sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Meia Maratona de São Paulo

Brasil tem elite feminina forte para voltar a vencer a Meia Maratona de São Paulo

A elite feminina brasileira está forte para a disputa da quinta edição da Meia Maratona de São Paulo, no próximo dia 27, na capital paulista. As atletas do País tentarão retomar o título, após três vitórias seguidas das quenianas.

Adriana Aparecida da Silva, dona do melhor tempo em meia maratona de 2010 (01h14seg24 obtido em Nanning, na China), está entre as candidatas à vitória. Em 2010, ela ficou em terceiro, atrás da queniana Rumokol Elisabeh Chepkanan e da baiana Simone Alves da Silva.

"O objetivo principal para a Adriana é a participação nos Jogos Pan-Americanos do México em outubro. Até lá, nosso planejamento será voltado para isso", contou Cláudio Castilho, treinador da atleta, que também está garantida no Campeonato Sul-Americano de Cross Country.

A corredora detém o melhor tempo de 2010 na maratona, com 2h32min30, em Berlim, na Alemanha, além da quinta melhor marca nos 15k, com 34min44seg00 - Cruz Nonata tem o recorde de 2010, com 34min02seg00. Após a Meia Maratona de São Paulo, Adriana passará 37 dias na Espanha, treinando na altitude. No dia 30 de março, a atleta disputará a Maratona de Lisboa, em Portugal.

Atual campeã do Ranking Nacional CAIXA/CBAt de 2010, a baiana Edielza Guimarães é uma das principais candidatas à vitória. "Estou pronta para não perder de vista as africanas", revelou.

Conceição Maria Carvalho, Marily dos Santos, Sueli Pereira da Silva, Rosangela Raimunda Pereira Faria, Michele Cristina das Chagas, Elizabeth Esteves de Souza, entre outras atletas, são destaques do atletismo nacional e poderão fazer bonito nos 21.097 quilômetros de corrida.

A Meia Maratona de São Paulo terá largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. A Elite feminina largará às 7h45 e a Elite Masculina e os demais competidores 15 minutos depois.

Campeãs
2010 - Rumokol Elisabeh Chepkanan (QUE), 1h14min35s
2009 - Angelina Mutuka (QUE), 1h14min14s;
2008 - Eunice Kirwa (QUE), 1h15min08s
2007 - Ednalva Laureano (BRA), 1h15min13

Resultados de 2010
1 - Rumokol Elisabeh Chepkanan (Quênia/Luasa) - 1h14min35s
2 - Simone Alves da Silva (Pão de Açúcar/BM&F Bovespa) - 1h15min43s
3 - Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros/Asics/Caixa) - 1h15min56s
4 - Maria Zeferina Baldaia (Mizuno/Caixa/Serquim) - 1h16min28s
5 - Michele Cristina das Chagas (Pinheiros Rede) - 1h16min50s

Inscrições seguem até o dia 21 - As inscrições para a edição de 2011 da Meia Maratona Internacional de São Paulo estão abertas até o dia 21. Os interessados em correr a tradicional prova deverão realizar o procedimento necessário por meio do site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br. A taxa é de R$ 65,00.

Credenciamento para imprensa está aberto - O credenciamento de imprensa para a Meia Maratona de São Paulo está aberto e poderá ser feito até o próximo dia 23. Os interessados deverão mandar nome e função para o e-mail vinicius@zdl.com.br . As credenciais aprovadas serão retiradas no dia da competição.

A Meia Maratona de São Paulo 2011 tem realização e organização da Yescom, com promoção da TV Globo, Sportv, Globoesporte.com e patrocínio da Caixa, Adidas e Fisk. O apoio é da Gatorade, HCor e Montevergine. Apoio Especial da Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do estado de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo (FPA), Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS).

Twitter: são 6 demissões por posts no microblog

Twitter: Funcionária é dispensada do STF e já são 6 demissões por posts no microblog



Apesar do pedido de José Sarney (PMDB-AP), o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu dispensar a funcionária terceirizada que questionou, no perfil oficial do órgão no Twitter, quando Sarney iria se aposentar. O presidente do Senado ocupa o cargo pela quarta vez.

"Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?'", dizia o post publicado na página oficial do Supremo, que já foi removido.

O STF pediu desculpas pelo incidente, disse que a funcionaria usou o perfil indevidamente e informou que tomaria as medidas cabíveis ao caso.

