sexta-feira, 2 de março de 2012

Fronteiras do Pensamento abre sua temporada 2012 com Amartya Sen

Prêmio Nobel de Economia realiza conferências em São Paulo e Porto Alegre

O projeto Fronteiras do Pensamento São Paulo abre sua 2ª edição trazendo ao Brasil o Nobel de Economia Amartya Sen, dia 23 de abril, na Sala São Paulo. Filósofo e economista indiano e professor em Harvard, Sen vai abordar uma questão central de seu pensamento: "o que devemos entender por uma sociedade justa?".

A programação completa do Fronteiras do Pensamento 2012 será lançada no dia 7 de março, quando o passaporte para todos as conferências estará à venda.

A pergunta que faz Amartya Sen remete a uma série de questões fundamentais, que dizem respeito aos conceitos de liberdade, desenvolvimento, diversidade e tolerância em um mundo ainda marcado pela pobreza e pela desigualdade. O foco do Fronteiras neste ano não é apenas discutir um certo "mal-estar" que toma conta de nossa civilização - já comentado em célebre texto de Sigmund Freud -, mas oferecer respostas a partir do ponto de vista de intelectuais engajados com importantes questões globais. "O mal-estar da nossa civilização", comenta o prof. Dr. Fernando Schüler, curador do Fronteiras, "se define pela dúvida sobre o modelo de desenvolvimento global no qual o planeta tem apostado, ao menos desde o pós-guerra. Em uma época que se orgulha dos avanços da ciência, é observado um crescimento inaudito do fundamentalismo e da intolerância religiosa. O Fronteiras do Pensamento provoca esta discussão".

Sobre Amartya Sen_ Estudioso do desenvolvimento humano e do bem-estar social, Sen virou celebridade em 1998 ao ganhar o Nobel de Economia, na primeira vez, em 30 anos, que o prêmio teve como alvo um trabalho voltado para a questão do bem-estar social. Considerado por seus críticos como um autor erudito, mas esclarecedor, as obras de Sen mostram-se reveladoras de conexões inusitadas entre a economia e a ética. É reconhecido internacionalmente por dedicar grande parte de sua vida ao combate à pobreza com análises, estratégias e soluções concretas. Seus conceitos também têm grande impacto no entendimento atual das ideias de riqueza e justiça.

Amartya Sen ocupa uma posição singular entre os economistas contemporâneos por sua originalidade e variedade de domínios para os quais contribuiu. Ele é autoridade mundial em teoria da escolha social (social choice theory) e economia do bem-estar (welfare economics). Entre suas contribuições destacam-se estudos mostrando como e por que a pobreza e a fome não são necessariamente eliminadas pelos booms econômicos e consequentes aumentos da renda média. Seus escritos têm influenciado análises e programas de organismos da ONU e do Banco Mundial, entre outros. Suas ideias que reforçam a corrente do pensamento econômico mais humanista e contraria uma linha da economia que olha mais para os números do que para as pessoas.

Um alicerce de toda a "economia filosófica" de Sen é a ideia de que a "vida boa" é aquela com escolhas genuínas, na qual ninguém é forçado a viver de forma específica. As oportunidades, para o autor, envolvem mais do que disponibilidade de recursos: são uma questão de capacidades (poderes para escolher, buscar e abandonar objetivos), e acessibilidade a recursos, que dependem muito das habilidades e talentos de cada pessoa. Para Sen, oportunidades reais não são parâmetros medidos por recursos disponibilizados, mas sim funções, cujos valores são determinados por fatores como direitos, expectativas, escolhas anteriores, auto-estima, voz na comunidade, etc. Como um grande estudioso das fomes ocorridas na Ásia e na África, Amartya Sencomenta que a pobreza, o desemprego, a insegurança social ou econômica, os costumes e os governos totalitários são condições sob as quais as pessoas podem deixar de conceber alternativas ou possibilidades de mudança.

Se para a welfare economics a regra básica é a existência de uma relação diretamente proporcional entre renda, consumo e satisfação, Sen tem procurado mostrar que é preciso fazer uma pergunta radical para expor a limitação desta teoria: onde está o valor próprio da vida humana? Para Sen, o desenvolvimento econômico precisa significar desenvolvimento do bem-estar social.

Outro conceito importante discutido por Sen é o de justiça. Seu mais recente livro publicado no Brasil, A ideia de justiça (Companhia das Letras, 2011), já é considerado hoje como a mais importante contribuição para o estudo sobre o tema desde o livro clássico de John Rawls, A teoria da justiça (1971). Problemas complexos como levar em conta a pluralidade de valores e escolhas das vidas individuais, como em que basear nossos juízos sobre a justiça, e como ponderar as exigências da liberdade e da igualdade são examinados com uma questão central: quais são as razões da justiça? Para Sen, "liberdade não é uma questão de zero e um. Há mais ou há menos. Assim como a falta de liberdade econômica afeta sua liberdade política, a falta de liberdade política também afeta sua liberdade econômica."

Biografia do painelista_ Amartya Kumar Sen nasceu em Santiniketan, Índia, em 1933. Foi professor em importantes centros de ensino e pesquisa em economia, tais como a Delhi School of Economics e a London School of Economics. Em Harvard, lecionou Economia e Filosofia por uma década. Desde 1998 é Reitor do Trinity College (Cambridge University), onde, em 1959, recebeu seu Ph.D. Seus mais de 30 livros vêm sendo traduzidos para dezenas de idiomas ao longo dos últimos 40 anos. Sen já recebeu mais de 90 diplomas honorários de reconhecidas universidades, incluindo Harvard, Yale, Columbia, Oxford e Sorbonne. Foi presidente da International Economic Association (1986-1989), da DevelopmentStudies Association (1980-1982) e é vice-presidente honorário da Royal EconomicSociety desde 1988. Ao receber o prêmio Nobel de Economia, em 1998, usou parte do dinheiro para formar um fundo para Índia e Bangladesh visando combater o analfabetismo, a desigualdade entre sexos, e a falta de atendimento médico básico. Suas mais importantes obras foram traduzidas no Brasil pela Companhia das Letras: A ideia de justiça (2011), Desenvolvimento como liberdade(2000) e Sobre ética e economia (1999).

Sobre o Fronteiras do Pensamento_ O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.

Segundo o curador do evento, prof. Dr. Fernando Schüler, o Fronteiras "quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos participantes uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas. Serão temas que nos trarão inquietação".

Realizado em Porto Alegre há cinco anos, o Fronteiras soma mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores. A temporada 2012 marca o segundo ano de atuação do projeto em São Paulo.

SERVIÇO:

O QUÊ: Conferência de abertura Fronteiras do Pensamento 2012 com Amartya Sen.

QUANDO: 23 de abril, às 20h30.

ONDE: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Luz).

INGRESSOS:

Passaporte para as oito conferências:

Plateia elevada: R$ 1.960,00

Plateia central: R$ 2.240,00

50% desconto para assinantes Folha de S. Paulo, alunos da Casa do Saber, assinantes e associados OSESP, estudantes, professores e terceira idade.

O pagamento pode ser parcelado em até 5x sem juros nos cartões de crédito.

Os ingressos não serão vendidos individualmente.

ONDE COMPRAR: Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 4003.1212 - SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA) e nas seis lojas da Livraria da Vila em São Paulo, a partir de 07 de março de 2012.

Mais informações no site www.fronteiras.com ou pelo telefone (11) 4007.1200.

Fronteiras do Pensamento São Paulo é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio da CPFL e Natura. Universidade parceira: Mackenzie. Promoção Folha de S.Paulo. Parceria cultural: Casa do Saber. Parceiros de mídia: Revista Piauí, TV Cultura e CBN.

APÓS PASSAR PELA ONU, CHEGA À CURITIBA A EXPOSIÇÃO “DE PEITO ABERTO”

Exposição mostra a luta de mulheres contra o câncer

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição fotográfica “De Peito Aberto”, que conta a história de vida de mais de 50 mulheres que enfrentaram a luta contra o câncer. São mulheres entre 18 e 70 anos, do Brasil, Espanha e Estados Unidos, de diversas origens, etnias e classes sociais. A mostra já rodou diversas cidades brasileiras e foi apresentada na sede da ONU, em Nova Iorque, no final de 2011 e na CAIXA Cultural no Rio de Janeiro. A abertura acontece no dia 06 de março às 18h30, com a presença dos idealizadores e curadores Vera Golik e Hugo Lenzi, e a entrada é franca.

