sexta-feira, 28 de agosto de 2015

REPAGINADO, ESPETÁCULO “ZERO DE CONDUTA” VOLTA AOS PALCOS DO PAÍS E CHEGA A CURITIBA




Vinte e dois anos após estreia, nova montagem tem direção de Marcelo Faria e elenco formado por jovens atores de Malhação. Peça chega a Curitiba nos dias 12 e 13 de setembro

O espetáculo Zero de Conduta, sucesso no início dos anos 1990, volta aos palcos brasileiros em uma nova montagem. A peça dirigida por Marcelo Faria e encenada por atores da novela Malhação chega a Curitiba nos dias 12 e 13 de setembro, em sessões no Teatro Marista. Os ingressos estão à venda no site do Disk Ingressos e pelo telefone (41) 3315-0808.

Após o sucesso da última temporada da novela, os atores Rafael Vitti, Guilherme Hamacek, Cadu Libonati, Antonio Carlos Bernardes, Maurício Pitanga, Chico Melo e Nicole Gomes não descansaram e foram escalados por Marcelo Faria para compor o elenco da nova montagem.

A comédia dramática foi escrita pelo premiado autor Zeno Wilde. O projeto, que volta 22 anos depois com direção de Marcelo Faria, conta a história de cinco jovens que acabam de ingressar no serviço militar. Discutindo questões referentes à adolescência e questionando a obrigatoriedade e os caminhos do sistema.

O elenco foi escolhido a dedo pelo diretor, após trabalharem juntos na novela Malhação. Apesar de contar com jovens atores, o espetáculo é voltado também ao público adulto e discute, com leveza e humor, temas como drogas, homossexualidade, Aids e gravidez.

Em sua primeira versão, em 1993, Marcelo Faria integrava o elenco da peça e realizava seu primeiro trabalho como produtor. Vinte e dois anos depois, é a vez de Marcelo fazer sua estreia na direção. Ele também assina o cenário, ao lado de Cezar Miranda, e novamente a produção – dessa vez, ao lado de Luana Xavier.

Sobre o autor
O dramaturgo Zeno Wilde nasceu no Mato Grosso do Sul em 1947 e faleceu em São Paulo, em 1998. Sua obra se caracteriza por mostrar conflitos entre classes menos favorecidas. É também um dos precursores na nossa literatura em mostrar o universo da prostituição masculina no texto Blue Jeans - Uma Peça Sórdida, escrito em 1980. Já emUma Lição Longe Demais abordou o problema das escolas de periferia ao mostrar o sequestro de uma professora por dois de seus alunos. Com o espetáculo, recebeu os Prêmios APCA, Mambembe e APETESP de Melhor Autor, em 1986.

Após textos de grande sucesso, escreveu em 1993 Zero de Conduta. O autor também escrevia para a televisão. No SBT, foi um dos autores de As Pupilas do Senhor Reitor e Razão de Viver. Para a TV Manchete, colaborou na escrita de Mandacaru.
 

Serviço:
Teatro: Zero de Conduta
Local: Teatro Marista - Rua Joaquim de Matos Barreto, nº 98, São Lourenço
– Curitiba - PR
Data: 12 e 13 de setembro de 2015
Hora: sábado às 19h e domingo às 18h
Ingressos: R$ 70 e R$ 35 (meia-entrada) à venda no site www.diskingressos.com.br e pelo telefone (41) 33-15-0808
Lotação máxima: 1.050 lugares (16 para cadeirantes)

CRISTIANO MAGARÃO ESPERA MELHOR PERFORMANCE NAS ETAPAS FINAIS DO 28º BRASILEIRO DE JET SKI



O baiano de Salvador ocupa a vice-liderança na categoria Super Course Limited Turbo e competirá de 5 a 7 de setembro, no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires (SP).
 
O baiano Cristiano Magarão espera apresentar uma melhor performance nas etapas decisivas do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, que serão realizadas de 5 a 7 de setembro, na Represa Billings, no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires (SP). Campeão brasileiro e vice-campeão mundial de Freestyle (manobras livres), o piloto de Salvador ocupa a vice-liderança na categoria Super Course Pro Stock Turbo, a dois pontos do líder Umberto Brito, de São Paulo.

