quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lançamento do filme em Blu-ray e DVD para curtir nas férias - Palavra Cantada 3D







Show Brincadeiras Musicais


Palavra Cantada 3D

· DVD 3D + 2D + 2 óculos: Preço Sugerido: R$ 39,90

disponível nas lojas a partir de 25 de novembro

· DVD Blu - ray 3D + 2D: Preço Sugerido: 79,90

disponível nas lojas a partir de 5 de dezembro





Depois do sucesso nos cinemas, chega aos formatos Blu-ray e dvd o primeiro show infantil filmado em 3D no Brasil: Palavra Cantada 3D - Show Brincadeiras Musicais



Nos 60 minutos de duração, Paulo Tatit e Sandra Peres estão acompanhados pelos músicos Estevão Marques, Daniel Aires, Julia Pittier, Marina Pittier e Wem e por um grupo de crianças.



O show é interativo, e durante as sessões no cinema a identificação com os pequenos espectadores era imediata: ninguém ficava sentado na poltrona.



Com certeza não será diferente em cada casa, com a vantagem que, munidas do controle remoto, as crianças poderão assistir ao filme várias vezes para aprender a brincar junto com a turma do filme.





Entre as músicas que fazem parte do filme estão algumas das mais queridas do público, como “Sopa”, “Fome Come”, “Duelo de Mágicos” e “Ciranda” e algumas inéditas, como “O Caramujo e a Saúva”, “Vem Dançar com a Gente” e “Bolinha de Sabão”, que reserva uma deliciosa surpresa.



O resultado é uma verdadeira experiência musical que aumenta a proximidade e a intimidade entre a dupla e as crianças. Boas Férias para todos!





Sobre a Palavra Cantada



Criada em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit, a Palavra Cantada ultrapassa hoje a venda de dois milhões de exemplares, entre seus treze CDs e cinco DVDs. O trabalho da dupla conquistou um amplo público formado por pais e filhos e passou a fazer parte do cotidiano de escolas de todo o país, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas: letras, melodias e arranjos. Nos shows de grande porte que realizam, toda a família se diverte e se emociona. Escolas públicas e particulares de todo o país já adotaram os produtos do catálogo da Palavra Cantada em suas atividades cotidianas. Tendo alcançado sucesso de público e de crítica, sete dos lançamentos do selo receberam os maiores prêmios dedicados a este gênero musical. Depois de tantos anos dedicados a esse público, algumas coisas não mudaram: o compromisso com a qualidade e respeito inteligência da criança.

Fim de ano com novas exposições no Solar do Barão






Os espaços do Solar do Barão abrigam novas exposições, a partir das 19h desta terça-feira (13), proporcionando ao público o contato com diversas possibilidades de construção das expressões visuais. Na programação preparada pela Fundação Cultural de Curitiba estão seis mostras nas salas do Museu da Gravura, ao lado de duas exposições no Museu da Fotografia e uma na Gibiteca, além da produção de vários artistas reunida na Loja da Gravura, em agenda especial de fim de ano.

As diferentes propostas e abordagens artísticas que tomam conta do Museu da Gravura podem ser conferidas nas seguintes exposições: “Série Autobiográficas”, com gravuras em metal realizadas por Louise Bourgeois e pertencentes ao acervo municipal; “[Arquivo / Operação.IMPERMANÊNCIA]”, reunindo obras de Arthur do Carmo, Luana Navarro e Patrícia Lion; “Miragens”, gravuras em metal e litografias de Larissa Franco; “Práticas de Aproximação”, com xilogravuras realizadas por artistas nos ateliês do museu; “Hacklab S.o.l.a.r.”, ciclo de encontros comandado por Guilherme Soares e Simone Bittencourt para discussão sobre Cultura Digital Livre e de Código Aberto; e a coletiva de gravuras “Marcas e Ilhas”, com trabalhos de Maikel da Maia, Julcimarley Totti, José Roberto da Silva e Maria Lúcia de Júlio.

No Museu da Fotografia, a fotógrafa Milla Jung responde pela mostra “Países Imaginários”, enquanto a exposição “Malote Destino CWB” reúne trabalhos de dez artistas convidados por Deborah Bruel, dentro de um projeto de arte de alcance nacional. A Gibiteca de Curitiba oferece ao espectador “Histórias de Nanquim”, com criações do desenhista André Caliman, sendo que na Loja da Gravura o visitante encontra obras de diversos artistas para admirar e adquirir. São gravuras, desenhos, fotografias, pequenos objetos, catálogos e publicações que também se constituem em excelentes opções de presentes para as festas de dezembro.



Traços que contam histórias – Na exposição “Histórias de Nanquim” estão trabalhos do desenhista André Caliman, que usa a linguagem dos quadrinhos para revelar seu talento. Formado em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, o artista tem um premiado currículo na área de histórias em quadrinhos, além de responder pela ilustração de livros didáticos e obras literárias para diversas editoras.

Professor dos cursos da Gibiteca de Curitiba desde 2009, André Caliman participou como oficineiro de criação de histórias em quadrinhos da GIBICON e da RIOCOMICON, dois dos principais eventos de HQ no Brasil. Recebeu o Troféu HQ MIX na categoria de melhor revista independente de grupo, com a “Quadrinhópole #4” de julho de 2008, e desenha a série americana “E.L.F.”.