A ideia do projeto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã, Andrea, e meu irmão, Peter, estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer, alguns meses depois”, conta Vera.

A exposição tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido – e realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a pacientese torne agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares e médicos de todo o país, que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível, e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado”, conta Hugo Lenzi.

Em 2011, o Projeto também recebeu inúmeros convites, como para abrir a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher, na Câmara dos Deputados, para participar do Seminário da Agência Nacional de Saúde, além de ter sido selecionado pela iniciativa Susan Komen for the Cure, instituição que há décadas trabalha pela conscientização sobre o Câncer de Mama em todo o mundo e pelo apoio às pesquisas pela cura do câncer, para desenvolver e implantar uma Campanha de Conscientização e Mobilização que leve a uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama em regiões de grande densidade demográfica na cidade de São Paulo.

Palestra Interativa:

No dia 21 de março, às 19h, haverá palestra sobre o tema no teatro da CAIXA Cultural. A sessão de diálogo conta com a presença dos mediadores, de pacientes, familiares, amigos, médicos, profissionais de saúde e do público em geral, com o intuito de fornecer informação de qualidade, estimular a conversa sobre o tema e quebrar os paradigmas.

Estará a venda, nesta mesma data, o livro “De Peito Aberto”, lançado em 2010 pela editora Alaúde. A obra, além de relatar a vivência dos autores com o câncer, dá ênfase à questão da humanização da medicina, apresentando entrevistas e imagens das pacientes de todo o Brasil, participantes do projeto “De Peito Aberto” e depoimentos de médicos e familiares, além do relato de desenvolvimento do projeto por todo o país. A ideia é estimular novas iniciativas que contribuam para o enfrentamento e superação de doenças graves e, para a humanização das relações entre pacientes, profissionais de saúde e pessoas envolvidas no processo.

Curadores:

Vera Golik:

Jornalista e escritora, Vera norteou sua carreira à beleza, à saúde, ao bem-estar e à autoestima da mulher. Foi editora especial de beleza e saúde da revista Nova (Cosmopolitan) por oito anos e assinou esta mesma editoria nas revistas Vogue e Elle. Desde 1996, a jornalista presta serviços para a Organização das Nações Unidas, especificamente para o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (ONU Mulheres), além de dirigir a ONG Elas Por Elas, um braço da americana Vital Voices (www.vitalvoices.org), que trabalha pelos direitos humanos e pela inclusão das mulheres na política e na economia. Vera representa ainda a organização como Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Vera ganhou o prêmio Abril de Jornalismo (1990 e 2001) e foi eleita a melhor editora de beleza do Brasil em 1998, em um dos mais reconhecidos eventos de moda do país, o Phytoervas Fashion Awards. Em 2010 recebeu a Medalha Ruth Cardoso pelo Conselho da Condição Feminina de São Paulo e, em 2011, foi nomeada pela American Cancer Society como Embaixadora Global para o Câncer no Brasil, em função da sua liderança na sociedade civil para humanização da medicina, em especial do tratamento do câncer.

Hugo Lenzi:

Fotógrafo desde 1978, Hugo Lenzi iniciou sua carreira no cinema como assistente de câmera em 1972, fazendo os programas Globo Shell Especial. Lenzi foi assistente de fotografia de 1974 a 1977 e montou seu próprio estúdio em 1978, começando a fotografar para as revistas Playboy, Status, Vogue, Moda Brasil, Claudia, Claudia Moda, Nova, Elle, IstoÉ, entre outras publicações. Realizou também trabalhos fotográficos de publicidade para inúmeras agências: Denison, Almap, Lintas, Thompson, Propeg, etc. Entre seus principais clientes diretos estão a Pirelli, Rhodia, Unilever, Santista, Alpargatas, Vila Romana, Petrobrás, Usiminas e outros.

