sexta-feira, 10 de julho de 2015

EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL TRAZ 95 CARTAZES DE MANDELA À CAIXA CULTURAL CURITIBA



Abertura da mostra, dia 18 de julho, coincide com aniversário do ex-presidente sul-africano

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Mandela em cartaz, inédita no Brasil. Com 95 obras homenageando o ex-presidente sul-africano, a mostra abre às 11h de 18 de julho (sábado), data em que líder político completaria 97 anos de idade.

Em maio de 2013, para celebrar os 95 anos de Nelson Mandela e sua contribuição à humanidade, dois designers sul-africanos resolveram montar um projeto. Jacques Lange e Mohammed Jogie estimularam a elaboração, no mundo todo, de cartazes expressando o legado humanitário do ex-presidente. Para isso, criaram a fundação Mandela Poster Collective e associaram-se à Universidade de Pretória.

O número e a diversidade de origem das inscrições surpreenderam os oaganizadores: mais de 700 cartazes vieram de Alemanha, Brasil, Argentina, Itália, Reino Unido, Quênia, Austrália, Egito, Malásia e México, entre muitos outros países. A partir desse acervo, a dupla formou a coleção Mandela Poster Project 95 e organizou uma semana de eventos na África do Sul. A coleção tem como originalidade associar um forte conteúdo humanitário a riquíssimas soluções visuais multiculturais e diversificadas.

Pouco tempo depois do lançamento, Mandela morreu. Desde então, a exposição passou por Pretória, Joanesburgo e Cidade do Cabo (Africa do Sul), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Zagreb (Croácia), suscitando debates e conscientização sobre temas como o combate ao racismo e a exclusão social, a cultura da paz e a busca de entendimentos para superar as dissenções sociais. A mostra agora chega ao Brasil, com primeira parada em Curitiba. Depois, segue para a CAIXA Cultural Salvador.

A exposição será complementada com informações históricas sobre a vida de Mandela e os temas que tratou ao longo de sua vida, assumindo um caráter didático para um público diversificado.

A vida e as lutas de Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela (1918- 2013) foi advogado e líder da resistência não violenta contra o regime de apartheid, que reinou na África do Sul durante décadas. Esteve preso por 27 anos e, poucos anos após sua libertação, liderou a transição pacífica do regime de exceção para a democracia e foi presidente sul-africano de 1994 a 1999.

Pregando e praticando a tolerância e a paz, mas sem complacência, sua militância foi decisiva no marco de uma importante transformação social da nação sul-africana e, mais amplamente, para a transformação de toda a África e para a luta contra a exclusão social e a segregação racial.
Por essa contribuição, Madiba, como é chamado em seu país, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e é reconhecido mundialmente como o mais importante líder da África negra.

Serviço:
Exposição: Mandela em cartaz
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 18 de julho (sábado)
Hora: 11h
Visitação: 18 de julho a 27 de setembro
Horário da Galeria: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5111
Classificação etária: livre para todos os públicos

Mostra Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes

clique para ampliar

Ratos de Porão confirma nova tour pela Europa



Álbum "Século Sinistro" foi considerado um dos melhores discos lançados em 2014 – foto: divulgação


A lendária banda brasileira Ratos de Porãoícone da música pesada internacional, acaba de confirmar mais uma turnê pela EuropaJoão Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) retornam ao Velho Continente, desta vez, para promover o aclamado novo álbum “Século Sinistro”. ItáliaSuíçaFrançaEspanhaPaís BascoAlemanhaEslovêniaEslováquia e República Tcheca são os destinos. Mais informações abaixo.




A lendária banda brasileira Ratos de Porão, ícone da música pesada internacional, está pronta mais uma turnê pela Europa. Após devastadoras apresentações pela América do Sul, João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) agora se preparam para atravessar o Atlântico e promover o aclamado novo álbum “Século Sinistro” no Velho Continente.

Com mais de 20 passagens pela Europa, a nova turnê tem 15 datas confirmadas. A excursão começa no próximo dia 24 de julho, na Itália, segue por Suíça, França, Espanha, País Basco, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca e termina em 9 de agosto, em Berlim (ALE). O ponto alto desta série de apresentações deve ocorrer no renomado Brutal Assault Fest, na República Tcheca.

