terça-feira, 3 de março de 2015

Alaídenegão lança a música "Caia em Si"


  
Considerada uma das grandes revelações atuais da música do norte, a banda manauense Alaídenegão prepara-se para lançar seu primeiro álbum, “Senoide Sensual”, pela Deck no próximo mês. O grupo, que traz em seu som uma mistura de rock, reggae, carimbó, zuqui e maracatu, dá uma primeira amostra do que estar por vir, disponibilizando, para streaming, a música “Caia em Si”: https://www.youtube.com/watch?v=HAP0gsbQwyA

O disco foi gravado no estúdio Costella (São Paulo) e a produção é assinada por Rafael Ramos, que comenta: “Contratamos o grupo por ser uma das bandas mais originais que tem por aí. E eles fazem qualquer um dançar.” O álbum é composto por 14 faixas, todas de autoria do grupo formado por Agenor Vasconcelos (baixo e voz), Rafael Angelo (guitarra), Davi Escobar (guitarra e voz), AJ (bateria) e Markito Rock (trompete). Entre elas, estão músicas já conhecidas, apresentadas em seus dois EP​s​ anteriores, e as inéditas “Senoide Sensual”, “Caia em Si” e “Piratapuia”.

​Mais informações: http://deckdisc.com.br/
 

Tito Marcelo disponibiliza "Inexplicável" para download gratuito




O cantor e compositor pernambucano, Tito Marcelo, disponibilizou para download gratuito o single “Inexplicável”, através de seu perfil no Soundcloud (https://soundcloud.com/titomarceloo/inexplic-vel). A música faz parte de seu segundo álbum, “Pra Ficar no Sol” e foi composta inspirada em reflexões sobre nossa identidade e em como expressá-la. 

Há também um registro em vídeo da mesma música, já disponível no YouTube(https://www.youtube.com/watch?v=U4SD-6GA1VE), que foi captado no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro, onde Tito gravou o álbum. A direção ficou por conta de Gláucio Ayala (Drive Filmes) com assistência de Rodrigo Sabatinelli. 
Com produção e arranjos de Renato Fonseca (Ed Motta, Alceu Valença, Djavan), o CD “Pra Ficar no Sol” traz 12 faixas, todas de autoria de Tito, que empresta sua bela voz às composições, que falam dos encontros e desencontros da vida moderna. Acompanhando Tito Marcelo uma banda da pesada: João Viana (bateria), Lui Coimbra (violoncelo), André Vasconcellos (baixo), Renato Fonseca (teclados), João Lyra (viola e violão), Marcelo Martins (sax e flauta), Marcos Suzano (percussão), Alexandre Katatau (baixo) e Vinicius Rosa (violão e guitarra). 

Mais informações: www.titomarcelo.com.br


ARTISTA CURITIBANO REALIZA PERFORMANCE EM EXPOSIÇÃO DE MARINA ABRAMOVIĆ


Fernando Ribeiro é um dos oito artistas selecionados que, a partir de março, apresentam seus trabalhos ao lado da artista sérvia, no Sesc Pompeia, em São Paulo 
 
Durante os dois meses em que a exposição retrospectiva Terra Comunal – Marina Abramović + MAI, da artista sérvia Marina Abramović permanece em cartaz, no Sesc Pompéia, em São Paulo, o artista da performance Fernando Ribeiro, de Curitiba, assume a persona de um datilógrafo full time. De 11 de março a 10 de maio, ele poderá ser rastreado pelos visitantes da exposição pelo “tec-tec-tec” de sua máquina de escrever portátil, parceira inseparável com a qual vai, praticamente, “morar” nos diversos espaços ocupados pela mostra.
 
Fernando Ribeiro é um dos oito artistas brasileiros convidados por Marina Abramović para exibir seus trabalhos ao vivo, em espaços contíguos aos de sua própria mostra retrospectiva – a maior já realizada pela artista na América do Sul, e que inclui vídeos, registros de suas pesquisas com cristais brasileiros e instalações que retomam performances recentes como 512 Horas, apresentada na Galeria Serpentine, de Londres.
 