Em “Histórias de Nanquim”, André Caliman apresenta páginas originais da série em quadrinhos “E.L.F.”, publicada nos Estados Unidos pela editora Across The Pond, ao lado de originais de algumas HQs publicadas de forma independente aqui no Brasil, como a que foi feita para a internet “Ruídos”, e a inédita “Sequestro em Três Buracos”. Completam a mostra obras em giz pastel e nanquim, do acervo do artista.



Fotos para “ouvir” e viajar - Montadas com recursos do Fundo Municipal da Cultura, as exposições que ocupam as salas do Museu da Fotografia apresentam duas propostas inovadoras relacionadas à imagem fotográfica. As fotos da exposição “Países Imaginários”, da fotógrafa Milla Jung, primeiro devem ser “ouvidas” e depois vistas. Ela sugere que, logo na chegada, o visitante coloque um fone para ouvir algumas narrativas. Depois, ao passar para a segunda sala, aprecie uma biblioteca de livros sobre fotografia, escolhendo uma entre as 40 obras com imagens de fotógrafos famosos, como Thomas Demand, Diane Arbus, Robert Frank e outros. Milla propõe que o visitante relacione as narrativas de áudio, que inspiraram a sua imaginação, com as imagens concretas que encontra nos livros. “É quase um jogo. Para cada um a foto funciona de uma maneira diferente”, diz a fotógrafa.

A exposição “Malote Destino CWB” reúne dez artistas convidados por Débora Bruel para participar de um projeto nacional. Ao integrar o “Malote”, emprestando ou doando suas obras, obrigatoriamente de pequenas dimensões, os artistas passam a fazer parte de um acervo que está em permanente circulação, levado para vários lugares do país. Antes disso, porém, o público terá oportunidade de conhecer os trabalhos na exposição montada no Museu da Fotografia.



Diferentes propostas – As salas do Museu da Gravura oferecem um passeio por variadas propostas das artes visuais. Confira o roteiro:

Séries Autobiográficas – Louise Bourgeois – As gravuras em metal da artista, que pertencem ao acervo municipal, “retiram a mulher da zona de sombra da história da arte”, segundo o registro do crítico Paulo Herkenhoff, no catálogo da XI Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Para ele, “depois de Bourgeois, o universo da arte já não será de mulheres no mundo dos homens, nem têm elas que falar a linguagem dos homens, mas podem tornar presentes seus próprios desejos”.

“[Arquivo / Operação.IMPERMANÊNCIA] – Os artistas Arthur do Carmo, Luana Navarro e Patrícia Lion exploram os agenciamentos e encadeamentos narrativos que constituem os arquivos, numa operação de seleção motivada pela necessidade de montar e remontar o tempo, sob a ótica de um sujeito contemporâneo.

Miragens – Na série inédita de gravuras em metal e litografia, o arabesco e a ornamentação presentes nas culturas árabe e muçulmana são utilizadas por Larissa Franco como expressão de linguagem gráfica.

Práticas de Aproximação – A exposição é resultado de pesquisas realizadas por artistas, nos ateliês do Museu da Gravura, entre agosto e novembro deste ano. As xilogravuras exploram possíveis conexões entre duas obras de Oswaldo Goeldi, pertencentes ao acervo do museu, e a produção atual de arte, em Curitiba.

Hacklab S.o.l.a.r. (Sistema orbital de labs autônomos em resistência) – O ciclo de encontros comandado por Guilherme Soares e Simone Bittencourt traz para o campo da criação artística a discussão e a prática sobre Cultura Digital Livre e de Código Aberto. O processo envolve debates e produções no espaço público do museu, iniciando um trabalho coletivo em torno dessas experiências.

Marcas e Ilhas – Exposição coletiva com gravuras de Maikel da Maia, Julcimarley Totti, José Roberto da Silva e Maria Lúcia de Júlio



Serviço:

Exposições nos espaços do Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro):

Museu da Gravura de Curitiba – “Série Autobiográficas – Louise Bourgeois”, “[Arquivo / Operação.IMPERMANÊNCIA]”, “Miragens”, “Práticas de Aproximação”, “Hacklab S.o.l.a.r.” e “Marcas e Ilhas”.

Data: de 13 de dezembro de 2011 (abertura às 19) a 19 de fevereiro de 2012.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.

Entrada franca



Loja da Gravura – venda da produção de diversos artistas.

Data: de 13 de dezembro de 2011 (abertura às 19h) a 19 de fevereiro de 2012.

Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.



Museu da Fotografia de Curitiba – “Países Imaginários” e “Malote Destino CWB”.

Data: de 13 de dezembro de 2011 (abertura às 19h) a 4 de março de 2012.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.

Entrada franca



Gibiteca de Curitiba – “Histórias de Nanquim”

Data: de 13 de dezembro de 2011 (abertura às 19h) a 19 de fevereiro de 2012.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.

Entrada franca

Tem post novo no Blog do Le-Heitor.






Heitor foi ao Prêmio Jabuti, leu um livro do André Neves, que ganhou como o melhor infantil, voltou ao Condephaat e fez a sua primeira panfletagem: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br

ESCOLA SÃO PAULO LANÇA ANTECIPADAMENTE CURSOS DE FORMAÇÃO DE 2012

Para você que tem interesse em ampliar seus conhecimentos ou se aprofundar nas áreas das indústrias criativas, a Escola São Paulo lançou a sua programação 2012 de cursos de formação nas seguintes áreas: moda, jornalismo de moda, cinema, documentário, arquitetura, pesquisa de tendências e cool hunting e gestão.



Lista Resumo dos Cursos (2012)

Formação em Moda: Conceito, Criação e Execução (1ano e meio) - 27 fev

1 Ano de Formação em Moda: Processos Criativos e Gestão - 3 mar | 5 mar

1 Ano de Cinema: da Formação do Olhar ao Curta-Metragem - 13 mar

1 Semestre de Formação em Documentário: Fundamentos Práticos e Teóricos - 2 mar

1 Semestre de Formação em Arquitetura: Espaço Sustentável - 8 mar

1 Semestre de Formação em Design: Fundamentos Históricos e Projeto - 1 mar

1 Semestre de Formação em Tendências e Cool Hunting - 6 mar | 7 mar

1 Semestre de Formação em Gestão do Empreendimento Cultural e Criativo - 1 mar

1 Semestre de Formação em Jornalismo de Moda: Redação e Estilo - 2 mar



Sobre os cursos lançados



Moda: pela primeira vez a Escola São Paulo oferecerá um curso de moda com duração de 1 ano e meio (três semestres) com aulas cinco vezes por semana. Curso: Formação em Moda: Conceito, Criação e Execução, de 27 de fevereiro de 2012 a junho de 2013 (2ª a 6ª) - 8h às 11h20. Ele será voltado para quem deseja se aprofundar na área de moda, sem deixar de levar em consideração o planejamento criativo e a gestão do empreendimento da moda. O curso será coordenado por Geni Ribeiro, consultora da ABIT, e contará com quatro pilares de sustentação: pesquisa, reflexão, experimentação e desenvolvimento de projeto.



Para quem não pode comprometer cinco dias por semana ainda sob o tema moda, a Escola oferece duas opções de formação no tema: 1 Ano de Formação em Moda: processos criativos e gestão em sábado quinzenais (3 de março a 8 de dezembro, das 10h às 17h) ou às 2ªs e 4ªs (5 de março a 26 de novembro, das 19h30 às 22h). Os cursos, também coordenados por Geni Ribeiro, oferecem uma formação para o aluno desenvolver competência profissional, criativa e empreendedora para administrar a sua marca ou serviço de moda.

Cinema e Documentário: para os interessados em cinema, foram lançados dois cursos: 1 Ano de Cinema: da Formação do Olhar ao Curta-Metragem (13 de março a 27 de novembro, 19h30 às 22h30, toda 3ª e 5ª), coordenado por Bruno Carneiro, e 1 Semestre de Formação em Documentário: Fundamentos Práticos e Teóricos (2 de março a 29 de junho, 19h30 às 22h30, 6ª e sábado), com coordenação de Paola Prestes. Ambos os cursos são estruturados em aulas teóricas e práticas, resultando em curtas-metragens e exercícios cinematográficos.

Arquitetura: quem se interessa por arquitetura e urbanismo do século XXI 1 Semestre de Formação em Arquitetura: Espaço Sustentável (8 de março a 21 de junho, 16h30 às 18h30), toda 5ª feira, sob coordenação de Marcos Costa, arquiteto, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e docente em cursos de Arquitetura e Urbanismo. O curso discute temas como o papel da arquitetura frente ao desafio ambiental do século XXI, a reciclagem dos edifícios para um espaço sustentável, a arquitetura brasileira adaptada ao meio natural, estudos de edifícios contemporâneos e exemplos de metrópoles publicitárias: marketing urbano, entre outros.

Design: nesta área, há o curso 1 Semestre de Formação em Design: Fundamentos Históricos e Projeto (1 de março a 28 de junho, 19h30 às 22h30) às 5ªs, coordenado pela jornalista Mara Gama que abordará conceitos, fundamentos e exemplos históricos, além do desenvolvimento de um projeto.

Tendências e Pesquisa de Campo: 1 Semestre de Formação em Tendências e Cool Hunting (turma manhã de 6 de março a 23 de junho, das 8h às 11h e turma noite de 7 de março a 28 de junho, das 19h30 às 22h30), coordenado por Sabina Deweik, pesquisadora do instituto de pesquisas de tendências de consumo Future Concept Lab, apresenta como desenvolver pesquisas de tendências e as habilidades do cool hunter, um profissional treinado e capaz de indicar caminhos através dos novos desejos do consumidor, seu estilo de vida, anseios e valores, ajudando as empresas a se posicionarem frente ao mercado.



Gestão: para profissionais do mercado criativo e cultural, o curso 1 Semestre de Formação em Gestão do Empreendimento Cultural e Criativo (1 de março a 28 de junho, 19h30 às 22h30, às 3ªs), coordenado por Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural, e André Martinez, pesquisador independente e consultor, apresenta os processos de concepção, planejamento e desenvolvimento de empreendimentos, com aulas teóricas e práticas.



Jornalismo de Moda: para profissionais de mídia que queiram atuar no segmento de moda, o curso 1 Semestre de Formação em Jornalismo de Moda: Redação e Estilo (2 de março a 6 de julho, 19h30 às 22h30) toda 5ª, coordenado por Camila Yahn, Editora-Chefe do portal FFW e diretora criativa do seminário Pense Moda. O curso apresenta o jornalismo de moda no mundo e no Brasil, oferecendo aos alunos um repertório para desenvolver textos consistentes e com estilo próprio, de acordo com as diferentes necessidades e dinâmicas de cada mídia.





