quinta-feira, 9 de maio de 2013

HARIBOL


Polysom relança “Rotomusic de Liquidificapum” em vinil




 

Os anos 90 trouxeram para a música brasileira bandas que incorporavam vários estilos ao rock, fazendo do som daquele período algo inventivo, fresco e diverso. Entre os grupos que surgiram na época, o Pato Fu, sem dúvida, era um dos mais emblemáticos. E  “Rotomusic de Liquidificapum”, lançado em 1993, foi seu cartão de visitas. É ele que a Polysom relança em vinil de 180 gramas dentro da série “Clássicos em Vinil”.



Nascido como um trio, a formação do Pato Fu foi alterada no terceiro álbum, “Tem, mas Acabou”, com a entrada do baterista Xande, e permanece a mesma até hoje. Apesar disso, o disco de estreia mostra os mineiros com uma sonoridade um tanto diferente, bem mais suja, pesada e influenciada pelo punk rock. Produzido por John Ulhoa e Haroldo Ferretti (Skank), “Rotomusic de Liquidificapum” é composto por 12 faixas que chamam atenção pelos ousados arranjos, pelas letras irônicas e pela delicada voz de Fernanda Takai. Ulhoa assina sozinho a composição da metade do álbum e o restante escreveu em parcerias com Fernanda Takai, Ricardo Koctus e Rubinho Troll. Estão no disco músicas como “Hino Nacional do Pato Fu”, “Gimme 30”, “O Processo de Criação Vai de 10 a 100 mil”, “Eu Sou o Umbigo do Mundo”, entre outras. Há também a versão do Pato Fu para a música “Sitio do Pica Pau-Amarelo”, de Gilberto Gil.

BNB divulga resultado da seleção de propostas para a programação dos CCBNBs

BNB divulga resultado da seleção de propostas para a programação dos CCBNBs-Cariri (CE) e Sousa (PB) em 2013 e 2014



O Banco do Nordeste do Brasil está divulgando o resultado da seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte (região sul do Ceará), e BNB-Sousa, no alto sertão paraibano, durante os anos de 2013 e 2014. Foram selecionadas ao todo 133 propostas, sendo: 39 de música vocal, 11 de música instrumental, 37 de artes cênicas, 13 de artes visuais e 33 de atividades culturais infantis.

Os 133 projetos selecionados são originários de 14 estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas; Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso; e Sul: Rio Grande do Sul).

As listas contendo o resultado da seleção de proposta estará disponível a partir de amanhã (quarta-feira, 8) no portal do BNB, no endereço www.bnb.gov.br/cultura. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3109 (Ambiente de Gestão da Cultura do BNB), (88) 3512.2855 (CCBNB-Cariri) e (83) 3522.2980 (CCBNB-Sousa).

A História dos Museus é tema de visita na Fundação Ema Klabin

    


Quer saber um pouco mais sobre a História dos Museus? A Fundação Ema Klabin propõe uma visita temática ao seu acervo, onde os visitantes serão convidados a descobrir, por meio de certas peças da coleção, momentos pontuais da história dos museus.

“O percurso de algumas  peças da Fundação apontam para além de sua história, e trazem à tona questões importantes para compreendermos não apenas o museu de outros tempos, mas também estas instituições no contexto contemporâneo”, salienta o curador da Fundação, Paulo Costa.

A Fundação Ema Klabin conta com mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal;  talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

A visita monitorada é gratuita, dura em torno de quarenta minutos e não é necessário agendamento prévio.


Serviço:
Visita Temática – História dos Museus
Data: 11/05, sábado, 15h
Entrada gratuita, sem agendamento prévio
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

26º BRASILEIRO DE MOTO AQUÁTICA: FÁBIO SILVA ESTREIA NAS ETAPAS DE BOA ESPERANÇA

O mineiro de São Sebastião do Paraíso competirá nas categorias Freestyle Profissional e Runabout Aspirado Stock.


O mineiro Fábio Vinícius da Silva, de São Sebastião do Paraíso, estreia no 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski), nas etapas de Boa Esperança (MG). Ele não disputou a etapa de abertura, realizada em março, na cidade paulista de Pereira Barreto, por problemas no equipamento, mas está otimista para as disputas que serão realizadas de 30 de maio a 2 de junho, na Represa de Furnas.

