sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ARTISTAS FAZEM TRADUÇÕES LIVRES E APONTAM DIFERENTES CAMINHOS EM NOVA PUBLICAÇÃO


¡Sí, tiene en portugués! traz versões feitas por 10 artistas brasileiros. Lançamento será no dia 27 de agosto em Curitiba

O divertido nome em portunhol pode disfarçar a importância, mas a publicação ¡Sí, tiene en português! revela-se um instrumento valioso para artistas e pesquisadores de arte. O volume chega a público com traduções de 10 textos em português e será lançado em uma conversa no Museu da Gravura Cidade de Curitiba no dia 27 de agosto, quinta-feira. O evento contará com a presença dos artistas Paulo Reis e Keila Kern, bem como o coordenador do projeto Marcos Frankowicz

Cada uma das traduções foi feita por artistas brasileiros que moram em diferentes estados e países. Eles buscaram escritos em seus universos de pesquisa e atuação, o que resultou em algo que foge um pouco do formato tradicional de publicação. Como não foram feitas por um profissional tradutor, são transcrições livres, que abrem espaço para intervenções e apropriações por parte dos artistas. Neste caso, a própria tradução caracteriza-se como uma prática artística.

O projeto contempla, por exemplo, a legendagem de um vídeo, a tradução de cartazes que serão aplicados no meio urbano em Florianópolis e até mesmo uma versão em português de uma conversa telefônica entre um artista e um galerista.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Frankowicz, cedo ou tarde, um artista pesquisador irá se deparar com textos de línguas estrangeiras, seja uma entrevista, uma prosa ou um poema. Apesar da barreira linguística ser cada vez menor, a publicação propõe alguns questionamentos. "De que forma esse artista se relaciona com esses autores e seus textos, o que é o artista-tradutor? Como textos de lugares com outros contextos afetam uma produção que nasce num aqui, como se dão essas traduções, o que se perde e o que se ganha? Como visualizar semelhanças entre tradução e esfera pública?, aponta Frankowicz"

O projeto ¡Sí, tiene en português! foi contemplado pelo 11º Prêmio Rede Funarte Artes Visuais. A publicação toma como referência a iniciativa ¿hay en portugués?, atividade decorrente de seminários realizados com os alunos do Ppgav/Ceart/Udesc, com coordenação da artista e professora Regina Melim.

Os artistas
Maíra Fantin Dietrich (São Paulo), Regina Melim (Florianópolis), Milla Jung (Barcelona), Keila Kern (Curitiba), Felipe Prando (Barcelona), Jorge Menna Barreto (Rio de Janeiro), Fabio Morais (São Paulo), Wallace Vieira Masuko (São Paulo), Paulo Reis (Curitiba) e Raquel Garbellotti (Vitória).

Próximos lançamentos
Além de Curitiba, a publicação ¡Sí, tiene en português! foi lançada em Florianópolis e passa por mais duas cidades: São Paulo – SP (25 de agosto) e Vitória – ES (26 de agosto). Todos os eventos contarão com distribuição gratuita do volume.


Serviço:
Lançamento da publicação ¡Sí, tiene en português! em Curitiba
Data: 27 de agosto (quinta-feira), 19h
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 (Solar do Barão) - Centro
Conversa com Paulo Reis, Keila Kern e Marcos Frankowicz
Entrada gratuita

Mais informações:
Facebook/sitieneenportugues 

Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares lançam programação da FLINK Sampa

Convidados e autoridades  participaram da coletiva de imprensa realizada nesta terça (18) na FIESP. Martinho da Vila esteve presente e falou da emoção de ser o grande homenageado do evento literário e do Troféu Raça Negra 2015.

Coletiva realizada nesta terça-feira (18) na sede da FIESP, em São Paulo,  marcou o  lançamento da programação da 3ª FLINK SAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de novembro,  e do 13º Troféu Raça Negra, marcado para o dia 15.