Magarão gostou da primeira etapa do Brasileiro, realizada há menos de duas semanas, em Boa Esperança (MG). “Gostei do que vi, mas acontece que disputava a categoria Freestyle, muito diferente de provas de velocidade. Percebi diversos detalhes necessários para esse tipo de competição, como por exemplo, muita preparação física. Para as etapas em Ribeirão Pires estou intensificando os treinos físicos e também com o equipamento. Além disso, torcer para que não ocorra problema com o caminhão que levará os jets, como aconteceu em Boa Esperança e impediu que fizéssemos o reconhecimento do circuito”, argumentou o campeão brasileiro e vice mundial de jet waves (manobras nas ondas).

O piloto de Salvador compete com o modelo Yamaha SVHO, com mais de 500 hp de potência. Salienta que é preciso melhorar a estabilidade e a resistência para provas longas, como são as baterias do 28º Campeonato Brasileiro. Magarão vai competir pela primeira vez no Tahiti Náutica Club e pelo que viu nas fotos, percebeu que a Represa Billings é um local que propicia a montagem de uma raia grande, com condições de ultrapassagens. Espera disputa muito acirradas, também pelo fato da participação de pilotos com experiência nacional e internacional e equipamentos muito bem preparados.

Além dele, a Bahia está sendo representada por outros pilotos, que formam a equipe Magarão Racing Team. Bruno Serravalle, líder da Super Course GP Turbo e ainda Adriano Muniz Decia e Michael Montargil Lobo, na mesma categoria. “São todos estreantes e sem experiência, mas com muita vontade e certamente com a sequência de competições evoluirão muito. Na estreia o Bruno já chegou em primeiro em uma categoria forte. Agora cada um sabe o ponto que precisa melhorar”, ressaltou Magarão.

A programação das duas etapas decisivas do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski terá início diariamente às 10 horas, com entrada gratuita para o público. A organização já começa a montar toda a infraestrutura necessária no local. Além do título nacional, os pilotos lutam por vagas no Campeonato Mundial, que será realizado de 3 a 11 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

A segunda e terceira etapas do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Patrocí­nio – TAHITI NÁUTICA CLUB. Apoio oficial: PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PIRES, SPETO IMPORT, YAMAHA DO BRASIL, NATURAL RACING, FLY X, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, COPTERCAM, CASARINI e LogiGO. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, além da Polí­cia Militar do Estado de São Paulo.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br e  www.photojetski.com.br

Confiança do empresário e do consumidor volta a cair e sepulta discurso pró-ajuste

Os índices de confiança do empresário e do consumidor brasileiro apresentaram recuo no mês de agosto, após a confiança da indústria ter registrado uma pequena alta no mês anterior. Segundo dados divulgados nesta manhã pela FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,6% no mês de agosto, revertendo a alta de julho e acumulando queda de 17,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Com esta queda, o nível de confiança do empresário industrial se reduziu para 68 pontos (onde qualquer valor abaixo de 100 indica retração), a mínima histórica em 10 anos. Tanto o Índice de Situação Atual (ISA) quanto o Índice de Expectativas (IE) apresentaram queda de 1,6%, mostrando que a percepção dos empresários sobre o presente e o futuro segue se deteriorando conjuntamente. Ontem, a FGV divulgou sondagem que mede a confiança do consumidor brasileiro, que também apresentou recuo de 1,7% na passagem de julho para agosto, somando queda de 21,6% na comparação com agosto/2014. No caso dos consumidores, a piora da percepção se concentrou no IE, mostrando que o brasileiro está crescentemente desconfiado com o futuro da economia.

