quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Originalidade marca espetáculo da Orquestra À Base de Sopro


O show “Nossos Compositores”, neste fim de semana, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, mostra a inventiva linguagem musical do grupo curitibano.

Músicas escritas especialmente para o grupo e arranjos que se destacam pela originalidade estão no repertório do show “Nossos Compositores”, que a Orquestra À Base de Sopro apresenta neste fim de semana. As sessões acontecem no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, às 20h de sábado (19) e às 19h de domingo (20).
O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes da orquestra, voltado à elaboração de composições e à transformação de obras conhecidas por meio de arranjos peculiares. A criatividade do grupo, que já possui mais de 25 músicas escritas pelos seus componentes, consolida uma linguagem original, além de pavimentar o caminho da gravação de um CD próprio, com o objetivo de ampliar a divulgação desse importante material.
A Orquestra À Base de Sopro, grupo da Prefeitura Municipal mantido pela Fundação Cultural, surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. Paralelamente ao incentivo e à valorização da produção local, o repertório da orquestra reúne mais de 40 arranjos de diversos compositores, entre eles Chico Buarque, João Bosco, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim e Egberto Gismonti.
Dirigida desde 2002 pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.
Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além a divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com a orquestra, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta e Itiberê Zwarg.

Direção – O atual diretor da Orquestra À Base de Sopro, o clarinetista curitibano Sérgio Albach estudou com Ernesto Cordeiro, José Máximo Sanches, José Botelho. É formado em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Albach foi diretor musical dos espetáculos “O Auto da Feira”, de Paulinho Maia, “Bandoleiro”, dos Mixiricas Aborígenas e “Como Uma Pêra”, de Rocio Infante. O músico tocou na Orquestra Sinfônica do Paraná entre os anos de 1988 e 1991, sendo que hoje se dedica à pesquisa do choro brasileiro. Com o violonista João Egashira, realizou os projetos “No TUC tem Choro” e “Choro no Sebo”.

Serviço:
Orquestra À Base de Sopro no espetáculo “Nossos Compositores”
Datas e horários: dia 19 de setembro (sábado), às 20h, e dia 20 de setembro de 2009 (domingo), às 19h
Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Informações de bilheteria: (41) 3350-4441 / (41) 3350-4429
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível. Promoção não cumulativa)

Nenhum comentário: