sábado, 18 de abril de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z - 21



POEMA VIII


Você que nasceu
com a marca do grilhão-avô
com olhar insubmisso
dos novos negros que virão
A você meninino-noite
que brinca com fuzis no Congo
esperando os trapos sujos
das instituições internacionais
A você menino-noite
dedico meu poema
Que o grito dos tam-tans
sejam ouvidos
pelas Onus do universo
Que cicatrizes ancestrais
mudem o curso do rio de sangue
que ficou atrás
Meu menino-noite
que todo o leito
que lhe foi negado
sirva de estrume 
para os que virão
poder cantar
à noite seus spirituals
Poder bailar altivo
Viver sem muros
sem a paralisia da cor
Menino-noite de todos os universos
seu canto será cantado
seu sonho será sonhado
se u grito será ouvido
seu sangue devolvido
pelos negros que virão
Menino-noite da Africa esquecida
toca seu tambor também
bate seu bater batido
A igualdade nunca virá sem luta
Apressa a pressa
os tempos são mudados
é hora de investir
A tradição apodrece nos convênios
nas assembléias
nas casas de prostituição
Sorri !
Pois sua luta é a nossa
Sua liberdade é o nosso preço
para que as gerações vindouras
de meninos negros
seja apenas mais uma geração
de meninos fortes
que cantam e dançam
sob o mesmo sol.




Myrtha

Marise Marra lança novo álbum




Desde sua estreia, em 2005, a guitarrista, cantora e compositora Marise Marra vêm desbravando seu caminho na música brasileira com uma determinação inabalável. Munida de talento, autenticidade e uma inquestionável habilidade no domínio das seis cordas, a mineira de nascimento e paulista de coração, rompe barreiras num universo predominantemente masculino e lança Funny Love, seu terceiro e mais eclético álbum.

O rock avassalador, forjado à base de riffs e solos de guitarra, marca registrada de Marise Marra, ganhou, neste novo trabalho, um tempero pop com pitadas de MPB, funk, folk e até elementos da música eletrônica. Com músicas cantadas em português e em inglês, Funny Love foi gravado no estúdio Norcal (São Paulo) e traz convidados especiais como o conceituado violoncelista Jonas Moncaio, a cantora lírica Dadá Cyrino, o baterista Daniel Gohn e o baixista Raoni Passeto.  

Além de assinar a produção do álbum ao lado do produtor norte-americano Brendan Duffey (Angra, Kiko Loureiro, Dr. Sin e Billy Sheehan, entre outros) Marise ainda é responsável por todas as composições (algumas letras em parceria com Cabeto Rocker e Willian Figueiredo), arranjos, vocais, guitarras, violões e baixos (com exceção da faixa “Bird”).

Funny Love está sendo lançado nos formatos CD e digital, pelo selo Amellis Records, com distribuição da Tratore e também está disponível nas principais plataformas de música via streaming. O primeiro single, “Amor Bandido”, pode ser baixado gratuitamente no perfil da artista na SoundCloud www.soundcloud.com/marisemarra-1.

Mais informações: www.marisemarra.com.br

Polysom lança compacto em vinil da Pitty





Em 2014, Pitty lançou “SETEVIDAS”, álbum que trata de superação, resistência e resiliência, combinados ao melhor do rock da cantora e compositora. Nesse mês, chegou às lojas seu novo DVD, “Pela Fresta”, um registro feito durante as gravações do disco. E os desdobramentos do trabalho mais recente não param por aí: a Polysom preparou e lança agora o compacto (7 polegadas) em vinil, intitulado “Serpente”.

No lado A, um dos destaques de “SETEVIDAS”, a música que dá título ao compacto. Em alta execução nas rádios do país, essa é o maior exemplo da temática abordada no último trabalho e da incorporação sutil de ritmos africanos. Virando o disco, está o clássico de Rita Lee, “Agora Só Falta Você” (Rita Lee/Luiz Sérgio Carlini), que Pitty gravou especialmente para a abertura do seriado Malhação, da Rede Globo. Com produção de Rafael Ramos, a versão é uma atualização da gravação original, agora registrada no formato-paixão de Pitty: o vinil.

