abertura às 11h) a 26 de julho de 2009. Horário de visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Informações: (41) 3350-4400 / www.museuoscarniemeyer.org.br


PrasBandas faz invasão cultural no Uberaba

Projeto contemplado pelo Fundo Municipal da Cultura promove

oficinas gratuitas de música, cinema e vídeo, fotografia e astrologia.

A invasão cultural da PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana, com oficinas gratuitas para alunos a partir de 12 anos de idade, acontece no Bairro Uberaba, a partir deste sábado (21). Idealizado pelo produtor Getulio Guerra, o projeto contemplado pelo edital Festival de Música Independente do Fundo Municipal da Cultura oferece cursos de música, cinema e vídeo, fotografia e astrologia. As aulas serão ministradas aos sábados, durante dois meses, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, endereço que já está recebendo as inscrições dos interessados.

A proposta de Getulio Guerra é incentivar o potencial criativo das comunidades, descentralizando os locais de acesso às fontes culturais. Nesta primeira etapa, o projeto prevê também, para o dia 10 de maio, uma apresentação na Praça Renato Russo, quando músicos iniciantes da região dividirão o palco com bandas conhecidas do circuito independente da cidade. Posteriormente, o PrasBandas será levado a outros bairros, entre eles Bairro Alto, Campo Comprido, Pinheirinho, Alto Boqueirão, Cajuru, Santa Cândida, Pilarzinho e CIC.

As oficinas – Orientada pelo baterista Johnny Dionysio, a oficina de música terá aulas teóricas e práticas de bateria, abrangendo vários estilos, como pop, rock, jazz, MPB e blues. Os participantes também terão noções sobre o histórico da bateria, aquecimento muscular, teoria musical aplicada, coordenação de mãos e pés, leitura de partituras para bateria, técnicas de caixa, além de prática de banda com trilhas gravadas.

Aulas teóricas e práticas de produção audiovisual estão na programação da oficina de cinema e vídeo, a cargo de Fabiana Bubniak. Serão repassadas informações sobre a história do audiovisual, linguagem cinematográfica, formatos, gêneros, equipe e funções, roteiro, decupagem e storyboard, bem como questões ligadas a equipamento e realização de documentários.

Conceito de fotografia, linguagem fotográfica, equipamentos, pós-processamento e produção de um ensaio integram a oficina de fotografia, comandada por Douglas Fróis. Os alunos não precisam ter câmera fotográfica. A linguagem da astrologia será abordada na oficina dirigida por João Acuio, que comentará as diferentes aplicações desse estudo, com noções de mecânica celeste e caligrafia. Também será mostrado o abecedário da astrologia, com ênfase na mitologia e na poética dos signos do zodíaco.

Serviço:

Oficinas do projeto PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana, para alunos com idade mínima de 12 anos

Data: início das aulas no dia 21 de março de 2009, sempre aos sábados, com duração de dois meses

Local: Escola Municipal Maria Marli Piovezan (Rua Velcy Bolívar Grandó, s/n – Uberaba)

Inscrições gratuitas no local

Horários e número de vagas:

Oficina de música (com o baterista Johnny Dionysio) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de cinema e vídeo (com Fabiana Bubniak) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de fotografia (com Douglas Fróis) – aulas aos sábados, das 14h às 17h (20 vagas)

Oficina de astrologia (com João Acuio) – aulas aos sábados, das 9h às 12h (20 vagas)

Show do PrasBandas com alunos das oficinas, bandas do Uberaba e os grupos convidados Anacrônica, Poléxia e Terminal Guadalupe

Local: Praça Renato Russo (Uberaba)

Data e horário: 10 de maio de 2009, a partir das 14h

Entrada franca

Informações: www.prasbandas.mus.br

Contato com Getulio Guerra: geto@prasbandas.mus.br

FESTIVAL PERMANENTE DO MINUTO 2008

REDE DE EXIBIÇÃO OFF LINE

Dias 23 e 24 de março de 2009

Cinemateca de Curitiba

Rua Carlos Cavalcanti, 1174

Entrada franca



O Festival Mundial do Minuto Brasil acontece desde 1991, selecionando e exibindo vídeos de até 60 segundos de duração, tanto de amadores quanto de profissionais. A partir do final de 2007, o Festival tornou-se PERMANENTE e ONLINE, ou seja, passou a receber vídeos diretamente pela internet, lançando temas e premiando vídeos mensalmente.