O fotógrafo ganhou em 1996 o prêmio de fotografia da ABIGRAF – Associação das Indústrias Gráficas do Brasil pela campanha de marca do Empório Santa Maria. Atua como colaborador do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), elaborando projetos gráficos e audiovisuais e projetos sociais ligados ao terceiro setor. É sócio-diretor da empresa Fundo Infinito - Comunicação e Responsabilidade Social, assumindo a direção de criação e fotografia de revistas, livros e projetos sociais e culturais voltados principalmente para a auto-estima da mulher. Em 2003, expôs na Bienal de São Paulo na mostra “Talentos da Fotografia”. Desde 2005, vem desenvolvendo com Vera Golik o projeto “De Peito Aberto”, exposição apresentada em 2011 na sede da ONU, em Nova York.

Serviço:

Exposição “De Peito Aberto”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Visita Guiada e abertura: 06 de março às 18h30

Visitação: de 07 de março a 01 de abril de 2012

Horário: De terça a quinta das 9h às 20h, sexta e sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 19h

Ingressos: Entrada Franca.

Informações e agendamento de visitas guiadas: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural


Correção na programação. O horário válido é o abaixo:

10 de março (sábado)

TEMA: NARRATIVAS FAMILIARES

- 14h30 – “Desi”

- 16h20 – “The Marina Experiment”

- 16h45 – Debate: Marina Lutz e Elizabeth Moreschi

TEMA: INSERÇÃO SOCIAL

- 18h – “Síete Instantes”

- 19h50 – “Our City dreams”

- 21h15 – Debate: Helena Freddi e Xênia Melo

I Mostra de Documentários de Mulheres na CAIXA Cultural



Documentários do projeto “Reflexos de AnA” abordam temas relativos à condição feminina


A CAIXA Cultural apresenta “Reflexos de Ana - I Mostra de Documentários de Mulheres”, de 07 a 10 de março. Identidade, relações amorosas, maternidade, narrativas familiares e inserção social são os temas centrais que irão conduzir o discurso em cada dia da mostra, que conta com a exibição de dois filmes e um bate-papo entre o público e duas pesquisadoras convidadas.


Com curadoria de Jessica Candal, realizadora do documentário “O Espelho de AnA que estreou na CAIXA Cultural no ano passado, a programação conta com filmes como “Our City Dreams”, de Chiara Clemente, “A Falta que me Faz”, de Marília Rocha e “The Marina Experiment”, de Marina Lutz.

Os debates contam com a presença de realizadoras como Carla Gallo, Jessica Candal e Marina Lutz e de pesquisadoras das artes plásticas, psicanálise, antropologia e filosofia. A aposta é no diálogo como uma forma de tecer conhecimento e assim contribuir para a dissolução do preconceito e promoção da igualdade e da justiça - ações fundamentais quando nos debruçamos sobre a condição feminina na atualidade.

O site da mostra (http://reflexosdeana.com/), além da programação, conta com um espaço para impressões e comentários do público.

Programação:

07 de março (quarta-feira) – TEMA: IDENTIDADE

- 18h30 – “O Espelho de Ana”

- 19h35 - “Tarachime”

- 20h50 – Debate: Jessica Candal e Monja Cohen

08 de março (quinta-feira) – TEMA: RELAÇÕES AMOROSAS

- 18h – “Philys and Harold”

- 19h45 – “A falta que me faz”

- 21h10 – Debate: Miriam Adelman e Juliana Luz

09 de março (sexta-feira) – TEMA: MATERNIDADE

- 18h30 – “Meninas”

- 20h05 – “O aborto dos outros”

- 21h20 – Debate: Carla Gallo e Elisa Carvalho

10 de março (sábado)

TEMA: NARRATIVAS FAMILIARES

- 14h30 – “The Marina Experiment”

- 16h20 – “Desi”

- 16h45 – Debate: Marina Lutz e Elizabeth Moreschi

TEMA: INSERÇÃO SOCIAL

- 18h – “Síete Instantes”

- 19h50 – “Our City dreams”

- 21h15 – Debate: Helena Freddi e Xênia Melo

Sinopses:

“O Espelho de Ana” (Jessica Candal - Brasil, 43´, 2011)

Dirigido por Jessica Candal, o documentário relata a investigação da diretora-personagem a respeito da sua condição enquanto mulher. Através do espelhamento em pessoas íntimas, como a avó, mãe, marido, amigas e a filha de uma delas, sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.