Na próxima quarta-feira (22) a cantora fará uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Pitty – Livraria Cultura
Data: 22/04 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP)
Entrada Gratuita (senhas limitadas)

FCC inicia processo para eleição do Conselho Municipal da Cultura



Estão abertas as inscrições de candidatos ao Conselho Municipal da Cultura de Curitiba para o biênio 2015-2017. Os procedimentos destinados à eleição de membros da sociedade civil e da comunidade artística organizada para a formação do Conselho estão nos editais 023/2015 e 024/2015, disponíveis no site da FCC. O período de inscrições encerra no dia 15 de maio e as eleições estão marcadas para 22 de maio.
O Conselho Municipal da Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais, é constituído por 25 membros titulares e 25 membros suplentes. Nove vagas titulares e nove suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Aos representantes da comunidade artística e cultural são destinadas sete vagas titulares e sete suplentes. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos.
Sociedade civil - Na eleição de membros da sociedade civil, podem se candidatar cidadãos que atuem na área cultural e sejam reconhecidos em suas comunidades como participantes, organizadores ou incentivadores da cultura. Os candidatos devem comprovar a atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. A inscrição desses candidatos deve ser feita nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, junto às nove regionais do município.
Cada regional elegerá um membro titular e um suplente. Qualquer pessoa pode participar como eleitora, bastando apresentar, no dia da eleição, na regional onde reside, carteira de identidade e título de eleitor. O cadastramento, tanto dos candidatos como dos eleitores, só pode ser realizado nas regionais onde se localizam suas respectivas residências ou domicílios.
Comunidade artística - O cadastramento das entidades eleitoras (pessoas jurídicas) e candidatos (pessoa física), representantes da comunidade artística e cultural, deve ser feito no protocolo da Fundação Cultural de Curitiba – Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças. Os candidatos também devem comprovar a atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.
As organizações culturais precisam comprovar que desenvolvem atividades culturais há pelo menos um ano. Só podem participar entidades sem fins lucrativos, como associações, sindicatos, sociedades civis e demais entidades cujos objetivos sociais envolvam a representação de trabalhadores ou produtores do segmento cultural, ou que visem desenvolver, divulgar e apoiar a manifestação cultural naquelas áreas artísticas.
A partir do dia 16 de maio, a Fundação Cultural de Curitiba divulgará no site a relação das entidades habilitadas a participar na qualidade de eleitoras bem como dos candidatos inscritos. As eleições acontecem no dia 22 de maio, das 13h às 20h. A votação para membros representantes da sociedade civil será realizada nos próprios núcleos regionais (o edital 023/2015 contém a relação de endereços). A votação para membros representantes da classe artística será no Palacete dos Estudantes (R. Carlos Cavalcanti, 1157 – bairro São Francisco).

Serviço:                     
Inscrições de eleitores e candidatos a membro do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba
Data: de 15 de abril a 15 de maio de 2015.
Os editais 023/2015 e 024/2015, com informações sobre as normas e todos os procedimentos referentes à eleição de membros do Conselho, estão disponíveis no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link Editais e Portarias.


DIDI CAILLET É HOMENAGEADA NO ENCONTRO LITERÁRIO DO GRACIOSA


 
Figura de destaque na cultura e sociedade curitibana, a poetisa Didi Caillet é homenageada na edição da próxima quinta-feira (23/4) do Encontro com a Palavra, evento literário do Graciosa Country Club. A partir das 19h30, na Sede Social, o pesquisador Paulo Koehler, que escreveu um livro e prepara um documentário sobre Didi, discorre sobre a importância desta personagem histórica, que movimentou a cidade a partir dos anos 1920. Ex-Miss Paraná e autora de três livros, Marie Delfine Caillet, ou simplesmente Didi, foi a primeira mulher a gravar um disco de poesia no Brasil. Também esteve à frente de atos pela maior participação das mulheres na política e em outras áreas. Faleceu em 1982, deixando saudades como uma das primeiras “musas” do Paraná. O evento é organizado pelo Conselho da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, do Graciosa.
 