Fábio Silva competirá nas categorias Freestyle Profissional (manobras livres) e fará a estreia na categoria de circuito fechado, Runabout Aspirado Stock. Informou que vem treinando bastante na mesma represa que será a competição, porém em outro ponto, uma vez que o lago de Furnas abrange 34 municípios do Sul de Minas Gerais.

“Para a categoria Freestyle Profissional utilizarei um modelo Yamaha SJ de 940 cc e na Runabout Aspirado Stock, um Yamaha VXR 1812 cc. Os dois equipamentos estão em ordem, bem acertados e espero ter um bom rendimento nas duas etapas em Boa Esperança. Certamente serão baterias muito equilibradas, uma vez que o campeonato reúne pilotos de alto nível técnico”, explicou o campeão brasileiro de Freestyle Amador de 2008.

O piloto de São Sebastião do Paraíso já participa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski) desde 2006, e além do título de 2008, foi terceiro colocado no Freestyle Profissional no ano seguinte. Em 2012 ficou em quarto lugar, pois participou apenas de uma das três etapas realizadas. Ele conta com apoio da torcida para ter uma boa performance na competição.

O 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski) definirá, após as quatro etapas programadas, os pilotos que terão vaga no 32º Campeonato Mundial, que será disputado de 5 a 13 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

A segunda e terceira etapas do 26º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (jet ski) é uma realização da BJSA - Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da IJSBA - International Jet Sports Boating Association. Produção - CPM7 Full Promotion. Patrocínio ­ Prefeitura de Boa Esperança e Câmara Municipal. Apoio - CASARINI SEA-DOO / BRP, YAMAHA DO BRASIL, JET TRACTION, FULL POWER Energy Drink, Revista BOAT Shopping, Photojetski e site Bombarco. O evento conta com a supervisão da Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros.

Maiores informações no site www.bjsa.com.br,  www.bombarco.com.br e www.photojetski.com.br

Venha conhecer meu paraíso!!!