Artistas e autoridades estiveram reunidas no lançamento da festa literária, que terá  neste ano  o tema “Eu quero Respirar!”. Entre eles, o atleta Robson Caetano; os atores Milton Gonçalves e César Melo; além de Vera Eunice, filha da escritora Carolina de Jesus, patrona da FLINK 2014.
Martinho da Vila é o grande homenageado tanto do evento literário quanto do Troféu Raça Negra deste ano. Escritor com 13 obras publicadas e participações frequentes no Salão de Paris, Martinho lançará  seu mais novo livro na FLINK pela Editora Sesi em parceria com a Editora Unipalmares. Durante a coletiva, o sambista e escritor disse estar emocionado com a honraria  e com o evento em si. “Acredito que a FLINK será umas das maiores feiras literárias do Brasil”, afirmou.
Na sua terceira edição, a FLINK Sampa ocupará 12.000 metros quadrados do Memorial da América Latina e terá capacidade para comportar até 22.000 pessoas. “Sempre achei que era um projeto magnífico e afirmativo”, destacou João Batista de Andrade, Presidente do Memorial da América Latina, que receberá mais uma vez o evento. No ano passado, a FLINK teve um público de 9.000 pessoas e, segundo o curador Uelinton Alves, espera trazer entre 12 e 15 mil em novembro.
O Sesi, patrocinador da festa literária desde o início, ampliou o apoio neste ano. Segundo o Diretor da instituição, Fernando Carvalho, seus  93.000 alunos participarão do concurso de poesia proposto pela organização. Como evento paralelo haverá uma palestra com Martinho da Vila destinada a alunos do Sesi. Outras 100 vagas estarão disponíveis para interessados que queiram se inscrever.
Estiveram presentes na coletiva alguns autores que participarão de mesas da festa como  Paulo Lins, Manto Costa e Salgado Maranhão. Paulo Lins falou como representante de todos os escritores que participarão da FLINK e ressaltou a importância de Martinho da Vila para a cultura brasileira e para o mundo lusófono “Martinho da Vila é a síntese da cultura brasileira. Respeitadíssimo, é uma das pessoas mais importantes da cultura mundial”, afirmou.  
Autores internacionais também marcarão presença na festa literária. É o caso do Angolano Pepetela, um dos mais importantes escritores vivos da África; o poeta moçambicano Lopito Feijó; a escritora infanto-juvenil cubana Teresa Cárdenas entre outros. Segundo Guiomar de Grammont, curadora do evento ao lado de Uelinton Alves, outras confirmações de peso são aguardadas até o fim do mês.
Estão também confirmados na programação o escritor e sambista carioca Nei Lopes e  e a romancista e contista Conceição Evaristo, muito bem recebida no Salão de Paris recentemente. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, celebrou a festa literária como um importante momento na promoção da literatura negra. “Ela difunde e divulga nossa versão de nossos heróis – literatos negros do Brasil e do exterior”, disse.     
No dia 15 de novembro, acontecerá na sala São Paulo a noite de gala do 13º Troféu Raça Negra. O reitor José Vicente ressaltou a importância da contribuição que artistas negros têm dado ao tema da igualdade racial. “Não é verdade que o artista negro não se une à sua comunidade para fazer as transformações”.  Para assinar a direção artística do evento foi escalado Thobias da Vai-Vai, que compôs a mesa da coletiva.


Livro de Ladislau Dowbor será lançado na PUC/SP





palestra Práticas botânicas e experiências estéticas | Casa de Rui Barbosa 26.08






Desemprego surpreende e atinge 7,5% no mês de julho

 A taxa de desemprego medida pelo IBGE surpreendeu negativamente os analistas, que esperavam que o nível de desocupação passasse de 6,9% em junho para 7% no mês de julho, tendo registrado de fato crescimento para 7,5% no mês passado. Na comparação com o mesmo período de 2014, a taxa de desemprego passou de 4,9% para os atuais 7,5%, tendo se elevado em todas as regiões metropolitanas pesquisadas. O aumento do desemprego se deveu, em grande medida, ao crescimento da população não ocupada, que apresentou alta de 9,4% entre junho e julho e 56% na comparação com julho de 2014. Já a população ocupada se manteve estável, tendo variado negativamente em setores como indústria    (- 4%) e construção civil (-5,2%), mas se ampliando em setores como educação, saúde e serviços públicos (4,2%). O emprego com carteira assinada também apresentou redução, de 1,5% na comparação com junho e 3,1% em relação a julho de 2014, tendo o rendimento médio real habitual recuado 2,4% na comparação com o mesmo mês de 2014.

Comentário: O rápido crescimento do desemprego aparece como uma das preocupações centrais do governo, que após lançar o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), anunciou ontem a constituição de linhas de crédito de bancos públicos para empresas que mantiverem seus trabalhadores empregados. Apesar disso, a situação se deteriora rapidamente, pois muitos jovens que estavam fora do mercado de trabalho estudando e se qualificando se veem obrigados a procurar empregos, dada a queda na renda da família e eventual perda de emprego dos pais. A reversão deste cenário só ocorrerá quando o processo recessivo no qual adentrou a economia brasileira for estancado, fato que certamente não ocorrerá caso se insista em aprofundar o malfadado “ajuste” que nos trouxe a situação atual. Conforme já apontado até por analistas liberais, a estratégia do “ajuste” fracassou pois errou em seus pressupostos, minimizou os efeitos recessivos e não foi capaz de recuperar a confiança da economia brasileira, jogando-a em uma espiral descendente. A saída deste cenário passa pela recuperação da capacidade de investimento do Estado, seja através de parcerias com o setor privado (concessões e PPPs) ou aumento dos investimentos públicos, assim como pela redução das injustificáveis taxas de juros que dilapidam os resultados fiscais do Brasil, impondo excessivo custo à dívida pública. A combinação de aumento dos investimentos, câmbio desvalorizado e juros mais baixos pode recriar as condições mínimas para o aumento da demanda e da confiança empresarial, revertendo o atual cenário recessivo no médio prazo e assentando as bases para um novo projeto de desenvolvimento nacional, que deve conter muitos outros elementos além da política de curto prazo aqui sugerida. A insistência e aprofundamento do “ajuste” fiscal apenas reforçará a espiral recessiva atual, sendo incapaz de reverter o grave cenário fiscal e de falta de confiança, arriscando as conquistas econômicas e sociais dos últimos doze anos.

série História e culturas urbanas | Casa de Rui Barbosa 25.08



Shopping Jardim das Américas recebe exposição cultural “PET ART”


Abertura de mostra da artista Aninha Sacchelli acontece nesta terça-feira (25)

A exposição cultural “PET ART”, da artista Aninha Sacchelli, estará aberta ao público a partir desta terça-feira (25) no Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas, no 1º piso. O coquetel de abertura será realizado às 19h30 e a entrada é franca. Com curadoria de Eloir Jr. e Kézia Talisin, a mostra ficará disponível até o dia 10 de setembro.
Com base no movimento da Pop Art, que tem as cores vibrantes como uma das características mais marcantes, a artista buscou criar sua própria expressão. “Animais de estimação retratados e expostos nas paredes das casas dos seus donos confirmam seus status de membros da família. Isso é afeto, isso é PET ART”, relata.

PET ART
Dentro do movimento artístico surgido no final da década de 1960, em Londres e Nova Iorque, a Pop Art se referiu a tudo que era produzido pela cultura em massa e também era um retorno à arte figurativa. Tendo isso em vista, a artista Aninha Sacchelli percebe uma nova linguagem pictórica e cria sua própria expressão de arte, a PET ART. Nesta nova gênese e linguagem de arte, a artista vislumbra o universo dos pets e ressalta o afeto e o sentimento das relações entre humanos e animais. Ainda, nesta mostra, pode-se apreciar trabalhos da avifauna, uma preocupação por meio da Eco Art. A sensibilidade pictórica de Aninha Sacchelli se traduz em policromia acrílica sobre tela e faz uso de uma película de vinil, material muito singular em seus trabalhos.

Serviço:
Shopping Jardim das Américas       
Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Curitiba           
Telefone: (41) 3366-5885

Projeto resgata a memória da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais



Para promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural da Vila Nossa Senhora da Luz, desde o ínicio do ano, o projeto "Nossa Vila" realizou uma série de atividades com a comunidade do bairro curitibano. Por meio de oficinas de fotografia, práticas de pesquisa, levantamento documental, olhares etnográficos e maquete, os moradores da região puderam colaborar para a construção e reconstrução da história da primeira experiência de Cohab (Companhia de Habitação Popular) no país. 