A curiosa história de Didi marca importantes momentos culturais na cidade. Com 19 anos, foi a primeira paranaense a disputar o concurso de Miss Brasil nos anos 1920. Não saiu vitoriosa, mas demonstrou elegância e nobreza, conquistando o público do evento e promovendo a imagem do Paraná. Ela iniciou diversas modas em Curitiba, de perfumes a cortes de cabelo, passando até pelos carros: em uma época em que era incomum mulheres dirigindo, Didi desfilava com uma “baratinha”, conversível importado da marca Nash. Hoje, há uma praça na cidade com seu nome, relembrando sua influência. No Graciosa, animava as noites de domingo declamando versos com desenvoltura, gerando aplausos dos graciosanos.
 
Paulo Koehler é psicanalista, professor, escritor, fotógrafo e pesquisador, autor de “Didi Caillet – A Musa dos Paranistas”. Estudou a fundo a intensa vida cultural e social de Didi, comentando ainda sobre sua relação com o cinema na época. A obra apresenta detalhes de sua vida, enquanto apresenta também parte da história do Graciosa, por sua convivência e ativa participação social.
 
 
ENCONTRO COM A PALAVRA – DIDI CAILLET
 
Data: 23 de abril, quinta-feira
Horário: 19h30

sexta-feira, 17 de abril de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z - 20


POEMA VII (2)

Badala sino do outeiro
badala badala em ão
enquanto crianças pobres
de fome badalarão
balada sino do outeiro

Grita longe o jornaleiro
de fome grita primeiro
Jacinta, negra, suor
badala sino do outeiro
chamando toda a cidade
pra esquecer e rezar
pra esquecer da pobreza
da fome e do mau agouro
badala plangentemente
badala povo cristão
que vai esquecer na reza
seus filhos sem criação
badala sino do outeiro

Sino bom
sino alemão
trazendo triste saudade
do tempo da escrevidão
badala sino do outeiro
badala badala em ão
a fome é passageira
a saudade é que não
badala
sino
saudade
o que morre
mais uma tarde
na vila da expiação



Myrtha

Flipoços 2015

clique para ampliar

Cultura Inglesa apresenta programação do Música no CBB da segunda quinzena de abril



Os concertos serão realizados aos sábados e possuem entrada franca

A Cultura Inglesa apresenta o Recital CMB, Ópera Comentada e Coral Cultura Inglesa Convida na segunda quinzena de abril. A programação faz parte do Música no CBB que promove eventos musicais gratuitos aos sábados na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.

Recital CMB (Centro de Música Brasileira)
Dia 18 acontece o Festival Eduardo Escalante, com Marco Cancello na flauta, Adriana Bernardes – canto, Sylvia Maltese e Sandra Abrão com pianos. E encerrando a apresentação Duo Gretchen Miller no cello e Maria Elisa Risarto no piano. O Centro de Música Brasileira tem como Presidente, a pianista Eudóxia de Barros.