Quando eu a reformei e a deixei a meu gosto, fi-lo pensando no que alguém me dissera: “Cuide bem da sua penúltima morada, porque da última os outros cuidarão”. Portanto, fi-la para passar nela o resto da minha vida.
                                   Acontece que depois de poucos anos surgiu no meu horizonte um outro lugar onde acho que vai ser minha penúltima morada, e lá é um paraíso inesperado, lugarejo com quase 300 anos de história, sem hotéis, sem edifícios, sem pousadas, com sua igrejinha mui antiga, pescadores, maricultores, bichos-grilos e outros habitantes que, como eu, acabam por voltar às origens do mar (um dia todos nós saímos do mar!) para viver a intensidade das últimas décadas, sabe-se lá se não a intensidade de só alguns anos que devem ser muito bem vividos! Esse paraíso está a apenas 10 minutos do centro de uma cidade de 200.000 habitantes, com tudo o que gente velha precisa: médicos, bancos, etc. Portanto, já deixo explicado o porquê de estar querendo abandonar este pequeno paraíso que estou querendo vender e, que para começo de conversa, está completamente livre de enchente, barranco ou ribeirão, coisa que já o torna MUITO atraente, em se tratando da cidade de Blumenau/SC, lugar dado a tantos desastres naturais.
                                   Qualquer construção poderia estar em tal lugar privilegiado, no entanto, mas nenhuma, claro, seria como a minha casinha branca e rosa, que tem na porta o anúncio de que ali mora um cão feliz, e embora não haja anúncio, também ali mora uma gata muito dengosa e caçadora, afeita a vir do mato dos fundos com ratos de diversos tamanhos carregados na boca, e que são devidamente devorados na garagem para dois carros.
                                   Esta minha casinha é encostada em outra, que é encostada em outra, e depois outra e outra, e elas formam como que uma muralha fechada por um portão que se abre com controle remoto e onde só entra quem mora no pequeno moderno burgo ou quem é convidado de algum dos moradores, coisa muito segura, onde a gente compartilha um jardim comunitário, um salãozinho de festas e um parquinho de diversões com quadra de macia areia, onde crianças muito educadas jogam futebol ou vôlei nos finais das tardes, maravilhosas crianças que jamais ultrapassam o portão da gente sem pedirem licença e que no dia primeiro de dezembro já estão de férias, pois, de tão estudiosas, passam todas sem exame. Fico fascinada com alguns meninos que são mais meus amigos que os outros, e que tudo manjam de mapas, de geografia e de história! Não é em qualquer lugar que se encontram vizinhos assim, nem meninas pequenas que leem poesia e uma há que até está a escrever um livro, apesar dos seus oito anos!
                                   Minha casinha se separa da ruazinha onde está por uma cerquinha branca, e tem um pequeno jardim de grama pelo de urso, com um pé de lindas flores amarelas e outro de boldo, pois dou chá de boldo para minha gatinha, quando ela come ratos demasiados, para que melhore do estômago.
                                   Do lado do jardim, há a varanda que me serve de sala de visitas quando chegam as pessoas do coração, com suas cadeiras brancas e sua mesa branca com toalha de renda, e onde posso trabalhar com um lap-top. As crianças das casas vizinhas costumam vir até à cerca da minha varanda para me contar seus sonhos e seus sucessos – é muito lindo saber da imaginação que há dentro de cada uma!
                                   Depois vem a sala, como em todas as casas, para as visitas mais de cerimômia ou para os dias frios. Na verdade, esse andar inteiro mede 100 m2, e são três quartos luminosos, dois banheiros onde o vento das manhãs seca as toalhas de banho em qualquer estação, a sala de jantar, a cozinha e área de serviço. O arquiteto que fez a reforma para mim disse que hoje se constroem apartamentos de três quartos em apenas 50 m2 – nem consigo imaginar tal coisa!
                                   Pois é, daria para uma família média morar confortavelmente só nesse piso – não há muito terreno atrás, coisa só de um metro e meio, mas como a floresta contígua é área de preservação permanente (há uma nascente em algum ponto, lá dentro da mata  - Floresta Atlântica legítima, se desdobrando em quadras e quadras, a partir dali, e virando todo um morro até o outro lado), é como se o terreno nunca acabasse.
                                   Não é só isso a casa, porém! Da sala de jantar, toda branca e rosa, passando por uma escada de canela preta de oitenta anos de uso, salva de uma demolição (como aquelas escadas de filme – ou da casa da vovó), vai-se ao outro piso, e lá são mais setenta metros quadrados de área, com os fundos em vidro, para que melhor se possa observar atentamente as cotias, os macaquinhos, os tucanos de longos bicos, as inúmeras outras aves – bichos mais simples, como gambás e lagartos, a gente nem conta. Como era para ser minha penúltima morada, tomei cuidado com a segurança, coloquei extensa grade de ferro protegendo aquele vidro todo (pelo lado de fora) e cuidei para pintar a grade de verde escuro, para que não aparecesse diante da floresta. Aliás, é bom lembrar que todas as entradas da casa estão devidamente gradeadas em ferro, evitando qualquer susto futuro.
                                   Setenta metros quadrados é um bocado de metro – em tal espaço também existe o espaço para secar roupa, genialmente criado pelo arquiteto que ali trabalhou, e um banheiro rosa e branco, onde, vez ou outra, quando desço as escadas em silêncio, pego alguma fadinha tomando banho, com a água do chuveiro batendo em suas asinhas translúcidas – são fadinhas muito tímidas, costumam fugir para a floresta quando são percebidas. Mas é uma paixão encontrar alguma delas ali!
                                   Ah! E não posso esquecer a janelinha feita para o meu cachorro, ao rés-do-chão, com sua varandinha gradeada e seu telhadinho, onde ele se refestela a espiar e acoar os animaizinhos da mata.
                                   Nesse grande espaço do outro piso eu fiz uma biblioteca, um escritório – pensava em melhorar mais, fazer uma sala alcatifada para a música e a leitura – adoraria que quem comprasse a casa utilizasse tal área para algo ligado à Arte, mas sabe como é, lá se pode fazer praticamente qualquer coisa.
                                   Não posso esquecer que minha casinha rosa e branca tem um ponto central de luz, um espaço dentro dela, coberto por uma claraboia translúcida, que a ilumina toda por dentro. Nas horas do meio do dia, a luz do sol a alcança em todos os níveis – e também não dá para esquecer que ela possui a possibilidade de se fazer ainda mais um piso, como alguns vizinhos já fizeram... e nem dá para esquecer das manhãs em que acordo e há quatro tucanos pousados na janela da cozinha...
                                   Quem quer comprar? Eu estou querendo ir lá para a beira do grande mar-oceano...
                                   Blumenau, 30 de abril de 2013.