Local: Escola São Paulo

Rua Augusta, 2239

Informações e Reservas: (11) 3060.3636
www.escolasaopaulo.org

MANDE SUA PROGRAMAÇÃO

Camerata encerra temporada com o concerto “Magníficas”








A Camerata Antiqua de Curitiba faz neste fim de semana as suas últimas apresentações do ano, encerrando a temporada de concertos de 2011. A Camerata apresenta o concerto “Magníficas”, com regência de Wagner Polistchuk e solistas convidados. Além das apresentações na sexta-feira (16), às 20h, sábado e domingo (17 e 18), às 18h30, na Capela Santa Maria, haverá um ensaio aberto na sexta-feira (16), das 10h às 12h, quando o regente também se coloca à disposição para uma conversa sobre música com o público. A temporada 2011 da Camerata conta com patrocínio da Volvo.

O concerto deste fim de ano reúne um repertório de composições de autores eruditos contemporâneos, do Brasil e de outros países. Duas das composições escolhidas são versões atuais do tradicional cântico litúrgico Magnificat, criadas pelo inglês Gerald Finzi (1901-1956) e pelo italiano Marco Frisina (1954), ambas executadas em primeira audição pela Camerata. A soprano convidada, Natália Áurea, do Coro da Orquestra Sinfônica de São Paulo, atua como solista na execução do Magnificat de Marco Frisina.

A obra “Acordes Poéticos”, com textos da poeta Júlia da Costa (1844 – 1911), foi encomendada pela Camerata ao compositor cearense Liduíno Pitombeira (1962). Será uma oportunidade para os curitibanos conhecerem o trabalho de um dos mais premiados compositores brasileiros da atualidade. Sua música é reconhecida dentro e fora do Brasil. Tem sido executada por grupos estrangeiros, como Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Louisiana Sinfonietta, Red Stick Saxophone Quartet e New York University New Music Trio, e por brasileiros, como Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Outras novidades estão programadas para este concerto, que conta ainda com a participação como solistas da pianista Clenice Ortigara e do violoncelista Faisal Hussen. Fazem parte do programa também obras de Dimitri Cervo (Renova-te, Bachiana Brasileira), Stanislav Prokudin (Dois Intermezzos para Orquestra de Cordas) e Stuart McIntosh (A Vida de uma Mulher), todos eles compositores em plena atividade.



Serviço:

Concerto “Magníficas” – Camerata Antiqua de Curitiba

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas e horários:

16 de dezembro (sexta-feira), às 20h; 17 e 18 de dezembro (sábado e domingo), às 18h30

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Ensaio aberto ao público: sexta-feira (16), das 10h às 12h (gratuito)

Escritor Jansen Viana lança livro "Cortabunda - O maníaco do Zé Walter", na livraria Cultura






O livro "Cortabunda - O maníaco do Zé Walter", do escritor Jansen Viana, será lançado na livraria Cultura (av. Dom Luís, 1010 - fone: (85) 4008.0800), em Fortaleza, na próxima terça-feira, dia 20, às 19 horas.

As lendas urbanas são patrimônio do povo. São pérolas produzidas no sofrimento. Alegóricas cicatrizes produzidas na arte da resiliência. Elas compõem os mais belos quadros da galeria de sua historicidade.

São obras de arte que nascem a partir de um lastro de verdade e se propagam pela capacidade criativa das comunidades citadinas, comunicando seus medos, seus mistérios e o pitoresco da sua história. Conservando sua memória, construindo seus elementos culturais e perpetrando o magnífico registro de seus poemas épicos.

"Entre as brilhantes peças do acervo cultural urbano de Fortaleza, tenho a honra de lhes servir sua maior lenda urbana: Cortabunda - O Maníaco do Zé Walter", destaca Jansen Viana. Desenvolvido em cima de um fato real o livro traz uma versão bem particular da história. As personagens e os eventos são imaginários, quaisquer semelhanças são legítimas coincidências.

A matriz histórica ocorre durante o período de 1985 a 1987, quando a população do Conjunto Prefeito José Walter, em Fortaleza, viveu o pânico causado por um (ou vários) maníacos que atacavam mulheres ferindo-lhes a região das nádegas. Ele não roubava, não matava nem abusava sexualmente de suas vítimas, somente as cortava sem piedade.

Na vida real um suspeito foi preso, e em menos de vinte dias foi assassinado na prisão. Não teve direito a um julgamento e a população não conheceu a sua história, sua vida, suas neuroses e as motivações que supostamente o levaram a cometer tais crimes.

Quem foi realmente o maníaco? Qual o seu perfil psicológico? O que lhe significava cortar nádegas femininas? É temeroso responder, assim como é temeroso afirmar que tudo o que contam sobre o maníaco é verdade. Há muito exagero e invencionices sobre o assunto, daí nasce a lenda. A proposta deste livro não é desfazê-la, pelo contrário, o anseio é fazer o registro na tentativa de perpetuar a famosa lenda do Cortabunda do Zé Walter.



Patrocínio do Programa Cultura da Gente

A edição do livro "Cortabunda - O maníaco do Zé Walter" foi patrocinada pelo Programa Cultura da Gente, que apóia projetos artísticos desenvolvidos por funcionários da ativa e aposentados do BNB.