Ópera Comentada
Mazeppa é uma ópera romântica que se passa na Rússia, no início do século XVIII, e traz perseguições políticas e preconceito amoroso. A obra de Tchaikovsky será apresentada e comentada no dia 18, às 15 horas. A peça é cantada em russo com legendas em inglês e conta com comentários do jornalista e escritor João Luiz Sampaio e produção de Zaira Pisani. Já no dia 25 é exibida a ópera lírica Arabella, de Richard Strauss, que teve sua estreia no Ópera Nacional da Saxônia, Dresden, em 1º de julho de 1933, e será cantada em alemão com legendas em inglês.
Todas as atrações acontecem na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. O local tem 160 lugares, ar-condicionado, acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento (R$ 20 por evento). A entrada é franca. Classificação etária: livre. Informações também pelo site www.culturainglesasp.com.br/agenda.
Coral Cultura Inglesa Convida
No dia 25 o Coral Cultura Inglesa Convida se apresenta junto com o Coral Jovem Cênico do Mackenzie e o Coral Osvaldo Lacerda, às 20 horas, no Centro Brasileiro Britânico. No repertório do Coral Cultura Inglesa estão os clássicos como Salmo 100 de Ernest Mahle, Oração Para Aviadores de Osvaldo Lacerda e Hodie! de John Leavitt. O espetáculo é regido por Marcos Júlio Sergl e tem como regente assistente, Carla Crevelanti, orientadora vocal, Vera Platt, pianista, Aimar Santinho e produção de Claudia Cortez.
Já o Coral Jovem Cênico do Mackenzie traz canções como Sapato Velho de Claudio Nucci/Paulinho Tapajós, Sina de Djavan e arranjo Alexandre Zilaih, Stand By Me – Bem E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller – Arranjo Mac Huff, Ai que Saudade D’ocê de Vital Farias e arranjo Roberto Rodrigues, São Paulo São Paulo de Premeditando o Breque e adaptação Viviane Valadão, e Seasons of Love/ Musical Rent de Jonathan Larso e arranjo de Roger Emerson. A apresentação tem a regência de Claudia Soccio Mussi, direção teatral de Zédú Neves, pianista, Luciana Manhães, violonista, Mário Valladão e preparadora vocal, Silvana Neres.
 Finalizando, o Coro Osvaldo Lacerda traz em seu repertório: Nearer, my God to thee de Arr Joe Johnson, Salmo 150 de Ernani Aguiar, Ave Verum de William Byrd, Alleluia de Gordon Young, A Clare Benediction de John Rutter, O Magnum Mysterium de Tomas Luis de Victoria, Pai Nosso de Osvaldo Lacerda e Esurientes. Magnificat de John Ruter. O grupo é regido por Bruno Costa e tem como regente assistente, Guilherme Rocha, pianista, Diógenes Junior e produtor – Victor Pretti. 
A Cultura Inglesa, melhor e mais respeitada escola de ensino de inglês do país, oferece ao longo do ano uma vasta gama de atividades culturais que incluem artes visuais, teatro infantil e adulto, dança, música pop e coral.

SERVIÇO
Centro de Música Brasileira (CMB)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo

RECITAL NO CMB
Quando: 18 de abril
Horário: 20 horas
Valor: Gratuito
Classificação etária: Livre

ÓPERA COMENTADA
Peça: Mazeppa, de Piotr Ilitch Tchaikovsky
Quando: 18 de abril
Horário: 15 horas
Valor: Gratuito
Classificação etária: Livre

Peça: Arabella, de Richard Strauss
Quando: 25 de abril
Horário: 15 horas
Valor: Gratuito
Classificação etária: Livre

CORAL CULTURA INGLESA CONVIDA
Quando: 25 de abril
Horário: 20 horas
Valor: Gratuito
Classificação etária: Livre

Chula Rock Band lança primeiro álbum



"Agora é Guerra" está disponível para download gratuito

Em meio ao movimento de regaste do rock brasileiro surge a Chula Rock Band. Formada em Divinópolis (MG) por Márcio Chula (voz e guitarra), Rhodes Madureira (guitarra), Felipe Fox (baixo) e Pedro Moykano (bateria), a banda acaba de lançar seu disco de estreia. Mais que um título, “Agora é Guerra” é o grito que melhor representa o espírito da Chula Rock Band. Gravado em Belo Horizonte (Estúdio Locomotiva) e produzido pelo guitarrista da banda, Rhodes Madureira, com coprodução de Marcelinho Guerra, o álbum traz à tona o rock clássico como principal fonte de inspiração em suas 10 faixas. O quarteto contou ainda com as participações especiais de Wilson Sideral, em “Puro Instinto”, de Pedro Pelotas, tecladista da Cachorro Grande, em “Amizade Colorida” e do violinista e co-fundador do Teatro Mágico, Galldino, em “A Oração”.

Agora é Guerra” pode ser baixado gratuitamente no site oficial da banda www.chularockband.com.br e também está disponível nas lojas virtuais e plataformas de música via streaming. O CD físico chega às lojas em meados de abril com distribuição do selo Canal 3.

Grave Digger: ingressos para show em SP à venda

A lendária banda alemã Grave Digger se apresenta, no próximo dia 3 de maio, no Carioca Club, em São Paulo. Esta será a 9ª passagem do grupo pelo país! 