Com mais 30 anos de estrada, o Ratos de Porão se estabeleceu como um verdadeiro fenômeno global e, com o lançamento de “Século Sinistro”, segue mantendo a mesma vitalidade, força e irreverência do inicio de carreira. O quarteto possui uma longa discografia com álbuns que se tornaram clássicos absolutos como “Crucificados pelo Sistema” (1984), “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” (1987), “Brasil” (1989) e “Anarkophobia” (1990).




Confira as datas da nova turnê do Ratos de Porão pela Europa abaixo:
24/07 – Spazio Polivalente – Cramagna, Itália
25/07 – United as One Fest – Poviglio, Itália
26/07 – La Raje HC Fest – L'Aaquila, Itália
28/07 – L'Usine – Genebra, Suíça
29/07 – Secret Place – Montpellier, França
30/07 – Paberse Matao – Valência, Espanha
31/07 – Sala Zentral – Pamplona, Espanha
01/08 – TBC – Oviedo, Espanha
02/08 – Doka – Donostia, País Basco
04/08 – Walfisch – Freiburg, Alemanha
05/08 – Free & Easy Fest – Munique, Alemanha
06/08 – Punk Rock Holiday Fest – Tolmin, Eslovênia
07/08 – FFUD Fest – Sered, Eslováquia
08/08 – Brutal Assault Fest – Jaromer, República Tcheca
09/08 – Clash – Berlim, Alemanha

Mais informações sobre estas exibições podem ser obtidas em https://www.facebook.com/RatosdePoraoOficial.

Recentemente, o Ratos de Porão lançou videoclipe para “Prenúncio de Treta”, uma das principais composições de "Século Sinistro", considerado um dos melhores lançamentos de 2014. Sob a direção de Plinio Scambora, da produtora PIER 66 FILMS, o grupo gastou aproximadamente 10h de filmagem, no Centro Cultural Zapata, em São Paulo. Confira o video em https://www.youtube.com/watch?v=vUQs7sEcEg4.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/RatosdePoraoOficial
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Guela, novo disco da Maria Gadú em pré-venda


Clareou lança novo álbum, “Vou Vencer”, pela Deck



Há cinco anos na estrada, o Clareou segue um caminho ascendente, lançando um sucesso após o outro. Seu primeiro disco, “Valeu Pra Aprender” (2013), abriu portas para que no ano passado o grupo lançasse o CD e DVD ao vivo “Tudo de Bom” (Deck). Um dos destaques da nova geração do samba e com a música “Sem Ela Não Dá” em alta execução nas rádios do país, chega esse mês às lojas, pela Deck, o novo disco “Vou Vencer”.

Composto por 15 faixas inéditas, o disco foi, assim como o anterior, produzido por Prateado, com arranjos do próprio, de Boris e de Jota Moraes. O grupo, formado por Magal (voz), Melete (tantan), Juninho de Jesus (banjo), Buiú (pandeiro) e Flávio Homero (cavaco), segue apresentando um samba para cima e muito dançante. Em “Vou Vencer” há faixas românticas, como “Fidelidade” e “Perfume”, críticas divertidas, como em “O Bonde das Mal Amadas”, e músicas com temas religiosos, como “Filho do Dono do Mundo”.

O Clareou teve dois convidados especiais para dividir os vocais com Magal: Jorge Vercillo, em “Povo de Luanda”, e Reinaldo Príncipe, na faixa-título.

Inscrições abertas para o Workshop Fotografia de recém-nascidos com Simone Silvério

Inscrições abertas para o Workshop Fotografia de recém-nascidos com Simone Silvério
Técnica muito difundida no exterior e agora no Brasil, a arte de fotografar bebês nos primeiros dias de vida virou mania nacional



 Uma das maiores especialistas brasileira em fotos de recém-nascidos, a fotógrafa Simone Silvério, realiza o Workshop Fotografia de recém-nascidos, no dia 18 de julho, sábado, das 9h às 18h, em Ipanema, Rio de Janeiro.  O encontro tem duração de 9 horas e vagas limitadas. 

A arte de fotografar newborn é complexa, pois lida com seres que acabaram de nascer. Cuidados fisiológicos ao posicionar o bebê são primordiais, assim como técnica para acalmar, luz adequada, figurinos e acessórios, tratamento da imagem e marketing.  No encontro, dois bebês serão fotografados.