Ação de desenvolvimento humano e responsabilidade social corporativa do Banco do Nordeste, o Cultura da Gente apóia projetos individuais ou coletivos, de autoria ou co-autoria de funcionários e aposentados da instituição, até o valor de R$ 10 mil, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura e cultura popular.

Coordenado pela consultora cultural Rosana Gondim, o Programa é uma iniciativa conjunta dos Ambientes de Comunicação Social, Gestão da Cultura e Responsabilidade Socioambiental, e a Área de Desenvolvimento Humano do BNB.



Breve perfil profissional

Autor de outros cinco livros ["É preciso saber amar" (2001), "Como tomar decisões" (2003), "Conterrâneos" (2007), Coleção "Ceará e Cearenses" (2008) e "Apenas um Carpinteiro" (2010)], Álvaro JANSEN VIANA da Silva é formado em Administração de Empresas, Teologia e Psicanálise Clínica. É pastor evangélico e consultor interno do Banco do Nordeste.

Termina nesta sexta-feira, 16, prazo para inscrição no Programa BNB de Cultura 2012 - Parceria BNDES

Termina nesta sexta-feira, 16, o prazo para inscrições de projetos no Programa Banco do Nordeste de Cultura - Edição 2012 - Parceria BNDES. O Programa é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, com dotação orçamentária de R$ 8 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura do Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do Banco do Nordeste), mediante seleção pública de projetos.

O edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br ).



Inscrição e habilitação de projetos

O período de inscrição dos projetos iniciou no último dia 1º de novembro e prossegue até 16 de dezembro deste ano, mediante entrega de seis vias de formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto, e acompanhado de seis cópias de cada anexo indicado no formulário. O formulário de inscrição e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no Portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br ).

A entrega dos projetos deverá ser feita nos seguintes locais: projetos oriundos do Ceará, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza e Cariri (em Juazeiro do Norte); projetos originários dos demais Estados situados na área de atuação do Banco do Nordeste (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, nas sedes das superintendências estaduais do Banco do Nordeste); na Paraíba, as propostas também poderão ser entregues no Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa; por sua vez, os projetos de Estados localizados fora da área de atuação do Banco do Nordeste deverão ser enviados para o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.

De segunda a sexta-feira, no período de 10 às 16 horas, a entrega dos projetos deverá ser feita nesses locais, ou então pelo correio, com remessa para esses mesmos locais, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento - AR (considerada a data de postagem), em envelope devidamente identificado.

No período de 02 a 13 de janeiro de 2012, todos os projetos inscritos passarão por uma análise técnica, objetivando a habilitação para a fase de seleção. Serão considerados desabilitados os projetos que apresentarem inconsistências e não atenderem às exigências previstas no edital.



Parceria destina R$ 8 milhões para apoiar a cultura em 2012

Juntos, o Banco do Nordeste e o BNDES destinarão, no próximo ano, o montante de R$ 8 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 1,5 milhão), literatura (R$ 1,0 milhão), artes cênicas (R$ 1,25 milhão), dança (R$ 500 mil), artes visuais (R$ 1,0 milhão), audiovisual (R$ 1,0 milhão); patrimônio (R$ 500 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 1,25 milhão).

Serão contemplados pelo menos 303 projetos - sendo, no mínimo, 59 de música, 38 de literatura, 55 de artes cênicas, 18 de dança, 44 de artes visuais, 22 de audiovisual, 18 de patrimônio e 49 de artes integradas ou não-específicas.

O apoio ao Programa Banco do Nordeste de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do Banco do Nordeste.

Existente desde 2010, a parceria Banco do Nordeste/BNDES contribui para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais. Existente desde 2005, o Programa Banco do Nordeste de Cultura já patrocinou 1.371 projetos, beneficiando diretamente 350 municípios.



Divulgação do resultado em 31 de maio de 2012

O Banco do Nordeste garantem que, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 4 milhões, em 2012) do Programa serão destinados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Nordeste (equivalente a 0,749) e/ou Índice de Exclusão Social (IES) acima da média do Nordeste (igual a 40,95%).

Os dois Bancos também asseguram que pelo menos 25% do total dos recursos (isto é, R$ 2 milhões, em 2012) serão carreados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios incluídos no Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, cujo objetivo é levar o crescimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Na área de atuação do Banco do Nordeste, são identificados 34 Territórios da Cidadania, englobando 586 municípios, sendo 337 inseridos na região semi-árida.

E, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 4 milhões) serão destinados para proponentes pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

A meta das duas instituições é realizar, até 31 de maio de 2012, todo o processo seletivo da edição 2012 do Programa, compreendendo as seguintes fases: realização de 79 oficinas de elaboração de projetos em todos os 11 estados da área de atuação do Banco do Nordeste (21 de outubro a 02 de dezembro de 2011), período de inscrições (1º de novembro a 16 de dezembro de 2011), divulgação da lista de projetos habilitados para o processo de seleção (20 de janeiro de 2012), análise dos projetos (12 de março a 25 de abril de 2012) e divulgação do resultado das propostas selecionadas (31 de maio de 2012).