 


Banda está na estrada promovendo o novo álbum "Return Of The Reaper" – foto: divulgação

A Rádio & TV Corsário, produtora responsável anteriormente pela vinda de nomes como Megadeth, Europe, Anthrax, Testament, HIM, Sonata Arctica, Paul Di Anno ao Brasil, orgulhosamente está promovendo a apresentação da lendária banda alemã Grave Digger em São Paulo.

O show de Chris "Reaper" Boltendahl (vocal), Stefan Arnold (bateria), Jens Becker (baixo), Marcus Kniep (teclado) e Axel "Ironfinger" Ritt (guitarra) está confirmado para o próximo dia 3 de maio, no Carioca Club. Os ingressos continuam à venda através do site Clube do Ingresso. Mais informações no serviço abaixo.

O Grave Digger é uma das atrações internacionais que mais visitaram o nosso país! Segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo no ano passado, os alemães estavam na 6º posição com 8 turnês, 14 shows e 6 cidades no currículo, a frente de Metallica, Whitesnake e Guns N' Roses. Agora, o grupo divide o posto com o Motörhead com nove passagens pelo Brasil!

A nova exibição faz parte da turnê mundial do novo álbum "Return Of The Reaper". Este disco, gravado no Principal Studios, em Senden (ALE), contem 12 incríveis e consistentes composições, trazendo todos os predicados para se tornar um dos principais trabalhos da vasta discografia do grupo e bater de frente com os clássicos "Heavy Metal Breakdown" (1984), "Witch Hunter" (1985) and "The Reaper" (1993).

Assista ao videoclipe produzido para “Hell Funeral” em http://youtu.be/gIm6y7qTvwg.
Confira o lyric video de “Season of The Witches”: http://youtu.be/lLxmPOWmlJs.

Links relacionados:
http://www.grave-digger.de
http://radiocorsario.com.br
http://theultimatemusic.com

Serviço São Paulo
Rádio Corsário apresenta Grave Digger
Data: 3 de maio de 2015
Local: Carioca Club - próximo ao Metrô Faria Lima
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros
Hora: 18h (abertura da casa) | 19h (show time)
Ingressos:
Pista meia/promocional: R$ 80,00 (1º lote) | R$ 90,00 (2º lote)
Pista Inteira promocional: R$ 90,00 (1º lote) | R$ 100,00 (2º lote)
Camarote meia/promocional: R$ 150,00 (1º lote) | R$ 170,00 (2º lote)
Camarote Inteira promocional: R$ 170,00 (1º lote) | R$ 190,00 (2º lote)
Ingresso online: www.clubedoingresso.com
Informações: www.radiocorsario.com.br
Imprensa: (11) 964.197.206 – press@theultimatemusic.com

Machine Head: ingressos para única apresentação no Brasil à venda

A banda Machine Head, precursora do movimento "New Wave of American Heavy Metal", faz única apresentação no Brasil, no próximo dia 7 de junho, na Via Marquês, em São Paulo. Show faz parte da longa turnê promocional do novo álbum “Bloodstone & Diamonds” pela América do Sul. Ingressos já estão à venda.





Após quatro anos, banda anuncia retorno a América do Sul – foto: divulgação

A banda norte-americana Machine Head, uma das atrações internacionais mais esperadas para desembarcar este ano no Brasil, faz única apresentação no país, no próximo dia 7 de junho, na Via Marquês, em São Paulo.

Os fãs interessados em conferir a tão aguardada performance de Robb Flynn (vocal/guitarra), Dave McClain (bateria), Phil Demmel (guitarra) e Jared MacEachern (baixo) já podem garantir presença pela Ticket Brasil (e pontos de vendas autorizados), Clube do Ingresso, Galeria do Rock (lojas Hellion e 255) e em Santo André (Metal Music). Mais informações no serviço abaixo.