Os artistas nacionais foram escolhidos pela própria Marina, após uma seleção de portfólio, em janeiro de 2014. “Depois das conversas iniciais, ela pediu a cada artista três projetos no portfólio final. E, no meu caso, queria que O Datilógrafo fosse um deles”, conta o artista. O grupo também participa de workshops ministrados por Marina Abramović em uma imersão de cinco dias em um sítio, no início de março.
 
A escolha de Fernando Ribeiro para participar deste seleto grupo de artistas brasileiros não se deu ao acaso. Na última década, o curitibano ganhou reconhecimento como um dos promotores da divulgação, reflexão e discussão da performance art no Paraná. Além de seu próprio trabalho artístico, iniciado em 1999, o artista de 36 anos atua como curador da p.ARTE – Mostra de Performance Art, em parceria com Tissa Valverde. Criado em 2012, o evento realiza uma exibição mensal de performance art na Bicicletaria Cultural, no centro de Curitiba.
 
Este ano, Fernando se prepara para realizar mais uma curadoria para a Bienal Internacional de Curitiba, função que já havia assumido na edição anterior, em 2013. “A Bienal é a primeira a ter uma curadoria específica em performance art”, conta.
 
A performance
 “O Datilógrafo” teve sua primeira versão apresentada em 2009, no Sesc da Esquina. “Naquele momento, eu tinha uma interação direta com o público”, conta o artista. Desta vez, ele irá bater à máquina de terça-feira a domingo, oito horas por dia, sem se comunicar com ninguém. O que parece ser uma atividade introspectiva é, na verdade, a performance em que Fernando Ribeiro mais se se expõe – e olha que ele já se enrolou em plástico de PVC provocando estranhamento entre os transeuntes de ruas movimentadas (“Eu e o Público, 2011) e correu despido em direção a uma parede recém-pintada, para em seguida jogar-se em outra parede em branco (“Monotipando, 2002). “Vou me expor pela escrita, que será minha única forma de comunicação”, diz. As páginas com as reflexões do artista sobre a própria experiência serão colocadas em um recipiente transparente, à medida que forem sendo preenchidas, para serem lidas pelo público e, futuramente, publicadas.
 
Único artista sem espaço expositivo próprio, Fernando terá total liberdade para usar sua Remington 25 nos diversos espaços da exposição – das salas de Marina Abramovic ao banheiro. Com um trabalho calcado na exploração da ação, em um sentido amplo, desta vez o curitibano utiliza a escrita pela primeira vez como rastro de uma ação. “Paul Ricoeur dizia que compreendemos o tempo narrativamente”, conta o artista, que frequentemente flerta com a filosofia em suas performances.
 
Mas por que digitar à máquina, e não em um laptop, por exemplo? “A datilografia surge, em primeiro lugar, como um traço biográfico. Sou hábil datilógrafo, com três cursos e um estágio em uma escola de datilografia”, gaba-se. Mas, também pelo som das batidas ao teclado, que ativa a memória dos visitantes mais velhos e atiça a curiosidade dos mais jovens, acostumados a ouvir o mesmo barulhinho ao teclar mensagens no celular. A questão do erro, impossível de ser removido na datilografia, também interessa ao artista justamente porque deixa um rastro temporal. “O erro, aqueles ‘xxx’ sobrepostos às palavras, marcam a temporalidade do texto de forma explícita”, diz.
 