Como resultado desse processo, uma vez por ano os melhores vídeos fazem parte da REDE DE EXIBIÇAO DO FESTIVAL DO MINUTO, que neste ano acontece do dia 23 ao dia 29 de março. Durante essa semana, convidaremos equipamentos culturais de todo o Brasil a exibir as “Mostras Ser Nordestino 2008”, “Melhores Minutos de 2008” e “Mostra Internacional: 60 Minutos do Mundo”, composta por 60 vídeos do Festival do Minuto da Holanda.


Dia 23, às 15h30 e 20h:

MOSTRA SER NORDESTINO

(classicação livre)

VINHETA SER NORDESTINO
Karim Ainouz fala sobre Ser Nordestino
João Miguel fala sobre Ser Nordestino
Falcão fala sobre Ser Nordestino
PEGA O BOI Lucas Maxwell Monteiro
CICERONE Fatima Varella
norDESTINO Rodrigo Barros
Ser Nordestino by Porterio Zé Daniel Mantovani
Ivan dos Cajueiros Danilo Tázio Freire
Não nordestinos Marcio Acseirad
Cabra Arretado Niutildes Batista
liquidisolidificador Danil Carneiro
Tempo Charles Fernandes
naRua Ivan Mola
A MAIOR MISÉRIA É A GANÂCIA. João Martins Neto
cajuzinho e bicho de pé Elaine Travlos
ZOI Nelson Antônio
Uma Saudade Bem Brasileira Evelyn Santos
Babia Flávio Faustinoni
O Inferno Segundo Padre Cícero Américo Nascimento
Ser Nordestino: Das Genesis Sérgio Fonseca
My Lamp? Carolina Kzan
É Com Casca ou Sem Casca Nayara Albuquerque
MOSTRA NORDESTE
Yes, you're alone Diogo Kalil
Família Las Vegas Marcio Fernando Moreira
Burger Líbia Cecília B. T. Da Nóbrega
Enquanto isso... Orlando Nascimento
entre o céu e a terra Lucia Padilha
Astúcia Infantil Vitor Branco Freitas
Noites a fora Orlando Nascimento
Patchohã. A Língua Perdida Júnior Pinheiro
Banana em Chamas Vitor Sousa Porpino de Oliveira


Às 16h e 20h30:

MOSTRA MELHORES 2008

(classificação livre)

Alternativa Energética Para o Século 21 Nelson Andrade
Arte de dentro para fora Harry Firmino da Silva
Auto de Joaquim Waleska Praxedes
BREATHE Ignacio Pérez
CIDADEANDO Francis Augusto Campelo
Confesso… Lucia Padilha
Corte Súbito Cristiano Cardoso
Cozinharte CELIO DUTRA
Crianças - Children Henrique Kopke
CTRL c CTRL v Renan Fontana
Cubos Pedro Marques
Curta o Samba Rock Henrique Carlos do E.S.O. Filho
Despedida Luciana Facundes
DOROTY, UMA HISTÓRIA EM LETRAS Rogério Toledo
Enquanto Isso… Orlando Nascimento
Estar Só Tassia Dias Furtado
Fome de Groove Gibran Sirena Teixeira
FUI Márcio Guesser
Habitado Carolina Kzan
HELPSHOP - Criador de Esperença Jorge Jimenez
How I Become Munch's Scream Kristina Bozurska
HUM!* Aron Matschulat Aguiar
Intervenções Urbanas I Desculpa Susanna
Lapso Márcio Thees Rodrigues
Libertária Dellani Lima
Luz da Ilusão Pedro Lourenço
MAISON ROYALE Daniel Lopes
Mãonólogo José Renato Arena
Melodraminha Marcelo Dorsa
Monólogo Incandescente Fatima Varella
naRua Ivan Mola
NO BATTERY Pedro Henrique Caixeta
Noite Intensa Luciana Baldi
Nonna Nano Alberto Pandolfo Feoli
Nordestino Rodrigo Lima de Barros
O Candidato Ricardo Targino
O Ministério da Saúde Adverte: Luciana de Almeida
O que fazer? Vinícius de Moraes
Pankararu Sobem Régis Schwert
Peixes Ronaldo Teixeira Moura
Perco-me na Imensidão das Palavras Tânia Gonzaga Souza
Por-do-Sol Av. Paulista - Ext - Dia/Noite? Bruno Graziano
Quem Não Deve Não Treme Walter Trindade de Assis Jr.
Respingos Gabriela Petriche
[RÊV]E: Test With Reversed Time Pedro de Freitas Veneroso
Revolução Analógica Juliane Dal Maso Bogo
Ringua Isaac Chueke
rOi - rOi Orlando Nascimento
Ruídos da Lua Emerson Ambrosio
SIN SALIDA (NO WAY OUT) Andres Victorero Rey
Sinal Vermelho Pedro Kirilos Mattar
The contempost - modern society: and its range Pedro de Freitas Veneroso
TORMENTA NO ENTARDECER Jorge Jimenez
Torres Copy Rafael Sotero Ginez
Vida de Tamiris Luciana Boldi
Vou de Trem Daniel Zangrossi