O show faz parte da turnê mundial de “Bloodstone & Diamonds”, considerado um dos melhores discos lançados em 2014, segundo a imprensa especializada mundial. Este trabalho foi lançado via Nuclear Blast e figurou nos principais charts ao redor do mundo: Áustria #6 | Austrália #10 | Canadá #25 | Canadá (Hardchart) #3 | Alemanha #6 | Finlândia #18 | França #29 | Irlanda (Indie) #4 | Suécia #31 | Suécia (Rock/Metal) #3 | Suiça #7 | Inglaterra #18 | Inglaterra (Indie) #1 | Inglaterra (Rock) #3 | EUA #21 | EUA (Hardcharts) #2

Confira a música "Beneath The Slit":
https://www.youtube.com/watch?v=1zSIdjOc4Zw&list=PL4qfuCI0_FfOlnedFiLH0u3d65KaJBQD1.

Assista ao vídeo oficial de "Now We Die" em https://youtu.be/zSiKETBjARk?list=PL4qfuCI0_FfOlnedFiLH0u3d65KaJBQD1.

A primeira e única passagem do Machine Head pelo Brasil, aconteceu em outubro de 2011 e passou pelas cidades de São Paulo (Via Funchal), Curitiba (Master Hall) e Porto Alegre (Casa do Gaúcho). Na ocasião, os norte-americanos excursionaram ao lado do Sepultura pela América Latina.

Fundado em 1991, em Oakland (EUA), o Machine Head é reconhecido como o pioneiro do movimento New Wave of American Heavy Metal. Com 11 álbuns lançados e presença sempre garantida nos principais festivais da Europa, o grupo já atingiu a expressiva marca de 3 milhões de discos vendidos em todo planeta.

Link relacionados:
www.facebook.com/MachineHead
https://www.facebook.com/agenciasobcontrole
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
Agência Sob Controle orgulhosamente apresenta Machine Head
Data: 7 de junho de 2015 – domingo
Local: Via Marquês – http://www.viamarques.com.br
End: Av. Marquês de São Vicente, 1589 – próximo ao Metrô e Rodoviária Palmeiras-Barra Funda
Abertura da casa: 19h
Classificação etária: a partir de 16 anos

Valor dos ingressos:
1º Lote: R$120,00 (Pista Meia/promocional - limitados)
2º lote: R$ 150,00 (Pista Meia/promocional)
Camarote: R$ 200,00 (Meia/promocional)

Ingressos online (em até 12 vezes no cartão): https://ticketbrasil.com.br/show/2933-machinehead-sp/ | http://www.clubedoingresso.com/shows/rock/machinehead

Pontos de Venda
São Paulo – Galeria do Rock
Loja Hellion: 1° andar – 11 3223.8855
Loja 255: 2° andar – 11 3361.6951
Santo André | Metal Music: Rua Dona Elisa Fláquer, 184 – Centro – 11 4994.7565

Casa de Rui Barbosa | Agenda 17-30.04 2015


 III Seminário de História do Direito e das Instituições Políticas
            

17.04
sexta, 11h às 19h
        

O evento reunirá alguns dos principais nomes da história do direito no Brasil, que se dedicarão a discutir as novas perspectivas da disciplina entre nós, entre projetos de pesquisa e comunicações, com ênfase para o direito público. Sala de cursos. Entrada franca.
            
          

IDEIAS

28.04
terça, 18h
        

História e Culturas Urbanas

Palestra “Quando o Rio se divertia diferente: vida teatral na época de Martins Pena”, proferida pesquisador Antonio Herculano Lopes (História/FCRB). Sala de cursos. Entrada franca.


29.04
quarta, 14h30
        

Memória & Informação

Palestra “Memória Estatística do Brasil na biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro”, ministrada por Eustáquio Reis, coordenador do Projeto Memória Estatística do Brasil e pesquisador do IPEA, e Gabriela Carvalho, pesquisadora do Projeto Memória Estatística do Brasil e professora de História Econômica na PUC – Rio e da FGV. Sala de cursos. Entrada franca.

          

MÚSICA

30.04
quinta, 12h30
        

Música no Museu

Apresentação do grupo Villa-Lobos in Jazz em comemoração dos 18 anos da série. Auditório. Entrada franca.

