sexta-feira, 23 de março de 2018

Dois roteiros da linha turística circulam neste fim de semana


Tem passeio de sobra neste final de semana para turistas e santistas. Neste sábado, às 15h, acontece o passeio mensal da Linha Conheça Santos-Morros, com saída do Posto de Informações Turísticas (PIT) do Gonzaga (funciona no Posto de Salvamento 3). É preciso fazer reserva, a partir das 13h, no telefone 3284-4375 ou diretamente no PIT, mas em caso de chuva  o tour é cancelado.


Também no sábado e domingo, às 10h e 14h, é realizado o city tour panorâmico, com embarque no mesmo local e duas horas de duração – o ponto de parada para visitação deste final de semana é o Museu de Arte Sacra, no Centro Histórico. Os passageiros da linha têm 50% de desconto no ingresso e pagarão R$ 2,50.
Cada roteiro da Linha Conheça Santos, com monitoria de guia de turismo durante todo o trajeto, custa R$ 15,00, pagos diretamente ao motorista do micro-ônibus. Para o city tour não há necessidade de reserva antecipada.

MORROS – O roteiro turístico da Linha Conheça Santos-Morros enfoca a força da tradição e da cultura das comunidades portuguesa e cigana. A  primeira parada é o Complexo Turístico, Cultural e Esportivo do Morro São Bento, onde o 
Rancho Folclórico Típico Madeirense apresenta a riqueza da cultura lusitana, com muita música, dança, bordados da Ilha da Madeira e doces portugueses.
Na sequência, o passeio segue para Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), onde os integrantes da comunidade cigana apresentam as cores e movimentos de sua história milenar. Uma exposição de artesanato e bijuterias típicas também fazem parte da programação.

O local de visitação deste final de semana é o Museu de Arte Sacra, instalado em 1982 no complexo arquitetônico beneditino, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento. Com um acervo de mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX, expõe esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias.
O city tour é realizado todos os sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, oferecendo a cada final de semana um local diferente para visitação. A linha circula diariamente (exceto segunda) nas temporadas de verão e inverno.  


 
CITY TOUR – Cerca de 40 locais de interesse turístico-cultural integram o itinerário da Linha Conheça Santos, city tour panorâmico que envolve, entre outros, os palácios Saturnino de Brito (Sabesp) e José Bonifácio (Prefeitura); museus Pelé, Café, Pesca, Mar e Marítimo; Monte Serrat e Parque Roberto Mário Santini.