Comentário: As seguidas quedas nos índices de confiança da indústria, dos serviços e dos consumidores sepultam de maneira definitiva a expectativa de que, com a implementação do ajuste fiscal, os empresários voltariam a confiar na economia brasileira, elevando os investimentos e aumentando o emprego e renda dos trabalhadores. Na realidade, o que pode se notar a partir dos dados é que, uma vez anunciado e implementado o ajuste recessivo, a confiança dos empresários desabou, levando junto consigo os empregos e, consequentemente, a confiança dos consumidores. A estratégia austericida imposta a uma série de países europeus para supostamente sair da crise, mas que na realidade os afundou em uma recessão sem fim, parece estar sendo adotada voluntariamente pelas autoridades econômicas brasileiras, em uma demonstração de absoluta desconexão com o avanço do debate internacional acerca das estratégias de retomada do crescimento. Enquanto instituições internacionais como FMI, Banco Mundial e até mesmo as conservadoras autoridades econômicas europeias discutem mecanismos de superação da recessão baseados em aumento dos investimentos públicos e políticas monetárias pouco ortodoxas, o Brasil segue lendo a cartilha pré-crise, se agarrando desesperadamente à gestão ortodoxa do antigo tripé macroeconômico. As sinalizações por parte do governo de que 2016 será marcado por cortes duros nas despesas obrigatórias (afetando diversos programas sociais), além da redução já esperada nos investimentos e gastos correntes, apenas confirma a estratégia austericida, mantida apesar de seus péssimos resultados, não tendo entregue nem o ajuste fiscal prometido, nem a recuperação da confiança e do crescimento planejados. 

Aula inaugural do curso "O Brasil e a Esquerda em debate" - Professor Paul Singer

clique para ampliar

Ensemble do Coro Feminino da Camerata se apresenta neste domingo


As vozes femininas da Camerata Antiqua de Curitiba se preparam para uma apresentação especial neste próximo domingo (30), às 18h30. O concerto que acontece na Capela Santa Maria é o último ensemble dos vocais deste ano e tem o acompanhamento do harpista Hélio Leite e de Clenice Ortigara, ao piano.

O projeto dos ensembles faz parte de uma série especial que acontece na temporada de 2015 da Camerata. Além da subdivisão do grupo para apresentar repertórios clássicos compostos para formações menores, estes concertos ainda contam com um valor e um horário mais acessível. “A ideia é explorar o talento individual dos músicos e, com isso, criar mais um espaço para a música de câmara, possibilitando novos públicos”, explica Janete Andrade, coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba.

O programa transita poeticamente por alguns aspectos da vida no que diz respeito à natureza, o ser humano e suas vivências. Para isso, composições do inglês Gustav Theodore Holst (1874 – 1934) abrem o concerto, fazendo as vozes do coro feminino em harmonia com a harpa apoiarem o canto suave de "Hymn to the Dawn", a assinatura de tempo incomum que é empregada em "Hymn to the Waters" e a delicadeza de "Hymn to Vena”.
Destaque ainda para a obra escolhida para finalizar a apresentação, a intensa "Apocalipse" ou Revelation de Z. Randall Stroope. A obra é um trabalho dramático que anuncia uma seqüência de eventos com base no texto do Apocalipse, o último livro da Bíblia cristã. Também são esperadas obras de Villa-Lobos Heitor (1887-1959), Llibre Vermell de Montserrat (século XIV), Daniel E. Gawthrop (1949), Francis Poulenc(1899-1963), entre outros.

Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Ensemble Vocal Feminino
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: 30 de agosto de 2015 (domingo), às 18h30
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Música eletrônica e o rock dos anos 90 na programação do Cine Guarani


O Cine Guarani, no Portão Cultural, exibe na sexta-feira (28) uma programação voltada para a música eletrônica e o rock nacional dos anos 1990. Na programação especial, em virtude do evento Rio Music Conference, o espaço exibe os filmes Theremin: Uma Odisséia Eletrônica (17h), Moog (19h) e Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994 (21h). 
Com curadoria do jornalista Ramiro Pissetti, o Cine RMC também promove, na sexta-feira às 20h30, um bate-papo com o jornalista Abonico Smith e o guitarrista da banda O Rappa, Xandão Menezes. Os ingressos custam R$10 e 5.

Olhar histórico
Dirigido pelo jornalista e escritor Ricardo Alexandre, "Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94" conta a história de um ano muito especial para o pop nacional: foi em 1994 que os Raimundos e Chico Science & Nação Zumbi estrearam, foi o ano em que o Skank, recém-chegado do circuito independente, lançou o álbum Calango para mais de um milhão de compradores, o ano da consagração de festivais como Juntatribo, Superdemo e Abril pro Rock, o ano em que revistas e fanzines, programas de rádio e televisão construíram uma cena renovada e forte, o ano em que bandas como Mundo Livre S/A, Planet Hemp e Pato Fu entraram em estúdio para marcar para sempre a história do pop brasileiro. Sem dentes, pela primeira vez, trata toda essa movimentação incrível com olhar histórico.
O eixo central do filme, como seu nome diz, é a história do Banguela Records, um selo independente criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music. 
O filme começou a ser rodado no início de 2014, e para ele foram feitas mais de 20 entrevistas com músicos, produtores, jornalistas e vários personagens que construíram a história do selo e da geração do início dos anos 90. Imagens raras e inéditas misturam-se a vídeos clássicos compondo um mosaico revelador, divertido, informativo e emocionante.
Serviço:
Cine RMC
Data: 28/08
17h  – Theremin: Uma Odisséia Eletrônica
19h – Moog
20h30 – Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994 – Bate-papo de Abertura
Mediador: Ramiro Pissetti (Curador)
Participantes:
Abonico Smith (Jornalista)
Xandão Menezes (O Rappa)
21h – Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994

Sábado 28/08
20h – Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994

Cine Guarani – Portão Cultural
Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão

Bosque do Papa terá festa em homenagem à padroeira da Polônia




O Memorial da Imigração Polonesa será palco neste domingo (30) da celebração em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa. A programação começa às 11h, com almoço típico e venda de produtos da comunidade polonesa. A missa em louvor à padroeira da Polônia será às 14h, oficiada pelo padre provincial da Sociedade de Cristo, Kazimierz Dlugosz.
A festividade contará com a participação do Grupo Vocal e Instrumental Wolosatki, da Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia, que ofertou ao Memorial Polonês uma pintura do Santo Papa João Paulo II. Outras atrações são o grupo folclórico polonês Wisla e o Madrigal Chanson.
           
Confira a programação:

Celebração em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa
Local: Memorial da Imigração Polonesa – Bosque João Paulo II – R. Mateus Leme, s/n
11h – Quiosques com produtos típicos da culinária polonesa
13h30 – Abertura com a Banda Lyra Curitibana.
14h – Missa em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa, oficiada pelo padre provincial da Sociedade de Cristo, Kazimierz Dlugosz, com acompanhamento do Coral Wolosatki, da Polônia. Homenagem ao Santo Padre Papa João Paulo II – Pintura ofertada pela Universidade Tecnológica de Kielce, Polônia, ao Memorial  João Paulo II
15h – Concerto com o Grupo Vocal e Instrumental Wolosatki da Universidade Tecnológica de Kielce, Polônia.
16h – Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla.
17h – Madrigal Chanson, com o espetáculo "Em Cantos do Mundo”.

Em turnê nacional, Dani Black faz show no Paiol



Um dos principais nomes da nova geração da MPB, o cantor e compositor Dani Black apresenta-se no próximo domingo (30), às 20h, no Teatro do Paiol. O compositor está em turnê pelo Brasil para lançar o seu segundo álbum, “Dilúvio”, com canções autorais que registram sua identidade com a música pop e conceitual.
O disco de canções autorais conta com a participação de Milton Nascimento. No show, acompanhado pelos músicos Zé Godoy (piano e teclados) e Sandro Moreno (bateria), Dani Black interpreta também suas já consagradas canções como “Linha Tênue”, “Aurora”, “Só Sorriso”, “Miragem” e “Deixa o Barco Ir”.
O artista já foi gravado por Ney Matogrosso, Maria Gadu, Elba Ramalho, Pedro Mariano, Bruna Caram e 5 a Seco. Suas músicas fizeram parte da trilha musical de novelas como Flor do Caribe e 7 Vidas, da Rede Globo. Realizou de 2012 a 2014 turnês pelo Brasil, Argentina e Europa, em show ao lado de Chico César, como participação especial, após gravar o DVD “Aos Vivos Agora”, do renomado artista.
Dani Black vem chamando a atenção do público e da crítica com sua voz marcante, carisma e performance vigorosa de um exímio violonista e guitarrista. Foi vencedor de diversos festivais em que concorreu com suas composições. Fundou o grupo 5 a Seco e participou de sua formação até 2012. Gravou seu primeiro CD solo no mesmo ano, lançando-o pelo Brasil em shows que contaram com as participações de Zélia Duncan, Chico César, Maria Gadú, Paulinho Moska e Mariana Aydar.


            Serviço:
            Show de Dani Black
            Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n
            Data e horário: 30 de agosto de 2015 (domingo), às 20h
            Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)


Ficha Técnica

Voz e Guitarra: Dani Black
Piano, teclados e programação: Zé Godoy
Bateria: Sandro Moreno

Repertório

Dilúvio (Dani Black)
Bem Mais (Dani Black)
Fora de mim (Dani Black)
Deixar o barco ir (Dani Black/Arnaldo Black)
Areia (Dani Black)
Seu Gosto (Dani Black)
Não não não! (Dani Black)
Ganhar dinheiro (Dani Black)
Só sorriso (Dani Black)
Aurora (Dani Black)
Miragem (Dani Black)
Linha Tênue (Dani Black)
Maior (Dani Black)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Os eixos da linguagem | Luiz Costa Lima | Iluminuras

clique para ampliar

CEZZINHA APRESENTA SAMBA COM SANFONA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Músico pernambucano faz show especial para projeto Samba de Bamba no dia 1º de setembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro do projeto Samba de bamba, o show do músico Cezzinha no dia 1º de setembro. O artista pernambucano tem como proposta colocar sanfona e sotaque nordestino em sambas autorais e de compositores consagrados.

Cezzinha preparou um repertório especialmente para o projeto, com canções que vão de Jackson do Pandeiro a Zeca Pagodinho. “Nossa ideia é reafirmar a célebre frase de Jackson do Pandeiro: ‘No Brasil, tudo é coco’”, diz o sanfoneiro referindo-se às afinidades rítmicas brasileiras.

“No repertório do show, vou cair no samba com muito Jackson do Pandeiro, Gordurinha e temas de minha autoria. Mas vai ter um pouco de forró também. Existe um diálogo musical muito interessante entre esses ritmos e é isso que eu pretendo”, promete Cezzinha, que vem acompanhado por Junior Xânfer (guitarra), Heraldo Bandeira (baixo), Raminho (zabumba), Ulisses (triângulo) e Hito Pereira (bateria).

Músico autodidata e um dos maiores sanfoneiros da atualidade, Cezzinha tem intimidade com a música brasileira, especialmente o forró e o samba mais tradicional. Entre seus trabalhos, já gravou com Alcione e com Zeca Pagodinho, que fez uma participação em seu mais recente álbum Eu gosto de tudo em você.

Trajetória
Cézar Thomaz ou Cezzinha, como é conhecido, começou a carreira aos 13 anos por incentivo do pai. Seus primeiros passos no caminho da profissionalização musical foram dados ainda na adolescência, na Orquestra Sanfônica. Rapidamente, Cezzinha tornou-se um grande instrumentista e suas habilidades surpreenderam grandes nomes do cenário musical brasileiro.

O músico Dominguinhos foi o primeiro a reconhecer sua desenvoltura e passou a apenas convidá-lo para participar de seus shows e a indicá-lo para acompanhar vários artistas. Foi assim que ele se apresentou ao lado de nomes como Elba Ramalho, Belchior, Antônio Nóbrega, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes e Daniela Mercury.

Samba de bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome, que Browne comanda há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.


Serviço:
Música: Samba de bamba apresenta Cezzinha
Local:CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 1º de setembro de 2015, terça-feira
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 29 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

ELZA SOARES FAZ SHOW COM DOIS DJS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Cantora mistura samba e batidas eletrônicas no projeto A voz e a máquina, de 2 a 6 de setembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show da cantora Elza Soares de 2 a 6 de setembro. Acompanhada pelos DJs Ricardo Muralha e Bruno Queiroz, ela traz o repertório do projeto A voz e a máquina e mostra ao público antigos e novos sucessos da música brasileira.

O show revela uma Elza em sintonia com as tendências musicais atuais. Mantendo a preocupação de apresentar um show dançante, a voz de Elza se mistura a bases eletrônicas. Utilizando pads, tablets e teclados, os DJS acrescentam ao samba o drum & bass, o house e o techno.

A ideia é mesclar o clássico e o contemporâneo e mostrar grandes compositores brasileiros a um público mais jovem. O repertório conta, por exemplo, com músicas como Você abusou (Antônio Carlos e Jocafi), Garota de Ipanema (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), Garçom (Reginaldo Rossi), W/Brasil (Jorge Benjor) e Computadores fazem arte (Chico Science & Nação Zumbi).

Elza Soares
Nascida no Rio de Janeiro, Elza Soares teve vários sucessos no Brasil. Na década de 1960 e 1970, esteve no topo das listas com Se acaso você chegasse (1960), na qual inseriu o scat em seu canto, colocando um toque de jazz no samba. Boato (1961), Cadeira vazia (1961), Só danço samba (1963), Mulata assanhada (1965) e Aquarela brasileira (1974) também mantiveram o nome da cantora em evidência.

Conhecida também pelo casamento de 16 anos com o jogador Garrincha, Elza soube se renovar artisticamente. Com turnês nacionais e internacionais na bagagem, em 2000, foi eleita pela BBC de Londres a cantora do milênio. Dois anos depois, o álbum Do cóccix até o pescoço rendeu inúmeros elogios da imprensa especializada e uma indicação ao Grammy.



Serviço:
Música: Elza Soares & DJs - A voz e a máquina
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 2 a 6 de setembro de 2015
Hora: quarta-feira a sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 29 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

JEFERSON GOMES LUTA POR DOIS TÍTULOS NO 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI



O paulistano lidera as categorias Runabout Pro Turbo Stock e Super Course Limited Aspirado e de 5 a 7 de setembro estará competindo no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires (SP).
 Liderando em duas categorias, o paulistano Jeferson Gomes é um dos favoritos na segunda e terceira etapas do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. As disputas serão realizadas de 5 a 7 de setembro, a partir das 10 horas, na Represa Billings, no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires (SP). O piloto de São Paulo ocupa a primeira colocação nas categorias Runabout Pro Turbo Stock e Super Course Limited Aspirado.

Gomes considerou excelente sua performance na primeira etapa, realizada há 10 dias, em Boa Esperança (MG). “Melhor impossível, consegui vencer as duas categorias que participei. Acredito que para essas duas etapas, em Ribeirão Pires, tanto meu rendimento quanto dos adversários será maior, pois já passou a ansiedade da estreia, todos os pilotos sabem as condições dos adversários. Vale destacar que meu equipamento tem muita força e em Boa Esperança consegui manter a regularidade e tive sorte por não ter acontecido nenhum problema com o jet”, explicou o paulistano, que fará sua estreia no Tahiti Náutica Club.

A realização de duas etapas em três dias do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, deverá exigir mais dos competidores, que disputarão um número maior de baterias. Entretanto, o fato não preocupa Gomes, que afirma estar bem preparado. “Treino em academia quatro vezes por semanas, há quatro anos seguidos. Estou bem fisicamente”, acrescentou.

Ele também espera uma exigência maior por parte dos adversários, por estar na liderança do campeonato e agora é a última chance de todos na briga pelo título. Lembrou que no ano passado, em razão de um acidente, acabou de fora da briga pelo título, por isso em Ribeirão Pires promete agarrar com ‘unhas e dentes’ essa oportunidade de brigar por dois títulos. Também já faz planos para temporada 2016. “Estamos aguardando a chegada do equipamento 310 X da Kawasaki.

A segunda e terceira etapas do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Patrocí­nio – TAHITI NÁUTICA CLUB. Apoio oficial: PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PIRES, SPETO IMPORT, YAMAHA DO BRASIL, NATURAL RACING, FLY X, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, Site BOMBARCO, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, COPTERCAM, CASARINI, SAFE WAVE e LogiGO. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, além da Polí­cia Militar do Estado de São Paulo.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br e  www.photojetski.com.br