Objetivos, critérios e análise dos projetos

São objetivos do Programa Banco do Nordeste de Cultura - Parceria BNDES: investir recursos financeiros do Banco do Nordeste e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste; promover a democracia cultural mediante a participação da comunidade na produção e/ou fruição das ações culturais apoiadas pelo Banco do Nordeste e BNDES; promover e proteger a diversidade das expressões culturais da Região Nordeste; apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura da Região Nordeste; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste menos providos de atividades relacionadas à cultura; e consolidar a imagem do Banco do Nordeste e do BNDES como empresas socialmente responsáveis, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura da Região Nordeste.

Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados sete critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento aos interesses da comunidade e/ou desenvolvimento de ações que promovam a acessibilidade e a formação de plateias; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e norte do Espírito Santo), menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; visibilidade físico-financeira e condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do Banco do Nordeste e do BNDES junto à sociedade.

Os projetos serão analisados por comissão julgadora formada por 40 avaliadores representantes de todos os Estados onde o Banco do Nordeste atua. Serão formadas oito comissões avaliadoras, uma para cada área do Edital (música, literatura, artes cênicas, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e artes integradas ou não-específicas). Cada comissão terá cinco avaliadores externos, representantes de Estados diferentes.



Contrapartidas e prestação de contas

Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao Banco do Nordeste, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão das logomarcas institucionais do Banco do Nordeste, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em todos os produtos gerados e peças de divulgação e de distribuição; inclusão das logomarcas institucionais do Banco do Nordeste, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco do Nordeste, em espaços onde serão realizados os eventos; citação verbal do patrocínio do Banco do Nordeste e do BNDES em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre o projeto; doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, CD, DVD, catálogo, ingressos etc.) para uso a critério do Banco do Nordeste e do BNDES, no caso de patrocínio exclusivo. No caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo Programa; e disponibilidade para participar de eventos nos Centros Culturais do Banco do Nordeste, sobre o projeto contemplado no Programa Banco do Nordeste de Cultura - Parceria BNDES, quando convidado (neste caso, o Banco do Nordeste será responsável pelas despesas para realização do evento, exclusive pagamento de cachês).

Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no máximo em um período de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas, com cópia das respectivas notas/cupons fiscais e recibos (para fornecedores de natureza jurídica); detalhamento das despesas realizadas, com cópia dos respectivos recibos discriminados, em que devam constar, ainda, RG, CPF, nome e endereço completos do fornecedor (para prestadores de natureza física); público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças de divulgação, promoção e distribuição; e cópias das matérias publicadas na mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

CRISTOVÃO BASTOS E JOÃO LYRA SE ENCONTRAM NO PALCO EM CURITIBA





Os músicos encerram com chave de ouro a programação 2011 da CAIXA Cultural



Dois grandes nomes da música instrumental brasileira se encontram na CAIXA Cultural Curitiba: Cristóvão Bastos e João Lyra. Os músicos se reúnem, de 16 a 18 de dezembro (sexta-feira a domingo), para um passeio pela obra de Paulinho da Viola, Benedito Lacerda, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Nelson Alves, além de composições próprias, como “Todo Sentimento” (Cristovão Bastos e Chico Buarque) e “Coringuinha” (João Lyra).



O carioca Cristovão Bastos é compositor, pianista e arranjador. O músico já realizou parcerias com grandes nomes, como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Abel Silva, Paulinho da Viola e Elton Medeiros, entre outros. Seus arranjos e composições estão eternizados em discos clássicos da MPB. “Todo Sentimento”, “Resposta ao Tempo” e “Suave Veneno” (com Aldir Blanc), são alguns dos sucessos consagrados do artista. Cristovão compôs para o cinema em “Mauá, O Imperador e o Rei”, “Zuzu Angel”, ambos de Sérgio Resende, e “A Suprema Felicidade”, de Arnaldo Jabour. No teatro, com o musical “Tia Zulmira e Nós”, novamente em parceria com Aldir Blanc; e como diretor musical em “Elis - Estrela do Brasil”.



Alagoano de São José da Lage, João Lyra é músico, compositor, arranjador e instrumentista. Participou da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e da Camerata Carioca, ao lado de Joel Nascimento, Maurício Carrilho, Luís Otávio, Henrique Cazes, Beto Cazes e Paulo Sérgio Santos. Foi integrante das bandas de Elizete Cardoso, Altamiro Carrilho e Sivuca, entre outros. Atualmente, integra as bandas de Nana Caymmi e Fagner. Seu violão está “registrado” nas gravações de nossos maiores intérpretes.



Serviço:

Música: Cristovão Bastos e João Lyra

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 16 a 18 de dezembro de 2011

Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

ÚLTIMAS SEMANAS PARA CONFERIR EXPOSIÇÃO NO INSTITUTO CERVANTES


Instituto Cervantes expõe trabalhos de Stefan von Reiswitz



Até o próximo dia 31 de dezembro o público curitibano poderá conferir no Instituto Cervantes de Curitiba (Rua Ubaldino do Amaral, 925) a exposição “Perspectivas”, do artista plástico alemão radicado na Espanha, Stefan von Reiswitz.