          

INSCRIÇÕES ABERTAS

até 15.05
        

VII Encontro de Arquivos Científicos

O evento será de 24 a 26 de junho e terá como tema central "Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Serão também abordados os seguintes temas: "Legislação e acesso aos arquivos de ciência e tecnologia" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos". Uma promoção da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) Serão concedidos certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de presença. Auditório. Entrada franca.

          

CHAMADA DE TRABALHOS

até 17.04
        

A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro:
anatomia de interiores

Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o "II colóquio A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores". O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa.

 




Hugin Munin lança nova música e anuncia show nos EUA

A banda Hugin Munin, um dos nomes mais promissores do heavy metal nacional, revelou "What Lies Below", nova composição que fará parte de EP homônimo. Este trabalho é o sucessor do elogiado EP “MOUNTAINBREAKER”. Além disso, o grupo confirmou seu primeiro show internacional como atração principal de festival nos EUA.


Bons ventos continuam a soprar a favor da Hugin Munin, uma das mais promissoras bandas do atual cenário do metal brasileiro! O grupo recentemente confirmou a sua primeira apresentação internacional em oito anos de carreira.
Surt (vocalista), Thorgrim (guitarra), Hjalmar (guitarra), Carcharoth (baixo) e Troll (bateria) serão headliners de um festival em Crest Hill, Illinois (EUA). O evento está confirmado para o dia 6 de junho e contará com a participação do Blood Throne, The Everscathed, Our Days End e Psychomancer.

A Hugin Munin também aproveita este importante momento para apresentar a poderosa faixa-título do novo EP "What Lies Below". Este trabalho é a segunda parte de uma trilogia, que deve ser encerrada em 2017, com o lançamento de um livro escrito pelo vocalista Surt. A primeira parte ficou marcada pelo elogiado EP “MOUNTAINBREAKER”, que deu sequencia ao excelente resultado conquistado no debut álbum “Ten Thousand Spears for Ten Thousand Gods”.

A bela arte gráfica é assinada pelo artista brasileiro Jobert Mello, conhecido mundialmente por já ter trabalhado para Shadowside, Primal Fear, Sabaton, Woslom, Heavenwood, Bad Company, Grave Digger, Benedictum, entre outros.


Confira a música "What Lies Below" em https://www.youtube.com/watch?v=vsTLUv5VCQE

Recentemente, o grupo lançou oficialmente videoclipe para “Look Skyward and Despair”, segundo single do EP “MOUNTAINBREAKER”. Assista em https://www.youtube.com/watch?v=PTvvCOgI_f4.

Além disso, também foi produzido videoclipe para “Flight of Ravens”: https://www.youtube.com/watch?v=8MpNK0j-xRk.

O EP “MOUNTAINBREAKER” segue à venda no iTunes (https://itunes.apple.com/album/ep-mountainbreaker-ep/id794459682) e na web store oficial do grupo em http://huginmunin.bigcartel.com.

Produtores interessados em contratar um show da Hugin Munin devem enviar e-mail para press@theultimatemusic.com.

Links relacionados:
http://www.facebook.com/huginmuninofficial
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

quinta-feira, 16 de abril de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z - 19



POEMA VII

Hoje
vejo o mesmo mar
batendo nas mesmas pedras,
escalada do meu ser adulto.
Sinto ainda a ânsia, o mêdo, o dar-se...
você, amando minhas pernas quentes,
os joelhos nervosos e os pés
gretados pelo sol.
Eu, amando sua beleza/homem,
as descobertas que fizemos
a coragem...o desafio!
Agora,
olho e sinto que te amo...
"Com a ternura que se ama
um passarinho morto!"



Myrtha
em Olinda / 1979

[16.abril] Matilde Campilho autografa edição brasileira de JÓQUEI


Martin faz show de lançamento de seu novo álbum no Da Leoni dia 16 de abril



Reconhecido nacionalmente pelo seu talento na guitarra, Martin há mais de 10 anos acompanha a cantora Pitty, com quem também formou o duo folk Agridoce. Ainda, ele teve um projeto com o baterista Duda Machado, que levava o nome dos dois, e com o qual lançou o disco “Dezenove vezes Amor”. Agora, ele envereda pela carreira solo e apresenta seu primeiro álbum, “Quando Um Não Quer”, disponível em formato digital pela Deck. Os paulistas terão a chance de ver esse trabalho ao vivo, pela primeira vez, no dia 16 de abril, no Da Leoni.