série Migrações Internacionais | Casa de Rui Barbosa 27.08



Cultura brasileira hoje: diálogos | Casa de Rui Barbosa 28.08



Música no Museu | Casa de Rui Barbosa 27.08



27 a 30/08 - PANORAMA DO CHORO PAULISTANO CONTEMPORÂNEO NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Shows do projeto apresentam composições inéditas, criadas por artistas de diversas gerações e escolas do choro paulistano
A Caixa Cultural São Paulo recebe, de 27 a 30 de agosto, o projeto Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, com músicas do primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, especialmente selecionadas e interpretadas pelo Sexteto Panorama. A entrada é franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.
Desde o seu nascimento na segunda metade do século XIX, o Choro – formado pela fusão de ritmos africanos com gêneros europeus - se mantém vivo e tem, cada vez mais, despertado o interesse de novos compositores e intérpretes.
Com o objetivo de registrar, divulgar e apresentar a atual produção desse estilo na capital paulista, os percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente criaram, em 2008, o projeto Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, um extenso estudo que resultou na gravação no mesmo ano de um cd, na realização de uma turnê no ano seguinte e na indicação ao 23° Prêmio da Música Brasileira, na categoria "Álbum Projeto Especial". A pesquisa, no entanto, continuou e foi então necessário gravar um novo cd, o Volume II.

SERVIÇO 
Show: “Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo” 
Temporada: de 27 a 30 de agosto de 2015 (quinta-feira a domingo) 
Horário: 19h15 
Local: CAIXA Cultural São Paulo 
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP 
Entrada franca - ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia do evento (limitado a um par por pessoa) 
Capacidade: 80 lugares 
Duração: 75 minutos 
Informações: (11) 3321-4400 
Classificação etária: Livre 
Acesso para pessoas com deficiência 
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Crise internacional se agrava e desemprego se eleva no Brasil

 A pronunciada queda da bolsa de valores chinesa, que afeta os mercados acionários do mundo todo, tem apontado para um cenário de agravamento da crise econômica global. O fato de a economia chinesa apresentar dificuldade de manter sua taxa ainda elevada de crescimento (próxima a 7%) e de ter sido alvo de uma verdadeira bolha acionária desde o final de 2014 (com o índice da Bolsa de Xangai valorizado 150% desde agosto de 2014) explica em grande medida a rápida deterioração da bolsa de valores, que deve seguir em tendência de queda por algum tempo. Com isso, os principais mercados mundiais também são afetados, dada a importância central da China no contexto internacional atual. A própria possibilidade do aumento de juros na economia dos EUA parece estar adiado, dado o risco de enfraquecimento econômico do país, que ainda depende em grande medida da valorização acionária para promover seu crescimento. Enquanto isso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta manhã a taxa de desemprego no Brasil calculada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), que atingiu 8,3% no segundo trimestre, tendo partido de 7,9% no trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2014, a alta é ainda mais expressiva, tendo passado de 6,8% para os 8,3% atuais, com destaque para o aumento do número de desocupados, que cresceu 23,5% em relação a um ano antes. A renda média real também apresentou queda de 0,5% em relação ao primeiro trimestre, mas ainda acumula alta de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Comentário: A crise chinesa é fruto tanto de problemas domésticos, ligados à dificuldade do governo chinês de estabilizar o crescimento econômico em 7%, quanto a fatores externos, como a bolha acionária insuflada pela abundância de dinheiro barato no mundo, em busca de valorização. Os programas de afrouxamento monetário dos EUA, Europa e Japão certamente jogam um papel importante no surgimento de bolhas acionárias ao redor do mundo, em particular em países com desempenho econômico positivo que abrem possibilidades maiores de valorização do capital. Apesar disso, não parece razoável que a economia chinesa será profundamente afetada pela queda recente no índice acionário, sendo mais provável que esta queda enseje uma revisão das estratégias de crescimento local, com aumento dos estímulos monetários e fiscais. Além disso, a desvalorização do yuan e a maior abertura para negociação da moeda chinesa nos mercados financeiros também parecem fazer parte de uma estratégia de mais longo prazo da China, que visa transformar sua moeda em uma reserva de valor internacional. Os efeitos da crise chinesa no restante do mundo são variados: nos EUA, devem adiar o aumento das taxas de juros americana, para evitar uma desvalorização dos títulos e não prejudicar sua frágil recuperação econômica; já nos países em desenvolvimento, a queda no preço das commodities aparece como primeiro desafio, enquanto a desvalorização do yuan (apesar de tímida) pode dificultar ainda mais a proteção de seus mercados internos contra a avalanche de produtos manufaturados orientais.