Com a repercussão, Sarney gravou um vídeo e postou em seu blog, em que se diz satisfeito com a mensagem, por ter sido comparado com o jogador Ronaldo. O presidente do Senado recebeu um telefonema do presidente do STF, Cezar Peluso, e pediu a ele que não punisse a funcionária. No entanto, o pedido de Sarney não foi atendido.

Como a funcionária é terceirizada, ela não pode ser demitida, por isso o Supremo pediu a substituição da colaboradora, informa a Folha de S. Paulo.

Demissões por polêmicas no Twitter

Os 140 caracteres podem ser ameaçadores. No ano passado, o diretor da Locaweb, Alex Glikas, foi demitido após ironizar o São Paulo Futebol Clube, time patrocinado pela empresa em que trabalhava. No mesmo ano, o Grupo Abril demitiu o editor da revista National Geographic, Felipe Milanez, depois que o jornalista criticou uma matéria da revista Veja, em seu perfil no Twitter. A editora de noticiário do Oriente Médio da CNN, Octavia Nasr, também foi dispensada por postar uma mensagem no Twitter na qual manifestava “respeito” por um ex-dirigente do Hezbollah. O ano encerrou com a demissão da estudante de Direito Mayara Petruso, que ofendeu nordestinos em seu perfil e foi dispensada de seu estágio no escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados.

No último mês, foi a vez do fotógrafo Thiago Vieira, que prestava serviço para o jornal Agora São Paulo. O profissional, que estava na sede do Palmeiras para uma cobertura, publicou uma mensagem em que relacionava os dirigentes do clube a porcos. Conselheiros do time agrediram Vieira, que em seguida foi dispensado pelo jornal.

Brasil tem recorde mundial de notícias removidas

Quase 400 matérias. Brasil tem recorde mundial de notícias removidas do Google



O Brasil foi o país que entrou com mais pedidos junto ao Google para retirar reportagens online do ar durante o primeiro semestre de 2010, de acordo com o levantamento do Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ). A pesquisa, realizada na primeira metade do último ano, chegou ao número de 398 censuradas, resultado duas vezes maior que a quantidade de textos "fora do ar" na Líbia.

Às vésperas das eleições em 2010, no segundo semestre, juízes brasileiros emitiram 21 novos pedidos ao Google. Conforme estudo do Centro Knight para o Jornalismo, diversas agências de notícias foram multadas ou acabaram sendo obrigadas a remover parte do seu conteúdo sobre a corrida eleitoral.

“Esse quadro mostra que a censura e a autocensura, que vem junto, estão atingindo níveis muito sérios no Brasil", avalia Carlos Lauria, do Comitê para a Proteção dos Jornalistas.

Livro infantil conta a história de Ernesto, o cãozinho viajante




Ernesto: O cãozinho viajante

Jochen Stuhrmann

Ilustrado pelo autor

32 pp. / 20,5 x 29,5 cm

Obra divertida e comovente do ilustrador e escritor alemão Jochen Stuhrmann já foi traduzida para diversas línguas e publicada em muitos países




A Editora Biruta lança Ernesto, o cãozinho viajante. Escrito e ilustrado por Jochen Stuhrmann, livro conta a história de um cachorro, que até tinha uma vida boa. Vivia na cidade onde nasceu e durante a semana passeava pelas suas ruas. Conhecia cada caixa de correio e poste de iluminação e sabia o cheiro de todas as esquinas. Aos domingos ele ficava em casa organizando sua coleção de ossos e brincando com as suas pantufas. Gostava dessa vida, mas, às vezes a achava tranquila demais e ficava sonhando com outros lugares e outras brincadeiras. Um dia apareceu em sua porta um cartão postal vindo do outro lado do mundo. Ernesto não entendeu o que estava escrito e também não reconheceu o lugar mostrado na foto. O cartão não era para ele. Veio para o endereço errado. Quem teria enviado um cartão postal tão lindo? Ernesto vai atrás de quem mandou esse cartão, conhece muitos lugares, faz diversos amigos e muda para melhor a sua vida.


Amigo leitor! Amiga leitora! De que você precisa para viajar? Seu brinquedo favorito e algumas roupas? Pegue tudo o que conseguir, pois você vai embarcar agora mesmo numa viagem com o cãozinho Ernesto... Tudo mudou para melhor na vida do cãozinho depois da chegada do cartão. E muitas mudanças divertidas podem lhe acontecer se você virar as páginas deste livro e acompanhar o Ernesto em suas incríveis aventuras. Jochen Stuhrmann nasceu em 1976, estudou Matemática e Artes Plásticas na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz e Ilustração no Fachhochschule, em Hamburgo. Trabalha principalmente como ilustrador de livros e revistas, mas desenvolve também projetos de computação gráfica, animação e visualização científica.


*

um lançamento

MCLP Turma Pré-Escolar + Turma de Adultos

Turma Pré-Escolar – abertas inscrições
By Instituto de Música

Estão abertas inscrições para uma Turma Pré-Escolar de Expressão Musical no Instituto de Música Clube Literário do Porto, destinada a crianças de 4 e 5 anos de idade.

Horário: sábados das 11h30 às 12h15

Mensalidade: 15 euros

As incrições podem ser efectuadas na recepção do Clube Literário do Porto ou através do email institutodemusica.clp@gmail.com

Turma de Adultos – inscrições abertas!
By Instituto de Música

O Instituto de Música Clube Literário do Porto tem disponível e aberta a inscrições uma TURMA DE ADULTOS de Iniciação Musical.

Não interessa a idade nem a profissão, muito menos o conhecimento que têm de Música. Apenas interessa os gosto e a vontade de aprender Música, cada um com o seu ritmo.

O horário das aulas será marcado de acordo com a disponibilidade dos alunos, ou seja, as aulas podem funcionar no horário pós-laboral e aos fins-de-semana, sempre nas instalações do Clube Literário do Porto.

Venha e descubra que nunca é tarde para realizar um sonho e aprender o que sempre desejou saber.

Inscreva-se em institutodemusica.clp@gmail.com ou na recepção do CLube Literário do Porto

Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fotógrafo João Roberto Ripper apresenta “Imagens Humanas”


Fotógrafo João Roberto Ripper apresenta “Imagens Humanas” na Galeria da CAIXA



A mostra apresenta um olhar humanista sobre os brasileiros e traz à tona a questão dos direitos humanos





A CAIXA Cultural Curitiba inaugura no dia 22 de fevereiro, às 20h, a exposição “Imagens Humanas”, com obras do fotógrafo João Roberto Ripper. Com curadoria de Dante Gastaldoni, a mostra exibirá 70 ampliações e um mosaico de rostos de brasileiros de diversas regiões, raças e cores. Ripper e Gastaldoni realizam ainda o debate “A fotografia a serviço dos direitos humanos”, também no dia 22 de fevereiro, às 19h. A mostra fica em cartaz de 23 de fevereiro a 20 de março e a entrada é franca.



Ripper possui um arquivo com mais de 150 mil fotos. O fotógrafo, em 35 anos de carreira, alia excelência fotográfica à militância social e, é extremamente voltado para a questão dos direitos humanos e a busca de um mundo socialmente mais justo. Na tentativa de representar uma parcela deste importante trabalho, a exposição foi dividida em cinco módulos temáticos: “Amor”, “Alegria”, “Dor”, “Superação” e “Liberdade”. Um grande painel com pequenos retratos completa a mostra, formando um mosaico que instiga o público a ver bem de perto o povo brasileiro na sua individualidade, do mesmo modo como o fotógrafo o observa.



"Poucas imagens são tão radicalmente humanas quanto as fotografias produzidas por João Roberto Ripper. Elas são frutos de um olhar humanista sobre os muitos territórios que integram nosso país e constituem um vigoroso painel fotográfico do povo brasileiro. O fio condutor desta documentação fotográfica são os direitos humanos que sempre nortearam Ripper", declara o curador Dante Gastaldoni. Os trabalhos do fotógrafo são reconhecidos por se apoiarem sobre o total domínio técnico e apuro estético, fascinando não só pela beleza, mas também pela exposição crua da realidade.



Ripper cobriu o Brasil de norte a sul, com um olhar poético e investigativo, provocou "furos de reportagem" e ganhou diversos prêmios internacionais com seus projetos artísticos focados nos Direitos Humanos. "Ripper chega perto, convive, cria intimidade e ganha a cumplicidade do fotografado. Quase sempre ele utiliza objetivas de curta distância focal e isso o obriga a estar sempre por perto das pessoas que fotografa", explica Gastaldoni.