O disco foi gravado em São Paulo, entre os estúdios Costella e 12 Dólares, e traz nove faixas, todas de autoria de Martin, com exceção de “Coisas Boas”, de Fábio Cascadura e Ricardo Alves. Como o próprio define, o disco não tem um estilo único, o som transita por vários “lugares”, sem restrição de gênero. As letras abordam relações disfuncionais, como a faixa de abertura, “Linda”, e “O Fim”. Falam também sobre superação, como “Outra História”.

Essas e as demais faixas do álbum estão no repertório do show no Da Leoni, nessa quinta-feira (16). E, ainda, algumas de “Dezenove Vezes Amor”, como a faixa-título. Martin canta e toca guitarra acompanhado da banda formada por Duda Machado (bateria), Gui Almeida (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Luciano Malásia (percussão).

Depois de Martin, ainda se apresentam as bandas Mafalda Morfina e Ozome.

Martin – Lançamento “Quando Um Não Quer”
Data: 16/04 (quinta-feira)
Horário: 22h
Local: Da Leoni (Rua Augusta, 591 – São Paulo – SP)
Ingressos:
R$ 20 (nome na lista)
R$ 30
R$ 60 (consumíveis)
www.daleoni.com.br
Proibida a entrada de menores de 18 anos

CAIXA CULTURAL CURITIBA PROMOVE OFICINA GRATUITA DE MAQUIAGEM ARTÍSTICA


 
Artistas e maquiadores poderão aprender técnicas com premiado maquiador Cleber de Oliveira em cinco encontros
 
A CAIXA Cultural Curitiba promove workshop de maquiagem artística com o premiado make up artist Cleber de Oliveira. São 15 vagas gratuitas para a oficina Maquiagem e Identidade, que terá cinco encontros, de 5 a 9 de maio, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas entre 20 e 28 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br.
 
Voltado a artistas ligados ao teatro, circo, dança, maquiadores, artistas plásticos e artistas em geral, o projeto de Cleber de Oliveira ensina técnicas de maquiagem artística e caracterização, além de propor jogos imaginativos para aguçar a criatividade e incentivar a habilidade, explorando essa importante expressão das artes cênicas.
 
No workshop, Cleber irá compor a caracterização dos personagens criados por meio de pesquisa conjunta com os alunos. "A maquiagem é um importante instrumento na busca de um diferencial para a criação, desenhando rostos ou corpos. Ela enriquece o trabalho expressivo do artista em cena e soma-se a todos os outros elementos para uma atuação rica em forma e conteúdo", explica ele.
 
O objetivo dos encontros é atender às necessidades de especialização e capacitação de profissionais em formação estética complementar para artistas e espetáculos da cidade.
 
Sobre Cleber de Oliveira
Cleber de Oliveira é makeup artist com formação na Joe Blasco Makeup School em Hollywood, figurinista, ator e circense formado pela Escola Nacional de Circo/Funarte. Foi vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem 2013 na categoria Artes Cênicas e finalista na categoria melhor maquiador no Prêmio Cabelos e Cia 2014.
 
Em 2011, inaugurou ateliê onde ministra workshops de maquiagem, desenvolve pesquisas de linguagem para espetáculos e afins. Criou, em parceria com a premiada Mona Magalhães, a maquiagem para o DVD do Teatro Mágico, e assinou as maquiagens do Circo do Topetão (RJ) e do DVD Circo de Brincar, da Som Livre. Também desenvolveu a linguagem e a identidade visual para o espetáculo Gênesis, do grupo Afroreggae, e figurinos, adereços e maquiagens da Cia. Up Leon para espetáculos internacionais.
 

Serviço:
Oficina Maquiagem e Identidade
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 5 a 9 de maio de 2015
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas: de 20 a  28 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Vagas: 15
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos