segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CORPO EM EQUILÍBRIO


CORPO EM EQUILÍBRIO
Ashley Ramsden, Nancy Mellon

Número de Páginas: 336

"Quem já não se sentiu totalmente fascinado pelo funcionamento inter­no do corpo, ao saber que o sistema imunológico mobiliza um destaca­mento para atacar um invasor, ou que uma única célula passa por cer­ca de cem mil reações químicas por segundo? Que inteligência orquestra esses pequenos dramas dentro de nós?

Corpo em Equilíbrio é uma leitu­ra emocionante, que nos orienta na rica abundância de relações poéticas que residem no corpo humano. Sua tese é a de que cada órgão represen­ta de maneira concreta um propósito e tem uma influência que se estende muito além de sua função biológica. Cada órgão está vitalmente ligado tanto à psique e ao espírito quanto ao sangue e ao oxigênio. Conforme cada órgão contribui para a sua his­tória de vida, ele corporifica um te­ma específico, desempenhando o seu importante papel nos grandes mis­térios do cosmos."


OS AUTORES
NANCY MELLON é psicoterapeuta com especialização em arteterapia. Pioneira na contação terapéutica de histórias, ela apresenta workshops e cursos no mundo todo, ensinando novos enfoques com relação à saúde pessoal e organizacional por meio dessa técnica. ASHLEY RAMSDEN é diretor e fundador da Escola de Contação de Histórias no Emerson College, Sussex, Inglaterra. Seus métodos exclusivos de ensino, tanto da voz como das habilidades do contador de histórias, receberam aclamação internacional.

A MENINA QUE PENSAVA DEMAIS

A MENINA QUE PENSAVA DEMAIS - Diário de uma ET
Tati Bernardi


Número de Páginas: 70



Ser aceito pelo mundo, aceitar a si próprio, se sentir incluído, pare­cer alguém de verdade.

Quem não vive ou já viveu esse dilema?

Um ET, talvez.

Porque Joana, personagem que nasceu na cabeça de Tati Bernardi e escreveu este diário, vive em seu dia a dia o drama de se sentir diferente. Igualzinho às outras meninas da sua idade.

Como na obra-prima Flicts, de Ziraldo, ou como em O Estrangeiro, de Camus, temos aqui a história de uma pessoa que tenta encontrar o seu lugar neste mundo. E, em sua trajetória, às vezes pensa que não é deste mundo. Ou que este mundo não tem lugar para ela. Que o mundo seja generoso com Joana e com todas as outras pes­soas que nasceram aqui na Terra.

Tão generoso quanto Tati está sendo, ao dividir os segredos de Joana com a gente. Adriana Falcão


A AUTORA

TATI BERNARDI tem três livros de contos publicados, é cronista da editora Abril, roteirista da TV Globo e publicitária. Este é o seu segundo livro para pré-adolescentes.

A DIETA DO FUTURO


A DIETA DO FUTURO
Shinya, Hiromi

Número de Páginas: 144

A Dieta do Futuro fornece a chave que revolucionará a maneira como vemos o corpo humano, a alimentação, a medicina e a saúde.

No momento em que aumenta a consciência sobre os prejuízos do excesso de medicamentos, o dr. Hiromi Shinya, membro altamente respeitado de instituições médicas de renome dos Estados Unidos e do Japão, revela a chave da impressionante capacidade de autocura do cor­po. Essa chave é o Fator Enzimático.

Enzimas são pacotes microscópicos de energia que tornam possíveis todas as nossas funções vitais. Quando essas enzimas se esgotam, fica­mos doentes e, quando seus estoques são repostos, voltamos a ter saúde.

O dr. Shinya mostra como preservar o suprimento de enzimas "milagrosas" e promover a cura. Ele explica por que nenhum de seus milhares de pacientes com câncer, que ao longo de vários anos seguem suas recomendações, teve recidiva. E mostra como é possível ajudar o organismo a curar doenças que há décadas intrigam os médicos:

· obesidade

· câncer

· cardiopatia

· miomas

· prisão de ventre

· síndrome do intestino irritável

· doença de Crohn

· apneia do sono

· doenças autoimunes

A Dieta do Futuro mostra como você pode preservar as enzimas do seu organismo e viver com saúde por muitos e muitos anos.


O AUTOR
O dr. HIROMI SHINYA é médico, reconhecido mundialmente por ter desenvolvido o colonoscópio, aparelho que lhe permitiu realizar a primeira cirurgia não invasiva do cólon ("técnica de Shinya"). Com essa técnica é possível examinar e operar o cólon sem incisão abdominal. O dr. Shinya é professor de cirurgia no Albert Einstein College of Medicine, chefe da unidade de endoscopia do Beth Israel Medical Center de Nova York e consultor do Maeda Hospital e da Clínica Gastrintestinal Hanzomon, no Japão. Atualmente com mais de 70 anos de idade, ele continua exercendo sua profissão e passa metade do ano na cidade de Nova York e a outra metade em Tóquio. O dr. Shinya é o médico mais famoso do Japão e atende os membros da família real e das altas esferas do governo. Sua clientela nos Estados Unidos inclui celebridades e ex-presidentes. Ele é vice¬presidente da Associação Médica Japonesa nos Estados Unidos e é muito requisitado para palestras no mundo todo.