Sobre Simone Silvério:

Uma das primeiras a introduzir a técnica newborn no Brasil, Simone Silvério tem uma carreira internacional e aprendeu com as maiores mestres no assunto: Kelley Ryden e Tracy Raven (EUA), Amber Shereen (Canadá), Laura Brett (EUA). A fotógrafa é membro da National Association of Professional Child Photographers (EUA) e   presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos. Recebeu, recentemente, um dos mais importantes certificados internacionais pela PPA - Professional Photographers of America. 

 Serviço:

Workshop de Fotografia de recém-nascidos com Simone Silvério 

Data:18 de julho, das 9h às 18h  

Local: Estúdio Flávia Barreto – Ipanema- Rio de Janeiro - RJ
Vagas: 12 participantes
Informações: contato@simonesilverio.com.br   Fone:  11-4195-5110.

http://www.simonesilverio.com.br

8º Los Angeles Brazilian Film Festival homenageia Renato Russo e confirma show do Urbana Legion



Supergrupo é um dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana e vem emocionando e encantando várias cidades do Brasil – foto: divulgação

Urbana Legionum dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana, acaba de ser confirmada como uma das atrações do 8ºFestival de Cinema Brasileiro, em Los Angeles. O evento prestará homenagem a obra de Renato Russo e atual influência no cinema nacional. 

O supergrupo formado por Egypcio (vocal – Tihuana), Marcão (guitarra – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca), Lena (baixo – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca) e PG (bateria – Tihuana) se apresenta, no próximo dia 17 de setembro, na festa de encerramento da premiação, no MR. C Hotel, em Beverly Hills.
 




O Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), reconhecido como o mais importante festival do cinema brasileiro fora do Brasil, este ano, chega a sua 8ª edição. O evento, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, pela primeira vez, irá prestar homenagem a um artista da música.

O 8th Los Angeles Brazilian Film Festival orgulhosamente vai celebrar Renato Russo, pelo conjunto da obra e a atual influência no cinema nacional.

A cerimônia de encerramento contará com apresentação do Urbana Legion, um dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana, no starlight room do Hotel Mr. C, em Beverly Hills, para VIPs – incluindo a presença de celebridades e convidados especiais.

O supergrupo formado por Egypcio (vocal – Tihuana), Marcão (guitarra – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca), Lena (baixo – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca) e PG (bateria – Tihuana) tem emocionado e encantando várias cidades do país ao revisitar clássicos de um dos maiores ícones do rock nacional. Com uma pegada mais “moderna”, mas “sem sair do original”, o grupo, selecionou aproximadamente 30 músicas retiradas dos quatro primeiros discos dos brasilienses para sair em turnê pelos quatro cantos do país.
 
O repertório composto por "Tempo Perdido", "Geração Coca-Cola", "Pais e Filhos", Que País é Esse?", "Índios", "Monte Castelo", "Será", "Faroeste Caboclo", entre outras composições, tem comovido fãs de todas as idades.

Confira lyric video produzido para a clássica “Tempo Perdido” em https://youtu.be/_x9QvtS7W9A.

Los Angeles Brazilian Film Festival tem o objetivo de apresentar os melhores profissionais da indústria cinematográfica e emergentes talentos do novo cinema brasileiro, trazendo-os juntos no coração da capital mundial do entretenimento.

Desde 2008, centenas de filmes exibidos no festival ganharam reconhecimento crítico, receberam distribuição comercial e alcançaram as audiências em todo o mundo. Com mais de 300 filmes exibidos e 72 prêmios distribuídos, o Los Angeles Brazilian Film Festival promove e difunde o audiovisual brasileiro na capital mundial do cinema, Hollywood (CA).

Renato Russo tinha uma característica que muitos conheceram. Além de cantor, compositor e músico, era cinéfilo de carteirinha. Frequentava, no inicio dos anos 80, o circuito alternativo de cineclubes de Brasília – onde geralmente eram exibidos títulos de diretores mais ousados. Renato sempre era visto nas sessões de Fellini, Buñuel e Pasolini, seja no Instituto Goethe ou na Cultura Inglesa. Criou, ao lado das atrizes Denise Bandeira e Ana Beatriz Nogueira, o grupo ASA (Amigos da Sétima Arte) – que se reunia para debater filmes. Chegou a “atuar” e narrar o média-metragem independente Ascensão e Queda de Quatro Rudes Plebeus – onde vive o executivo de gravadora Sr. Manfredo.