Tarachime” (Naomi Kawase – Japão, 43´, 2006)

O documentário observa a “vida” através da experiência do nascimento de uma criança. Gerar uma vida nova significa dividir a nossa vida. O filme sublima para um estágio superior em que é possível testemunhar o nó amarrando uma vida com outra.

Philys and Harold” (Cindy Kleine - E.U.A, 85´, 2008)

Baseando-se em uma vida inteira de filmes e entrevistas caseiras de sua família e feitas ao longo de 12 anos, a cineasta Cindy Kleine mistura reportagem, cinema verité e animação para descobrir segredos de família e contar uma história que não poderia ser exibida publicamente enquanto seu pai estava vivo: um casamento desastroso de 59 anos.

“A falta que me faz” (Marília Rocha - Brasil, 85´, 2009)

Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.

Meninas” (Sandra Werneck - Brasil, 72´, 2006)

No dia em que completa 13 anos, Evelin descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acaba de se desligar do tráfico de drogas para o qual trabalhava na Rocinha, Rio de Janeiro, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre.

The Marina Experiment” (Marina Lutz - E.U.A, 18´, 2009)

Após a morte de seu pai, Marina Lutz começou a separar e catalogar mais de 10.000 fotografias, filmes Super 8 caseiros e rolos de fitas de áudio. Enquanto a evidência se monta nos arquivos, ela descobre uma infância definida pelo voyeurismo agressivamente obsessivo de seu pai e cumplicidade passiva de sua mãe. Usando as imagens que uma vez se reuniram para humilhá-la, Marina vira a mesa para criar um documento arrepiante de abuso psicológico e sobrevivência rompida e ao mesmo tempo, servir como um lembrete de que muitas contusões são profundas, invisível, mas não menos prejudiciais.

O aborto dos outros” (Carla Gallo - Brasil, 73´, 2008)

O Aborto dos Outros é um filme sobre maternidade, afetividade, intolerância e solidão. A narrativa percorre situações de abortos realizados em hospitais públicos – previstos em lei ou autorizados judicialmente – e situações de abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da crimininalizção para as mulheres e aponta para a necessidade de revisão lei brasileira.

Desi” (Maria Augusta Ramos - Holanda, 90′, 2000)

Desi é uma menina de 11 anos como outra qualquer. Ela vai para a escola todos os dias, ouve os CDs da moda, fofoca com as amiguinhas e briga com os meninos na hora do recreio. Mas quando o sinal anuncia o final da aula e todas as outras crianças vão para casa com os pais, ela senta na rua em frente à escola, tira o seu celular da mochila e telefona para o pai, que, como sempre, se esqueceu de aparecer. A mãe de Desi se suicidou quando ela tinha 18 meses. O filme é uma história de sobrevivência: de como uma criança se adapta ao meio familiar e social em que vive.

Our City dreams” (Chiara Clemente - E.U.A, 85´, 2008)

Filmado ao longo de dois anos, “Our City Dreams” é um convite para visitar os espaços criativos de cinco mulheres artistas, cada um dos quais possui sua própria energia, direção e paixão. Estas mulheres, que se estendem por diferentes décadas e representam diversas culturas, têm uma coisa em comum além de fazer arte: a cidade para qual viajaram e agora chamam de lar – Nova York.

Síete Instantes” (Diana Cardozo - México, 90´, 2008)

Síete Instantes é a história de mulheres que foram guerrilheiras no Uruguay no inicio dos anos 70. A partir de um enfoque intimista o filme gira em torno dos momentos de decisão e das encruzilhadas pessoais com o acúmulo de decisões éticas e emocionais que envolvem. O documentário busca a experiência e olhar de indivíduos comuns em situações expecionais e aprofunda a carga de tensões, medos e contradições próprios desses instantes de “entrega” da História.


