quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ipea: estudo traz novos dados sobre Empreendimentos Econômicos Solidários no Brasil



Estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresenta os principais resultados de mapeamento realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) junto a empreendimentos de economia solidária em todo o Brasil, de 2009 e 2013. O estudo utiliza a definição de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) como empreendimentos coletivos(organizações suprafamiliares, singulares e complexas, tais como associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de troca, redes etc.), permanentes (que disponham ou não de registro legal) e que realizem atividades econômicas de produção de bens ou serviços, fundos de crédito (cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares), comercialização e consumo solidário.

Ao todo, o mapeamento do Sies identificou 19.708 empreendimentos organizados e distribuídos entre 2.713 municípios brasileiros, entre 2009 e 2013. A maior parte deles (40,8%) se encontra no Nordeste, cerca de dois terços desse total foram constituídos a partir do início da década de 2000 e mais da metade se encontra em áreas rurais (54,8%), contra 34,8% de EES urbanos e 10,4% que se identificaram tanto rurais quanto urbanos. Segundo o estudo, 52,6% dos EES são formados por agricultores familiares/assentados de reforma agrária. Os EES envolvem 1.423.631 associados, sendo 803.373 do sexo masculino (56,4% do total) e 620.258 do sexo feminino (43,6%). Em média são 73 associados(as) por EES, mas a maioria dos EES são compostos por menos de 20 sócios(as), 41,7%, e outros 32,6% possuem entre 21 e 50 sócios(as).

Quanto ao alcance de mercados, os dados mostram que a atividade comercial dos EES está restrita basicamente ao âmbito local: 86% dos EES afirmaram que comercializam seus produtos diretamente com os consumidores finais, e outros 39% negociam com revendedores ou atacadistas. É importante notar que o comércio direto com órgãos governamentais envolve 15% dos EES, em sua maioria empreendimentos de agricultores familiares que comercializam via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Por volta de 60% dos EES declararam não estarem articulados ou participarem de órgãos de representação política e movimentos sociais. Mesmo assim, um percentual de 40% envolvidos é significativo. Também, 62,9% dos EES afirmaram que tiveram acesso a algum tipo de assessoria ou qualificação técnica no ano anterior à pesquisa, e 37,1% não tiveram acesso algum.

Em relação a estudos anteriores, este mostra que os EES continuam com os mesmos problemas estruturais, como dificuldade de formalização, capacidade de comercialização de produtos e serviços, acesso a crédito e financiamentos. O banco de dados apresentado pelo estudo é um importante material de pesquisa sobre a economia solidária no país e pode subsidiar novas ações e políticas públicas. É importante também fortalecer as instâncias participativas para que os próprios atores possam influir na construção de políticas efetivas para suas atividades.



Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista

As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora,
não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.


www.fpabramo.org.br

Rec-Beat comemora 20 anos com atrações do Brasil, Nigéria, EUA, Áustria, Argentina, Peru e Colômbia




Dorit Chrysler, Keziah Jones, Luiz Melodia, Mombojó, Juçara Marçal, Jam da Silva, Man or Astro-Man?, Russo Passapusso, DJ Dolores: Banda Sonora, Lucas Santtana e Matalanamão são algumas das atrações que se apresentam entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Cais da Alfândega

Não é incomum ouvir falar sobre o poder que a música tem de conectar pessoas de diferentes gerações, sotaques, culturas. Usando sons e timbres organizados, artistas e bandas podem transportar a plateia para lugares (geográficos e emocionais) onde nunca esteve antes. Também é possível fazer com que a audiência desperte para aspectos da própria identidade individual e coletiva que antes pareciam obscurecidas. Seja de maneira consciente ou inconsciente, essa é a experiência que provavelmente tem atraído milhares de pessoas, há duas décadas, a escrever com seus corpos, mentes e sensações a história do Rec-Beat.

O festival, que integra a programação oficial do Carnaval do Recife, comemora 20 anos reunindo alguns dos mais relevantes nomes da atual cena musical brasileira e internacional. O esforço para garimpar, buscar o novo e nunca cair no lugar comum continua sendo uma das grandes marcas do evento criado pelo produtor e jornalista Antonio “Gutie” Gutierrez. É bom ressaltar que essa verve contemporânea tem dialogado festiva e construtivamente com manifestações artísticas mais tradicionais, sejam do Brasil ou de outras nações.

De 14 a 17 de fevereiro, no Cais da Alfândega, o público poderá apreciar atrações cujas sonoridades passeiam pelo blues, cumbia, eletrônica, rock, soul e outros formatos quase inclassificáveis. De Pernambuco o Rec-Beat destaca nomes que, integrados ao espírito do evento, se esforçam para explorar novas e instigantes experiências sonoras.

É o caso do percussionista e compositor Jam da Silva, que apresenta aos conterrâneos o segundo disco, Nord. Também trazendo como elemento principal de seu trabalho a percussão, Lucas dos Prazeres apresenta seu projeto Lucas e a Orquestra dos Prazeres, onde as batidas dos tambores revelam novas fusões e experimentações sonoras. Helder Aragão, o DJ Dolores, sobe ao palco acompanhado pela Banda Sonora – nome que também dá título ao disco que reúne trilhas musicais compostas para filmes brasileiros e traz ao festival um show inédito. Entre eles os premiados Tatuagem, dirigido por Hilton Lacerda e O som ao redor, assinado por Kléber Mendonça Filho.

Com quase 15 anos de história, o Mombojó apresenta o show do novo álbum, Alexandre, um dos mais criativos e ousados do grupo. Tagore e Matalanamão representam duas faces do rock pernambucano. O primeiro atualiza a estética híbrida desenvolvida nos anos 1970 por nomes como Alceu Valença e Ave Sangria, como pode ser atestado em Movido a vapor, seu primeiro e elogiado álbum. Já o Matala, como também é carinhosamente chamado, com mais de duas décadas de estrada, faz um punk rock marcado pela irreverência e malícia.

Assim como Tagore, o baiano Russo Passapusso também busca inspiração setentista para desenvolver seu trabalho. No entanto, em vez do rock ele bebe na fonte do soul norte-americano e brasileiro, além de samba, capoeira, samba rock e tropicalismos. Também da Bahia, Lucas Santtana volta ao Rec-Beat (onde tocou em 2010) para apresentar a ciência musical de Sobre noites e dias, lançado no ano passado. Outro vizinho nordestino que participa dessa edição história do Rec-Beat é a Coutto Orchestra. O som dos sergipanos é marcado pelo encontro de ritmos nordestinos como a taieira, o maracatu de brejão e a marujada, os quais dialogam com o tango, a cumbia, valsas e marchas.

Em 2004, o produtor Gutie intensificou pesquisas e viagens a fim de estreitar laços e gerar conexões sonoras e afetivas entre artistas das Américas e o sempre antenado e aberto público do Rec-Beat. Na edição daquele ano, o festival apresentou a banda uruguaia Abuela Coca. Desde então, o evento passou a prestigiar diversos outros nomes do cenário ibérico e latino. Em 2015, Dengue Dengue Dengue! (Peru) e Mitú (Argentina) mostram suas criações calcadas em sons eletrônicos e caribenhos. Cumbia, rock e jazz são os principais elementos que dão vida ao som do cantor e multi-instrumentista argentino Axel Krygier.

Representando o Sudeste do Brasil, o paulista Thiago Pettit mostra show baseado no disco Rock n’ roll sugar darling. Integrante da seminal e criativa banda Metá Metá, a carioca Juçara Marçal deve satisfazer a grande vontade de admiradores que desejam curtir ao vivo canções de Encarnado. O disco de estreia da carreira solo da cantora foi incluído em diversas listas de melhores do ano de 2014. Também do Rio, Luiz Melodia, uma das grandes vozes nacionais toca pela primeira vez no Rec-Beat.

Dos Estados Unidos, os performáticos rapazes da Man or Astro-Man? devem eletrizar os foliões com sua surf music nervosa. Mais emotivo, porém não menos visceral, é o blues do prodígio Marquise Knox. O nigeriano Keziah Jones une suas raízes africanos ao funk dos anos 1970. Com a ajuda do teremim, a austríaca radicada nos EUA Dorit Chrysler encanta multidões com uma musicalidade intrigante e hipnótica.
Ao final dos shows, Chico Correa – Baile Muderno (PB), Analog Africa (Alemanha), Omulu (RJ) e Nego Moçambique (DF) mantêm o público animado até as primeiras horas da madrugada. Já nas aberturas de cada noite e intervalos das atrações o som fica por conta dos DJs pernambucanos Soma e Vinicius Leso. 

Recbitinho
Mantendo a tradição de também envolver os foliões mirins, o festival traz nas tardes da segunda e terça de carnaval o Recbitinho, que acontece no térreo do Paço Alfândega. Neste ano, ele apresenta os espetáculos ítalo-brasileiros Tuttotorna, do grupo Giullari Del Diavolo, e Alice e Il Mago, da Cia Circo Il Bianconiglio.

Causos históricos
A história do Rec-Beat se confunde intimamente com o desenvolvimento da cena musical pernambucana dos anos 1990. As primeiras edições aconteceram em Olinda. A partir de 1999, o evento passou a integrar a programação oficial do Carnaval do Recife. Relatar os inúmeros acontecimentos memoráveis ocorridos no festival certamente preencheria um livro de muitas páginas.

Em 2001, o público deu um enorme trabalho aos seguranças e fez com que os integrantes da banda norte-americana Mudhoney trocassem olhares entre si, em cima do palco, os quais misturavam sentimentos de espanto e satisfação. O Cordel do Fogo Encantado ganhou projeção nacional a partir da apresentação no festival, em 1999. Rodas punk compostas por gente fantasiada se formaram durante o explosivo concerto do Replicantes, em 2005. Odair José foi ovacionado, em 2011, por um público que, em sua maioria, nem tinha nascido quando ele encantava milhões de corações apaixonados Brasil afora. Importante influência do saudoso Chico Science, a banda paulista Fellini realizou uma das mais emocionantes apresentações da sua carreira.

Lenine, Nação Zumbi, Criolo, Mundo Livre S/A, Boogarins, João Donato, Emicida, Siba, Otto, Tom Zé, Vanguart, Pato Fu, Bomba Estéreo, Eddie, Céu, Gabi Amarantos, Bloco Quanta Ladeira, Gang do Eletro, Agridoce, Os Mulheres Negras são alguns dos muito outros nomes que deixaram grandes marcas na memória afetiva de quem os assistiu no palco do Rec-Beat.