Renato Russo foi fã de filmes como “Ata-Me” (Almodóvar) e “Blue Velvet” (David Lynch), e teve a letra de Faroeste Caboclo adaptada com enorme sucesso para o longa-metragem. Foi sua juventude em Brasília que inspirou o roteiro do filme “Somos Tão Jovens”. O documentário Rock Brasília traz imagens raras de Renato em entrevistas de televisão, enquanto o premiado curta-metragem independente “Parents” se baseou na letra de “Pais e Filhos”. Outra letra de sua autoria a se tornar um roteiro de cinema foi “Eduardo e Mônica”, cujo longa-metragem já esta sendo rodado e tem estreia prevista para 2016.

“Somos Tão Jovens” foi lançado em 2013, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e estrelado por Thiago Mendonça. Acumulou 1.703.776 espectadores, arrecadando mais de 18 milhões de reais, em seis semanas em cartaz.

Já o filme “Faroeste Caboclo” foi dirigido por René Sampaio e inspirado na canção homônima, registrada em 1987 pela banda Legião Urbana. Lançado em 30 de maio de 2013, o filme faturou 15,5 milhões em bilheteria e levou 1,4 milhão de pessoas aos cinemas naquele ano.

A relação de Renato Russo com a sétima arte sempre foi muito estreita. Portanto, o Festival promete uma bela homenagem.

O 8th Los Angeles Brazilian Film Festival premiará as categorias: Melhor Filme; Melhor Documentário; Melhor Curta Metragem; Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Trilha Sonora; Melhor Figurino; Melhor Caracterização; Prêmio Especial LABRFF. A seleção oficial completa será divulgada dia 10 de julho.

Urbana Legion – A ideia de reunir esse time partiu de Egypcio, que já havia feito a seleção musical baseada nos quatro primeiros álbuns da Legião Urbana para serem apresentados na forma de um show tributo. Porém, o atual momento do país, com a nação em sua maioria de jovens clamando por mudanças, a ideia ganhou força e rapidamente ganhou os palcos.
 
O principal intuito do Urbana Legion é levar aos jovens de hoje a incontestável e magnifica obra do Legião Urbana com suas letras poéticas e contestadoras, mantendo a fidelidade musical, além de relembrar a energia que essa banda tinha e que muitas pessoas¸ infelizmente, não tiveram o privilégio em assistir. 
 
Os próximos compromissos do grupo são os seguintes:
12/07 – Festival #MIXAOVIVO | Parque Central – Santo André/SP
07/08 – Moby – Santos/SP
15/08 – Chevrolet Hall – Belo Horizonte/MG
21/08 – Fortaleza São José – Macapá/AP
17/09 – 8th Los Angeles Brazilian Film Festival – Los Angeles – EUA
30/09 – Educadora FM – Campinas/SP

Links relacionados:
http://www.labrff.com/
http://www.renatorusso.com.br
https://www.facebook.com/urbanalegion
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço 8th Los Angeles Brazilian Film Festival
Abertura: 13 de Setembro 
Noite de gala no Harmony Gold Theater

14 – 16 de Setembro
The Regent Theater em Westwood, com exibição de filmes
1045 Broxton Ave, Westwood CA 90024

17 de Setembro
Noite de premiação no MR. C Hotel, em Beverly Hills
Apresentação da banda Urbana Legion

Skillet confirma novo show na América do Sul

A banda Skilletsensação do rock alternativo norte-americano, acaba de confirmar show na Argentina. O grupo toca, no dia 15 de outubro, na Groove, em Buenos Aires. Esta é, até então, a única apresentação fora do Brasil. Os shows por aqui acontecem em Belo Horizonte(17/10 – Music Hall), Rio de Janeiro (18/10 – Circo Voador), Porto Alegre (21/10 – Opinião), Curitiba (23/10 – Vanilla Music Hall) e São Paulo (24/10 – Audio Club). Apesar de alguns setores estarem esgotados, ainda há ingressos à venda em todas as capitais! Mais informações abaixo.