A ESSÊNCIA DO XINTOÍSMO


A ESSÊNCIA DO XINTOÍSMO - A Tradição Espiritual do Japão
Yamakage, Motohisa



Número de Páginas: 168



No Japão ancestral, quando predominava o xintoísmo e a atividade econômica era basicamente a agricultura, os japoneses tinham uma percepção profunda das leis da natureza e dos mistérios do mundo natural. Eles viviam com um sentimento de respeito e gratidão em re­lação a esses mistérios e expressavam essa sensibilidade por meio dos mitos e dos rituais. Essa é a essência do xintoísmo.

Este livro tem o privilégio de ser a primeira obra traduzida para o português que aborda com profundidade essa religião. Até então se falava apenas da manifestação externa do xintoísmo, não permitindo ao leitor uma análise mais profunda da sua filosofia. Em A Essência do Xintoísmo, porém, o autor transmite aos leitores, de maneira clara e envolvente, as bases desse caminho espiritual, que foi o alicerce da na­ção japonesa e de todas as artes marciais criadas no Japão.

Os praticantes de artes marciais brasileiros finalmente têm em mãos um texto de qualidade sobre o xintoísmo, com o qual poderão entender melhor os ensinamentos dos fundadores dessas artes, uma vez que a maioria deles era xintoísta. Esta também é uma obra importante para quem se interessa por filosofia e religiões em geral. Portanto, para todos os que praticam artes marciais japonesas ou simplesmente querem conhecer as suas raízes, esta é uma leitura obrigatória.


O AUTOR
MOTOHISA YAMAKAGE nasceu em 1925, no seio de uma antiga família xintoísta. Aos 18 anos, foi iniciado nos mistérios do xintoísmo e, em 195E tornou-se o 79º Grande Mestre do Xintoísmo Yamakage. Graduou-se em Economia pela Universidade Ásia de Tóquio. O Grande Mestre Yamakage desempenha um papel de liderança na difusão do xintoísmo ao redor di mundo. Muitas das suas obras já foram traduzidas para outros idiomas, publicadas em revistas europeias de renome. No final de 2005, Motohisa Yama kage afastou-se da sua posição de Grande Mestre e foi sucedido por seu filho, Hitoyoshi Yamakage.

aéreas de cássio vasconcellos


o livro aéreas de cássio vasconcellos - além de dar continuidade à coleção fotógrafos viajantes - apresenta o conceito terra virgem fine art books.
queremos que você venha conhecer a iniciativa e brindar conosco. aproveite ainda o sp-arte/foto para deliciar seus olhos com as mais instigantes imagens.

Clube Literário do Porto - programação

::Terça-feira, dia 7

Piano bar, 22h00

Ciclo de Tertúlias sobre FAMÍLIAS TRADICIONAIS DO PORTO

Os LIMA

Tópicos:

* O Porto - cidade de sonhos e promessas;

* Uma família e uma profissão

* A História da Família e a história do penteado:

* Intermitências Porto/Lisboa/Porto na trajectória dos Lima

* Uma cidade "Limada"

Testemunho: Irmãos Lima

Org.: Alice Rios (Jornalista e autora do livro “Famílias Tradicionais. do Porto”

Sexta-feira, dia 10

Piano bar, 22h30

Fernando Costa, violoncelo

Joana Moreira, e vérios ondto

Sábado, dia 11

Piano bar, 22h30

Alberto Miranda, piano

Terça-feira, dia 14

Piano bar, 22h00

Ciclo de Tertúlias sobre FAMÍLIAS TRADICIONAIS DO PORTO

Os AYRES PEREIRA

Tópicos:

* A vida em família, no Porto do princípio do sec.XX.

* A tradição comercial do Porto

* O advento da grande distribuição

* A viragem para as profissões liberais.

Testemunho: Prof.ª Dra. Fátima Marinho

Org.: Alice Rios (Jornalista e autora do livro “Famílias Tradicionais do Porto”

Fundação Cultural com horários diferenciados nos feriados Em razão dos feriados da Independência (7) e do dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora

Em razão dos feriados da Independência (7) e do dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8), os espaços gerenciados pela Fundação Cultural de Curitiba terão os horários de atendimento alterados. Confira o que abre e fecha:

SOLAR DO BARÃO (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro):

MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA e MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA Dias 4, 5, 7 e 8 de setembro - das 12h às 18h. Dia 6 (segunda) - fechado.

GIBITECA DE CURITIBA - Fechada de 4 a 8 de setembro.

CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço) :

Aberto dias 3, 4 e 5 – das 9h às 18h, para a 11ª Festa de São Lourenço. Fechado nos dias 6, 7 e 8.

CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER – Aberta nos dias 4 e 5, para a 11ª Festa de São Lourenço.

CASA ERBO STENZEL – fechada para manutenção

TEATRO CLEON JACQUES - fechado.

CASA HOFFMANN (Rua Claudino dos Santos, 58 – Setor Histórico) – Fechada de 4 a 8 de setembro.

PALACETE WOLF (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico):

FEIRA DO POETA e LIVRARIA DARIO VELLOZO – fechados de 4 a 8 de setembro.
TEATRO DO PIÁ – aberto domingo, dia 5, às 11h, para o espetáculo de teatro de bonecos “Alice no país das maravilhas“.

TUC (Galeria Julio Moreira) – Aberto no sábado (4) – das 13h às 22h, e no domingo (5) para a Canja de Viola, das 15h às 19h. Fechado nos dias 6, 7 e 8

CLUBE DE XADREZ (Galeria Júlio Moreira): aberto domingo (5) das 10h às 12h. Fechado nos dias 4, 6, 7 e 8.

TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco) – Fechado de 4 a 8 de setembro.

TEATRO DR. BOTICA (Shopping Estação) – Aberto sábado (4) e domingo (5) com espetáculos às 15h, 17h e 20h. Fechado nos dias 6, 7 e 8.

CAPELA SANTA MARIA – Fechada de 4 a 8 de setembro.

CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico) – aberto sábado (4), das 9h às 13h. Fechado de 5 a 8 de setembro.

SOLAR DOS GUIMARÃES (Mateus Leme esquina com 13 de maio) - aberto sábado (4), das 9h às 13h. Fechado de 5 a 8 de setembro.

CINEMATECA (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco) – aberta para as sessões dos filmes em cartaz em horários normais, na sala de exibição.

ÓPERA DE ARAME e PEDREIRA PAULO LEMINSKI (Rua João Gava, s/n – Pilarzinho) – aberta à visitação nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 - das 8h às 22h. Após os feriados, horário de funcionamento volta ao normal, fechando as segundas-feiras.

MEMORIAL DE CURITIBA (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico) Aberto sábado (4), domingo (5), terça (7) e quarta (8) - das 9h às 15h. Fechado na segunda (6).


MUSEU DE ARTE SACRA DE CURITIBA – MASAC (Largo da Ordem) – Aberto sábado (4), domingo (5), terça (7) e quarta (8) - das 9h às 14h. Fechado na segunda (6).

CASA ROMÁRIO MARTINS (Largo da Ordem) – Aberta sábado (4), domingo (5), terça (7) e quarta (8) - das 9h às 14h. Fechada na segunda (6).

MEMORIAL POLONÊS (Bosque do Papa – Rua Mateus Leme) –. expediente normal para visitação.

MEMORIAL UCRANIANO (Parque Tingüi) – expediente normal para visitação.

CIRCO DA CIDADE ZÉ PRIGUIÇA (Vila Nossa Senhora da Luz – CIC) Fechado de 4 a 8 de setembro.

Etnomusicologia, o estudo da música como cultura, é tema de curso gratuito de apreciação de arte

o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realizará um curso de apreciação de arte sobre Etnomusicologia, a ser ministrado pelo professor Schicco Sales, no período de 08 (próxima quarta-feira) a 10 (sexta-feira), no período de 14h às 18h. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 8, na recepção do CCBNB-Fortaleza.

A etnomusicologia [proveniente do grego ethnos (nação) e mousike (música)] é o estudo da música em seu contexto cultural, mais precisamente o estudo da música como cultura. O interesse por este tema surgiu no final do século XIX e início do século XX, sob o nome de 'musicologia comparativa'. Muitos estudiosos consideram que o seu surgimento deu-se graças à invenção do fonógrafo, em 1877, por Thomas Edison.

O objetivo do curso é trazer ao público participante um outro conceito de como ouvir, examinar e entender a música sob um ponto de vista étnico, antropológico, histórico e cultural, através da abordagem dos vários aspectos que envolvem o fazer musical nas mais diversas culturas. No curso, serão apresentados painéis divididos em vários módulos com a apresentação de textos, temas sonoros, vídeos e uma visão panorâmica da história da música.

O programa do curso contempla, no primeiro dia (quarta-feira, dia 8), os seguintes tópicos: a etnomusicologia como disciplina, a música na antiguidade, as civilizações antigas, a música medieval e demais períodos da história da música. No segundo dia (quinta-feira, dia 9): a natureza do som, cultura e música, música e meio ambiente, e tradição e cultura popular; e no terceiro dia (sexta-feira, dia 10): estruturas musicais, etnomusicologia aplicada, a etnomusicologia no Brasil e World Music - a globalização das sonoridades.

O professor do curso, Schicco Sales, é arquiteto graduado pela Universidade Bennett, no Rio de Janeiro. É também um músico e musicólogo que tem dedicado toda a sua vida à pesquisa musical, focando desde a música dos diversos povos do mundo, a partir da sua essência original, sua história, até as últimas tendências da música universal.

Schicco Sales tem atuado nas áreas de gravação e produção musical, programas de rádio, trilhas sonoras para balés e organização/curadoria de festivais de música regional e internacional. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo da História Geral da Música e da Etnomusicologia.