                                   Urda Alice Klueger
            Escritora, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR.

Milton Hatoum fará conferência de abertura da 11ª edição da Flip sobre Graciliano Ramos


Autor alagoano, homenageado na Flip deste ano, será foco de mesa com debate sobre suas posições políticas e sua relação com o Estado Novo


O escritor amazonense Milton Hatoum fará a conferência de abertura da 11ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. Grande conhecedor do escritor alagoano, Hatoum discorrerá sobre a importância da obra de Graciliano Ramos não só na literatura, mas em toda a cultura brasileira, incluindo o cinema e a política.

Hatoum lembra bem o primeiro contato que teve com a obra de Graciliano, ainda no colégio. Foi quando leu “Vidas secas” e passou a conhecer um novo mundo, com os detalhes da vida no sertão e os problemas sociais abordados pelo livro. Além das informações, o que impressionou Hatoum foi a linguagem, o estilo da escrita e a perspectiva realista com que Graciliano apresenta os dramas humanos e o embrutecimento do homem.

Hatoum nasceu em 1952, estudou arquitetura na Universidade de São Paulo e ensinou literatura brasileira e francesa na Universidade Federal do Amazonas, além de ter sido professor residente na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Lançou seu primeiro livro em 1989, “Relato de um Certo Oriente”, que lhe valeu o prêmio Jabuti de melhor romance. Foi ainda o vencedor de outros dois Jabuti, com “Dois irmãos” (2000) e “Cinzas do Norte” (2005). Sua obra já foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.



Debate e estudo

A 11ª edição da Flip terá como homenageado Graciliano Ramos. No próximo dia 27 de outubro completam-se 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrangulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, suas convicções e atividade política inspiraram obras de forte conteúdo social.

Graciliano será foco de uma mesa que abordará seu envolvimento com a política brasileira. O debate será embasado por um estudo inédito preparado pelo norte-americano Randal Johnson, professor do departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia, sobre as relações do autor com o Estado Novo. Convidado da Flip, Johnson rediscute a idéia de que Graciliano seria comunista já antes da prisão, em 1936.

Em seu estudo, Randal Johnson examina a trajetória intelectual de quatro autores brasileiros – Mário de Andrade, Cassiano Ricardo, Octávio de Faria e Graciliano Ramos – que representaram diferentes posições políticas nas décadas de 1930 e 1940. No capítulo dedicado a Graciliano, o autor analisa sua construção como um escritor de esquerda, a partir dos livros “Caetés” (1933) e “São Bernardo” (1934).



Autores já divulgados

Até o momento, a Flip confirmou para a edição de 2013 a vinda da autora norte-americana Lydia Davis, do irlandês John Banville, do escritor bósnio Aleksandar Hemon, e da brasileira Cleonice Berardinelli, professoraemérita da UFRJ e da PUC-Rio e membro da Academia Brasileira de Letras. Especialista na obra de Fernando Pessoa, Berardinelli subirá ao palco da Flip ao lado da cantora Maria Bethânia para homenagear o poeta português.

Abertas inscrições para Festival “Pães e Quitandas de Minas 2013”

Estão abertas inscrições para a segunda edição do Festival Pães e Quitandas de Minas, organizado pela Amipão – Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação, em parceria com o ITPC - Instituto Tecnológico de Apoio à Panificação e Confeitaria e Sebrae Minas. As padarias de Belo Horizonte e região metropolitana terão até o dia 10/05 para oficializar a participação em um dos principais eventos gastronômicos de Minas Gerais.

Nesta edição do Festival, as padarias devem criar receitas com dois itens obrigatórios: milho e leite. Como no ano passado, a avaliação será feita, primeiro, pelo público, que poderá degustar os quitutes entre os dias 4 de setembro a 4 de outubro. Após a contabilização dos votos, serão escolhidos cinco finalistas que passarão por avaliação técnica, realizada na feira Superminas Food Show, no dia 23 de outubro.

