sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Gramática do Português Culto Falado no Brasil




Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Vol. IV
palavras de classe fechada
de Rodolfo Ilari (Org.)

Nº de Páginas: 384
Formato: 16 x 23

O livro, elaborado por professores especialistas, descreve a gramática da variante culta do português brasileiro utilizando exemplos de gravações do Nurc – Projeto de Estudo da Norma Urbana Linguística Culta do Português Brasileiro –, que marcou época na Linguística brasileira.

Do ponto de vista teórico, algumas passagens deixam perceber a influência de funcionalistas importantes, como Simon Dik ou Leonard Talmy; alguns capítulos mostram uma clara preocupação de fornecer dados de caráter estatístico, bem ao gosto da Sociolinguística variacionista; ainda mais frequente é o recurso a conceitos das teorias da gramaticalização e à abordagem multissistêmica da linguagem de Ataliba T. de Castilho; e, por fim, em muitos casos, faz-se uso declarado de conceitos importados da Lógica elementar.

Por tudo isso, a obra, enriquecida de influências teóricas e exemplos múltiplos, já nasce como referência para os estudos da língua portuguesa.



  Leia um capitulo








CURTAS E LONGAS LOCAIS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

PRODUÇÕES LOCAIS SÃO EXIBIDAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Mostra CAIXA de Cinema reúne ficções e documentários paranaenses em sessões que combinam um curta e um longa-metragem



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, a Mostra CAIXA de Cinema, com três curtas-metragens de ficção e quatro documentários em longa-metragem realizados por cineastas paranaenses. Todos os filmes, produzidos entre 2011 e 2015, foram incentivados pela CAIXA por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Cada sessão exibe um curta e um documentário.

Dentre os curtas, estão Amor Fati, de Marcelo Munhoz; Sabor, de Gil Baroni, e Preto Pálido, de Diego Florentino. Os longas-metragens são Procurando Cris McClayton e Clube dos Solitários, ambos de Guto Pasko; Iê: Capoeira em Curitiba, de Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki, Otavio Zucon; e Quem Quer ser um Documentário, de Beto Carminatti.

Confira as sinopses dos filmes:

Amor Fati (2011. 18 min. Cor. 35mm)
Direção: Marcelo Munhoz
Amor Fati é uma expressão latina cuja tradução livre seria "amor ao destino". O filme mostra o momento de ruptura de Tomas, que recebe os amigos para um jantar. Mas o que ele realmente quer é um último encontro, uma despedida.

Procurando Cris McClayton (2014. 71 min. Cor. Vídeo FullHD)
Direção: Guto Pasko
Nos anos 70, vários cantores brasileiros fizeram sucesso usando pseudônimos estrangeiros, como é caso de Fábio Júnior (conhecido como Mark Davis e Uncle Jack), José Pereira da Silva (Christian), Ralf (Don Elliot) e Ivanilton de Souza Lima (Michael Sullivan), além dos conjuntos Pholhas e Light Reflections. Faz parte deste time o cantor curitibano Pedro Luís Schoemberger, ou Cris McClayton, tema deste documentário, que faz um resgate de sua trajetória por meio de depoimentos e imagens.

Sabor (2013, 20 min, cor e PB)
Direção: Gil Baroni
É tempo de grandes transformações na vida de uma pequena família de agricultores. A morte do último porco é o presságio de uma nova era. O fim da inocência de uma criança e o futuro incerto anunciam mudanças radicais nas tradições rurais e nos hábitos alimentares. 

Clube dos Solitários (2014. 71 minutos. Cor. Digital FullHD)
Direção: Guto Pasko
Um programa de rádio em Curitiba, comandado por Rosaldo Pereira, resistiu por quatro décadas no ar, à moda antiga, e ajudou milhares de corações solitários a encontrar sua cara-metade por meio de cartas e do Clube dos Solitários, baile onde librianas carentes, leões abandonados e geminianos à procura de sua alma gêmea se encontram.

Iê: capoeira em Curitiba (2014, 60 min. Cor)
Direção: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki, Otavio Zucon
Documentário etnográfico observacional que revela a diversidade da capoeira na capital paranaense ao retratar essa arte/jogo/luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também as dinâmicas de transmissão do saber. Foram registradas atividades de cerca de dez grupos de capoeira, seus mestres, professores e alunos em ocasiões como batizados, rodas de rua e aulas em variadas instituições de ensino.

Preto Pálido (2015. 24 minutos. Cor. HD)
Direção: Diego Florentino
Livremente inspirado em um conto de Mario Peixoto, o filme conta a história de Antônio, que retorna ao Brasil para o velório de sua noiva, onde se depara com segredos não enterrados e conhece Anita, irmã de sua amada morta. O filme foi gravado em Curitiba, Lapa, Ponta Grossa e Campo do Tenente.

Quem quer ser um Documentário (2014, 90 min. Cor)
Direção: Beto Carminatti
Diferentes pessoas justificam, em frente à câmera, por que suas histórias de vida são únicas e merecem ser tema de um documentário.


Confira a programação:

30/jan
16h     Sabor/ Iê: Capoeira em Curitiba
18h     Preto Pálido / Clube dos Solitários
20h     Amor Fati / Procurando Cris MacClayton
           
31/jan
16h     Amor Fati / Quem Quer Ser um Documentário
18h     Preto Pálido / Procurando Cris MacClayton
20h     Sabor/Clube dos Solitários
           
01/fev
18h     Preto Pálido / Iê: Capoeira em Curitiba
20h     Sabor/ Quem Quer Ser um Documentário



Serviço:
Cinema: Mostra CAIXA de Cinema
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 30 de janeiro a 1º de fevereiro (sexta-feira a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado, às 16, 18h e 20h e domingo às 16h e 20h
Ingressos: Entrada franca. A distribuição dos ingressos será feita meia hora antes de cada sessão.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Língua e literatura: um encontro de pontos de vista - fevereiro 2015

Língua e literatura: um encontro de pontos de vista - fevereiro 2015
Carga Horária: 06 horas
Data: 03 a 04 de fevereiro de 2015
Horário: 18h as 21h
Inscrições até: 04/02/2015 ou enquanto houver vaga.

Objetivos: Profa. Marisa Lajolo
Familiarizar os alunos 1) com conceitos básicos de literatura 2) com a operacionalidade de tais conceitos no trabalho com originais e na orientação de profissionais da cadeia do livro.
Profa. Maria Helena de Moura Neves
Refletir sobre as concepções de linguagem, de língua e de gramática com que operaram representantes históricos da nossa criação literária.
 
Informações e
inscrições
 
 
Mercado editorial e o Departamento Comercial 3.0: integrando a experiência de campo com o mundo digital visando à melhoria de resultados - fev 2015
Carga Horária: 7h30
Data: 09 a 11 de fevereiro de 2015
Horário: 18h30 as 21h
Inscrições até: 09/02/2015 ou enquanto houver vaga.

Objetivos: Apresentar cases que se apliquem à realidade de editoras e/ou distribuidoras de diferentes portes no processo de tomada de decisão de suas estratégias comerciais, através de casos reais e exercícios propostos.
Desenvolver conceitos que auxiliem pequenas, médias e grandes empresas do mercado editorial a desenvolver modelos de controles e indicadores de resultados quanto a sua própria realidade, permitindo que a área comercial de cada uma dessas companhias sejam geradoras de resultados que produzam lucros reais.
 
Informações e
inscrições
 
 
O 'passo a passo' da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro - fevereiro 2015
Carga Horária: 12 horas
Data: 23 a 26 de fevereiro de 2015
Horário: 18h as 21h
Inscrições até: 23/02/2015 ou enquanto houver vaga.