Imprensa: banda está disponível para entrevistas.
Credenciamento de Imprensa: solicitações devem ser enviadas por meio do site http://theultimatemusic.com (box credenciamento) até o dia 14 de outubro, às 13h.



Banda retorna ao Brasil para shows em cinco capitais
Grupo já concorreu em duas oportunidades ao Grammy Awards – foto: divulgação

O sucesso na venda de ingressos para os cinco shows da banda norte-americana Skillet no Brasil, acabou estimulando a agendamento de uma apresentação na Argentina. O grupo acaba de confirmar performance, no próximo dia 15 de outubro, na Groove, em Buenos Aires. Até o momento, esta é a única exibição fora do Brasil.

Por aqui, a sensação do rock alternativo mundial tem passagem confirmada por Belo Horizonte (17/10 – Music Hall), Rio de Janeiro (18/10 – Circo Voador), Porto Alegre (21/10 – Opinião), Curitiba (23/10 – Vanilla Music Hall) e São Paulo (24/10 – Audio Club).

Os fãs interessados em conferir John Cooper (vocal/baixo), Seth Morrison (guitarrista), Korey Cooper (guitarra/teclado) e Jen Ledger (bateria) em ação nas cinco capitais devem se antecipar. Alguns setores já encontram-se esgotados, mas ainda há ingressos à venda. Mais informações em http://www.8x8live.com/.

Recentemente, o jornal Destak publicou entrevista exclusiva com o vocalista John Cooper. A matéria teve direito a uma bela chamada na primeira página e a versão online foi a mais lida do site, além de registrar mais de 300 shares apenas no Facebook. Confira emhttp://www.destakjornal.com.br/noticias/diversao-arte/icone-do-rock-cristao-vem-pela-2-vez-ao-pais-273042/.

A turnê promocional do aclamado álbum “Rise” consiste nas seguintes datas:
11/07 – Lifest – Oshkosh, EUA
16/07 – SONSHINE FESTIVAL – Somerset, EUA
07/08 – HeavenFest – Morrison, EUA
08/08 – Wild Adventures Theme Park – Valdosta, EUA
13/08 – Inn of the Mountain Gods Resort and Casino – Mescalero, EUA
15/08 – Downpour Fest – Great Falls, EUA
20/08 – Northwest Washington Fair – Lynden, EUA
22/08 – Franklin Graham Festival – Oklahoma City, EUA
28/08 – Alaska State Fair – Palmer, EUA
07/09 – Los Angeles County Fair – Pomona, EUA
12/09 – Night of Joy – Kissimmee, EUA
19/09 – Pointfest – Sandusky, EUA
20/09 – Oak Ridge Park – EUA
15/10 – Groove – Buenos Aires, Argentina
17/10 – Music Hall – Belo Horizonte, Brasil
18/10 – Circo Voador – Rio De Janeiro, Brasil
21/10 – Opinião – Porto Alegre, Brasil
23/10 – Vanilla Music Hall – Curitiba, Brasil
24/10 – Audio Club – São Paulo, Brasil
25-30/01/16 – KLOVE Cruise – Miami, EUA

Com 19 anos de carreira, o Skillet ficou mundialmente conhecido após seu penúltimo álbum “Awake” tornar-se apenas um dos três álbuns de rock a conquistar disco de platina em 2012. A notícia de que grupo tinha vendido mais de um milhão de álbuns somente nos EUA foi divulgada quando os músicos já estavam finalizando o aclamado “Rise”, que venceu o prêmio de “Melhor Álbum de Rock” na 3ª edição do Loudwire Awards.

O Skillet já gravou oito discos de estúdio, foi indicada duas vezes ao Grammy Awards de melhor álbum e venceu o 44th Annual Dove Awards na categoria de melhor música de Rock, com "Sick Of It", primeiro single do CD "Rise". Eles já haviam conquistado o prêmio "Dove Awards", em 2008, na categoria de "Melhor gravação de Rock" com o CD "Comatose".