O Festival Rec-Beat é patrocinado pela Prefeitura do Recife, tem apoio do Governo do Estado de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, dia 14
20h - DJ Vinicius Leso* (PE)
21h - Axel Krygier (Argentina)
22h - DJ Dolores: Banda Sonora (PE)
23h10 - Russo Passapusso (BA)
00h30 - Lucas e A Orquestra dos Prazeres (PE)
01h45 - Chico Correa - Baile Muderno (PB)

Domingo, dia 15
19h30 - DJ Soma* (PE)
20h - Matalanamão (PE)
21h - Tagore (PE)
22h - Dorit Chrysler (Áustria/EUA)
23h10 - Dengue Dengue Dengue! (Peru)
00h30 - Man or Astro-man? (EUA)
01h45 - Analog Africa (Alemanha)

Segunda, dia 16
17h - Recbitinho - Espetáculo: Tuttotorna, Grupo: Giullari Del Diavolo (Itália)
19h30 - DJ Vinicius Leso* (PE)
20h - Coutto Orchestra (SE)
21h - Thiago Pethit (SP)
22h - Jam da Silva (PE)
23h10 - Marquise Knox (EUA)
00h30 - Mombojó (PE)
01h45 - Omulu (RJ)

Terça, dia 17
17h - Recbitinho - Espetáculo: Alice e O Mago, Grupo: Cia Circo Il Bianconiglio (Itália/Brasil)
19h30 - DJ Soma* (PE)
20h - Mitú (Colômbia)
21h - Juçara Marçal (RJ/SP)
22h - Keziah Jones (Nigéria)
23h10 - Lucas Santtana (BA)
00h30 - Luiz Melodia (RJ)
01h45 - Nego Moçambique (DF)

(*) Aberturas e intervalos entre as atrações.

SERVIÇO
Festival Rec-Beat - 20 anos
​​
De 14 a 17 de fevereiro

Entrada gratuita
Cais da Alfândega, Bairro do Recife

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

CIDADES- FANTASMA SÃO REGISTRADAS POR DIMITRI LEE PARA EXPOSIÇÃO NA GALERIA DE BABEL


Fotografias em preto e branco captam o que sobrou das cidades salitreiras, espalhadas pelo deserto ao norte do Chile


No dia 10 de fevereiro, terça-feira, a Galeria de Babel abre a exposição “Salitreiras”, de Dimitri Lee, nas quais o fotógrafo exibe 16 trabalhos produzidos nas cidades salitreiras, espalhadas pelo deserto na região norte do Chile – redutos industriais que tiveram seu auge na primeira metade do século XX e que são agora cidades-fantasma. A exposição fica em cartaz na galeria até o dia 30 de março.
Em uma viagem ao deserto do Atacama para testar uma nova máquina panorâmica, Dimitri Lee tomou conhecimento sobre a história das cidades salitreiras e decidiu averiguar. Encantado pelo que encontrou por lá e atormentado pela falta de registros fotográficos da região, deu início a uma série de viagens, munido de uma câmera 8 x 10 polegadas.
“Há poucos registros fotográficos das salitreiras, e existem centenas delas. Algumas estão em bom estado de conservação, outras semi-conservadas e algumas são quase sítios arqueológicos, com apenas algumas ruínas restantes”, detalha o fotógrafo. “Há na exposição uma fotografia dos resquícios de uma torre, que é tudo o que resta de uma dessas salitreiras”, conta ainda.
Essas cidades industriais de exploração do salitre começaram atividade no final do século XIX na região, com capital inglês e tecnologia alemã. “O salitre serve para a produção de fertilizante e de pólvora. Rendeu muito dinheiro em tempos de paz e mais ainda em guerra”, explica Dimitri. Com o advento da amônia sintética, possibilitando a produção de fertilizante industrial, as salitreiras entraram em colapso. Foi após essa crise que a Bolívia acabou perdendo para o Chile sua saída para o Oceano Pacífico.
Entre 2005 e 2011, Dimitri Lee fez incontáveis viagens à região. A opção pela máquina 8 x10 tornou o processo mais lento. “Eu ficava hospedado nos hotéis mais próximos, que ficam pelo menos 200 km distantes da região, acordava de manhã e ia pra lá fotografar. Há quem diga que a qualidade das 8 x 10 continuam superiores às câmeras digitais ainda hoje, mas eu optei por essa técnica por gosto pessoal. Eu só conseguia carregar dez chapas de filme por vez na mochila, então só tinha dez cliques a cada ida às salitreiras. Quando você está com uma câmera digital, você vai registrando direto. Com uma 8 x 10, é necessário observar muito atentamente, pois cada clique envolve muito custo”, conta Dimitri.
As fotografias foram impressas no MR Estúdio Digital em jato de tinta piezográfica sobre papel de algodão. O estúdio é um dos pouquíssimos proprietários no mundo de uma impressora de 160 cm para tinta piezográfica, à base de carvão – apenas pigmento, sem corante. Essa técnica confere às impressões maior riqueza de tons de cinza e também muito mais durabilidade.
Embora Dimitri Lee tenha feito esses registros imagéticos da região, não enxerga seu trabalho como um documento histórico. “Eu fui pra lá como turista. Não pertenço àquele local, não tenho conexão com essa história. O meu registro é artístico”, diz. “Mas essa história ainda vai precisar ser contada”, conclui.