Trajetória
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e especialista em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal do Paraná (2010), Fernando Ribeiro iniciou seus estudos sobre a performance em 1999. Desde então, já apresentou seus trabalhos em diversos festivais e exposições do país e do exterior, entre eles: O Corpo na Cidade: performance em Curitiba, 2009; Performa Paço – São Paulo, 2011; Direct Action 2011 – Berlim, Hannover e Londres, 2011; Urbe-Brote Urbano – Buenos Aires, 2011; Defibrillator Performance Art Gallery – Chicago, 2012; Mobius Inc – Boston, 2012; Grace Exhibition Space – Nova York, 2012; Miami Performance International Festival – Miami, 2013; e II Mostra de Arte Performática do Sesc Paço da Liberdade, 2014.
 
Mais informações sobre o artista:
 
 
Serviço:  
Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Local: Sesc São Paulo – unidade Pompeia (Rua Clélia, 93)
Data: 11 de março a 10 de maio de 2015
Horários: terça a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 18h
Classificação indicativa: não recomendado para menos de 12 anos
Entrada gratuita

série Colóquios | Casa de Rui Barbosa 05.03



Epica e DragonForce desembarcam esta semana no Brasil


O Epica, um dos nomes mais importantes do atual cenário do heavy metal mundial, desembarca a bem-sucedida turnê promocional do álbum "The Quantum Enigma" esta semana no Brasil. Os shows acontecem em Porto Alegre (03/03 – Bar Opinião), Curitiba (04/03 – Master Hall), Rio de Janeiro (06/03 – Fundição Progresso), Belo Horizonte (07/03 – Music Hall) e São Paulo (08/03 – Audio SP). A abertura é do renomado DragonForce. Apesar da grande procura, ainda há ingressos à venda em todas as cidades.



A musa do metal Simone Simons enviou mensagem aos fãs das 5 capitais brasileiras – foto: Tim Tronckoe

Após realizar duas longas e bem-sucedidas turnês pela Europa, a banda Epica já chegou ao Brasil prometendo protagonizar um dos melhores shows de metal deste ano. Em diversas entrevistas concedidas à imprensa brasileira, a musa Simone Simons (vocal) e Mark Jansen (guitarra/vocal) fizeram questão em frisar o quão divertido e importante é excursionar pelo país.

Na realidade, o grupo holandês que também conta com Isaac Delahaye (guitarra), Rob van der Loo (baixo), Coen Janssen (piano) e Ariën van Weesenbeek (bateria) em seu lineup, sabe que as apresentações em Porto Alegre (03/03 – Bar Opinião), Curitiba (04/03 – Master Hall), Rio de Janeiro (06/03 – Fundição Progresso), Belo Horizonte (07/03 – Music Hall) e São Paulo (08/03 – Audio SP) vão evidenciar que estão no auge dos seus 13 anos de carreira.

Quem irá acompanhar esta turnê é a banda inglesa DragonForce, que ficou mundialmente famosa após suas complicadas composições figurarem no game Guitar Hero. Na estrada promovendo elogiado 6º álbum “Maximum Overload”, recentemente, Herman Li (guitarra), Sam Totman (guitarra), Frédéric Leclercq (baixo), Vadim Pruzhanov (teclado), Marc Hudson (vocal) e Gee Anzalone (bateria) realizaram duas apresentações sold out na Indonésia e dividiram o placo com o lendário Judas Priest na Austrália.

Apesar da proximidade das datas e da grande procura por ingressos, ainda há entradas à venda em todas as cidades brasileiras. Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/overloadbrasil.

A turnê tem as seguintes exibições confirmadas:
26/02 – Teatro Nacional Casa de la Cultura – Quito, Equador
28/02 – Teatro de la Uni – Lima, Peru
03/03 – Bar Opinião – Porto Alegre, Brasil
04/03 – Master Hall – Curitiba, Brasil (special guest: DragonForce)
06/03 – Fundição Progresso – Rio de Janeiro, Brasil (special guest: DragonForce)
07/03 – Music Hall – Belo Horizonte, Brasil (special guest: DragonForce)
08/03 – Audio SP – São Paulo, Brasil (special guest: DragonForce)
10/03 – Gran Teatro del BCP – Assunção, Paraguai
12/03 – Teatro Caupolican – Santiago, Chile (special guest: DragonForce)
13/03 – Teatro Flores – Buenos Aires, Argentina
14/03 – Shannan’s – San Juan, Porto Rico (apenas DragonForce)

Evidenciando a expectativa pela nova passagem pelo Brasil, Epica e DragonForce enviaram nova mensagem aos fãs em https://www.youtube.com/watch?v=22gRaeejzvY.