Dia 24, às15h30 e 20h:

MOSTRA INTERNACIONAL: 60 MINUTOS DO MUNDO

(classificação 14 anos)

Public Space 2 - Street 1 Kyoko Inatome – Japão/2006
Snowglobes Corina Gama – EUA/2004
Lipstick Jennifer Petterson – Suécia/2001
The Apple Maria Zervou – Grécia/2003
Not Fron Here Mireille Astore – Austrália/2006
Pirts Franz Wanner – Alemanha/2000
White Mimic Inger Alfnes – Noruega/2007
O Campeão Rui Avelans Coelho - Portugal/2007
Book 2 Shiri Lanton – Israel/2007
A Long Afternoon Sergio Morán Sánchez ESP/2007
Douala a Piece of Cake Achilleka Komguem-Camarões/2007
Kenotron M.Vounatsou S. Dexis – Grécia/2000
Segredo Miguel G. Mendes – Portugal/2007
5, 4, 3, 2, 1 Joe El-Hajj – Líbano/2006
Animation 1 Alina Tsompanelli – Grécia/2007
Niebla Sanny Overbeeke – Algeria/2004
Photograph Wuzhi Qiang – China/2005
Untitled Karen Pirverdian – Armênia/2006
La Circoncision des Garçons Isaac P. Quédraogo-BurkinaFaso/2007
There is a dog in the sky Pang Zi’s Work – China/2008
Fish Buying Men Takako Hamano – Japão/2004
Oxford Street Daniel Bevan – Reino Unido/2005
Helena Lior Lerman – Israel/2007
Camera Ying Jian – China/2005
Larry Linch Meets a Pony David Prior – Reino Unido/2003
Mirage of Dubai Lubna Khan – Emirados Árabes/2007
Urbania “Famile – Vox Pop” – Canadá/2006
Power failure Erasmus Onyishi – Nigéria/2007
Uteria Yael Ben Horin – R. Tcheca/2007
616 Timo Vaittinen – Finlândia/2005
Mono-dialogue Chong Zi – China/2008
Souvenir Simone Lecca – Itália/2001
Out of Breath Holly Zhou – China/2008
Important News Vesna Bukovec – Eslovênia/2003
Block Jelle Stroo – Bélgica/2006
Breather Meiya Lin – China/2005
Mzungu (White Man) Henk Jonker – Uganda/2007
Fuga Guido Giacomo Barocelli-Itália/2006
Thoughts Joris Bergmans – Bélgica/2006
Iluminazione Corrado Bungaro – Itália/2007
Kaddoregel Tammuz Binshtock – Holanda/2001
She And Her Sophie Vanhomwegen – Bélgica/2006
Ping-Pong Javier Castro – Cuba/2006
Ma Vie Sjoerd Tanghe – Bélgica/2007
Continuum Continuus Toni Mestrovic – Croácia/2007
Dance Dana Al-Nofouri – Jordânia/2007
Residencial Complex A.Carvalho e O.Brenga-BR/2005
Waiting Yang Junling – China/2007
Homo Ecco Part II Allard Zoetman – Holanda/2002
Immerse-The eye is the bait Everton Sebben – Brasil/2006
La Belle Histori Joris Nouwens – Holanda/1999
Error Bruno Lefebvre – França/2005
Agony Jose Ronaldo Vieira – Brasil/2006
Soldier Mostafa Heravi – Irã/2005
The Persistence of vision Ramon Bautista – Filipinas/2006
Tableau Vivant Thierry Mandon – França/2007
TV Milan Balog – Eslováquia/2007
Destino Glenda León – Cuba/2003
Matrix 1+2+3 Zhong Su – China/2007
SLuther Henrik Linnet – Islândia/2005