A galeria – Fundada em 1999 por Jully Fernandes, a Galeria de Babel consolidou seu papel no cenário brasileiro de artes plásticas, sendo a primeira a trabalhar exclusivamente com fotografia. A convite da Magnum Photos de Nova York, na época dirigida por Mark Lubell, atualmente diretor do ICP – International Center of Photography, de 2009 a 2011, a galeria trabalhou em parceria na América Latina para venda de fine art prints e projetos culturais.
A Galeria de Babel inaugurou no final de 2014 seu novo espaço, instalado na esquina da Alameda Lorena com a Rua Ministro Rocha Azevedo, na charmosa Vila Modernista, construída pelo arquiteto Flávio de Carvalho. Com adaptações feitas pelo arquiteto Stephan Steyer, a Babel se apresenta como um cubo branco que integra seu entorno de maneira harmônica, como uma galeria de vila. Os pisos originais, de cerâmica e de taco, foram mantidos, bem como a escada de madeira.
A Galeria de Babel participa de feiras de arte, como a SP-Arte, SP-Arte Brasília, SP Arte/Foto e P/ARTE. Entre seus artistas representados estão Araquém Alcântara, Steve McCurry, Elliott Erwitt, Ara Güler, Thomas Hoepker, Luiz González Palma, Zoe Zapot, Dimitri Lee e Paolo Ventura. Além de galeria, a Babel atua como agência e realiza inúmeras exposições em parcerias com museus, galerias, institutos culturais, festivais, feiras de arte e grandes leilões, onde os artistas são promovidos em âmbito nacional e internacional, trabalhando ainda em projetos em parceria com os maiores nomes da arquitetura e decoração.

O artista – Nascido em São Paulo, em 1961, Dimitri Lee, autodidata, começou a carreira trabalhando como assistente nos estúdios da Editora Abril em 1978, onde atuou até 1980. Em 1981 montou estúdio próprio e começou a trabalhar com publicidade, atendendo as principais agências do Brasil. Em 2000 começou a utilizar o formato panorâmico em projetos de expressão pessoal. Embora tenha muita experiência em informática, tem resistência no seu uso em fotografia, preferindo usar filme de grande formato. Entre suas exposições de destaque estão “Templos Politeístas” (Cinemateca Brasileira, São Paulo, 2006), exposição do acervo da MEP – Maison Européenne de la Photographie, que possui cinco obras da série “Salitreiras” (Paris, 2013), e “Exerianas” (Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, 2014).

Exposição “Salitreiras”, de Dimitri Lee, na Galeria de Babel
Abertura da exposição: 10 de fevereiro, às 19h30
Visita guiada às 18h30
Visitação: de 11 de fevereiro a 28 de março
De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Vila Modernista (Alameda Lorena, 1257), Casa 2, Jardim Paulista – São Paulo

Telefone: (11) 3825.0507

Bula lança álbum de estreia em São Paulo dia 06 de fevereiro



Uma das maiores surpresas do rock nacional, o trio Bula lançou seu primeiro álbum, “Não Estamos Sozinhos” (Deck), no final do ano passado. Formado pelos ex-integrantes do Charlie Brown Jr, Marcão Britto (guitarra e voz) e Pinguim (bateria), e a baixista Lena Papini (ex-A Banca), o grupo segue cheio de garra para rodar o país divulgando o novo trabalho. Os fãs paulistas serão os primeiros que terão a oportunidade de vê-los ao vivo. O show de lançamento do disco será na próxima sexta-feira (06), no Da Leoni.

O álbum foi gravado no estúdio Electro Sound (Santos/SP) e o próprio Marcão assina a produção com André Freitas. O guitarrista também é autor das 15 faixas que estão no CD. Em tom muito pessoal, que ele considera autobiográfico, as letras trazem um desabafo, falam de mudanças e assuntos mais densos, como a morte, a falsidade, acontecimentos cotidianos e o amor. Porém, abordados de forma leve e otimista, como num ‘jogo de luz e sombra’. Esses assuntos são embalados por um rock enérgico, com leves pitadas do estilo punk californiano e do grunge.

O repertório do show traz todas as músicas de “Não Estamos Sozinhos”, entre elas a já conhecida “Doses Gigantes” (https://www.youtube.com/watch?v=6ry5R2zlW0Y), em execução nas rádios do segmento de todo país. Ainda estão no setlist: “O Sol Dela Brilhou”, “Só na Contabilidade”, “Dilemas”, “Armas de Lado”, “Isqueiro” e “Ela Nasceu pra Mim”, uma das últimas escritas pelo cantor Chorão, falecido em 2013. A faixa título soa como uma homenagem aos fãs, dizendo que com eles o trio sempre está em boa companhia.

Essa será a primeira grande oportunidade de sentir ao vivo todo o vigor que o grupo santista tem a oferecer.

Serviço
Show: Bula - Lançamento de “Não Estamos Sozinhos”
Data: 06 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 23h
Local: Da Leoni 
Endereço: Rua Augusta, 591 – São Paulo/SP
Valor da entrada: R$20 (mulher) / R$30 (homem) ou R$70 consumação (homem e mulher)
Informações: (11) 3926 3495 / /www.daleoni.com.br
Capacidade da casa: 450 pessoas

Censura: 18 anos

Tito Marcelo lança segundo álbum



Pernambucano radicado em Brasília, o músico e compositor Tito Marcelo sempre foi ligado à música. Neto de maestro, a​os seis anos ganhou o primeiro violão e nunca mais largou o instrumento. Participou de bandas na adolescência, depois começou a compor e, em 2011, gravou seu primeiro disco. A repercussão foi tão boa que Tito lança agora o segundo álbum, “Pra Ficar no Sol”.

Com produção e arranjos de Renato Fonseca (Ed Motta, Alceu Valença, Djavan), o CD traz 12 faixas, todas de autoria de Tito, que empresta sua bela voz às composições, que falam dos encontros e desencontros da vida moderna.

Acompanhando seu ‘canto de pássaro’, uma banda da pesada; João Viana (bateria), Lui Coimbra (violoncello), André Vasconcellos (baixo), Renato Fonseca (teclados), João Lyra (viola e violão), Marcelo Martins (sax e flauta), Marcos Suzano (percussão), Alexandre Katatau (baixo) e Vinicius Rosa (violão e guitarra).