Objetivos: Acompanhar, etapa por etapa, o trabalho de edição do livro na sua fase de produção. Otimizar este trabalho assim como prever todos os detalhes, dificuldades e soluções.
Informações e
inscrições
 
Universidade do Livro
Tel: (11) 3242 9555
Fax: (11) 3242 9613
unil@editora.unesp.br
Praça da Sé, 108 – Centro – São Paulo – SP
CEP: 01001-900

Confira a programação completa do festival Rock na Cidade


Foi divulgada a programação completa do festival Rock na Cidade, evento gratuito em comemoração ao aniversário de São Paulo que acontece no dia 25 de janeiro, das 10h às 20h, na Cidade Matarazzo, próxima à estação Trianon do metrô.
Se apresentam no evento bandas como Ira!, Urbana Legion (tributo à Legião Urbana com participação de Dinho Ouro Preto), Preto Massa (da qual fazem parte dois ex-integrantes do Cidade Negra) e mais dezenas de bandas selecionadas através do programa Temos Vagas, da rádio 89 FM.


clique para ampliar

Festival Rock na Cidade promove test drive de instrumentos

Festival Rock na Cidade promove test drive de instrumentos
Público poderá tocar instrumentos da marca Tagima durante o evento

Acontece no dia 25 de janeiro, na Cidade Matarazzo, o festival Rock na Cidade, em comemoração ao aniversário de São Paulo. O evento, gratuito, acontece das 10h às 20h, com shows de dezenas de bandas, entre elas Ira!, Urbana Legion (tributo à Legião Urbana, com participação especial de Dinho Ouro Preto), Brothers Of Brazil e Preto Massa.
Durante o evento o público poderá fazer test drives em instrumentos da marca Tagima, que estará presente com um ônibus no festival.




Além das bandas já mencionadas, também tocam no Rock na Cidade as bandas Frater 5, Dona Laíde, Mattilha,  Hammerhead Blues, Republica, Rock to the Bone, Dany Romano, Persia, Amores Brutus, Macbarcker, Nacho y los Pussygatos, Trela,  Toyshop, Miss Pepper, Os Ribeiras, Backstage Queens, Wulto, Agosto, Moondogs, Murrugas, Desert Dance, Garage 18, NDK, Efelix, Yohomama, Carapuça, Índios Nativos Valvulados, Maré de Rua, Marvins, Beatrix e Sons de Saturno.
Rock na Cidade terá ainda um espaço para DJ’s, um palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, food trucks, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bicicletas.

Serviço:
Rock na Cidade
25 de janeiro de 2015, das 10h às 20h
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo
Próximo à estação Trianon do metrô
Idealizador: Alexandre Allard
Realização: Cidade Matarazzo
Produção: 89 FM
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)

Rec-Beat anuncia duas atrações inéditas



A afro-brasilidade do baiano Russo Passapusso e o blues do norte-americano Marquise Knox desembarcam no Rec-Beat 20 anos

Da Bahia a Saint Louis. A conexão nesse carnaval entre o estado nordestino e a cidade americana do Missouri se faz através do Rec-Beat, com a confirmação de Russo Passapusso e Marquise Knox na programação dos 20 anos do festival.

Russo Passapusso, vocalista da banda BaianaSystem, lançou recentemente seu primeiro álbum solo, “Paraíso da Miragem”, relacionado entre os melhores álbuns de 2014. Ele apresenta pela primeira vez no Recife seu trabalho solo no dia 14 de fevereiro. Vai ser muito samba no pé e dub na cabeça no Cais da Alfândega.

Já na segunda, dia 16, é a vez do blues entrar em cena. Marquise Knox, garoto prodígio de 23 anos, considerado um sucessor de BB King - para quem já abriu um show -, desembarca também pela primeira vez na capital pernambucana.  Assim como Russo, o blues man leva ao Rec-Beat o show de seu último disco, “Here I am”.

O FESTIVAL

O Festival Rec-Beat chega a seu 20º ano e continua inovando em sua programação. Para essa edição, o festival traz em seu line-up nomes expoentes da música nacional e internacional, inéditos no Recife, que serão anunciados em breve.

Hoje, o Rec-beat já se estabeleceu como um dos mais importantes festivais de música independente do Brasil e continua com o foco de trazer ao Recife artistas da nova produção nacional e internacional.

Grupos dos mais diversos países e estados do Brasil já fizeram ecoar suas melodias no Cais da Alfândega durante os quatro dias de Carnaval ao longo dos últimos 19 anos, reunindo uma média de 120 mil pessoas ao longo dos dias de momo.