Celebrando o final da primeira perna da “The European Enigma tour”, o Epica lançou videoclipe com cenas retiradas de alguns shows. A música escolhida foi “Natural Corruption”. Confira em http://youtu.be/Tv3_C01W3rs.

Assista também ao clipe de “Victims of Contingency”: https://www.youtube.com/watch?v=i7IIYIFljZM

Veja lyric video para “Unchain Utopia”: https://www.youtube.com/watch?v=I8y99z5EVtY

Links relacionados:
https://www.facebook.com/overloadbrasil
https://www.facebook.com/epica
https://www.facebook.com/dragonforce
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço Porto Alegre: https://www.facebook.com/events/336906699813676
Serviço Curitiba: https://www.facebook.com/events/1606312462923951
Serviço Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/events/719458768132201
Serviço Belo Horizonte: https://www.facebook.com/events/289373251273884
Serviço São Paulo: https://www.facebook.com/events/349073655274368

Praça de Bolso terá sessão de cinema nesta quinta-feira (5)



A Fundação Cultural de Curitiba promove nesta quinta-feira (5), às 20h, a exibição do filme "Traço Concreto" na Praça de Bolso do Ciclista. O documentário longa-metragem dos cineastas Eduardo Baggio e Danilo Pschera aborda o universo da arquitetura modernista em Curitiba por meio das histórias de três casas e relatos dos arquitetos Lolô Cornelsen, Salvador Gnoato e Marcos Bertoldi. Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com os diretores do filme.
A ideia de abordar este tema surgiu da importância crescente em se debater a relação entre as pessoas e a urbe. De forma pontual, o documentário proposto irá destacar as obras culturais geradas pelo movimento arquitetônico abordado, para o melhor conhecimento de um período histórico de Curitiba.

Segundo Eduardo Baggio, a escolha das edificações como personagens de um documentário se justifica porque a arquitetura é um documento de uma época. A definição de materiais construtivos, os valores envolvidos e a disposição dos cômodos, por exemplo, caracterizam um momento histórico que revela o cotidiano, fundamental para o reconhecimento da cultura curitibana.
“O mais difícil de ser fazer um filme em que os personagens são casas, é resolver esteticamente a necessidade do trabalho com as três dimensões de uma obra arquitetônica. Por isso, usamos muitos movimentos de câmera, até em entrevistas, buscando com o deslocamento espacial revelar as proporções dimensionais dos ambientes em que filmamos.”, revela Baggio. 
Serviço:
Exibição do filme “Traço Concreto”, dirigido por Eduardo Baggio e Danilo Pschera
Local: Praça de Bolso do Ciclista – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Ingresso: grátis
http://tracoconcreto.com/ 

JAMES promove “Final de Semana das Mulheres” em homenagem ao Dia da Mulher



No próximo dia 8, domingo, todos celebramos o Dia Internacional da Mulher e o James aproveita a data para dedicar o final de semana para elas, com direito a ações promocionais na Discotraxx (06.03) e na POPLine (07.03).

A Discotraxx, balada semanal comandada pelos residentes Ale Dantas e Claudinha Bukowski, une sets finos com nu-disco, house e indie dance. Para celebrar o Dia da Mulher, o James transforma parte do piso superior num mini salão de beleza, com os hairstylists da Tristano Peluqueria. Os profissionais estarão ali fazendo penteados especiais, gratuitamente, entre as 22h30 e 0h30.

Já a POPLine, festa semanal dedicada a tudo que envolve o universo pop, distribuirá um vale-drink Etta James (vodka, Monin de morango, suco de limão e Sprite) para todas as mulheres aproveitaram a noite com um bom coquetel. A balada é comandada pelos DJs residentes Ale Dantas, Denis Pedroso e Celso Ferreira.

DISCOTRAXX - Sets finos com house, nu-disco e indie dance. DJs residentes Ale Dantas e Claudinha Bukowski. Double Screwdriver e distribuição de tequilas nos balcão ao longo da noite. Penteados gratuitos para mulheres com a equipe de hairstylists da Tristano Peluqueria, entre as 22h30 e 0h30. Na sexta-feira (06.03), com entradas a R$ 24 (50% de desconto até a meia-noite).

POPLINE - O melhor do universo pop na pista de dança. DJs residentes Ale Dantas, Denis Pedroso e Celso Ferreira. Distribuição gratuita de drinks Etta James para as mulheres e degustação de coquetéis ao longo da noite. No sábado (07.03), com entradas a R$ 30.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso site www.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.


Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.

PLURALIDADE MUSICAL É DESTAQUE DO DUO NO PLURAL NESTA QUINTA DA FNAC


 
Do samba ao rock, do choro à música céltica, o Duo No Plural explora uma grande diversidade sonora em seu pocket show, que acontece nesta quinta-feira (5/3) na Fnac Curitiba. A partir das 19h30, o guitarrista e violonista Deni Ribas e a violinista Bia Cervellini apresentam músicas autorais e releituras que compõe o repertório deste projeto em dupla. Criado em 2014, o Duo No Plural já se apresentou em espaços como Teatro Paiol e Paço da Liberdade. O evento tem entrada gratuita.
 
 
DUO NO PLURAL NA FNAC CURITIBA
 
Data: Quinta-feira, 5 de março
Horário: A partir das 19h30
Entrada Franca
Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville, Curitiba, PR

segunda-feira, 2 de março de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ

A peça tem referência nos pequenos circos do interior


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 15 de março, o espetáculo O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da companhia gaúcha Cia Rústica. A peça tem referência nos pequenos circos do interior e mostra que, em meio a tantos efeitos e luzes fluorescentes, o fantástico pode nascer das coisas mais simples. A montagem foi escrita em parceria entre Heinz Limaverde e a diretora Patrícia Fagundes e foi indicada em todas as categorias do Prêmio Açorianos 2011, sendo contemplada com os Prêmios de Melhor Direção e Figurino. A Cia Rústica oferece também a oficina Poéticas Festivas, em que os participantes vão fazer uma viagem compacta pelo universo de criação da companhia, desvendando os bastidores dos processos de ensaios.

Desde o início do século XX, o modelo do circo - fragmentado, híbrido, popular e polifônico - interessa e fascina a todas as artes, as quais recebe e serve, sem preconceito. Nesta peça, Limaverde transita por vários tipos do imaginário circense, como a mulher barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço, além de expor sua própria persona, tecendo memória com o instante efêmero da cena. O jogo com a teatralidade é um recurso importante da montagem: o ator transforma-se continuamente diante do público, joga com diferentes possibilidades de atuação, canta, dança, narra, confessa, brinca, opera o som. Inspirando-se na estrutura polifônica do espetáculo circense, a dramaturgia combina o universal com o pessoal, através de referências do circo com memórias e experiências do ator.

O próprio circo é um gênero espetacular plural. Abertura, diversidade e multiplicidade - não é esse o modelo celebrado na arte contemporânea? Nada mais velho e mais novo que o circo. Longe das bilheterias milionárias e recursos sofisticados dos grandes circuitos mundiais, a tradição do circo sobrevive através de pequenas trupes que transitam pelo interior do Brasil. À margem dos grandes centros e da soberania dos meios de comunicação de massa, os pequenos circos articulam interstícios sociais diferenciados, espaços de convivência, socialização e encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, onde o riso, o medo e o fantástico se alteram em um movimento de ruptura efêmera do cotidiano. O circo errante pelos cantos das cidades, o combate contra a gravidade que diz que toda arte lança um desafio. Saltimbancos e palhaços, seu destino escreve a beleza e a precariedade da aventura criadora, a ironia da existência sob seu nariz.