Ao todo a mostra reúne 40 obras de von Reiswitz produzidas em 1997 para ilustrar o livro “Perspectivas para uma Mellila sem nome”, editado por ocasião das comemorações do V Centenário da cidade espanhola de Melilla. Stefan, que vive na Espanha desde os anos 50, é um artista multifacetário. Em sua obra (pintura sobre vidro, esculturas, gravura e colagem) ele trabalha com as principais correntes das vanguardas históricas, tais como o dadaísmo e o surrealismo. Na exposição do artista que o Instituto Cervantes trás a Curitiba estão gravuras que mesclam com delicadeza, jocosidade e ironia, num mundo repleto de poesia.


Serviço:

Exposição “Perspectivas”, de Stefan von Reiswitz

Data: Até 31 de dezembro

Horário: De 9h às 19h.

Local: Sala de Exposições do Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 925)

Entrada franca.

Informações: 3362-7320

Inscrições só até amanhã

Prossegue até 16 de dezembro o prazo para inscrição no Programa BNB de Cultura 2012 - Parceria BNDES



Prossegue até o próximo dia 16 de dezembro o prazo para inscrições de projetos no Programa Banco do Nordeste de Cultura - Edição 2012 - Parceria BNDES. O Programa é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, com dotação orçamentária de R$ 8 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura do Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do Banco do Nordeste), mediante seleção pública de projetos.

O edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br <http://www.bnb.gov.br/> ).



Inscrição e habilitação de projetos

O período de inscrição dos projetos iniciou no último dia 1º de novembro e prossegue até 16 de dezembro deste ano, mediante entrega de seis vias de formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto, e acompanhado de seis cópias de cada anexo indicado no formulário. O formulário de inscrição e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no Portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br <http://www.bnb.gov.br/> ).

A entrega dos projetos deverá ser feita nos seguintes locais: projetos oriundos do Ceará, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza e Cariri (em Juazeiro do Norte); projetos originários dos demais Estados situados na área de atuação do Banco do Nordeste (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, nas sedes das superintendências estaduais do Banco do Nordeste); na Paraíba, as propostas também poderão ser entregues no Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa; por sua vez, os projetos de Estados localizados fora da área de atuação do Banco do Nordeste deverão ser enviados para o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.

De segunda a sexta-feira, no período de 10 às 16 horas, a entrega dos projetos deverá ser feita nesses locais, ou então pelo correio, com remessa para esses mesmos locais, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento - AR (considerada a data de postagem), em envelope devidamente identificado.

No período de 02 a 13 de janeiro de 2012, todos os projetos inscritos passarão por uma análise técnica, objetivando a habilitação para a fase de seleção. Serão considerados desabilitados os projetos que apresentarem inconsistências e não atenderem às exigências previstas no edital.



Parceria destina R$ 8 milhões para apoiar a cultura em 2012

Juntos, o Banco do Nordeste e o BNDES destinarão, no próximo ano, o montante de R$ 8 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 1,5 milhão), literatura (R$ 1,0 milhão), artes cênicas (R$ 1,25 milhão), dança (R$ 500 mil), artes visuais (R$ 1,0 milhão), audiovisual (R$ 1,0 milhão); patrimônio (R$ 500 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 1,25 milhão).

Serão contemplados pelo menos 303 projetos - sendo, no mínimo, 59 de música, 38 de literatura, 55 de artes cênicas, 18 de dança, 44 de artes visuais, 22 de audiovisual, 18 de patrimônio e 49 de artes integradas ou não-específicas.

O apoio ao Programa Banco do Nordeste de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do Banco do Nordeste.

Existente desde 2010, a parceria Banco do Nordeste/BNDES contribui para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais. Existente desde 2005, o Programa Banco do Nordeste de Cultura já patrocinou 1.371 projetos, beneficiando diretamente 350 municípios.



Divulgação do resultado em 31 de maio de 2012

O Banco do Nordeste garantem que, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 4 milhões, em 2012) do Programa serão destinados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do Nordeste (equivalente a 0,749) e/ou Índice de Exclusão Social (IES) acima da média do Nordeste (igual a 40,95%).

Os dois Bancos também asseguram que pelo menos 25% do total dos recursos (isto é, R$ 2 milhões, em 2012) serão carreados para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios incluídos no Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, cujo objetivo é levar o crescimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Na área de atuação do Banco do Nordeste, são identificados 34 Territórios da Cidadania, englobando 586 municípios, sendo 337 inseridos na região semi-árida.

E, no mínimo, 50% do total dos recursos (ou seja, pelo menos R$ 4 milhões) serão destinados para proponentes pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

A meta das duas instituições é realizar, até 31 de maio de 2012, todo o processo seletivo da edição 2012 do Programa, compreendendo as seguintes fases: realização de 79 oficinas de elaboração de projetos em todos os 11 estados da área de atuação do Banco do Nordeste (21 de outubro a 02 de dezembro de 2011), período de inscrições (1º de novembro a 16 de dezembro de 2011), divulgação da lista de projetos habilitados para o processo de seleção (20 de janeiro de 2012), análise dos projetos (12 de março a 25 de abril de 2012) e divulgação do resultado das propostas selecionadas (31 de maio de 2012).



Objetivos, critérios e análise dos projetos

São objetivos do Programa Banco do Nordeste de Cultura - Parceria BNDES: investir recursos financeiros do Banco do Nordeste e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste; promover a democracia cultural mediante a participação da comunidade na produção e/ou fruição das ações culturais apoiadas pelo Banco do Nordeste e BNDES; promover e proteger a diversidade das expressões culturais da Região Nordeste; apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura da Região Nordeste; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do Banco do Nordeste menos providos de atividades relacionadas à cultura; e consolidar a imagem do Banco do Nordeste e do BNDES como empresas socialmente responsáveis, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura da Região Nordeste.

Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados sete critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento aos interesses da comunidade e/ou desenvolvimento de ações que promovam a acessibilidade e a formação de plateias; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e norte do Espírito Santo), menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; visibilidade físico-financeira e condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do Banco do Nordeste e do BNDES junto à sociedade.

Os projetos serão analisados por comissão julgadora formada por 40 avaliadores representantes de todos os Estados onde o Banco do Nordeste atua. Serão formadas oito comissões avaliadoras, uma para cada área do Edital (música, literatura, artes cênicas, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e artes integradas ou não-específicas). Cada comissão terá cinco avaliadores externos, representantes de Estados diferentes.



Contrapartidas e prestação de contas

Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao Banco do Nordeste, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão das logomarcas institucionais do Banco do Nordeste, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em todos os produtos gerados e peças de divulgação e de distribuição; inclusão das logomarcas institucionais do Banco do Nordeste, do BNDES e do Governo Federal, além de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco do Nordeste, em espaços onde serão realizados os eventos; citação verbal do patrocínio do Banco do Nordeste e do BNDES em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre o projeto; doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, CD, DVD, catálogo, ingressos etc.) para uso a critério do Banco do Nordeste e do BNDES, no caso de patrocínio exclusivo. No caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo Programa; e disponibilidade para participar de eventos nos Centros Culturais do Banco do Nordeste, sobre o projeto contemplado no Programa Banco do Nordeste de Cultura - Parceria BNDES, quando convidado (neste caso, o Banco do Nordeste será responsável pelas despesas para realização do evento, exclusive pagamento de cachês).

Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no máximo em um período de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas, com cópia das respectivas notas/cupons fiscais e recibos (para fornecedores de natureza jurídica); detalhamento das despesas realizadas, com cópia dos respectivos recibos discriminados, em que devam constar, ainda, RG, CPF, nome e endereço completos do fornecedor (para prestadores de natureza física); público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças de divulgação, promoção e distribuição; e cópias das matérias publicadas na mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

domingo, 11 de dezembro de 2011

Lançamento Quem sou eu? Adivinhas sobre plantas de Luiz Caldeira Brant e Suzana Facchini Granato



Quem sou eu? Adivinhas sobre plantas
de Luiz Caldeira Brant e Suzana Facchini Granato

20x26cm
56 páginas

Veja mais




4x4



Todo mundo encontra o arroz e o feijão na hora do almoço! Mas essas não são as únicas plantas que fazem parte do nosso dia a dia, e existem muitas outras na natureza...

Qual o nome da planta carnívora? Qual planta é usada na hora do banho? De onde vem o chocolate? Existe até mesmo árvore que dá nome para país!

No livro Quem sou eu? Adivinhas sobre plantas, brincado de adivinhar, o leitor irá aprender muito sobre plantas.




OS AUTORES
SUZANA FACCHINI GRANATO nasceu em São Paulo, em 1959. Como sempre gostou muito de mato e de bicho, resolveu ser bióloga. Para entender a natureza é preciso vê-la de perto – Pantanal, Amazônia, Chapada dos Veadeiros e Chapada Diamantina foram alguns dos lugares que ela visitou com seus alunos.

LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO é um biólogo apaixonado. Desde pequeno se divirte com a natureza e, depois que virou biólogo, passou a trabalhar na natureza!


*
um lançamento

Lançamento - Vamos brincar? Os amigos e as amigas do Maui de A a Z. de Zuleika de Felice Murrie


Vamos brincar? Os amigos e as amigas do Maui de A a Z.
de Zuleika de Felice Murrie

com Matheus Dias
20x26cm
68 páginas



O Maui é o cachorro mais gostoso, bonito, inteligente e simpático do mundo. Ele adora quando seus amigos tocam a campainha e perguntam: “O Maui pode brincar?”. Lá vai ele, dando risada, abanando o rabo, derrubando tudo o que encontra pelo caminho, brincar com as coisas mais engraçadas que as crianças inventam.

Esse livro, enriquecido com fotos e ilustrações, é ideal para a fase de alfabetização. Com cada amiguinho, além de aprender um passatempo diferente, o leitor passeia pelo alfabeto de A a Z e se diverte com as brincadeiras do Maui.


A AUTORA Zuleika de Felice Murrie é professora. Cursou Letras e fez seu doutorado na Universidade de São Paulo. Produziu muitos livros para professores e jovens, entre eles "Você Sabia? Nomes populares dos animais da fauna brasileira de A a Z". Tem uma filha, um filho e um cachorro. Gosta muito de ler e escrever.

O ilustrador MatheusDias Nasceu em Belo Horizonte. Desde que se lembra gosta de desenhar. Quando descobriu que poderia fazer disso sua profissão, tudo começou a fazer mais sentido.

Já trabalhou brevemente na oficina de criação de bonecos do Giramundo, ilustrou periodicamente o caderno Ragga Drops do jornal Estado de Minas em 2009, participou da exposição Cow Parade, em Belo Horizonte, já ilustrou para as revistas Ragga, Superinteressante, Computer Arts e outras. Desde 2009 é um dos sócios do escritório Vorko Design.

*

um lançamento