O resultado desta pesquisa participativa será conhecido nesta sexta-feira (20), das 14h às 17h, com a realização de uma intervenção e mostra no Terminal do CIC. No sábado, Lourenço Cezar da Silva conversa com a comunidade sobre o Museu da Maré, no Rio de Janeiro. Reconhecido e premiado, o espaço fundado em 2006 surgiu das narrativas dos moradores do Complexo da Maré.
Viabilizado pelo Fundo Municipal da Cultura, o projeto Nossa Vila foi realizado pela produtora cultural Fuá Produções. Mais detalhes sobre o projeto em https://projetonossavila.wordpress.com/
Histórico
O cenário deste projeto é a Vila Nossa Senhora da Luz, bairro da cidade de Curitiba notoriamente conhecido por ter sido a primeira experiência de COHAB (Companhia de Habitação Popular) no país. Inaugurada em 13 de novembro de 1966, pelo então presidente da República, Humberto Alencar Castello Branco, em pleno regime militar. A Vila, como é carinhosamente chamada pelos moradores da cidade, traz as marcas da expansão urbana de Curitiba e de determinadas concepções da cidade e do acesso à ela.
A Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais tem sua importância justificada na história da cidade de Curitiba por ser o primeiro projeto da Prefeitura visando a construção de moradias populares, planejada, idealizada e legitimada em uma cidade que quis esconder sua população empobrecida, enquanto implantava símbolos de grandeza e modernidade. Após a inauguração, tornou-se o primeiro núcleo habitacional de Curitiba.
Confira a programação:
20/08 – 19h
Mesa redonda: Caminhos e lugares da memória
Lourenço Cezar da Silva (Museu da Maré)
Profª Laura Perez Gil (MAE)
Ronaldo Corrêa (PROEC)
Patrícia Martins (Projeto Nossa Vila)
Reitoria UFPR. Edifício D. Pedro I, 8° andar, Anfiteatro 800
21/08 – 14h às 17h
Intervenção no Terminal do CIC
Mostra dos resultados do projeto
Terminal do CIC. Rua Pedro Gusso, 0. CIC
22/08 – 10h às 12h
Bate-papo com Lourenço Cezar da Silva (Museu da Maré) e convidados no CRAS Vila Nossa Senhora da Luz
CRAS Vila Nossa Senhora da Luz. Rua Davi Xavier da Silva, s/nº. CIC

Musical infantil destaca cultura popular brasileira




O grupo Tupi Pererê apresenta no próximo domingo (23), às 16h, no Teatro Paiol, o seu novo show “Viva o Brasil”. O musical é uma homenagem à rica cultura popular brasileira.  Os quatro integrantes farão uma viagem pelos “cantinhos” brasileiros, onde se guardam as histórias, os costumes e as canções populares.
Para montar o espetáculo, o grupo fez uma longa pesquisa, com ajuda de pedagogos e arte educadores que cuidaram de cada detalhe, cada palavra e história para que fosse preservada a identidade brasileira. É uma viagem bem musical e teatral, ambos elementos que sustentam a linguagem do grupo, que conta com a atuação de Guga Cidral, Raquel Stapassoli, Daniel Arenhart e Rodrigo Fonseca.
Parte da bilheteria da apresentação será revertida para a Escola Mercedes Stresser, entidade educacional que mantém mais de 300 jovens portadores de deficiência.

Serviço:
Musical “Viva o Brasil”, com o grupo Tupi Pererê
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº  - Prado Velho
Data e horário: 23 de agosto de 2015 (domingo), às 16h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Programação especial na Casa da Leitura comemora aniversário de Paulo Leminski


            A Casa da Leitura Paulo Leminski, unidade da Fundação Cultural de Curitiba na Cidade Industrial, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 71 anos no dia 24 de agosto. As rodas de leitura e mais algumas atrações musicais que acontecem durante a próxima semana contemplam as diferentes manifestações artísticas relacionadas ao universo do poeta, como fotografia, música e cinema.
As atividades serão coordenadas pelos mediadores de leitura Leandro Toporowicz e Ygor Dalaqua, que selecionaram para leitura os livros “Guerra dentro da gente”, “Quarenta clics de Curitiba” e “Toda Poesia” (edição que reúne toda a obra poética de Leminski). “Procuramos pegar um pouco de cada faceta de Leminski”, explica Leandro. “Faremos a leitura de uma obra rara que une poesia e fotografia, outra dedicada ao público infanto-juvenil e adaptada para o cinema, além de duas apresentações musicais”, adiantou. 
            Paulo Leminski faleceu em 1989, consagrado como um dos expoentes da literatura brasileira das últimas décadas. Deixou uma obra extensa de poesias, prosas, ensaios, biografias e traduções, mas também atuou em outras linguagens artísticas, sendo relevantes as suas parcerias musicais.  Algumas de suas canções serão apresentadas no sábado (29) pelo trio curitibano “Aqueles Três”.