Sobre a Cia Rústica:
A Cia Rústica surge em 2004 (Porto Alegre- RS), com o objetivo de criar uma zona autônoma de trabalho entre artistas plurais. É um dos núcleos teatrais mais significativos da cidade, desenvolvendo uma trajetória de investigação consistente, projetos relevantes, espetáculos premiados e reconhecidos pelo público. Propõe a composição de um pensamento não dissociado do corpo, uma crítica atravessada de poesia e humor, o trânsito entre diferentes linguagens artísticas. Investiga o teatro como espaço de encontro, experiência e mecanismo de conexões, dentro da perspectiva de uma ética da festividade na criação cênica: uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo.

O primeiro projeto da Cia Rústica levou à cena três textos de Shakespeare, investigando uma linguagem contemporânea a partir da tradição de uma forma cênica potente: Macbeth (2004), Sonho de Uma Noite de Verão (2006) e A Megera Domada (2008). Além das montagens, o projeto promoveu oficinas, debates, ensaios abertos e apresentações em espaços não convencionais e para espectadores de distintos grupos sociais, buscando a ampliação dos campos de ação artística. Os espetáculos foram contemplados com vários Prêmios Açorianos (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Braskem e Quero-Quero.

Em 2010, a companhia começa a Trilogia Festiva, composta por Clube do Fracasso (2010), Natalício Cavalo (2013) e Caóticas (prevista para 2015). As montagens propõem a criação de dramaturgia, em uma composição que transita entre memória e presente, humor e poesia, real e teatralidade, incorporando elementos de vídeo, música ao vivo, dança, teatro documental. Foram contempladas com o Prêmio Funarte Myriam Muniz e receberam vários outros prêmios e indicações, incluindo Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Prêmio RBS Cultura Melhor Espetáculo Júri Popular (Clube do Fracasso) e Prêmio Braskem em Cena Melhor Espetáculo (Natalicio Cavalo). Além da Trilogia, em 2010 a companhia estreia o projeto Trânsitos, infiltrações poéticas pelas ruas da cidade, investigando possibilidades de intervenção urbana. Desvios em Trânsito, uma intervenção realizada em ruas do centro urbano que propõe desvios nas trajetórias retilíneas do cotidiano, acontece desde 2010. Cidade Proibida, é uma intervenção-espetáculo que propõe a invenção de espaços de convívio em lugares que durante a noite tornamse proibidos pela ameaça potencial de violência presente paisagem urbana, iniciando sua ação em 2013. Em 2011, estreia O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só.

Em 2014, a Cia Rústica participa de Residência Artística no Festival Palco Giratorio do Sesc RS com seu repertório completo, que inclui todas as produções realizadas desde 2010. Realiza o projeto Cia Rústica em Circuito (Prêmio Funarte Myriam Muniz), que leva Natalicio Cavalo, Desvios em Trânsito, Clube do Fracasso e a oficina Poéticas Festivas à cinco cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Heinz Limaverde e Patrícia Fagundes
Direção: Patrícia Fagundes. Elenco: Heinz Limaverde


 
Serviço:
Teatro: Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 13 a 15 de março de 2015 (de sexta-feira a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 7 de março (sábado), às 12h. R$10 e R$5 (meia) - conforme legislação e correntista CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Poéticas Festivas
Data: 14 de março - das 14h30 às 17h30
Público-alvo: Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas.
Número de vagas: 18
Inscrições: caixacultural08.pr@caixa.gov.br, a partir de 02/03/2015
Informações: facebook: /caixaculturalcuritiba


OFICINA - CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O FANTÁSTICO MUNDO DO TEATRO DE SOMBRAS



Oficina vai abordar os processos criativos de uma das mais antigas manifestações artísticas


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 10 a 13 de março, a oficina “O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras”, da Companhia da Sombra, grupo teatral paulista especializado no gênero de animação. A oficina tem entrada franca e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br a partir do dia 1 de março.