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

De 20 a 26 de março de 2009

Domingo, 22 de março – ingresso a R$1,00

CINEMATECA - Sala Groff – Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3252 (diariamente, das 14h30 às 21h) – Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br

BASTIDORES DO TEATRO

A LINGUAGEM DO TEATRO, Br/RJ, 1966, direção de João Bethencourt. Com Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sergio Brito - 18’. Toda a mágica é mostrada aos espectadores que participam dos problemas implicados nas diversas fases da montagem de uma peça – escolha, leitura, ensaio, etc..., até a estréia para o público.

TEATRO BRASILEIRO: ORIGEM E MUDANÇA, BR/RJ, 1974, direção de Olney São Paulo. Documentário. – 12’ Um panorama do teatro brasileiro a partir do início do século XX. Os comediantes e as mudanças introduzidas nas raízes do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Teatro Maria Della Costa, Teatro dos Sete e Cia. Tônia-Célia-Autran no processo de renovação. A contribuição do Teatro de Arena.

TEATRO BRASILEIRO: NOVAS TENDÊNCIAS, BR/RJ, 1974, direção de Olney São Paulo, documentário. – 11’. As diversas tendências por que passou a teatro brasileiro, a partir de 1957, com o lançamento da peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. As inovações introduzidas por Suassuna, Augusto Boal, José Celso Martinez Correia, Oduvaldo Viana Filho, Guarnieri e outros alternaram os conceitos acadêmicos de direção, da utilização dos recursos de iluminação e cenografia. Essas transformações lançam as bases de um teatro tipicamente brasileiro, mas comprometido com a realidade do país.

TEATRO MUNICIPAL, BR/RJ, 1974, direção de Ruy Santos. Documentário. – 12’. Documentário que mostra o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como obra arquitetônica e como local de representação artística, sua localização em contraste com a arquitetura dos edifícios modernos, os detalhes de sua fachada e de seu interior, sua decoração, os camarins, o local da orquestra. O filme mostra o funcionamento do Teatro num dia de espetáculo, e sua importância cultural.

A FACE E A MÁSCARA,BR/RJ, direção de Vicente Marques. Com Breno Moroni, Mario Telles, Daniela Santi. A força da luz, da sombra, da cor, na composição de um personagem; exercícios de relaxamento, expressão corporal, colocação de voz, maquiagem; vários momentos de um ator, do camarim ao palco Ficção. – 15’

Classificação livre para os cinco filmes

De 20 a 22, sessões às 16h e 20h

Entrada franca

BEBEL, GAROTA PROPAGANDA (BR/SP, 1967 – 103’). Direção de Maurice Capovilla, com Rossana Ghessa, John Herbert, Paulo José. Baseado em texto de Ignácio de Loyola Brandão, primeiro longa-metragem de Maurice Capovilla feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso, o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher. Classificação 14 anos.

Dia 25, sessões às 16h e 20h

Entrada Franca

REFLEXÕES SOBRE O CINEMA LATINO-AMERICANO:

PRATA PALOMARES, BR, 1971, direção de André Faria, com Renato Borghi, Ítala Nandi, Carlos Gregório, Otávio Augusto. – A trama gira em torno de dois guerrilheiros que, cercados pelos inimigos, se escondem numa igreja da fictícia Porto Seguro, aguardando uma oportunidade para escapar em direção à área ocupada pelos seus companheiros. Um dos guerrilheiros se faz passar pelo padre que os poderosos do lugarejo esperam, enquanto o outro permanece escondido fabricando um barco para a fuga. Inesperadamente o falso padre começa a acreditar na nova identidade e procura se transformar em líder messiânico do lugar, envolvendo-se com os poderosos que torturam e matam um líder popular dentro da igreja. O falso padre entra em conflito com o colega guerrilheiro e morre após acreditar-se com poderes miraculosos. Classificação 16 anos.

Após a sessão, debate com o diretor do filme.

Dia 26, sessão às 19h30

Entrada franca

E MAIS

De 20 a 26 de março de 2009

Domingo, 22 de março – ingresso a R$1,00

CINE LUZ Rua XV de Novembro nº 822 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3261 (diariamente, das 14h30 às 21h). Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br

FELIZ NATAL (BR, 2008 – 100’). Direção de Selton Melo. Com Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Graziella Moreto. Homem que trabalha em ferro-velho, cercado de pedaços e peças enferrujadas, tenta montar o quebra-cabeça da própria existência e esquecer os fantasmas do passado. Perto do natal e das festas de final de ano, ele tenta uma reaproximação com a família disfuncional. A mãe é bêbada e viciada em psicotrópicos; o pai, separado da esposa, não o aceita; o irmão vive um casamento em crise; a cunhada está perdida entre as frustrações de um casamento naufragado; os sobrinhos pequenos crescem rapidamente e cercados por esses dramas de adultos. Na história ainda estão dois amigos do protagonista, ambos abandonados no tempo e cujas vidas se resumem em noitadas repletas de excessos. Classificação 14 anos

Sessões às 15h30, 17h30 e 20h

Sábado, dia 21 – sessões somente às 15h30 e 17h30

Domingo, dia 22 – sessões às 17h e 19h

Pré-estréia:

O SEGREDO DO GRÃO (França, 2007 – 151’). Direção de Abdel Kechiche. Com Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache. Slimane Beiji tem 60 anos e enfrenta um divórcio após anos de casamento. Sem emprego nem salário, ele é obrigado a seguir dependente de sua família, transformando-o num homem inútil para a sociedade e fracassado. Ele resolve focar em seu maior sonho: abrir um restaurante. Classificação 14 anos.

Sábado, dia 21 - sessão às 19h30


KIRIKOU – OS ANIMAIS SELVAGENS (Kirikou et les Bêtes sauvages – França/2005 – 75’). Animação dublada. Direção de Bénédicte Galup e Michel Ocelot. Kirikou é menino muito pequenino, nascido em uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura, o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas pequeninas poderiam entrar. Classificação livre.

Domingo, dia 22 – sessões às 10h30 e 15h30

Debate sobre obra de Leonardo Boff reúne Marina Silva, Patrus Ananias, o próprio Boff, entre outros

O livro Leituras críticas sobre Leonardo Boff (co-edição Editora Fundação Perseu Abramo e Editora da UFMG) será lançado durante debate com as presenças de Leonardo Boff, teólogo, Juarez Guimarães, organizador do livro, Marina Silva, senadora, Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Nilmário Miranda, presidente da FPA e Hamilton Pereira, do Conselho Curador da FPA. Será no dia 02 de abril, às 19hs, no Teatro dos Bancários, em Brasília.

LANÇAMENTO DE " Entre Margens de Afectos" NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

O Clube Literário do Porto tem o prazer de o convidar para o lançamento de Entre Margens de AFECTOS”, de Gabriela Silva e Aida Baptista, e pinturas de Manuel Martins, a ter lugar no Auditório do CLP, dia 19 de Março, pelas 21h30.
A apresentação será feita pelo Professor Ivo Machado, autor de Alguns Anos De Pastor (1981), Três Variações De Um Sonho (1995), O Homem Que Nunca Existiu (1997), Cinco Cantos Com Lorca E Outros Poemas (1998), Nunca Outros Olhos Seus Olhos Viram (1998), Adágios De Benquerença (2001).
O prefácio é da autoria de Alzira Silva.
A reserva de direitos da obra é oferecida ao Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro.