Serviço
Festival Rec-Beat 20 anos
Data: 14 a 17 de fevereiro
Local: Cais da Alfândega - Bairro do Recife

Entrada gratuita

Brasileirinho festeja os 100 anos de Dorival Caymmi




O Coral Brasileirinho apresenta na 33ª Oficina de Música de Curitiba o espetáculo “Você já foi à Bahia?”, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor baiano Darival Caymmi. O show, domingo (25), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR, tem a participação especial do cantor paulista Zé Luiz Mazziotti, que na Oficina dá aulas de Interpretação no Canto Popular.
O espetáculo estreou em outubro do ano passado, quando o Brasileirinho completou 21 anos de existência. Sempre renovando seus integrantes, o coral infantil tem como matéria-prima a música popular brasileira. O contato com essa maravilhosa diversidade musical, associada à pluralidade de talentosos compositores, permitiu que os jovens cantores do Brasileirinho descobrissem um Brasil que se descortina nas letras, melodias e ritmos dessas músicas.
E todo o encanto do grupo, atualmente com 27 cantores, pode ser conferido no show “Você já foi à Bahia?”. Para quem já conhece aquele estado ou para quem nunca foi até lá, as 14 composições do repertório respondem muito bem a essa pergunta, por meio da genialidade com que o mestre Caymmi retratou sua história de vida, transformando em música a paisagem, a culinária, as mulheres dengosas e os pescadores da Bahia. São sucessos como Maracangalha, O que é que a baiana tem, Histórias de pescadores, Milagre, Rosa Morena, Samba da minha terra, Acalanto, entre outros.

Um pouco de história – Mantido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Coral Brasileirinho nasceu em plena primavera, no dia 7 de outubro de 1993, formado por crianças com idades entre oito anos e 13 anos. A proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições, levou o grupo a se apresentar por todo o Paraná e também em outros estados.
O Brasileirinho contabiliza perto de 150 apresentações, acumulando 14 espetáculos temáticos e mais de 160 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes, numa atividade que enriquece a formação musical de seus integrantes. A direção musical está a cargo da cantora e violinista Helena Bel. Milton Karam responde pela direção cênica. O grupo tem o acompanhamento dos músicos Cristina Castro Loureiro (piano e teclado), Bruno Karam (baixo elétrico), Johnny Dionysio (bateria) e Luís Rolim (percussão).
Ao longo desses 21 anos de história, o Brasileirinho teve a alegria de dividir o palco com Kleiton e Kledir, Lenine, Belchior, Elba Ramalho e Wandi Doratiotto, tornando-se referência no panorama da MPB. No repertório do coral estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado. Das apresentações do Brasileirinho, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco “Canção dos Direitos da Criança”, lançado em 1997.
Em 1995, o Brasileirinho gravou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs “Curitiba Canta o Natal” e “Canções Curitibanas”, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs das edições de 1997 e 1998 do Encontro de Corais do Sesc da Esquina. Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical “Life is a Loop”, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik.

Apoios - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – R. 15 de Novembro, 1299 - Centro
Data: 25 de janeiro de 2015 (domingo), às 21h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5


Avalanche Tropical abala as estruturas do James na próxima quinta-feira



Ela não acontece com frequência, mas sempre quando ocorre, é um grande estrondo, um terremoto musical. A Avalanche Tropical volta com tudo nesta edição de verão no James, que acontece na próxima quinta-feira (29.01). O coletivo itinerário com a proposta de misturar a herança cultural brasileira e outros ritmos calientes em celebração global traz os DJs residentes Drunk Disco (Alemão UC e Sérgio Takahata) ao lado dos convidados Omulu (RJ), Gorky (Bonde do Rolê), Dago (SP) e Fefa (Sweet Grooves).

Omulu é considerado pela mídia especializada como um dos nomes mais proeminentes do cenário global bass no Brasil. Algumas de suas faixas chegaram à marca de 500 mil visualizações no YouTube e 300 mil execuções no Soundcloud. Além de Bagulho Doido, produzida por Comrade, seu remix Dom Dom, do MC Pedrinho, costuma levar a pista à loucura. Esta será a primeira vez do DJ no James.

“Já estive a passeio em Curitiba há uns 6 anos e curti bastante a cidade. Essa é minha primeira vez tocando por aí. Geralmente não faço idéia do que vou tocar até sentir a pista, mas com certeza vou testar as novas tracks que vão sair pelo Buuum Traxx em breve”, adiantou Omulu, que fez um divertido vídeo-convite especial para os clientes do James.

A noite começa com o aquecimento de Fefa, do projeto eletrônico que foi uma das gratas surpresas em 2014, o Sweet Grooves. Assumem também as picapes o DJ Gorky, conhecido pelas batidas irresistíveis do Bonde do Rolê; Dago (SP), veterano da noite paulistana e que já tocou em festivais e festas do Canadá, Chile, Espanha, Peru, Argentina e Dinamarca; e o duo Drunk Disco, com Alemão UC e Sérgio Takahata misturando funk carioca, house, hip hop, tecnobrega e tudo o que for necessário pro público perder a linha na pista.

“O Omulu foi um dos produtores que mais se destacaram no ano passado no Brasil. O Gorky é uma das pessoas que mais entende de música que eu conheço, mistura uma porrada de estilos, com uma mixagem impecável. O Dago sabe como fazer um set impecável pra fazer uma pista ir abaixo, sem precisar tocar músicas-chiclete. Já a Fefa tem sempre sets dançantes e, como ela vai abrir a pista, a intenção é que ela deixe todo mundo quente desde cedo”, comenta Alemão, produtor do braço curitibano da Avalanche Tropical.

E, para os órfãos da Avalanche Tropical no ano que passou por aqui, já que só houve uma edição em 2014, Alemão garante que a festa continuará acontecendo em Curitiba. A periodicidade segue indefinida, porém, o produtor e DJ assegura que as baladas serão como nos anos anteriores, sempre com um line-up de peso.

“No ano passado a gente acabou focando mais em nossas festas em São Paulo, no Bar Secreto e no Neu Club. Em Curitiba, mais que regularidade, a gente acaba focando em lines que não se veem em outras festas da cidade. As pessoas já esperam que a Avalanche traga atrações de peso. Então, nossa intenção é que toda Avalanche aqui seja realmente um grande evento, algo imperdível. E que a galera, no dia pós-festa, acorde com o corpo doído de tanto se jogar.”

AVALANCHE TROPICAL - Coletivo itinerário com a proposta de misturar a herança cultural brasileira e outros ritmos calientes em celebração global. DJs residentes Drunk Disco (Alemão UC e Sérgio Takahata). DJs convidados Omulu (RJ), Gorky (Bonde do Rolê), Dago (SP) e Fefa (Sweet Grooves). Fotos por Luizo Cavet. Na quinta-feira (29.01), a partir das 22h, com entradas a R$ 20.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso site www.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.


Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.

Grupo Rosa Armorial está na programação da Oficina de Música



O Grupo Rosa Armorial faz uma apresentação nesta sexta-feira (23), às 19h, no Teatro do Paiol, como parte da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo apresenta composições inspiradas no movimento armorial, que valoriza as manifestações populares brasileiras. É formado pelos músicos Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão). 
O espetáculo narra musicalmente a trajetória de um homem itinerante, residente no Paraná, que em busca de sua amada percorre parte do Brasil, encontrando-se com representações folclóricas diversas. O encontro caracteriza a fusão das culturas através do tempo, incluindo obras de Antônio Madureira, Antônio Nóbrega, Guerra-Peixe, Toninho Ferraguti, além de componentes do grupo como Dú Gomide, Marcela Zanette e Carlos Ferraz. O espetáculo conta com as participações de Rafael Scherk (violoncelo e calimba), Evandro Cardoso – Manchinha (gaita ponto), Carlos Ferraz (voz, textos e rabeca) e Marina Prado (dança).
O Movimento Armorial foi criado em 1970 por Ariano Suassuna para resgatar a cultura nacional de raiz. Abrange as artes plásticas, o cinema, a literatura, e na música utiliza-se do folclore e seus elementos puros para a recriação da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela. O grupo resgata o conceito armorial na criação de arranjos refinados para músicas do folclore paranaense, assim como para músicas de compositores do sul do país, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira. 
O Rosa Armorial surgiu com o grupo RosaFlô, que toca música popular brasileira em Curitiba desde 2002. Em 2009 fizeram o espetáculo Rosa Armorial baseado em pesquisa sobre o movimento. O sucesso das apresentações e a receptividade calorosa do público incentivaram a produção. Desde então adotaram o nome e o repertório armorial. O grupo gravou seu primeiro CD em 2011 a convite do SESC Paço da Liberdade, e fez shows de lançamento em teatros e festivais no Paraná, e também em São Paulo. Gravou em julho de 2013 um DVD com Antônio Madureira, um dos compositores mais expressivos do Movimento Armorial. Em 2014 realizou o show Rosa Armorial e Antônio Nóbrega em Curitiba e fez turnê por 13 cidades paranaenses através do Circuito Cultural do SESI.