Os interessados devem entrar em contato com o ITPC. Após a inscrição, as empresas passarão por capacitações realizadas por consultores do ITPC, em parceria com o Sebrae Minas. A capacitação ocorrerá a partir do dia 20 de junho, com foco nas áreas de atendimento ao cliente e vendas, padronização e qualidade dos produtos, boas práticas de fabricação e apresentação do produto.

Para informações e inscrições, as padarias podem entrar em contato com o ITPC no telefone (31) 2101-9999, ou com os consultores Simone Collet, (31) 9461-8458, e Luiz Brandão, (31) 9183-5252.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ensiferum envia recado aos fãs brasileiros




A banda finlandesa Ensiferum enviou mensagem aos fãs para prestigiarem a apresentação em São Paulo, agendada para o próximo dia 1 de junho, no Carioca Club. Ingressos continuam à venda


O Ensiferum, um dos grupos mais respeitados do atual cenário do heavy metal europeu, se apresenta, no próximo dia 1 de junho, no Carioca Club, em São Paulo. Com produção da produtora Dark Dimensions, a banda finlandesa desembarca pela primeira vez no Brasil.

Recentemente, Petri Lindroos (vocal/guitarra), Markus Toivonen (guitarra), Sami Hinkka (baixo), Janne Parviainen (bateria) e Emmi Silvennoinen (teclado) gravaram mensagem direcionada exclusivamente ao público brasileiro convidando-os a prestigiarem sua tão aguardada performance. Confira o recado em http://www.youtube.com/watch?v=aGJDWH1Bzmw.

Os ingressos para a performance na capital paulista continuam à venda nas bilheterias do Carioca Club, na Galeria do Rock (lojas Hellion e Profecias) e pela internet (http://www.ingressosparashows.com.br). As entradas custam de R$ 70,00 à R$200,00. Mais informações no serviço abaixo.

A turnê do Ensiferum pela América do Sul consiste nas seguintes datas:
28/05 - Teatro el Dorado Ecci – Bogotá, Colombia
30/05 - Blondie Club – Santiago, Chile
31/05 - Teatro Vorterix – Buenos Aires, Argentina
01/06 - Carioca Club – São Paulo, Brasil
02/06 – Teatro Odisséia – Rio de Janeiro, Brasil

Confira o clipe da música “In My Sword I Trust” em http://www.youtube.com/watch?v=FN5NpaSbVQU&feature=player_embedded

Já o novo disco está disponível para audição em http://www.levykauppax.fi/artist/ensiferum/unsung_heroes/
 


Serviço São Paulo
Dark Dimensions orgulhosamente apresenta Ensiferum
Data: 01/06/2013
Local: Carioca Club
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros
Horário: Portas – 17h30 / Ensiferum 19h30
Pontos de venda: Carioca Club e Galeria do Rock (Hellion, Profecias)
Pista: R$ 70,00 (estudante) | R$ 140,00 (inteira)
Camarote: R$ 100,00 (estudante) | R$ 200.00 (inteira)
Infos: (11) 3813.8598
Imprensa: (13) 9161.6267 – press@theultimatemusic.com
Classificação etária: 16 anos



13/05 TEATRO ITALIA CONVOCA BAILARINOS CANTORES E ATORES PARA AUDIÇÃO




O Teatro Itália convoca bailarinos

e cantores/atores para a audição que acontecerá

no dia 13 de maio, segunda feira no teatro Itália

Audição para o

SHOW CÊNICO MUSICAL
“O FINO NO SAMBA”
Texto de Elisio Lopes Jr
Direção de Kleber Borges Sobrinho
Direção musical de  Bruno Elisabetsky



Homens e mulheres NEGROS

cantores/ atores: idade entre 20 a 40 anos

Bailarinos/ bailarinas NEGROS

com experiência comprovada

Os interessados devem mandar

currículo com fotos para o email: audicaofinodosamba@gmail.com

até o dia 07 de maio de 2013.