Confira a programação:

24 de agosto (segunda-feira), às 14h:
(Quase) Toda Poesia - Leitura de poemas
Classificação: 12 anos

25 de agosto (terça-feira), às 14h:
O cachorro louco que sabia compor – Leitura de poemas e apresentação musical. Participação de João Moraes
Classificação: 12 anos

26 de agosto (quarta-feira), às 14h
Guerra dentro da gente – Leitura de trechos do romance e exibição do filme Bellowars, de Paulo Munhoz
Classificação: 12 anos

27 de agosto (quinta-feira), às 14h
Quarenta Clics de Curitiba – Leitura da obra de Paulo Leminski e do fotógrafo Jack Pires
Classificação: 12 anos

28 de agosto (sexta-feira), às 14h
(Quase) Toda Poesia - Leitura de poemas
Classificação: 12 anos

29 de agosto (sábado), às 11h
Distraídos Cantaremos – Apresentação do trio curitibano Aqueles Três. Ao final, serão sorteados exemplares da obra Songbook Paulo Leminski. Com Rafaela Carvalho, Ygor Dalaqua e João Moraes.
Classificação: livre

Local: Casa da Leitura Paulo Leminski – R. Padre Gaston, s/n – CIC (ao lado do terminal de ônibus)
Entrada franca
Informações: (41) 3212-1402

Dupla de dança flamenca é atração no Paiol



            Um show de dança flamenca é a atração do Teatro do Paiol neste sábado (22). O espetáculo “Idas e vindas” reúne as bailaoras Gladis Lee e Juliana Martinez, acompanhadas da guitarra de Alexandre Palma e do cante Ozir Padilha. A direção artística do espetáculo é de Juliana Martinez, com a produção de Cristiane Macedo, também bailarina, coreógrafa, diretora, produtora e responsável por esse encontro.  
A ideia do espetáculo nasceu da afinidade artística entre Gladis e Juliana, amantes desse estilo de dança.  Elas sabiam da existência uma da outra, mas só se conheceram em 2014, em Curitiba, entre suas idas e vindas entre Brasil e Espanha. No palco, as duas contam essa história de amor ao flamenco, que as fez trilhar o mesmo caminho.
Juliana Martinez viveu três anos na Espanha, estudando com grandes mestres flamencos e atuando como bailaora no Museo de las Cuevas del Sacromonte e na Pena de la Platería (Granada). Gladis Lee vive em Madri desde 2009 e vem com frequência ao Brasil para realizar apresentações e ministrar cursos e oficinas.  

Serviço
”Idas e Vindas”, espetáculo de dança flamenca, com Gladis Lee e Juliana Martinez.
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Data e horário: 22 de agosto de 2015 (sábado), às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (à venda na bilheteria do teatro e também no Estudio Aire Flamenco – R. Campinas, 187 – Cabral. Fone: 41-3013-6063)

Inscrições abertas para oficina de literatura com Maria Alzira Brum Lemos



Já estão abertas as inscrições para a oficina “Literatura hoje: conhecer, experimentar, criaré” com orientação da escritora bilíngue, Maria Alzira Brum Lemos. As atividades acontecem a partir do dia 31 de agosto no Palacete Wolf e têm como objetivo discutir a literatura atual, trabalhando a utilização do texto biográfico, edição criativa, a mistura de gêneros, linguagens e disciplinas.

Durante as quatro sessões da oficina, os participantes irão divulgar seus textos em tempo real via twitter. As aulas são dirigidas a escritores, estudantes, professores de literatura, gestores culturais e curiosos. É desejável conhecimento básico de espanhol para leitura. Os alunos deverão contar também, se possível, com computadores, celulares, câmaras fotográficas e outros meios para produzir o material e colocá-lo nas redes sociais.
Maria Alzira Brum Lemos é autora de obras em português e espanhol. Doutora em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, foi professora universitária, pesquisadora, editora, gestora cultural e assessora de instituições de cultura do Instituto Cervantes de São Paulo nas áreas de pensamento e literatura.
Serviço
Datas: 31/8, 1/9, 2/9, 3/9 (4 encontros)
Horário: 19h às 22h
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Largo da Ordem)
Valor: R$150
Público: Adulto
Informações e Inscrições: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br

TRIBALTECH DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE CAMPING


 
Com a ampliação da Tribaltech para dois dias de festa, 11 e 12 de outubro, uma das grandes novidades desta edição 2015, Evolution, é a criação de um camping dentro do evento. Batizado como Evolution Town, terá espaço para quem optar por levar suas barracas, aluguel de barracas customizadas já montadas, colchões, lockers, chuveiros e outras comodidades, além de uma programação com festas exclusivas para seus "moradores".
 