Confira os principais videoclipes do Skillet abaixo:
“Monster”: https://www.youtube.com/watch?v=1mjlM_RnsVE.
“Hero”: https://www.youtube.com/watch?v=uGcsIdGOuZY
“Awake and Alive”: https://www.youtube.com/watch?v=2aJUnltwsqs
“Sick Of It”: https://www.youtube.com/watch?v=AHzU-9iozmo
“Not Gonna Die”: https://www.youtube.com/watch?v=fgmpWkUcpjo

Leandro Sapucahy lança faixa inédita de novo álbum



Com mais de 25 anos de carreira, Leandro Sapucahy é certamente um dos maiores nomes do samba na atualidade. Tendo iniciado como produtor de grandes nomes, como Maria Rita e Diogo Nogueira, há quase uma década lançou-se como cantor e compositor. Esse mês chega às lojas pela Deck seu sétimo disco, “Eu Amo a Vida”. E, hoje, ele disponibiliza no YouTube a faixa-título.

Leandro gravou o novo disco em seu próprio estúdio, no Rio de Janeiro, e assina a produção. Os arranjos foram divididos entre grandes nomes do gênero: Prateado, Boris e Jota Moraes. Nas 14 faixas, ele mostra um tom otimista, trazendo um samba tipo “partido alto” da melhor qualidade. A faixa-título é uma das músicas que melhor representa esse clima para cima.




HEAVY METAL DRAMA COMEMORA DIA MUNDIAL DO ROCK NA FNAC CURITIBA


 
O Dia Mundial do Rock é celebrado com um pocket show da banda Heavy Metal Drama na Fnac Curitiba nesta segunda-feira (13/7). O grupo se apresenta logo após um bate-papo com o jornalista Abonico Smith, criador do site Mondo Bacana, às 19h30. O rock dançante e pesado tem toques de garage e indie rock, um som que vem se destacando no cenário local. O evento tem entrada gratuita.
 
Heavy Metal Drama conta com músicos de outras grandes bandas em sua formação. Rhony Guedes e Thomas Kossas vieram do Rosie and Me, Francisco Conrado do Silver Salt e Claudinha Bukowski do Copacabana Club. Entre as influências do grupo, que conta com um EP de músicas próprias, estão nomes como Lou Reed, The Clash, James Murphy e Best Coast.
 
 
DIA MUNDIAL DO ROCK COM HEAVY METAL DRAMA NA FNAC CURITIBA
 
Data: Segunda-feira, 13 de julho
Horário: a partir das 19h30
Entrada Franca
Endereço: ParkShopping Barigüi - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
 

FESTIVAL DUM DAY V SERÁ NO MON E JÁ TEM INGRESSOS À VENDA


 
Já estão à venda os ingressos para o festival cervejeiro DUM DAY V, que acontece no dia 25 de julho (sábado) no Museu Oscar Niemeyer, das 12h às 22h. O evento terá mais de 60 chopes especiais, entre rótulos da marca e convidados de todo o país, participando do evento que celebra os cinco anos da cervejaria artesanal DUM. O tema da festa é a premiada cerveja Petroleum, que contará com seis versões inéditas disponíveis. Os valores dos chopes de 150ml serão entre R$ 3 e R$ 7, e barraquinhas de comida também farão parte do evento. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Clube do Malte (www.clubedomalte.com.br/produto/Ingresso-DUM-Day-LOTE-2-65056).
 
A Petroleum, além de ser celebrada como tema da festa, ganhará uma taça especial, a ser lançada no evento. Produzida em cristal, pela Cristal Blumenau, ela vai ser presenteada a cada pessoa que comprar o ingresso.
 
A Petroleum foi criada em 2010, no estilo Imperial Stout. Com 12% de teor alcoólico, é uma cerveja escura encorpada, o que reflete no seu nome a referência à cor de petróleo. A bebida ganhou diferentes versões, envelhecida em barril usado para cachaça, por exemplo, e foram premiadas nacional e internacionalmente.
 
SOBRE O FESTIVAL
 
Para celebrar o aniversário da DUM, marcado pela conquista de reconhecimento nacional e internacional, os sócios resolveram reunir amigos de outras cervejarias espalhadas pelo país. Como resultado, nasceu este festival com saborosas pérolas da cultura cervejeira nacional.  “Com todo o percurso da DUM, fizemos muitas amizades. O resultado é que para este evento estamos trazendo muitos chopes ´inéditos´, por assim dizer, em Curitiba”, conta Luiz Felipe Araújo.
 