Resultado dos pré selecionados

via email - dia 08 ou 09 de maio 2013.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA De 08 A 11 DE MAIO




PROGRAMAÇÃO SEMANAL DE 08 A 11 DE MAI



QUARTA 08.maio: 22h
QUARTA ROCK
DJs residentes Ale Dantas, Claudinha Bukowski  e Pablo Busetti.
Convidado Thiago Stolf.
SORTEIO DE VIPs com participação a partir das 13h, na fanpage da festa no Facebook.
DOUBLE DRINK* até 24h.
*Destilados nacionais.
22h/R$ 10

QUINTA 09.maio: 22h
ALTER DISCO
DJs residentes De Sena e Phill Mill.
Convidado Haustuff (radiola | f.o.k)
DOUBLE DRINK* até 24h.
*Destilados nacionais.
22h/R$ 12.

SEXTA 10.maio: 22h
ALTA FIDELIDADE
DJs residentes Ale Dantas e Claudinha Bukowski.
LISTA FIDELIDADE meia entrada, a partir das 13h, na fanpage da festa no Facebook.
22h/R$ 16

SÁBADO 11.maio: 22h
POP LINE
DJs residentes Denis Pedroso, Lu Padilha e Celso Ferreira
SORTEIO DE VIPs com participação a partir das 14h, na fanpage da festa no Facebook.
22h/R$ 18.

JAMES
Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito, Créditos Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale Refeição.


Editora UFMG lança livro que aproxima leitor leigo dos mistérios da física quântica

Quem tem medo da física quântica
A visão quântica do mundo físico
de Ramayana Gazzinelli

Peso: 440 gramas
Formato: 22,5 x 15,5
2013.
291 p.

    Quem tem medo da física quântica? A pergunta que dá nome a livro recém-lançado pela Editora UFMG diz tudo: o objetivo é aproximar o leitor que não domina o aparelhamento matemático utilizado pelo cientista, mas nem por isso deixa de se interessar pelos mistérios da física quântica. A obra é assinada pelo professor emérito da UFMG Ramayana Gazzinelli.

    O objetivo, segundo texto de apresentação do livro, não é ensinar a matéria, mas apenas “expor de forma (aproximadamente) correta, isenta de interpretações pseudocientíficas, seus conceitos e leis fundamentais e a notável história de sua criação por uma geração de jovens cientistas”.

O AUTOR
Ramayana Gazzinelli graduou-se em Engenharia Nuclear na Escola de Engenharia da UFMG. Obteve Ph.D em Física na Universidade Columbia de Nova York. Dedicou-se ao ensino de várias disciplinas da física e à pesquisa em física da matéria condensada até sua aposentadoria. É membro da Academia Brasileira de Ciências.







LANÇAMENTO DA




 


Diários de Lúcio Cardoso


Diários


de   Lúcio Cardoso



 
Páginas:     756
Formato:     16 x 23 cm

  

Esta edição reúne não só o primeiro volume do Diário, publicado em 1960, mas também o Diário completo, lançado postumamente pela editora José Olympio em 1970, acrescentando anotações inéditas que permaneciam desconhecidas entre os originais do autor mineiro. Ésio restitui a seus devidos lugares os fragmentos deslocados do Diário, permitindo ao leitor acompanhar o curso das reflexões e dos pensamentos do escritor no seu devido momento.

Colaborando para pôr fim a equívocos sobre a obra de Lúcio Cardoso, as correções efetuadas revelam, ainda, dados interessantes sobre a gênese de seus livros.

No ano do centenário do escritor Lúcio Cardoso, a edição desses Diários é uma homenagem da Civilização Brasileira a um dos grandes nomes da literatura brasileira.


O AUTOR
Lúcio Cardoso
nasceu em Minas Gerais, em 1913. Mais tarde, fixou residência no Rio de Janeiro, onde começou as suas primeiras experiências literárias. Além de editar duas revistas, A bruxa e Sua revista, escrevia poesias, peças de teatro e contos. Seu primeiro romance, Maleita, foi publicado em 1934. Incentivado pela crítica, investiu em uma prolífica carreira de escritor, que resultou em romances como A luz no subsolo, Dias perdidos, O anfiteatro, O enfeitiçado, além de sua obra-prima Crônica da casa assassinada. Em 1962, em pleno vigor criativo, Lúcio sofreu um derrame que o deixou incapaz de escrever. Morreu em 1968, após um segundo derrame.










UM LANÇAMENTO