Os preços são os seguintes:
 
VILLAGE PACK
O comprador traz e monta sua própria barraca
• R$ 175,00 por pessoa
 
TOWNHOUSE PACK
Incluso barraca exclusiva TribalTech já montada, mais colchão e luminária
• 1 pessoa: R$ 580,00
• 2 pessoas: R$ 720,00
• 3 pessoas: R$ 930,00
 
Todos os tipos de acomodação incluem:
Acesso ao Village, dentro da Evolution Town;
Acesso ao EvoMarket - atrações, lojas, conveniências, restaurantes, food trucks e mais;
Acesso à Never Ends Arena - palco dentro da Evolution Town, com programação exclusiva para os moradores nos 4 dias de festival;
Acesso a serviços de comodidade – guarda-volumes, banheiros, chuveiros.
 
*Todos os pacotes que dão acesso à Evolution Town estão condicionados à aquisição de ingresso Evolution Pass (ingresso para os dois dias do festival).
 
Link para vendas:
 
Mais informações:
 
Perguntas frequentes:
 
‪#‎time4evolution
 
ATRAÇÕES
 
Mais de quarenta atrações foram confirmadas até o momento para os dois dias de festa, entre DJs e projetos de música eletrônica com destaques nacionais e internacionais. O norte-americano Dubfire traz a Curitiba o live inédito “Hybrid”, aliando sua experiência de mais de 20 anos de carreira, tendo sido indicado ao Grammy com o duo Deep Dish, a um olhar único para a música eletrônica. Já Carl Craig é um dos maiores nomes da segunda geração do Detroit techno, ganhando visibilidade internacional também com seu projeto Detroit Love. O Miami bass do Danny Daze e o techno pesado de Rodhad marcam presença no line-up da festa. O destaque nacional do momento Vintage Culture reúne referências antigas como New Order e Depeche Mode para criar uma nova e autoral sonoridade, com uma pegada única ideal para curtir a Tribaltech.
 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MOSTRA DE FILMES TRAZ DEBATE SOBRE SEXUALIDADE E POLÍTICA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



New Queer Cinema exibe 27 filmes nacionais e internacionais de 25 a 30 de agosto

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 25 a 30 de agosto, a mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política. Serão exibidos 27 filmes de língua inglesa dos anos 1980 a 1990 sobre formas alternativas de sexualidade, além de quatro títulos nacionais lançados entre 2013 e 2014. Ao todo, são 14 longas, 4 médias e 9 curtas metragens.

O termo New Queer Cinema surgiu no fim da década de 1980 para definir obras de uma nova geração de cineastas norte-americanos ebritânicos, que produziram filmes que desafiavam as normas politicamente corretas com as quais Hollywood e televisão norte-americanatratavam os homossexuais. As produções eram umtentativa de se criar discussões sobre assimilação e tolerância de gêneros pela mídia e pela sociedade.

Com curadoria de Denilson Lopes e Mateus Nagime, a mostra New Queer Cinema também promove um debate, no dia 27 de agosto (quinta-feira), às 20h, com o tema Subversão e Arte, mediado por Nagime e com participação do professor e pesquisador José Gatti, da realizadora Tamiris Spinelli e de Uirá dos Reis realizador e codiretor do longa Doce Amianto, exibido na Mostra.

“O objetivo do projeto é reavaliar esse intervalo de 25 anos, a relevância e o impacto do New Queer Cinema e o que ele representa na sociedade contemporânea com novos debates e questões”, explica Nagime. Alguns filmes raros – especialmente curtas seminais da época –, não tiveram sessões públicas no país. “Não apenas celebraremos e discutiremos os filmes produzidos nos Estados Unidos e no Reino Unido entre as décadas de 1980 e 1990, com fatos específicos histórica e politicamente, mas, também, propomos pensar o que significa os poucos representados filmes queer brasileiros contemporâneos”, conclui.

Durante a mostra também será lançado um livro-catálogo sobre New Queer Cinema e seus antecedentes cinematográficos, políticos e acadêmicos. O material impresso contemplará traduções de textos relevantes sobre o tema, fotos, sinopses e fichas técnicas dos filmes selecionados pela mostra, além de artigos inéditos de pesquisadores, críticos e artistas que trabalham com questões relacionadas a cinema e sexualidade.