Além de seu trabalho como fotógrafo, João Roberto Ripper está à frente da agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, na Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. Na agência-escola ele ensina jovens fotógrafos e os prepara para o mercado de trabalho. Com seu trabalho exposto em diversas galerias e instituições nacionais e internacionais, esses jovens aprendem com o “Mestre Ripper” o talento, a obstinação e o sonho de um Brasil mais fraterno e justo.



João Roberto Ripper



O fotógrafo João Roberto Ripper é formado em jornalismo e já teve seus trabalhos publicados em grandes veículos de comunicação no mundo, como: Última Hora, O Globo, Washington Post, New York Times, Le Mond, Herald Tribune, Revista Marie Claire, Revista Caros Amigos, Revista Veja, Revista Domingo (Jornal do Brasil), Revista Sem Fronteiras, entre outros.



Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos, como Prêmio Interpresphoto, Prêmio Waldimir Herzog, Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte e do Instituto Nacional de Fotografia, Prêmio Agenda Latino-americana, João Canuto – Homenagem da organização “Humanos Direitos”, Prêmio Marc Ferrez, entre outros. O fotógrafo publicou os livros “Imagens Humanas” e “Retrato Escravo”. Além disso, coordena escolas e workshops de fotografia e faz projeções e palestras em favelas, áreas rurais e quilombolas.



Serviço



Exposição: “Imagens Humanas” do fotógrafo João Roberto Ripper

Local: Galeria da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Abertura: 22 de fevereiro – Terça 20h

Exposição: de 23 de fevereiro a 20 de março

Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural



Debate: “A fotografia a serviço dos direitos humanos” com João Roberto Ripper e Dante Gastaldoni

Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba/PR

Data: 22 de fevereiro

Horários: terça 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos no dia do evento, a partir das 18h.

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Evento Portuguesia reúne 40 poetas brasileiros e internacionais

Evento Portuguesia reúne 40 poetas brasileiros e internacionais

em festa da poesia das línguas portuguesas e espanholas

Nos dias 18,19 e 20 de fevereiro, o Brasil receberá pela primeira vez o encontro “Portuguesia - Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas”, evento que acontece anualmente na Casa Museu Camilo Castelo Branco, em Portugal. Durante o evento, 40 poetas brasileiros e de países como Portugal, Angola, Argentina e Espanha, se reunirão para difundir a poesia nas línguas portuguesa e espanhola englobando autores de várias épocas e da atualidade. O projeto tem concepção e curadoria do poeta Wilmar Silva e conta com o apoio do Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura hispânica.

O encontro será realizado simultaneamente no Palácio das Artes e no Instituto Cervantes. Serão apresentadas performances, leituras, lançamento de livros, mesas temáticas sobre várias mídias em diálogo com o Brasil, a América, a Europa e a África, buscando atrair os jovens e incentivar o interesse pela poesia em um formato inovador de evento. “É um encontro das diferenças em um espaço bem informal, onde reconhecemos o outro, a diversidade de vozes poéticas, e aceitamos as diferenças”, conta Wilmar Silva.

O evento chega à capital mineira como o destaque da Literatura dentro do projeto Verão Arte Contemporânea (VAC) e seguirá com uma programação paralela. A programação do evento pode ser encontrada no site www.veraoarte.com.br

Portuguesia terá a presença dos poetas Jorge Melícias e Luís Serguilha, de Portugal, Rita Dahl, da Finlândia, Gervasio Monchietti, da Argentina, Ignacio Martínez-Castignani, da Espanha, Isidro Sanene, de Angola, Afonso Henriques Neto, Camila Vardarac e Elaine Pauvolid, do Rio de Janeiro, Edson Cruz e Ivani Ranieri, de São Paulo, Fernando Ramos, May Pasquetti e Ronald Augusto, de Porto Alegre, José Inácio Vieira de Melo, da Bahia, Guido Bilharinho, de Uberaba, Minas Gerais, Ana Gusmão, Babilak Bah, Brenda Marques Pena, Bruna Piantino, Camila Buzelin, Cristina Borges, Dagmar Braga, Flávia Craveiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Gonzaga Medeiros, Helena Soares, Jairo Faria Mendes, João Baptista Santiago Sobrinho, Joaquim Palmeira, Jovino Machado, Leonardo Morais, Lucas Guimaraens, Mário Alex Rosa, Mônica de Aquino, Olga Valeska, Regina Mello, Rubens Rangel, Simone Andrade Neves, Wagner Moreira, Wallace Armani, Wilson de Avellar e Wilmar Silva, de Belo Horizonte.