“Tu és apenas uma ilha. E não te encantes contigo própria, porque ninguém acredita em ti. Toda a gente sabe que tu e eu, somos assim. Capazes de assaltar a lua, de dizer asneiras, de rir à gargalhada e … momentos depois, jogar à paulada, jogar às escondidas com o tempo e morrer de dor. Este nosso feitio não joga nada a nosso favor.”
- Gabriela Silva
“ A biografia não começa no lugar onde se nasce. Tanto nos espera o berço de ouro, embrulhado em rendas de heráldica abrasonada, como o chão juncado de rosmaninho de uma aldeia por assinalar no mapa. Mas nasce-se sempre do ventre de uma mãe. E com ela percorremos todas esquinas da infância a cruzarem-se com as travessas de afectos que desaguam na praça comum da família.”
- Aida Baptista
Sobre as autoras:

Maria Aida Baptista nasceu em Pinheiros, concelho de Tabuaço. Com uma ano de idade foi para Angola, tendo vivido sempre na cidade de Benguela, onde estudou, casou, teve dois filhos e iniciou a sua carreira de docente. De regresso a Portugal, em 1975, fez a Licenciatura em História e uma Pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade de Coimbra e o Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas, na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1989 foi Leitora de Língua e Cultura Portuguesa do ICALP e Instituto Camões em Helsínquia, Toronto e Benguela. Publicou a sua primeira obra “Passaporte inconformado”, em 2003 e mais recentemente “O chão da renúncia”.

Gabriela Silva nasceu no dia 1 de Julho de 1953, em casa, na freguesia da Fazenda, concelho de Lages, ilha das Flores, onde sempre viveu. Licenciou-se em Português/ Francês pela Universidade Aberta e, apesar de ter desempenhado vários cargos ao longo da sua vida, a docência foi a sua actividade principal sendo, presentemente, professora aposentada. Entre 1984/1988 foi deputada à Assembleia Regional dos Açores. Porém, é na escrita que encontra a sua vocação maior. Anatomia de um sonho, poesia; (In) Confidências e Califórnias de Bruma, 1995; Nem bruxas nem homens maus, 1997; I Love Califórnia, 2000; em Alfred Louis, escritor de emoções, participa com uma Carta Aberta ao poeta e um poema; a antologia bilingue de poesia açoriana On a leaf of a blue tem incluídos dois poemas seus; Concerto a quatro mãos, 2006, em co-autoria com o poeta Américo Moreira e prefácio de Onésimo Teotónio de Almeida; em 2007, Mulher sem Rosto, com ilustrações da pintora Lurdes Maneta, Ilha, edição bilingue de poesia, em parceria com a fotógrafa americana Kristie McLean, (tradução da Prof.ª Drª Katharine F. Baker), uma colecção de postais das Flores com fotos de Sandy Ventura a ilustrar poemas seus, a que foi dada o nome de Palavras a cores e ainda outra colecção de postais, desta vez com fotos de Kristhie McLean e frases em português e inglês, que tomou a designação de Palavras de amor, cenários de liberdade. Nos finais de 2007, publicou Um conto de Natal que tem ilustrações dos alunos do 11º B, turma de Artes, da Escola Básica Integrada das Flores. Na RTP Açores, em 2003, deu rosto e voz a um programa em directo Olhares. Há dez anos que é responsável pelo suplemento Voz do Ocidente do jornal As Flores. Escreve letras para canções e outros eventos culturais destinados a crianças, tendo sido vencedora e premiada em alguns deles. É membro fundador do Lion´s Club Pérola do Ocidente da ilha das Flores, pertencente ao Distrito Múltiplo 115 do Lion's International. É colaboradora da revista Pessoas editada em Genéve, Suíça.

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

Comissão aprova criação do Dia Nacional do Jornalista

No dia 07/04, data de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), será comemorado o Dia Nacional do Jornalista. O projeto foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira.

O relator do projeto PLC 169/08, senador Gerson Camata (PMDB-ES), afirma que a homenagem se justifica já que a postura da ABI e os jornalistas contrários às afrontas cometidas contra o Estado de Direito no País foi histórica.

O projeto segue para votação no Plenário.

PRA QUE ?

terça-feira, 17 de março de 2009

REFORÇANDO - Centro Feminino promove oficina de canto popular

Felipe Abreu, preparador vocal de artistas consagrados, orienta o curso no próximo sábado (21), no Centro Paranaense Feminino de Cultura.