Apoios - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço:
33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB
Grupo Rosa Armorial
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho
Data: 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Vocal Brasileirão canta com Sá e Guarabyra na 33ª Oficina de Música




            A dupla Sá e Guarabyra é uma das atrações da fase de MPB da 33ª Oficina de Música de Curitiba. Eles são os convidados especiais do show que o Vocal Brasileirão preparou para celebrar a obra de Zé Rodrix (1947-2009), cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor que criou, juntamente com a dupla, o chamado rock rural. O repertório, que contempla diversas fases da carreira do compositor e da dupla, foi arranjado por Vicente Ribeiro especialmente para este encontro, que acontece na próxima sexta-feira (23), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR.
            No repertório estão os maiores sucessos de Zé Rodrix: As Canções, Soy Latino-Americano, Casca de Caracol, Muito Triste, Onde os anjos não ousam pisar, Dono da Verdade, Arca de Noé, Primeira Canção da Estrada e Casa no Campo. Tem também canções feitas com Sá e Guarabyra, como Brilho das Pedras e Mestre Jonas, além de sucessos da dupla – Espanhola, Dona e Sobradinho.

Sá e Guarabyra - O histórico da dupla remonta a 1971, quando Luis Carlos Sá, Zé Rodrix e Guarabyra formam o trio Sá, Zé Rodrix & Guarabyra, realizando várias apresentações e lançando os LPs "Passado, presente, futuro" (1972) e "Terra" (1973). Em 1973, com o desligamento de Zé Rodrix do trio, Sá e Guarabyra passam a atuar em dupla. Contratados pela gravadora Odeon, lançam os LPs "Nunca" (1973) e Cadernos de viagem" (1975). Em 1977, a dupla assina com a gravadora Som Livre e lança, naquele ano, o bem-sucedido LP "Pirão de peixe com pimenta", que apresenta uma leitura do ritmo nordestino por instrumentos elétricos, destacando-se o xote moderno "Sobradinho" (Sá e Guarabyra) e a canção "Espanhola" (Flávio Venturini e Guarabyra). Em 1979, grava o LP "Quatro", que inclui "Pássaro" (Sá e Guarabyra), novo título para a canção "Um cantador", vetada pela censura durante o regime militar.
Comemorando 10 anos de carreira, a dupla lança, em 1983, o disco "10 anos juntos", que marca o fim da fase do rock rural. No ano seguinte, apresentando um som mais urbano, grava o LP "Paraíso agora" (1984), seguido por "Harmonia" (1985), seu disco mais popular, que incluiu as canções "Roque Santeiro" (da trilha sonora da novela homônima transmitida pela TV Globo) e "Dona". Ainda na década de 1980, lança o LP "Cartas, canções e palavras" (1987). Seguem-se os discos "Vamos por aí" (1990) e "Sá & Guarabyra" (1994). Em 1996, a dupla apresenta-se ao lado de Beto Guedes em show realizado no Canecão (RJ). No ano seguinte, lança o CD "Rio-Bahia". Em 1999, apresenta-se em São Paulo, ao lado da Orquestra Sinfônica de Americana, atuando sob a regência do maestro Carlos Lima, em espetáculo gravado ao vivo e lançado em CD. Em 2001, ocorre o celebrado retorno do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, com o lançamento do primeiro DVD do trio, "Outra Vez na Estrada". Em 2009 o trio lança seu quarto álbum, "Amanhã". Esse ano marca o fim definitivo do trio, com o falecimento prematuro de Zé Rodrix.