O evento também marca o início das comemorações do primeiro centenário do Grêmio Espanhol.

Serviço:

Portuguesia- Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas
DATA: 18 a 20 de fevereiro
HORÁRIO: sexta a domingo de 14h às 18h e 19h às 22h
LOCAL: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes e Instituto Cervantes de BH
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Editora É recomenda o livro "Como Ler Livros"


clique para ampliar

Campanha Last Minute - Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Lélia Abramo é homenageada em seu centenário





Amigos, familiares e ex-colegas de profissão de Lélia Abramo se reuniram para uma homenagem na data de seu centenário. O ato foi promovido pela Funarte, com apoio da Fundação Perseu Abramo, e organizado por Tadeu de Pietro (que aparece na foto com Sérgio Mamberti). A EFPA, em co-edição com a Imprensa Oficial, vai reeditar o livro Vida e Arte - memórias de Lélia Abramo ainda em 2011. Leia a nota Um encontro com Lélia Abramo no Teatro de Arena, no portal da FPA e veja a seleção de imagens do boletim CSBH em Notas nº32, de fevereiro.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aparecimento do Senhor Nityananda


Dia 16 – Aparecimento do Senhor Nityananda







O Senhor Nityananda apareceu numa forma brilhante vermelho-dourada, radiante como o sol nascente, cerca de 536 anos atrás, na pequena vila de Ekacakra.

Leia mais em
***

O adeus de Ronaldo ao futebol

Imprensa internacional e fãs repercutem o adeus de Ronaldo ao futebol



O rumor de que Ronaldo “Fenômeno”, maior artilheiro de Copas do Mundo, estaria pendurando as chuteiras ganhou destaque em diversos veículos internacionais. A informação, confirmada em coletiva de imprensa pelo próprio jogador nesta segunda-feira (14/2), ainda gerava dúvidas para algumas publicações, como foi o caso do esportivo da francês, L’Equipe: “Fim de carreira para Ronaldo?”, perguntava a manchete da manhã.

Afeito a publicar boatos da vida noturna dos atletas, o site espanhol Marca, que publica jornal esportivo no Brasil, anuncia a aposentadoria com a mesma manchete do portal iG. “Perdi para o meu corpo”, diz o ex-jogador dos clubes Real Madrid e Barcelona, rivais no futebol espanhol. Os leitores que visitam a página do Marca agradecem Ronaldo pelas alegrias proporcionadas nas partidas.

“Nunca haverá um (camisa) 9 como Ronaldo. Na história só existiu um Maradona, um Zidane, um Cruyff e um Ronaldo, não tem comparação. Adeus Ronaldo! Sempre será o melhor o atacante da história”, publica um fã do jogador.

Na Itália, país onde Ronaldo atuou nos arquirivais como Inter de Milão e Milan, a principal publicação esportiva local, enaltece a dor das contusões como principal motivo. “Não aguento mais”, diz a chamada do site, que também produziu uma galeria com as principais fotos do jogador desde o início da carreira, em equipes como o São Cristóvão (RJ) e o Cruzeiro (MG).

Extraordinário

Os recentes protestos após a eliminação da Libertadores e ameaças da torcida do Corinthians, último clube de Ronaldo, podem, na visão do britânico The Guardian, ter influenciado na decisão final do jogador. O colunista esportivo do portal, Paul Wilson, diz em seu texto desta manhã que “No auge da carreira, Ronaldo era quase que imparável”, que, apesar do “estilo de vida”, merece ser lembrado como um jogador extraordinário.
“Em sua temporada no Barcelona ele foi o jogador mais “matador” que já tive o privilégio de assistir. Um dos grandes nomes verdadeiros do futebol moderno, embora tenha feito um corte de cabelo horroroso.”, comentou um internauta

********

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Caminhar, uma filosofia



Caminhar, uma filosofia

Autor: Frédéric Gros
Tradução: Lilia Ledon da Silva


Número de Páginas: 224

Só a introdução sobre o fato de caminhada não ser esporte já bastaria para muitos , porém as reflexões vão mais longe, e o texto flui como as paisagens durante a caminhada. (E.C.)

Andar a pé é uma atividade que atrai uma quantidade cada vez maior de adeptos em busca dos benefícios que ela proporciona: relaxamento, comunhão com a natureza, plenitude...

Somos muitos a tirar proveito dessas dádivas. Caminhar não requer nem aprendizagem, nem técnica,nem equipamento, nem dinheiro. Bastam um corpo, espaço e tempo. Mas a caminhada é também um ato filosófico e uma experiência espiritual.

Da vagabundagem à peregrinação, da perambulação ao percurso iniciático, o autor explora a literatura, a história e a filosofia: Rimbaud e a tentação da fuga, Gandhi e a política de resistência, sem esquecer Kant e suas caminhadas cotidianas em Königsberg. E se só fosse possível pensar direito usando os pés?

O que Nietzsche quer dizer quando escreve: “Meus dedos dos pés ficam de orelha em pé para escutar”? É o que se procura entender aqui. Este livro é, ao mesmo tempo, um tratado de filosofia e uma definição da arte de caminhar.



O AUTOR

Frédéric Gros é professor de Filosofia na Universidade Paris-XII. Estudou a história da psiquiatria (Création et Folie, P.U.F.), a filosofia da pena (Et ce Sera Justice, Odile Jacob) e o pensamento ocidental da guerra (Etats de Violence, Gallimard).




Saiba mais aqui
e aqui





LANÇAMENTO

É REALIZAÇÕES




O dia em que eu deveria ter morrido




O dia em que eu deveria ter morrido

de Javier Arancibia Contreras



Páginas: 144

Em O dia em que eu deveria ter morrido, um jornalista em busca de sua ex-mulher desaparecida misteriosamente mergulha em uma jornada de redenção que passará por uma pequena cidade sem nome, São Paulo e Istambul, onde o acaso fará dele protagonista de um incidente de proporção mundial. Transformar-se em notícia e celebridade internacional é apenas mais um elemento que faz com que sonho e realidade sejam separados por linhas tênues de uma mesma história. Sob os escombros do passado, o personagem nos contará as tentativas de acerto de contas com antigos fantasmas, materializados nas mulheres marcantes de sua vida: a mãe do melhor amigo de infância, a sobrinha de uma empregada do colégio de padres, uma prostituta de luxo em Istambul – todas presentes também, de alguma maneira, na figura atormentada da ex-mulher desaparecida.

Javier Arancibia Contreras, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 e destaque entre os nomes da nova literatura brasileira, flerta em seu novo romance com uma história de morte e culpa. O notável domínio narrativo favorece o relato de acontecimentos tão inconstantes quanto os pensamentos vertiginosos do personagem-narrador. Retrato preciso de uma era em que palavras como violência e espetáculo confundem-se nas manchetes de jornal, o romance relata, ao mesmo tempo, uma avassaladora jornada particular de frenesi e redenção. O projeto de O dia em que eu deveria ter morrido foi premiado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2009.

O Autor
Javier Arancibia Contreras nasceu em 1976. Durante anos, foi repórter policial em São Paulo. Escreveu o romance Imóbile (7Letras, 2008), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 e o livro-reportagem Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz (Boitempo Editorial, 2002).




UM LANÇAMENTO

Pinóquio no teatro



Pinóquio no teatro


Adaptado por Wilton Ormundo
Ilustrado por Patrícia Lima


48 páginas - 18 x 26 cm


Este é um projeto do Centro Cultural Grupo Silvio Santos

O Centro Cultural Grupo Silvio Santos acredita na força transformadora do teatro e no poder que essa arte tem de, entre outras coisas, despertar o prazer para a leitura de bons livros em crianças e jovens.
Pinóquio é um boneco que quer virar gente, mas para isso acontecer precisará superar muitos obstáculos. Porém, ele não está sozinho... Tem a companhia da Fada Azul, do seu criador Gepetto, do amigo Pavio e de muitos outros personagens. Mas essa história você já conhece. O que não sabe é que esta versão de Pinóquio é muito especial.
Em 2008, tivemos a ideia de transformar o livro Pinóquio, de Carlo Collodi, em peça de teatro. Para que isso fosse possível, o Centro Cultural buscou profissionais renomados no mercado, adquirindo direitos e contratando colaboradores muito especiais. Então, os personagens do conhecido clássico italiano saíram das páginas de papel e se mudaram para um grande teatro, vestidos com figurinos de Chris Aizner, num cenário de Fábio Namatame e dirigidos pela Companhia Le Plat du Jour, fazendo a alegria de centenas de crianças.
Agora, esses personagens, inspirados na peça teatral, voltam para as páginas deste livro. No entanto, querem novamente retornar aos palcos. Como? Você precisará ler para saber...
Cintia Abravanel

UM LANÇAMENTO



Trança-rimas


Trança-rimas
de Tatiana Belinky
Ilustrações de Roberta Carvalho


Um livro delicioso! (E.C.)