Mais informações: www.titomarcelo.com

Hugin Munin lança videoclipe de “Look Skyward and Despair”

A banda Hugin Munin, um dos nomes mais promissores do heavy metal nacional, lançou videoclipe da música “Look Skyward and Despair”, segundo single do elogiado EP “MOUNTAINBREAKER”. Este é o segundo clipe da carreira do grupo.


A Hugin Munin, uma das promissoras bandas do atual cenário do metal nacional, lançou oficialmente videoclipe para “Look Skyward and Despair”, segundo single do elogiado EP “MOUNTAINBREAKER”.

O cenário escolhido por Surt (vocalista), Thorgrim (guitarra), Hjalmar (guitarra), Carcharoth (baixo) e Troll (bateria) foi um sombrio sitio no interior do Estado de São Paulo. O registro audiovisual tem a assinatura da equipe Loud Factory/NaCena Studios e também conta com a participação da atriz Iris Dessaune.

Confira o resultado em https://www.youtube.com/watch?v=PTvvCOgI_f4.

Recentemente, a Hugin Munin apresentou videoclipe para “Flight of Ravens”. Assista em https://www.youtube.com/watch?v=8MpNK0j-xRk.

O EP “MOUNTAINBREAKER” chega para dar sequencia ao excelente resultado conquistado no debut álbum “Ten Thousand Spears for Ten Thousand Gods”. Cada vez mais experientes, a Hugin Munin segue explorando a temática nórdica. Este novo material faz parte de uma trilogia, que deve ser encerrada em 2015, com o lançamento de um livro escrito pelo vocalista Surt.

O track list oficial é o seguinte:
01. Flight of Ravens
02. Bastards are Those
03. Look Skyward and Despair
04. The Wild Hunt (Prologue)
05. Mountainbreaker

“MOUNTAINBREAKER” está à venda no iTunes (https://itunes.apple.com/album/ep-mountainbreaker-ep/id794459682) e na web store oficial do grupo em http://huginmunin.bigcartel.com.

Produtores interessados em contratar um show da Hugin Munin devem enviar e-mail para press@theultimatemusic.com.

Links relacionados:
http://www.facebook.com/huginmuninofficial
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR
https://www.facebook.com/loudfactory
https://www.facebook.com/nacenastudios.saopaulo

Paura apresenta fotos promocionais de nova formação

O Paura, um dos nomes mais respeitados do hardcore sul-americano, recentemente estreou nova formação durante o festival Circuito Brasil Hardcore, e agora apresenta oficialmente fotos e vídeos já com o baterista João Limeira (ex-Deforme), de apenas 22 anos, que substitui o renomado Fernando Schaefer. Banda está promovendo o novo álbum “Tameless”.



Banda está promovendo o bem-recebido álbum “Tameless” – foto: Herivelton Jow Head

O Paura, um dos nomes mais respeitados do hardcore sul-americano, revelou novas fotos que serão utilizadas para promoção de “Tameless”, considerado um dos melhores discos lançados em 2014, segundo a revista Roadie Crew.

A sessão de fotos aconteceu no jardim do Parque do Ipiranga, em São Paulo, e tem a assinatura do fotógrafo Herivelton Jow Head.



Recentemente, o grupo também divulgou vários vídeos da performance especial no festival Circuito Brasil Hardcore. Esta apresentação ficou marcada pela estreia do baterista João Limeira (ex-Deforme), de apenas 22 anos, que substitui o renomado Fernando Schaefer.

Confira os vídeos abaixo:
“The Privilege”: https://www.youtube.com/watch?v=DI1JDzAaaXs
“N.W.A”: https://www.youtube.com/watch?v=m00mgAtrwHo
“No Hard Feelings!? FUCK YOU”: https://www.youtube.com/watch?v=Gh7fwyZ626I

Nos próximos dias, Fabio Prandini (vocal), Rogério FR (guitarra), Claudinei Ferreira (guitarra), Paulo Demutti (baixo) e João Limeira (bateria) vão anunciar shows importantes, tanto no Brasil, como no exterior.

Confira o videoclipe produzido para a música “The Privilegie” em https://www.youtube.com/watch?v=YiGEVviZbGc.

Ao longo de diversas turnês pela América do Sul e Europa, a máquina do medo está ainda mais forte e devastadora. O Paura detém 19 respeitados anos de carreira e se destacou devido a grandes performances e bons discos lançados como “First Release” (1996), “Reflex of Difference” (1998), “The Myth is Dead” (2003) e “YouKillUsWeOverCome” (2005).

Links relacionados:
https://www.facebook.com/paura3rdworld
http://paura.iluria.com/
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

