sábado, 12 de janeiro de 2008

MAIS BORGES



Ficções reúne os contos publicados por Borges em 1941 sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam (com exceção de "A aproximação a Almotásim", incorporado a outra obra) e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios. Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito. Os enredos são como múltiplos labirintos e se desdobram num jogo infindável de espelhos, especulações e hipóteses, às vezes com a perícia de intrigas policiais e o gosto da aventura, para quase sempre desembocar na perplexidade metafísica. Chamam a atenção a frase enxuta, o poder de síntese e o rigor da construção, que tem algo da poesia e outro tanto da prosa filosófica, sem nunca perder o humor desconcertante. Em Ficções estão alguns de seus textos mais famosos, como "Funes, o Memorioso", cujo protagonista tinha "mais lembranças do que terão tido todos os homens desde que o mundo é mundo"; "A biblioteca de Babel", em que o universo é equiparado a uma biblioteca eterna, infinita secreta e inútil; "Pierre Menard, autor do Quixote", cuja "admirável ambição era produzir páginas que coincidissem palavra por palavra e linha por linha com as de Miguel de Cervantes"; e "As ruínas circulares", em que o protagonista quer sonhar um homem "com integridade minuciosa e impô-lo à realidade e no final compreende que ele também era uma aparência, que outro o estava sonhando". Lançamento Cia das Letras

CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA E À EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA



CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA E À EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA Antonio Carlos Vitte (org.)
Páginas : 294

A obra Contribuições à História e à Epistemologia da Geografia, organizada por Antonio Carlos Vitte, procura reunir uma série de trabalhos oriundos da reflexão de seus autores a partir de dissertações de mestrado, teses de doutorado e das suas linhas de pesquisa em que procuram valorizar, como objeto e tema, a questão relativa à história e à epistemologia da geografia. Lançamento da Bertrand Brasil

A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL

A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL
de Thomas O’Neil
Páginas : 128
A Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, de Thomas O'Neil, é um pequeno e precioso livro publicado em Londres, em 1810, e que só agora ganha, pela Editora José Olympio, uma edição brasileira – traduzida a partir de um exemplar da biblioteca de José Mindlin. É um relato detalhado e vivo de uma viagem que, nas palavras do autor, foi planejada “devido ao brutal e implacável espírito de domínio que tomou conta da mente demoníaca do arquiinimigo do mundo, Bonaparte”. Do embarque no cais de Belém à chegada e a estada no Rio de Janeiro, o texto não deixa de lado as descrições de paisagens e pessoas que recepcionaram D. João VI e sua corte. O livro apresenta detalhes sobre o império no Rio de Janeiro, a única cidade no mundo fora da Europa a ter tal forma de governo. Explora todas as transformações vivenciadas de 1815 a 1821, além da vinda e permanência da Corte portuguesa durante 13 anos em terras tropicais.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

PARA ORFÃOS DE Harry Potter


Esse lançamento de início de ano é só para orfãos de Harry Potter e Cia. E o segundo volume de uma série lançada pela José Olympio.
O OLHO DO GOLEM

de Jonathan Stroud
Páginas : 560

"Depois do sucesso de O Amuleto de Samarkand, o volume inicial da Trilogia Bartimaeus, que já vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo, Jonathan Stroud lança O Olho do Golem (Editora José Olympio), o segundo livro da série. A história se passa numa Londres moderna onde a magia é rotina e os magos são aceitos como parte fundamental da sociedade – inclusive encontrando-se, na sua maioria, em posições de poder. Nesta segunda aventura, retornam o mago Nathaniel e seu inigualável parceiro Bartimaeus, o djim que já viveu mais de 5 mil anos. Juntos, embarcam numa aventura em busca do segredo da misteriosa fera que ronda Londres. Segundo livro da Trilogia Bartimaeus, aclamada como a principal herdeira da saga de Harry Potter, O Olho do Golem é uma aventura fantástica que transborda inventividade. A série teve início com O Amuleto de Samarkand (Livro 1) - vencedor dos prêmios Boston Globe / Horn Book Honor 2004 (EUA) e Lancashire Children’s Book Award 2005 (Reino Unido) – e chega à conclusão em O Portão de Ptolomeu (Livro 3)." - Será ?