Todo mundo pra roda, que vai começar uma moda! Toda palavra bonita, de laço e de fita, encontra um motivo para ser escrita. Bola com mola; melão com balão... Dona Tatiana mandou e todo mundo obedeceu, pois se a palavra rimou, então VALEU!

Quem é que não gosta de uma boa história? Melhor ainda quando ela é contada em forma de versos pra lá de divertidos, com umas rimas que são uma verdadeira delícia de tão gostosas de se ouvir e falar!

No novo livro da Tatiana Belinky, Trança-rimas, todo mundo vai dar boas gargalhadas das rimas que esta querida escritora não se cansa de inventar, afinal, uma escritora valente deixa todo mundo contente!


UM LANÇAMENTO



Gestão do Conhecimento e Inovação nas Empresas



Gestão do Conhecimento
e Inovação nas Empresas



Martius V. Rodriguez y Rodriguez (org)

Número de páginas: 432

Público-alvo: Empresas de grande, médio e pequeno portes.

Esta obra é o produto do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação – GIGCI que atua como parte da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
Singrando entre alguns temas como: Cogeração do conhecimento; análise de valores pessoais e organizacionais; implantação de gestão; modelos e estratégias; e estudos de casos, a obra materializa o conhecimento criado por um grupo no qual participam mais de 30 empresas de grande, médio e pequeno porte. Iniciado com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimento entre as organizações permitiu agregar as mais diversas empresas que possuem como questão a ser resolvida: Como implantar a gestão do conhecimento e inovação? E, como estruturar e manter a função gestão do conhecimento e inovação de modo a agregar valor ao negócio ou propósito da organização?


O AUTOR
Organizador: Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez é Pós-Doutor em Gestão Empresarial/UFRJ – Harvard Business School; Doutor e Mestre pela COPPE/UFRJ; MBA pelo MIT/Sloan; atuou em funções gerenciais na Petrobras nas áreas de: Gás e Energia, E&P, Universidade Corporativa, Tecnologia, Planejamento, Gestão de Pessoas, e P&D por 34 anos; atuou como Presidente da Comissão de Petróleo, Gás e Energia da Câmara de Comércio do Estado do Rio de Janeiro. É conselheiro da Universidade Corporativa de Transporte (UCT); Coordenador do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação – GIGCI/SBGC; Professor Adjunto da UFF e de cursos de pós-graduação em diversas universidades no país; Fundador do site http://www.kmpress.com.br/; Autor e co-autor de mais de 60 artigos, publicados no país e exterior. Autor e organizador de mais de 25 livros. Orientou mais de 200 teses e monografias. Participou como avaliador em mais de 80 bancas de doutorado, mestrado, pós-graduação e graduação.

Alguns livros publicados (autor ou coautor): ISO Série 9000 – Manual de Implementação (Qualitymark – 9ª edição, 2010), O Processo Nosso de Cada Dia (Qualitymark – 2ª Edição, 2010); A Reforma do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Editora FGV, 2004); Radiografia da Justiça do Estado de Minas Gerais (EJEF/TJMG, 2008); Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição (Editora FGV, 2010); Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias (Editora FGV, 2010).



O século XXI apresenta um antagonismo cuja conciliação exige inovar com base na gestão do conhecimento. A facilidade e a rapidez de acesso às informações nos faz ganhar tempo, mas a quantidade de informações ao alcance das empresas não cabe no tempo que seus funcionários e gestores dispõem. Neste mundo "conectado" torna-se imperativo para o sucesso das corporações organizarem seus fluxos e processos, classificar e endereçar o conhecimento (e "separar o joio do trigo"), estruturar e estimular a colaboração. Um olhar para dentro, mas sem perder o foco no cliente e nos resultados almejados pelos acionistas. É disso que este livro trata, com teoria e casos reais: do saber gerir o saber. Antonio Eduardo Monteiro de Castro Gerente Executivo da Petrobras Marketing e Comercialização de Gás e Energia

Saiba mais

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade, maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com treze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre divePernambucorsos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, sendo mais de 5 mil empresas nacionais.