Serviço:
Cinema: “Reflexos de Ana – I Mostra de Documentários de Mulheres”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 07 a 10 de março de 2012

Horário: Verificar a programação

Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h).

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Vocal Brasileirão abre inscrições para novos cantores




O Vocal Brasileirão, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, irá selecionar cantores para as vozes de contralto e barítono. As inscrições serão recebidas no período de 5 a 9 de março de 2012, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no setor de produção do Conservatório de MPB de Curitiba. A ficha de inscrição e toda a documentação necessária para participar da seleção estão à disposição dos interessados no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.
Os candidatos devem possuir experiência comprovada na área de canto popular e serão submetidos à avaliação de uma banca composta por profissionais de renome, contemplando as etapas de análise de currículo, prova prática e prova de leitura. Os testes ocorrerão nos dias 15 e 16 de março, em horários a serem definidos. Informações pelo telefone (41) 3321-2855, com Beth Carlos.
Os resultados serão divulgados no dia 19 de março de 2012. Os candidatos selecionados deverão se apresentar ao setor de produção do Conservatório de MPB, entre os dias 19 a 20 de março, para efetivar sua admissão no Vocal Brasileirão.

Serviço:
Inscrições para vagas de contralto e barítono no Vocal Brasileirão
Data e horário: de 5 a 9 de março de 2012 (segunda a sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Local: setor de produção do Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico)
Ficha de inscrição e relação de documentos necessários para participar da seleção estão disponíveis no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Quadrinhos independentes em debate na Gibiteca



A Gibiteca de Curitiba abriga nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, a primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba com o objetivo de debater o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”. A entrada é franca.
“O formato do evento é bastante simples e tem como propostas informar e aproximar os artistas do seu público”, adianta Marcelo de Oliveira, fundador do Estúdio UCM Comics. “Queremos fomentar os quadrinhos independentes em Curitiba, cidade que possui artistas competentes e criativos nessa área”, complementa.
A valorização dos quadrinistas curitibanos está ligada à Editora Grafipar, fundada em 1977 e responsável por lançar no mercado um grande número de artistas gráficos. A importância da Grafipar na área da HQ foi tão expressiva, que vários artistas do eixo Rio/São Paulo adotaram Curitiba para dar vazão às suas publicações. Com o fim da editora, os artistas novamente se espalharam e, desde então, os cartunistas curitibanos precisam fazer o caminho inverso para publicar suas criações.
Marcelo pretende retomar o sucesso das HQs em Curitiba, nos anos 80, quando a cidade foi polo quadrinista. “Está na hora de trazer os nossos artistas para cá novamente, pois eles estão migrando para Rio e São Paulo para lançar seus trabalhos”, enfatiza.
Uma das medidas incentivadoras do Estúdio UCM Comics de Curitiba é a publicação da revista “Fantasia”. No encontro desta terça-feira (7), estará à venda a segunda edição do projeto editorial que leva às páginas da revista cenas do cotidiano curitibano, inserindo o leitor em suas histórias. “A intenção é que o fã de quadrinhos sinta aquilo que imaginamos que o nova-iorquino, leitor de Homem Aranha, sente ao ver sua cidade nas páginas da revista”, destaca Marcelo.

Serviço:
Primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba, com debate sobre o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”.
Data e horário: dia 7 de março de 2012 (quarta-feira), às 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada franca

Lançamento do livro de Renée de Carvalho no Rio de Janeiro

Lançamento do livro de Renée de Carvalho no Rio de Janeiro
O lançamento do livro Uma vida de lutas - Renée France de Carvalho no Rio de Janeiro será no dia 15/03, às 19h, na Livraria Travessa do Leblon. A livraria fica no Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205). Nesta obra editada pela Editora Fundação Perseu Abramo,Renée relata sobre sua militância política, seu relacionamento com Apolonio de Carvalho e sobre a vida na cladestinidade no Brasil. Leia mais sobre o livro.



Coletânea para subsidiar o debate sobre as mulheres

8 de março
Coletânea para subsidiar o debate sobre as mulheres

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Perseu Abramo reúne artigos, pesquisas e publicações para subsidiar o debate sobre a situação das mulheres e a luta por seus direitos. Conheça a coletânea