A Companhia das Sombras busca a retomada da ancestralidade do fazer artístico, que é a brincadeira com as luzes, levando os participantes para um mundo de muitas descobertas. A oficina vai abordar as mais diferentes esferas desta arte: sombra de silhuetas recortadas em diferentes materiais; a sombra obtida com objetos tridimensionais; as sombras corporais; o processo de criação, práticas de dramaturgia, a iluminação no teatro de sombras, entre outros processos.

O Teatro de Sombras
Uma das mais antigas manifestações teatrais, o teatro de sombras esteve por muito tempo adormecido, sendo desenvolvido, em sua maioria, na China e na Índia, berço dessa linguagem teatral. A partir dos anos 70 houve um renascimento do Teatro de Sombras no Ocidente e, no Brasil, esta arte vem crescendo de modo significativo.

A ideia desta forma de teatro é compreender a sombra como elemento artístico. A linguagem é híbrida e dialoga com vários campos, tornando possível a expressão de algo real de uma forma lúdica, afastando-se da estética realista-naturalista, possibilitando a abrangência de toda a complexidade do mundo contemporâneo.

O ressurgimento desta linguagem na contemporaneidade propõe um contraponto ao desenvolvimento tecnológico, com a possibilidade de cruzamento de técnicas muito antigas e tradicionais com a tecnologia atual, criando um teatro de sombras que dialoga com a atualidade.


Serviço:
Show: O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) – Galeria Térreo
Data: de 10 a 13 de março de 2015 (de terça a sexta-feira)
Hora: de terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h
Inscrições: Gratuitas. A partir do dia 01 de março pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Vagas: 25


Lançamento do site e do livro A Casa Senhorial | Casa de Rui Barbosa 04.03


Fundação Casa de Rui Barbosa
rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ
informações: 3289 8682 ou memoria@rb.gov.br
www.casaruibarbosa.gov.br

Plano Estadual de Cultura

clique para ampliar

Casa de Rui Barbosa | Agenda 01-15.03 2015

  Novos olhares sobre as
políticas culturais
09.03 segunda, 14h30 Apresentação do trabalho "A produção teatral carioca: história, exemplos e experiências. Mestrado em bens culturais e projetos sociais", por Ana Luisa Soares Silva. Com a moderação de Claudio Pinheiro (South Exchange Programme for Research on the History of Development, Holanda) e Frederico Reder (Rede Theatros NET). Sala de cursos. Entrada franca.
  
 INFANTOJUVENIL
01.03 domingo, 14h30 Um domingo na Casa de Rui Barbosa Esta edição tem como tema “Circo". A programação infantil inclui contação de história e oficinas de arte. Para os jovens e adultos, visita dramatizada ao Museu Casa de Rui Barbosa. Museu e Jardim. Entrada franca.
  
 EXPOSIÇÃO
até 29.03
"É carnaval na Casa Rui" A Casa de Rui Barbosa recebe uma exposição com registros da festividade. São expostos na sala de visitas de Rui Barbosa itens como convites para bailes carnavalescos, fotos da folia, exemplares da revista O Malho (1935), manuscritos, letras de samba-enredo e croquis de carros alegóricos e fantasias. Estão nas vitrines 26 documentos, desde 1887 até 1999, ano em que Rui Barbosa foi homenageado pela escola de samba GRES São Clemente. Museu.
  
 IDEIAS
04.03 quarta, 18h Lançamento de A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia dos interiores
Evento composto de mesa-redonda com o objetivo de apresentar o projeto, o livro e o site. Participação de Ana Pessoa (FCRB), Ana Lúcia Vieira dos Santos (FCRB,UFF) e Marize Malta (UFRJ). Sala de Cursos. Entrada franca.
  