TRIBALTECH DIVULGA TODOS OS ARTISTAS QUE INTEGRAM LINE UP


O festival Tribaltech Evolution 2015 divulgou sua programação completa, que já pode ser conferida emwww.tribaltech.com.br e www.facebook.com/TribaltechOfficial. Com dois dias de festa - 10 e 11 de outubro - reunirá um elenco com 100 artistas, entre DJs e projetos nacionais e internacionais. Entre os destaques estão nomes como Popof, Chris Liebing, Kanio, Avalon e Tethrameth. Dos nomes inicialmente divulgados, figuram destaques como Dubfire, com seu live inédito, e Carl Craig.
No dia 10, a festa vai do meio-dia até a meia-noite. Já no dia 11, das 18h às 10h da manhã da segunda-feira, feriado nacional. Ingressos e informações podem ser conferidos no site.
Outra novidade deste ano é  a Evolution Town, um camping para aqueles que preferirem curtir as quase 30 horas de música sem sair do local. Montado como uma cidade cenográfica, terá uma programação de festas exclusivas, além de acesso a todos os palcos, e ainda estrutura de banheiros, chuveiros, guarda-volumes, lounges e praça de alimentação.  O público pode optar por levar sua barraca ou alugar uma customizada pronta. 
ATRAÇÕES
A música eletrônica será celebrada em toda sua riqueza. O norte-americano Dubfire traz a Curitiba o live inédito “Hybrid”, aliando sua experiência de mais de 20 anos de carreira, tendo sido indicado ao Grammy com o duo Deep Dish, a um olhar único para a música eletrônica. Já Carl Craig é um dos maiores nomes da segunda geração do Detroit techno, ganhando visibilidade internacional também com seu projeto Detroit Love. O Miami bass do Danny Daze e o techno pesado de Rodhad marcam presença no line-up da festa. O destaque nacional do momento Vintage Culture reúne referências antigas como New Order e Depeche Mode para criar uma nova e autoral sonoridade, com uma pegada única ideal para curtir a Tribaltech.
Popof, o francês criador do selo Form, cria livremente suas faixas de techno e tech-house, e já foi convidado para remixes de Depeche Mode, Moby e Chemical Brothers. O alemão Chris Liebing consagrou a carreira em sua terra natal com mais de 25 anos de produção no techno, sendo reconhecido como um embaixador da inovação neste gênero. O psy-trance é muito bem representado por Avalon, projeto londrino de sucesso mundial que teve dois álbuns no topo de vendas do site Beatport. Do Reino Unido, a festa recebe também Kanio, grande nome do minimal techno que foi nomeado pelo Beatport o melhor artista de 2009. Da Austrália, Tetrameth traz suas referências do rock, progressivo e psicodélico, com produções aclamadas pela crítica.

Confira a lista completa de artistas da Tribaltech:
Adnan Sharif
Albuquerque
Alok
Altruism
André Marques
Aninha
Anna
Antonela
Atmos
Automack
Avalon
Azax vs. Bliss
Biel Précoma
Boghosian
Boris Brejcha
Capital Monkey
Carl Craig
Chris Liebing
Circuit Breakers
Claude VonStroke
Cobblestone Jazz
Dake
Danny Daze
Dashdot
David Keno
Davis
Derrick Carter
Digitaria
Dop
Dos Santos
Dubfire: Live Hybrid
Elekfantz
Eli Iwasa
Ellen Allien
Fabio Leal
FabØ
Fabricio Peçanha
Flow&Zeo
Funky Fat
Future Frequency
Gabe
Gaiser
Gromma
Haustuff
Hnqo
H.O.S.H.
Illusionize
Ital Live
Justin Martin
K-Isuma
Kanio
Klayton Keppen
Kultra
Léo Janeiro
Leozinho
Loud
Major7
Marco Resmann
Mathew Jonson
Matthias Meyer
Merkaba
Oxia
Pimpo&Zacchi
Pillowtalk
Popof
Renan Mendes & Bogus
Renato Cohen
Renato Ratier
Rinkadink & Element
Rodhad
Rodrigo Ferrari
Rolldabeetz
Roman Flügel
Scotty
Shadow FX
Sonic Species
Stekke
Stephan Bodzin & Marc Romboy
Stimming
Swarup
Tetrameth
The Drone Lovers
The First Stone
Tiger&Woods
Touchtalk
Trang
Traumer
Tristan
Vertical Mode
Victor Ruiz AV Any Mello
Vintage Culture
Volkoder
Will Clarke