III Cúpula da CELAC


Nos dias 28 e 29 de janeiro aconteceu a III Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em San José, Costa Rica. Um dos principais pontos da pauta desta reunião foi a discussão de medidas para o combate à pobreza na região. Dois dias antes do Encontro, a Cepal divulgou um relatório sobre o panorama social na América Latina, que indica uma estagnação na redução da pobreza na região. Segundo os dados agregados, entre 2002 e 2012 a pobreza diminuiu de 43,9% para 28,1% da população latino-americana e caribenha. Contudo, o ritmo da redução tem caído desde 2008. De acordo com a Cepal, seria possível separar esta redução progressiva em dois períodos: queda mais acentuada de aproximadamente 10% entre 2002 e 2008 e de 5% entre 2008 e 2012. Desde então o percentual se mantém em torno de 28% em 2013 e na projeção para 2014. Registra-se também nos últimos dois anos um pequeno aumento no índice da pobreza extrema, de 11,3 para 12% na região.
Diante deste cenário, entre as primeiras medidas do Plano de Ação 2015 da Celac estão ações de cooperação na área de desenvolvimento social e agricultura familiar, com o compromisso de erradicar a fome até 2025 na região, com a implementação do Plano de Segurança Alimentar elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) FAO, Cepal e Associação Latino-americana de Integração (Aladi).
Do ponto de vista geopolítico e econômico, esta III Cúpula também ocorre em um momento significativo. Os presidentes e as presidentas presentes saudaram a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, e demandaram o fim do bloqueio econômico que assola a economia cubana há décadas. Ainda que o bloco não tenha mediado diretamente esta aproximação, vale contextualizá-la nos movimentos progressivos de esvaziamento da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de construção de um espaço político latino-americano mais autônomo, ainda que diverso, tendo na própria realização da II Cúpula da Celac em Cuba, há um ano, um marco simbólico.
Além disso, 2015 promete ser um ano importante para a consolidação da Celac como um fórum institucionalizado de interlocução com outras regiões. Isto já se esboçou no início do ano no Fórum Ministerial Celac-China e voltará à tona com a II Cúpula Celac-União Europeia, em junho, em Bruxelas.

Em um cenário internacional no qual novas e velhas potências disputam espaço e no qual os países latino-americanos e caribenhos, com seus modelos diversos de inserção internacional, sofrem com os impactos da crise global e da queda acentuada nos preços da commodities, consolidar a coordenação política, apesar das diferenças, será essencial para garantir peso em negociações, tanto inter-regionais, quanto no âmbito multilateral, que neste ano terão capítulos importantes, como o regime de mudanças climáticas pós-Kyoto e os novos objetivos de desenvolvimento pós-2015.

Análise: Terra Budini, internacionalista
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor,
não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.

Proponentes captaram valor total reservado para o Mecenato em 2015


Renúncia fiscal de R$ 10,1 milhões financiará mais 109 projetos culturais

Pelo terceiro ano consecutivo os recursos disponíveis para o fomento cultural através do Mecenato Subsidiado foram captados integralmente. Os R$ 10,1 milhões reservados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 financiarão 109 projetos em diversas áreas culturais. Os proponentes aprovados para a primeira captação serão divulgados na próxima segunda-feira (9).
O edital do Mecenato Subsidiado vigente é de 2011 com a lista de aprovados divulgada em 2013 e prazo para a captação de dois anos e meio. Os 466 projetos foram autorizados a captar potencialmente R$ 46 milhões, valor equivalente a cinco anos e meio da média anual do Mecenato. Destes projetos, 65 são da categoria iniciante com potencial de captação aproximado de R$ 3,5 milhões. Os 401projetos da categoria não-iniciante têm potencial de captação aproximada de R$ 43 milhões.
Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, os recursos do Mecenato Subsidiado são insuficientes para acompanhar o crescente volume e a qualidade da produção cultural em Curitiba. “É fundamental a ampliação de aporte de recursos públicos para a cultura e uma articulação entre Prefeitura, Governo do Estado e União, em particular na cooperação e complementação entre os fundos de incentivo e fomento da cultura e da arte”, avalia.

Histórico e novo edital

Em 2013, 148 projetos iniciaram a captação. O valor total destinado era de R$ 10,4 milhões e este total foi atingido em novembro. Em 2014, 120 projetos conseguiram iniciar captação, sendo que o valor total destinado foi de R$ 10,9 milhões, atingido em maio. Em 2015, o valor total destinado – e já atingido pelos 109 projetos – foi de R$ 10,1 milhões.
Vencerão, em 2015, 188 projetos. Contudo, a FCC lançará um novo edital do Mecenato no primeiro semestre deste ano. Os proponentes não contemplados poderão atualizar e inscrever seus projetos para nova seleção.

O valor reservado para projetos aprovados de artistas não iniciantes é de até R$107 mil e, para iniciantes, de até R$53,5 mil.
O incentivo através do Mecenato Subsidiado baseia-se na renúncia fiscal pela Prefeitura de até 2% da arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Quem define o valor anual a ser destinado até este limite é a Secretaria Municipal de Finanças. O valor é discutido na Câmara Municipal durante a aprovação da LOA.

Confira a lista dos projetos que iniciaram captação em 2014

Coral Brasileirinho abre inscrições para seleção de novos integrantes



O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, abre inscrições para o teste de seleção de novos integrantes. Para participar, a criança deve ter no mínimo 8 anos e no máximo 10 anos de idade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na recepção do Conservatório de MPB de Curitiba, diariamente, das 9h às 18h. Informações pelo telefone (41) 3321-2855, com Bete Carlos.
O teste acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2015, das 19h às 21h, com agendamento feito pela ordem de inscrição, sendo que o candidato deve chegar com dez minutos de antecedência do horário marcado. A criança deverá cantar uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, e será avaliada pelos diretores do Brasileirinho. Os resultados serão divulgados a partir do dia 02 de março, em edital afixado na entrada do Conservatório de MPB. Os aprovados não pagam mensalidade e já participam das atividades normais do coral, que têm início com os ensaios, no dia 04 de março (quarta-feira).
O coral – Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo. Com direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel, o Brasileirinho tem um histórico com perto de 150 apresentações, acumulando 12 espetáculos temáticos e mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

Serviço:
Inscrições para teste de seleção de novos integrantes do Coral Brasileirinho
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Centro Histórico)
Data e horário: até o dia 28 de fevereiro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Ingresso: gratuito
O teste será realizado nos dias 6 e 7 de março de 2013, das 19h às 21h, com agendamento feito pela ordem de inscrição.
Os resultados serão divulgados a partir do dia 11 de março, em edital afixado na entrada do Conservatório de MPB.
Informações: (41) 3321-2855, com Bete C
arlos