Vocal Brasileirão – Criado e idealizado em 1994 pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), o Vocal Brasileirão foi dirigido por Reginaldo Nascimento a partir de 2002 e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas. O público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. Em um extenso repertório acumulado ao longo de 20 anos, há canções de Ary Barroso, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Gilberto Gil, Guinga, Ivan Lins, Joyce Moreno, Milton Nascimento, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Tom Jobim e Zé Rodrix, além dos paranaenses Carlos Careqa, Paulo Leminski e Sérgio Justen. Dentre dezenas de espetáculos realizados, cabe destacar “Coisas nossas”, “Como uma onda”, “Splish splash”, “Duetos”, “Bastidores”, “Eu canto samba” e “Estandartes do Contestado”.
            O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. A partir de 2006, sob a direção de Vicente Ribeiro, o grupo passou a dedicar-se também à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com artistas e grupos como Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce Moreno e Ivan Lins. Em 2008, o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo. Em 2015 prepara-se para lançar o segundo CD, “O Contestado”, com canções de Romário Borelli compostas para o espetáculo homônimo. Com um som personalizado e envolvente, já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar.

Apoios - Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço:
33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB
Vocal Brasileirão convida Sá e Guarabyra
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – R. 15 de Novembro, 1299 - Centro
Data: 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), às 21h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dinho Ouro Preto confirma participação no festival Rock na Cidade


Vocalista do Capital Inicial cantará músicas da Legião Urbana

Em vídeo postado na página do evento Rock na Cidade no Facebook, Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, confirmou sua participação no festival, em celebração ao aniversário de São Paulo, que acontece no dia 25 de janeiro, das 10h às 20h, na Cidade Matarazzo.
Dinho é o convidado especial do show do Urbana Legion, banda em tributo à Legião Urbana formada por integrantes do Charlie Brown Jr. e Tihuana.




Urbana Legion


Também tocam no Rock na Cidade as bandas Ira!, Preto Massa, Toyshop, Yohomama, Rock to the Bone, Trela, Moondogs, Persia, Carapuça, Maré de Rua, Marvins, Beatrix, Dany Romano, Dona Laíde, Os Ribeiras, Sons de Saturno, NDK, Garage 18, Frater 5, Murrugas, Agosto, Nacho y los Pussygatos, Efelix, Backstage Queens, MC Barker, Desert Dance, Hammerhead Blues, Matillha, Miss Pepper, Amores Brutos e Índios Nativos Valvulados.
Além dos shows, distribuídos em cinco palcos, a festa conta ainda com DJ’s, food trucks, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bicicletas. A entrada é franca.

Serviço:
Rock na Cidade
25 de janeiro de 2015, das 10h às 20h
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo
Próximo à estação Trianon do metrô
Idealizador: Alexandre Allard
Realização: Cidade Matarazzo
Produção: 89 FM
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)

Música, gastronomia e bike: acontece domingo o festival Rock na Cidade



Acontece domingo, dia 25 de janeiro, o festival Rock na Cidade, na Cidade Matarazzo. O evento, gratuito, celebra o aniversário de São Paulo com muita música, das 10h às 20h.
Além do som, o Rock na Cidade ainda oferece diversas opções gastronômicas: a Alameda Rio Claro, onde o espaço está localizado, será fechada e ocupada por food trucks.



Backstage Queens

Ao longo do evento ainda acontece a feira virtual de adoção de animais Dogtown. A produção também estará recebendo doações de ração, que será destinada a ONGs que cuidam de bichinhos.
Entre os destaques da programação estão o Ira!, o Urbana Legion (tributo à Legião Urbana formado por integrantes do Charlie Brown Jr. e Tihuana, contando com um convidado especial surpresa), Preto Massa (com dois ex-integrantes do Cidade Negra) e bandas formadas apenas por mulheres: Backstage Queens e Miss Pepper.




Para aproveitar ainda melhor a festa, a organização do Rock na Cidade recomenda o uso de bicicleta. Será instalado um bicicletário na esquina da Alameda Rio Claro com a São Carlos do Pinhal.

Serviço:
Rock na Cidade
25 de janeiro de 2015, das 10h às 20h
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo
Idealizador: Alexandre Allard
Realização: Cidade Matarazzo
Produção: 89 FM
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)