O Centro Paranaense Feminino de Cultura promove no próximo sábado (21) a Oficina prática de exercícios vocais para canto popular, com o professor e preparador vocal Felipe Abreu. A oficina dirige-se a cantores, professores de canto, fonoaudiólogos e regentes corais interessados em conhecer métodos de desenvolvimento, aperfeiçoamento, controle, tonicidade e resistência vocal. O curso acontece das 15h às 19h.

Felipe Abreu é carioca, professor de canto popular e preparador vocal de artistas consagrados, como Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Leo Jaime, Sandy & Junior, Gabriel O Pensador, Chitãozinho & Xororó, Paula Morelenbaum, Zeca Pagodinho, Cláudia Leitte, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, entre outros. Fez a direção vocal em aproximadamente 40 CDs e DVDs no Brasil. Na Itália, respondeu pela direção vocal das faixas em português em discos dos cantores Eros Ramazzotti e Tiziano Ferro. Foi o professor de canto das duas primeiras edições do programa Fama, da Rede Globo, em 2002.


Serviço:
Oficina prática de exercícios vocais para canto popular, com Felipe Abreu

Local: Centro Paranaense Feminino de Cultura – Rua Visconde do Rio Branco, 1.717

Data: 21 de março de 2009 (sábado), das 15h às 19h

Inscrições: R$ 60

Informações: (41) 3232-8123

OFICINA PRÁTICA DE EXERCíCIOS VOCAIS PARA O CANTO POPULAR COM O PROF. FELIPE ABREU - RJ

Esta oficina, de caráter eminentemente prático, se dirige a cantores, professores de canto, fonoaudiólogos, regentes corais e demais interessados em conhecer alguns dos principais exercícios utilizados pelo prof. Felipe Abreu com seus alunos, visando ao desenvolvimento, aperfeiçoamento, controle, tonicidade e resistência vocal.

Programa:
1. Exercícios posturais para o canto
2. Exercícios fono-articulatórios: lábios, língua, bochechas, articulação têmporo-mandibular
3. Exercícios respiratórios para o canto: ampliação de expansão intercostal, tonificação e controle de movimentos abdominais (baixo e alto abdome), controle do ar expirado com e sem fonação, aumento do tempo fonatório, identificação e tonificação dos pontos de apoio respiratório
4. Exercícios de abaixamento de laringe
5. A fonação inspiratória
6. Exercícios de exploração de ressonâncias, suas aplicações e sensações
7. O aquecimento vocal e suas funções
8. Exercícios de otimização glótica e focalização do som: fricativas com e sem oposição; exercícios com canudo
9. As vogais brasileiras orais e nasais e suas características; a importância da “moldura labial” no canto
10. Exercícios de equalização do som vocálico e de controle da nasalidade
11. Vocalises em staccato e suas funções
12. Vocalises em legato e glissando e suas funções
13. Vocalises para controle de dinâmica
14. Vocalises nos diversos registros vocais e a importância das “vogais facilitadoras”
15. Vocalises para controle de passagem de registro
16. Vocalises para desenvolvimento da extensão vocal
17. Vocalises de agilidade e flexibilidade
18. Vocalises para precisão de afinação
19. Vocalises para precisão rítmica
20. Exercícios para o desenvolvimento e controle do vibrato
21. Desaquecimento vocal

Dia: 21 de março das 15h as 19h
Investimento: 60,00
Inscrições e Informações: Centro Paranaense Feminino de Cultura
Tel.(41) 32328123 ou pelo email ana_cascardo@uol.com.br



FELIPE ABREU, carioca, é professor de canto popular. Atuou como preparador vocal de artistas consagrados como Adriana Calcanhotto, Roberto Frejat, Roberta Sá, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Leo Jaime, Sandy & Junior, Gabriel Pensador, D’Black , Chitãozinho & Xororó, Paula Morelenbaum, Zeca Pagodinho, Cláudia Leitte, Tico Santa Cruz (Detonautas), Arnaldo Antunes, Toni Platão, Toni Garrido, entre outros. Fez a direção/preparação vocal em cerca de 40 Cds/DVds no Brasil e, na Itália, fez a direção vocal das faixas em português em discos dos cantores Eros Ramazzotti e Tiziano Ferro. Foi o professor de canto das duas primeiras edições do programa “Fama”, da Rede Globo, em 2002.