BATE-PAPO DISCUTE VIDA E OBRA DE JOÃO TURIN


 
A vida e obra do artista paranaense João Turin são tema de bate-papo na Fnac Curitiba no dia 9 de fevereiro (segunda-feira), às 19h30, com participaç
ão do produtor cultural Maurício Appel e do fotógrafo Maringas Maciel. Turin também está sendo relembrando com exposição que o fotógrafo Maringas Maciel apresenta na galeria da Fnac desde o começo do ano e permance em cartaz até 28 de fevereiro. Batizada como “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a mostra traz as fotos que ilustram o livro sobre a vida e obra do escultor, escrito pelo crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, recém-lançado. Appel é gestor de um grande acervo de obras de Turin, que está sendo restaurado.
 
Turin destacou-se no cenário artístico nacional e internacional como grande representante da escultura animalista. Tornou-se conhecido pelo seu traço muito particular, ganhando destaque acima de tudo pelas onças, tigres, leões, tapires, cobras, cães e outros animais, ferozes ou domésticos, que imortalizou no bronze. Estes personagems eram representados ora em repouso, ora em acirrados combates, sempre com agudo senso de observação, e assumindo evidentes conotações simbólicas.
 
 
BATE-PAPO –  A OBRA DE JOÃO TURIN
 
DATA: Dia 9, Segunda-feira.
HORÁRIO: às 19h30
ENTRADA: franca.
LOCAL: Fnac Curitiba  | Park Shopping Barigui
ENDEREÇO: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, Curitiba, PR.
INFORMAÇÕES: www.agendafnac.com.br
 
A exposição pode ser visitada no mesmo horário da Fnac Curitiba
HORÁRIOS: segunda a sábado das 11h às 23h, domingos e feriados das 14h às 20h.
 
 

 

FCC abre inscrições para Laboratórios de Leitura e Oficinas de Criação Literária



A Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba abriu, nesta segunda-feira (2), as inscrições para os Laboratórios de Leitura e Oficinas de Análise e Criação Literária que acontecem no Palacete Wolf  e na Associação Vovô Vitorino, no bairro Tatuquara, a partir de março. Os interessados têm até o próximo dia 20 para solicitar a ficha de inscrição pelo email coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br. Para participar basta doar um livro literário.

Laboratórios
Os Laboratórios de Leitura têm como principal objetivo incentivar as pessoas a que se tornarem mediadoras de leitura para atuar como multiplicadores em suas comunidades, propondo atividades de incentivo à leitura. Sob a orientação de um profissional responsável, os participantes percorrerão um trajeto de quatro meses de estudos lendo e conversando sobre literatura e refletindo a respeito de leitura. 
Nestas atividades os integrantes têm como meta, ao término do período, a construção e execução de projetos de incentivo à leitura junto à população. Os laboratórios oferecem certificação de 80 horas para os participantes que tiverem, no mínimo, 80% de presença.

Oficina
As Oficinas de Análise e Criação Literária buscam subsidiar os interessados no ofício da escrita literária por meio da leitura e análise de obras da literatura, permitindo aos participantes que entrem em contato com a produção de vários escritores e teóricos da literatura e reflitam sobre processos criativos, tanto através de leituras como de sua própria produção de textos literários. As oficinas oferecem certificação de 40 horas para os participantes que tiverem, no mínimo, 80% de presença.
Laboratórios de Leitura
Inscrições: 02/02 a 20/02
Informações e inscrições: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br
Valor: Doação de um livro literário
Datas, locais e horários que ocorrerão os Laboratórios de Leitura
• Laboratório de Leitura “O Sentido da Leitura: Uma Investigação Coletiva sobre o Ato de Ler”
Ministrante: Flavio Stein
Dia/Horário: Terças-feiras, 14h30 às 18h
Local: Associação Vovô Vitorino (Rua Tenente-Coronel Manuel Eufrásio Assumpção, 410. Santa Rita – Tatuquara)
Datas: 3/3; 10/3; 17/3; 24/3; 31/3; 7/4; 14/4; 28/4; 5/5; 12/5; 19/5; 26/5; 2/6; 9/6; 16/6; 23/6.
• Laboratório de Leitura “Diz aí, Bicho: Os Animais nas Narrativas Literárias”
Ministrante: Assionara Souza
Dia/Horário: Terças-feiras, 14h às 18h
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Largo da Ordem)
Datas: 3/3; 10/3; 17/3; 24/3; 31/3; 7/4; 14/4; 28/4; 5/5; 12/5; 19/5; 26/5; 2/6; 9/6; 16/6; 23/6.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

James celebra o Carnaval cheio de atrações em maratona de festas



James celebra o Carnaval cheio de atrações em maratona de festas


James comemora o Carnaval este ano com uma maratona da Quarta Rock Grito de Carnaval (11.02) à Quarta Rock de Cinzas (18.02), cheia de  atrações para todos os gostos, ações promocionais imperdíveis e, claro, aquele clima de folia a semana toda, pra todo mundo se divertir muito.

Tudo começa na Quarta Rock Grito de Carnaval (11.02), com os DJs residentesAle Dantas, Claudinha Bukowski Pablo Busetti recebendo o convidadoGabriel Soto Bello, aniversariante do dia. Na quinta-feira (12.02) é a vez da¡MIRA! Entrada del Carnaval!, festa que tem dado o que falar e que celebra ritmos calientes e latinidades, com batidas tropicais, sob o comando de Giu NunezGuibe e os convidados Nirso (SP)Karina Gallon e Ailen Scandurra.