SOBRE A DUM
 
A DUM Cervejaria é fruto da união entre os cervejeiros caseiros curitibanos Murilo Foltran, Luiz Felipe Araujo e Júlio Moutinho, que em 2010 se uniram para começar a fabricar cervejas especiais em casa para consumo próprio. Nestes cinco anos de atividade, a DUM já produziu mais de 14 estilos de cerveja. Entre as cervejas produzidas, merecem destaque: Karel IV, Jan Kubiš, Grand Cru e a famosa Petroleum.
 
Serviço: DUM DAY V
 
DATA: Dia 25/7, Sábado.
HORÁRIO: das 12h às 22h
INGRESSOS: 2º Lote a R$ 50. No dia a R$ 60.
LOCAL: Museu Oscar Niemeyer – Salão de Eventos
ENDEREÇO: Rua  Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba – PR.
 
Siga a DUM Cervejaria
 
Instagram: @dumcervejaria
Twitter: @dumcervejaria

Ferramenta online ajudará Curitiba na captação de recursos para projetos culturais


Curitiba ganhará em breve uma ferramenta online para ajudar artistas e produtores culturais na tarefa de captar recursos para projetos: o Captarte – Captação de Recursos para Projetos Culturais, Esportivos e Sociais. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, recebeu nesta quarta-feira (08), representantes da tecnologia para tratar de um termo de cooperação entre a instituição e o Museu da Família, órgão gestor do projeto, para utilização do sistema em Curitiba.

“O Captarte é um grande banco de dados de projetos que promove o envolvimento entre artistas, produtores, instituições culturais e as empresas interessadas em realizar os patrocínios”, conta o presidente da FCC. Ele destaca ainda que o projeto será gratuito para o município e, principalmente, para o usuário final. A parceria, que deve ser concretizada até dezembro deste ano, reunirá proponentes curitibanos que tenham projetos de Lei Rouanet, do Mecenato Subsidiado Municipal e da Lei Estadual de Fomento.

Marcelo Seixas, coordenador da ferramenta, define o Captarte como uma tecnologia social que integra ações de responsabilidade social e de marketing de agentes econômicos aproximando-os dos produtores e das instituições culturais, incrementando em muito a captação dos recursos. “Outra vantagem para os produtores é que eles farão parte de uma base de dados nacional, podendo criar relações de patrocínio com interessados em todo o Brasil”.
“É um solução paranaense que já foi adotada com sucesso em Maringá e região e, além de Curitiba, já está sendo implantada em Piracicaba (SP) e Rio Verde (GO)”, revela Edson Pereira, diretor do Museu da Família.
Também participaram da reunião o diretor de Patrimônio da FCC, Hugo Moura Tavares, e da diretora de Incentivo Cultural, Maria Angélica da Rocha. Para conhecer mais do projeto, acesse http://captarte.com.br.

Projeto RapPaz comemora 10 anos com atividades sob o Viaduto do Capanema


O Centro Cultural Humaitá vai realizar oito edições do projeto RapPaz – Encontro de Cultura de Rua pela Paz, sob o Viaduto Capanema (ao lado da Avenida Dário Lopes dos Santos), a partir do próximo domingo (12) das 13h às 18h. O ciclo vai comemorar os dez anos do projeto com atividades de lazer, cultura, prevenção e conscientização de crianças, jovens e adolescentes.

A programação de estreia terá a participação dos mestres de cerimônia David Black, Mah, Willie Veiga e Black Binho; apresentações de Rap com os grupos Família Voz da Periferia, Ponta Rap e os DJs Mazinho e Biofa; apresentação especial com o Grupo Nomad Maguch; batalha de Break 1x1; duelo de MCs; campeonato de Skate Best Trik; campeonato de Streetball Trio, apresentações de Grupos de Cultura Popular, palestras e vivencias. 
Segundo a organização do RapPaz, o objetivo é contribuir para a efetivação de políticas de promoção da igualdade racial, acesso à arte, cultura, esporte, lazer e prevenção ao uso de drogas e alcoolismo. O evento será realizado sempre no segundo domingo do mês com entrada gratuita. 