UM LANÇAMENTO








Eu sou a dita-cuja



Eu sou a dita-cuja
deTatiana Belinky
Ilustrações de Dalmau


24 páginas - 18 x 26 cm

Sabe que é que acha o filho o mais bonito, mesmo quando ele tem um nariz bem esquisito?
E quem é que trata o filho com muita ternura, mesmo quando ele faz a maior travessura?
É a "dita-cuja", só pode ser...
Essa pessoa maravilhosa que todo mundo quer ter!
Mas quem é a dita-cuja de verdade?
E por que dela sentimos tanta necessidade?
Se você quiser saber mais sobre a "dita-cuja" e sobre essa linda relação que existe entre mãe e filhos, comece por esta delicada história de Tatiana Belinky.
Um relato simples, mas muito emocionante, sobre como os filhos se tornam os reis que reinam para sempre nos corações de todas as mamães.

UM LANÇAMENTO



Insight Um estudo do conhecimento humano

Insight
Um estudo do conhecimento humano

de Bernard Lonergan
Tradução: Mendo Castro Henriques e Artur Morão

Formato: 13,5 X 23,5 cm

Número de Páginas: 728


Mais que uma obra uma redefinição dos lampejos da criação. Somos nós descobrindo nossa "iluminação". Um livro de fôlego! (E.C.)

Insight: Um Estudo do Conhecimento Humano é a obra-prima do filósofo canadense Bernard Lonergan, agora traduzida para língua portuguesa no âmbito de um projeto de investigação do CEFi, Centro de Estudos de Filosofia, da Universidade Católica Portuguesa, patrocinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A intenção de Insight é colocar cada um de nós diante do próprio conhecimento.

O livro está estruturado para responder a duas questões: 1) O que sucede quando conhecemos e 2) O que conhecemos quando isso sucede. A resposta à primeira questão viabiliza uma teoria cognitiva e uma epistemologia (cap. 1-10). O capítulo 11 serve de enlace para a segunda questão cuja resposta origina uma metafísica (cap. 12-17). Os últimos capítulos estabelecem a possibilidade da ética (cap. 18) e da teologia (cap. 19-20). Todo o livro é um exercício de apropriação intelectual em que se trata de aprender a distinguir entre tipos diferentes de conhecimento e discernir o seu respectivo alcance.

O AUTOR
Bernard Lonergan

Bernard Joseph Francis Lonergan, CC, S. j. (17 de dezembro de 1904 - 26 de novembro de 1984) foi um padre jesuíta canadense. Ele foi um filósofo e teólogo de tradição tomista e também um economista, formado em Buckingham, Quebec. Lonergan era professor do Colégio Loyola, de Montreal, da Universidade de Toronto (Regis College), da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Boston College.


Lonergan é autor, entre outras obras, de Insight: A Study of Human Understanding (1957) e de Method in Theology(1973), trabalhos que estabeleceram os lineamentos daquilo ele denominaria Método Empírico Generalizado (Generalized Empirical Method - GEM).









LANÇAMENTO

É REALIZAÇÕES

Que Jejum!


Que Jejum!


de Tatiana Belinky
Ilustrações de Victor Tavares


24 páginas - 20 x 26 cm


Dona Bissuina está com um problema enorme!
Está enganado quem pensa que a sua vida é só "come e dorme".
Ela agora está com gastrite e não consegue mais comer.
Meu Deus, coitadinha, será que ela vai emagrecer?
Está fraca, fraquinha, nem consegue pensar!
Desde que ficou doente, só sabe lamentar.
Essa tal de gastrite acabou com seu apetite!

Que Jejum! é mais uma história engraçada da Tatiana Belinky, cheia de comidinhas e reclamações muito divertidas de quem acha que anda comendo pouco por conta de uma "gastrite". Além da criatividade da Tatiana, abra esse livro e encontre "saborosas" imagens e explicações para as coisinhas do campo e da vida. Bom apetite!

UM LANÇAMENTO