"Rever esses filmes é pensar como a questão das dissidências sexuais pode se colocar além das hetero e homonormatividades, ou seja, para além de padrões aceitáveis de sexualidades e afetos tanto entre heterossexuais quanto homossexuais. Este é um momento particularmente especial em que a produção cinematográfica brasileira, especialmente por meio de uma nova geração, parece estar mais sensível a esta discussão, bem como a necessidade de criar pontes de diálogo ou acentuar os confrontos de forma criativa", complementa Denilson Lopes.

Sobre o Queer Cinema
Na virada dos anos 80 para os anos 90, os jovens cineastas independentes estavam revoltados com a falta de ações políticas do governo diante da crise da Aids. Com a proposta de transgredir os padrões e desafiar a lei e a historiografia da época, nascia o movimento New Queer Cinema, termo criado pela crítica e feminista americana B. Ruby Rich, segundo o qual cineastas valorizavam personagens e histórias com formas alternativas de sexualidade.

Os filmes exibidos durante esse período foram revelados nos principais festivais de cinema, com recepção calorosa no circuito, e ainda hoje repercutem influenciando a produção cinematográfica atual, inclusive a brasileira.

Informações e Entrevistas:
Heitor Humberto
(41) 9639-0234

PROGRAMAÇÃO
Terça, 25/08
19h - Abertura
O Animal Sonhado (2015, 79min) de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes
Classificação indicativa: não recomendado para menores de18 anos

Quarta, 26/08
16h
This is Not an AIDS Advertisement (1987, 14min) de Isaac Julien
Doctors, Liars & Woman / Doctors, Liars & Woman: Aids Activists Say No To Cosmo (1988, 23min) de Jean Carlomusto, Maria Maggenti
The Making of Monsters (1991, 35min) de John Greyson
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

18h
Urinal / Pissoir (1989, 100m) de John Greyson
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

20h
Tatuagem (2013, 110min) de Hilton Lacerda
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Quinta, 27/08
16h
It’s a Sin (1987, 5min) de Derek Jarman
Eduardo II (Edward II) (1991, 87 min) de Derek Jarman
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

18h
The Dead Boys’ Club (1992, 26min) de Mark Christopher
Doce Amianto (2013, 70min) de Guto Parente, Uirá dos Reis
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

20h
Debate: Subversão e Arte
Mediação: Mateus Nagime
Jose Gatti (professor / pesquisador)
Tamiris Spinelli (realizadora)
Uirá dos Reis (realizador)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Sexta, 28/08
16h
Young Soul Rebels (1991, 105min) de Isaac Julien
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

18h
The Living End (1992, 92min) de Gregg Araki
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

20h
The Queen is Dead (1986, 13min) de Derek Jarman
Batguano (2014, 74min) de Tavinho Teixeira
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

Sábado, 29/08
14h
Línguas Desatadas (Tongues Untied(1989, 55min) de Marlon Riggs
Na Sua Companhia (2012, 22min) de Marcelo Caetano
Seams (1993, 29min) de Karim Ainouz
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

16h
Nation (1992, 1min) de Tom Kalin
Swoon – Colapso do Desejo (Swoon) 1992, 93min) de Tom Kalin
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

18h
Estudo em Vermelho (2013, 16min) de Chico Lacerda
Veneno (Poison(1991, 85min) de Todd Haynes
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

20h
No Skin Off My Ass(1991, 73 min) de Bruce LaBruce
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos
* Seguido de bate-papo com o diretor

Domingo, 29/08
14h
Fast Trip, Long Drop (1994, 54min) de Gregg Bordowitz
Looking for Langston (1989, 45min) de Isaac Julien
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

16h
The Watermelon Woman (1991, 90min) de Cheryl Dunye
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

18h
Paciência Zero (Zero Patience) (1993, 97min) de John Greyson
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

20h
Garotos de Programa (My Own Private Idaho) (1991, 104 min) de Gus Van Sant
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos

Serviço:
Mostra de cinema: New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política
Local: Caixa Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro - Curitiba
Data: de 25 a 30 de agosto de 2015
Hora: consultar programação
Telefone: (41) 2118 - 5111
Ingressos: Os ingressos serão vendidos para as sessões do dia. R$ 4 e R$ 2 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20hDomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: consultar programação
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
*Os ingressos da sessão de abertura, em 25/08, serão gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do cinema no dia da sessão.
**O debate no dia 27/08, às 20h, tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início.