05.03 quinta, 18h Depois de junho: movimentos, impasses e
novas instituições

A série de colóquios promovida pela FCRB e pela Universidade Nômade está de volta em 2015. Sala de cursos. Entrada franca.
  
10.03 terça, 17h Estudos de direito e política
Palestra "Caminhos da reforma política no Brasil", por Júlio Aurélio Vianna Lopes (FCRB). Sala de cursos. Entrada franca.
  
11.03 quarta, 14h30 Memória & informação
Palestra “Restauração do Jardim do Valongo”, ministrada pelo arquiteto restaurador Wallace Caldas. Sala de cursos. Entrada franca.
  
até 19.03 quintas e
sábados, 15h
Programação de verão no Museu
Atividade especial composta por visitas temáticas conduzidas pela equipe de turismólogos bolsistas do Museu. Museu e Jardim.
  
 CHAMADA DE TRABALHOS
até 09.03
VII Encontro de arquivos científicos
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promovem,
de 24 a 26 de junho, o VII Encontro de arquivos científicos.
O encontro tem como tema central "Gestão de documentos
e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Legislação e acesso
aos arquivos de ciência e tecnologia e Atividade de pesquisa e a gestão de documentos. Os interessados em participar podem se inscrever de 2 de março a 15 de maio.
Serão aceitos trabalhos submetidos no máximo até o dia 9 de março. Participantes com o mínimo de 75% de presença receberão certificados. Auditório. Entrada franca.
  
até 17.04
A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores
Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o II Colóquio 
"A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores". O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa.
  
  

FCC divulga resultado da seleção para o Coral Brasileirinho

Coral Brasileirinho ganha seis novos integrantes

O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, vai ganhar seis novos integrantes, aprovados em testes de seleção realizados em fevereiro. Eles já se juntam ao restante do grupo nos ensaios que começam nesta quarta-feira (dia 4), no Conservatório de MPB. Os aprovados foram Beatriz Strapasson, Gabriel Selis, Isabela Hübner Lüdtke, Marina Moura Henriques, Sofia Feres Tetto e Valentine Soares.

Participaram da seleção crianças com idades entre 8 e 10 anos. Cada participante cantou uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, e foi avaliada pelos diretores do Brasileirinho. Os resultados também estão em edital afixado na entrada do Conservatório. Os aprovados não pagam mensalidade e já participam das atividades normais do coral.

O coral – Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo.

Com direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel, o Brasileirinho tem um histórico com perto de 150 apresentações, acumulando 12 espetáculos temáticos e mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Tradição – Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos álbuns Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos álbuns do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

Programação semanal James de 04 a 07 de Março

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
DE 04 A 07 DE MARÇO

QUARTA 04.mar: 22h



DJs residentes Ale Dantas, Claudinha Bukowski e Pablo Busetti.
DJ selecionado pelo James via Facebook.
DJ convidado Marcell Boareto (Tied to the 90s).
DOUBLE DRINK de destilados nacionais até 0h.
R$ 15.

QUINTA 05.mar: 22h
DJs residentes Kel e MC Francinha.
DJs convidados Lazy Samambaia, Fefa (Sweet Grooves), Mr. Kosz (BSB) e Cybass (SP).
R$ 15.
   
SEXTA 06.mar: 22h
DJs residentes Ale Dantas e Claudinha Bukowski.
DOUBLE SCREWDRIVER até a meia-noite.
50% DE DESCONTO até a meia-noite.
SHOTS DE TEQUILA, no balcão, ao longo da noite.
R$ 20.

SÁBADO 07.mar: 22h
DJs residentes Ale Dantas, Denis Pedroso e Celso Ferreira.
DEGUSTAÇÃO DE DRINKS ao longo de toda a noite.
R$ 25.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso site www.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.