RapPaz – O Projeto acontece anualmente desde 2003, reunindo jovens e adolescentes das comunidades periféricas de Curitiba e Região Metropolitana. Os dois eixos principais são os elementos da cultura hip-hop e as culturas populares, em especial de matriz africana. O evento é realizado tradicionalmente no domingo, em locais alternativos, como ruas, praças e ginásios, sempre com a presença de convidados de outras localidades e da arte e do esporte já existentes na própria comunidade. Reúne também atividades como contação de histórias, circo, balé, teatro, fanfarra, escolas de samba, palestras, distribuição de materiais informativos, mudas de árvores frutíferas, tranças afro e intervenções gastronômicas e de comerciantes locais.

Responsabilidade e atividades – Em fevereiro deste ano a Prefeitura de Curitiba concedeu para o Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro Brasileira – Centro Cultural Humaitá a permissão de uso do espaço sob o Viaduto do Capanema, no bairro Jardim Botânico. A cessão foi oficializada pelo Decreto nº 87, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet. O acordo prevê que a área de 700 metros quadrados seja destinada para promover atividades de estudo, pesquisa e oficinas de arte e cultura afro, seguindo orientações técnicas da Fundação Cultural de Curitiba. Também será de responsabilidade da FCC fazer o acompanhamento periódico quanto ao desempenho das ações.

Serviço: 

Projeto RapPaz – Encontro de Cultura de Rua pela Paz.
Data: Todo segundo domingo do mês, a partir do dia 12 de julho de 2015.
Horário: 13h às 18h.
Local: Viaduto Capanema
Entrada gratuita
Mais informações no site do Centro Cultural Humaitá

19ª TrekCon acontece neste sábado no Memorial de Curitiba


 

A 19ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas acontece neste sábado (11), das 14h às 20h, no Memorial de Curitiba. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o fã-clube Federação dos Planetas Unidos promove o tradicional encontro dos aficionados pela série televisiva Star Trek (também conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas). Nesta edição, os fãs prestam uma homenagem a Leonard Nimoy, o personagem Spock da série e um dos maiores ícones da ficção científica, que morreu em fevereiro, aos 83 anos.
A TrekCon terá uma exposição inteiramente dedicada a Leonard Nimoy, com itens exclusivos e inéditos de coleção. Além disso, o encontro terá estandes do universo nerd em geral, exposições, palestras, concurso de cosplay, jogos de RPG, exibição de filmes e séries.
As convenções e os amantes de Star Trek estão espalhados por vários países. O grupo de Curitiba, denominado Federação dos Planetas Unidos, é um dos mais atuantes do Brasil, e realiza anualmente o encontro que atrai também trekkers de outros estados brasileiros. Pelo menos 500 pessoas transitam pela convenção. Mesmo quem não faz parte do fã-clube pode participar e conhecer os personagens que há quase cinco décadas encantam gerações – Capitão Kirk, Senhor Spock, Doutor McCoy, entre outros famosos tripulantes da nave Enterprise e demais viajantes da Frota Estelar.
A chamada série clássica de Star Trek estreou nos Estados Unidos em 1966. Chegou ao Brasil no final daquela década e conquistou uma geração de crianças e jovens, que até hoje cultivam a paixão pela ficção científica.

Serviço:
19ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas
Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Data: 11 de julho de 2015 (sábado)
Horário: das 14h às 19h
Entrada franca

Programação:

14h Abertura – Nasce uma Lenda
14h05 – Exibição do episódio: Unificação Parte 1 – Jornada nas Estrelas a Nova Geração (43 min., dublado, classificação livre)
14h45 – Exibição do episódio: Unificação Parte 2 – Jornada nas Estrelas a Nova Geração (43 min., dublado, classificação livre)
15h30 – Grupo de dança Damballah Urban Tribal Dance
16h – Palestra: Leonard Nimoy, uma lenda chamada Spock. Palestrante: Roberson Maurício
16h40 – Exibição de Jornada das Estrelas III – À Procura de Spock (classificação livre)
18h30 – Concurso de cosplayers
19h – Palestra: Star Trek, a série clássica. Palestrante: Marcelo Daniel
20h – Encerramento – homenagem final

Mais informações no site da Federação dos Planetas Unidos (www.federacao.org)