O final de semana de Carnaval estará bastante movimentado e se estende até a segunda-feira. Na sexta-feira (13.02), a Discotraxx na Folia segue com a maratona festiva na pista repleta de nu-disco, indie dance e house, com os residentes Ale Dantas e Claudinha Bukowski  e o irreverente convidadoAlemão UC, DJ do duo Drunk Disco e produtor da festa Avalanche Tropical. APOPLine do Momo (14.02) vem na sequência, com o melhor do pop radiofônico e do eletro pop pra todo mundo se jogar até o dia amanhecer, junto dos DJs Ale DantasDenis Pedroso Lu Padilha.

No domingo (15.02), é vez da abertura de temporada 2015 da Batalha de iPod Carnavalesca, que terá mudanças no formato da competição com oito equipes. A produção é de Denis Pedroso, com apresentação e de Sandra Carraro e presença de convidados. Na segunda (16.02), a festa continua com oBaile do Macaco, o sempre disputado Cambalacho, com os DJs Anaum Jeff, ao lado do convidado, o veterano DJ Ploc, velha guarda do hip-chop curitibano.

Como ninguém é de ferro, na terça a casa fecha para recarregar as baterias e encerrar a semana em grande estilo, com a Quarta Rock de Cinzas, que se tornou um tradicional “ponto final” de Carnaval para os baladeiros curitibanos.  A noite terá os residentes Ale DantasClaudinha Bukowski ePablo Busetti e o convidado Claudio Yuge. E, pra ajudar a curar a “ressaca” da maratona festiva, a casa libera água de coco free para o público, durante a noite, até durar o estoque gratuito.

Durante toda a semana, o público poderá curtir também o double caipirinha, entre as 22h e 24h, e receberá adereços para entrar no clima da folia, com colares havaianos, confetes, purpurina e serpentina, máscaras e óculos coloridos. E, para levar o registro para casa, o fotógrafo Lucas Costa estará distribuindo fotos feitas em uma máquina Polaroid, com revelação imediata.

Assim como no ano passado, a identidade visual da semana será baseada nos trabalhos do artista gráfico estadunidense  Keith Haring, que ganhou notoriedade ao fazer divertidas e dinâmicas ilustrações no metrô novaiorquino durante os anos 70.

Rainha do Carnaval de Curitiba em 2014, Larissa Damas, estará presente durante a semana festiva do James para desfilar em algumas noites e mostrar também muito samba no pé. E, para encerrar, a casa também oferece dez drinks com descontos até o final do verão, com os melhores de 2014 a precinhos convidativos.

QUARTA 11.fev: 22h
A balada das guitarras aproveita o clima de Carnaval para abrir a maratona de festas que só acaba na Quarta Rock de Cinzas. DJs residentes Ale Dantas, Claudinha Bukowski, Pablo Busetti. Convidado Gabriel Soto Bello (B-Day).
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
DOUBLE DRINK de destilados nacionais das 22h e 24h.
DISTRIBUIÇÃO de colares havaianos.
R$ 15.

QUINTA 12.fev: 22h
Cumbia, salsa, mambo, afrobeats, samba, chicha e chá chá chá. Ritmos calientes, ferventes, em festa dedicada à latinidades e batidas tropicais. Com os residentes Guibe e Giu Nunez e os convidados DJ Nirso (SP)Karina GallonAilen Scandurra.
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
DISTRIBUIÇÃO de confetes e serpentinas.
R$ 15.

SEXTA 13.fev: 22h
Nu-disco, house  e indie dance pra cair na gandaia durante o Carnaval. DJs residentes Ale Dantas Claudinha Bukowski. Convidado Alemão UC (Drunk Disco).
50% DE DESCONTO na entrada até 24h.
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
SHOTS DE TEQUILA no balcão.
DISTRIBUIÇÃO de máscaras de Carnaval.
R$ 20.

SÁBADO 14.fev: 22h
A noite pop e eletro pop do James também entra na folia. DJs residentes Ale Dantas, Denis Pedroso Lu Padilha.
SORTEIO DE VIPS com participação na fanpage do Facebook, a partir das 13h do dia da festa.
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
DEGUSTAÇÃO DE DRINKS ao longo da noite.
DISTRIBUIÇÃO de colares havaianos.
R$ 25.

DOMINGO 15.fev: 22h
Oito equipes fazem “combate musical” no palco do James, em nova temporada, com mudança de formato. DJ residentes Denis Pedroso e convidados. Apresentação de Sandra Carraro.
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
DISTRIBUIÇÃO de máscaras de personagens.
R$ 20.

SEGUNDA 16.fev: 22h
Baile do Macaco faz a festa da fusão sonora com inspirações carnavalescas. Com os DJs residentes Jeff Bass e Anaum. Convidado DJ Ploc.
DOUBLE CAIPIRINHA das 22h às 24h.
DISTRIBUIÇÃO de óculos coloridos.
R$ 25.

*TERÇA 17.fev: 22h
FECHADO

QUARTA 18.fev: 22h
Final da maratona de Carnaval com uma noite mais suave e tão divertida e dançante quanto os outros dias. Pra curar a ressaca e se despedir da folia com muita festa. DJs residentes Ale Dantas, Claudinha Bukowski e Pablo Busetti.Convidado Claudio Yuge.
DISTRIBUIÇÃO de água de coco ao longo da noite.
DOUBLE DRINK de destilados nacionais das 22h às 24h.
R$ 15.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso sitewww.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.