sábado, 30 de outubro de 2010

Lançamento da Editora 34


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XX Narrativas do Século XX



Sessão de novembro é a penúltima do projeto XX Narrativas do Século XX





O Teatro da CAIXA apresenta, no dia 03 de novembro, a penúltima sessão do projeto XX Narrativas do Século XX. Os autores desta edição são Thomas Mann, com trechos da obra “Mário e Mágico”, e Amos Oz, com o conto “Cenas da Vida na Aldeia”. Ângelo Esmanhotto é o músico convidado, a direção é de Márcio Mattana e a mediação de Paulo Soethe.



O alemão Thomas Mann, nascido em 1875, é um dos maiores romancistas do século XX. Sua primeira obra, “Os Buddenbrooks” (1901), teve impacto internacional. Posteriormente, “A Montanha Mágica” (1924) estabeleceu Mann como um dos escritores de maior arrojo filosófico na modernidade. Escreveu romances condenando o racismo e o anti-semitismo e, posteriormente, mudou para os Estados Unidos para lecionar na Universidade de Princeton. “Doutor Fausto” é lançado em 1947, retratando a arte da música. Mann foi o Nobel de Literatura de 1929. “Morte em Veneza & Tonio Kröger”, “Confissões do impostor Felix Krull” e “As cabeças trocadas” são clássicos de sua autoria.

Amos Oz nasceu em 1939 em Israel e estudou Literatura e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Publicou, entre 1960 e 1963, seus primeiros contos curtos. Pacifista ativo, Oz combateu em duas guerras e é o principal expoente da literatura israelense, com obras como “Conhecer uma mulher” (1992), “Pantera no porão” (1999) e ”Meu Michel” (2002). Oz já publicou mais de 20 livros em hebraico e 450 artigos para jornais e revistas do mundo todo. Quase toda sua obra está traduzida para o português.

Amos Oz recebeu em 1992 o prêmio de Frankfurt pela Paz e prêmio Israel de Literatura, principal premiação no país. Em 1998, ganhou o prêmio Femina em França e quatro anos depois foi indicado para o Nobel de Literatura. Recebeu o prêmio Internacional Catalunya em 2004 e o prêmio de Literatura do jornal alemão Die Welt. Em 2005, recebeu o prêmio Goethe, como escritor e em 2007, o prêmio Príncipe das Astúrias de Letras.





O projeto propõe uma leitura mensal composta por textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



XX Narrativas do Século XX valoriza a vocalização das leituras e dá atenção à palavra, às melodias e aos ritmos dos textos, por entender que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos.



Serviço XX Narrativas do Século XX – Thomas Mann e Amos Oz Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 03 de novembro Horários: quarta 20h Ingressos: 01 (um) livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

CD Jagannath Swami


Lançamento!



CD Jagannath Swami



Jagannat-thumb.jpg



O novo CD de Sadhu Sanga Das!



São 11 canções da tradição Vaisnava em ritmo de rock, pop e bossa nova!



Todas as músicas poderão ser inteiramente ouvidas em: http://www.reverbnation.com/sadhusangadas.



Mas caso realmente goste, encorajo-o(a) a visitar a loja virtual do mesmo site e baixar a(s) música(s) que mais gostar.

Biblioparque estará domingo no Parque Bacacheri






Neste domingo (31), a unidade móvel de empréstimo de livros estará no Parque Bacacheri. Por causa da eleição, o horário de funcionamento será das 13h às 18h.



O Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros que percorre os parques da cidade, estará no Parque Bacacheri, das 13h às 18h. O horário foi reduzido em função da eleição presidencial, mas resta tempo suficiente para que os frequentadores do parque possam conhecer o novo equipamento. O Biblioparque só não funcionará se estiver chovendo.

O equipamento é composto por um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros, periódicos, ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis. Esta primeira unidade foi patrocinada pela Vivo, que também será a responsável pelo gerenciamento da operação até abril de 2011, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

A programação inclui sessões de contação de histórias ao longo do dia, distribuição de marcadores de livros, além de pintura em livros de quadrinhos. A empresa também disponibiliza uma tela interativa que dá acesso às sinopses dos livros que podem ser emprestados e dois notebooks para navegação na internet. Junto ao Biblioparque, o público encontra ainda um local para descarte de aparelhos celulares e baterias velhas.

Além da leitura no parque, quem quiser poderá emprestar os livros por 21 dias, de forma simples e sem burocracia. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer das Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural. O Biblioparque vai percorrer também o Bosque do Papa, Parque Tingüi, Parque Barigüi e Parque São Lourenço.


Serviço: Biblioparque, unidade de empréstimo gratuito de livros que compõe o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Local: Parque Bacacheri Data: dia 31 de outubro de 2010 (domingo) Horário de funcionamento: das 13h às 18h. Somente em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar. Entrada franca

Obra crítica de Reynaldo Roels

Doutora em Artes Visuais,Rosana de Freitas aborda obra crítica de Reynaldo Roels no Troca de Ideias



Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora do Centro de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a professora Rosana Pereira de Freitas apresentará o tema "Reynaldo Roels Jr. - Crítica Reunida", dentro do programa Troca de Ideias, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), no próximo dia 9 de novembro (terça-feira), às 19 horas. A palestra e debate têm entrada franca.

Reynaldo Roels Jr. foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) por dois anos (2007 a 2009), com passagem também pelo centro de pesquisa e documentação do museu. Carioca nascido no bairro da Urca, Roels Jr. faleceu em julho de 2009 e dedicou a maior parte de sua vida às artes.

Conhecido por suas críticas de artes plásticas publicadas no Jornal do Brasil na década de 1980, era formado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pós-graduado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante quatro anos trabalhou como diretor e professor de Estética e História da Arte da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Também foi curador da coleção de arte de Gilberto Chateaubriand, criando salas no MAM-Rio com uma exposição permanente das obras. Entre seus últimos trabalhos como curador, constam as exposições "Nova Figuração", "MAM 60 Anos" e "Neoconcretismo 50 Anos". Reynaldo Roels Jr. deixou texto inédito sobre a evolução da escultura no Brasil.

Segundo a professora Rosana de Freitas, "como contribuição fundamental à circulação e à reflexão da nossa produção artística e ao entendimento e discussão das iniciativas internacionais em solo brasileiro, os textos de Reynaldo Roels Jr. merecem transcender os arquivos públicos e privados, e retornar à arena pública".

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Waltel Branco comemora 81 anos


Waltel Branco comemora 81 anos com grandes nomes do violão no Teatro da CAIXA



O show, que faz parte da Corrente Cultural, traz parcerias inéditas entre o músico parnanguara, Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha





Waltel Branco é atração no Teatro da CAIXA, de 05 a 07 de novembro. O show é uma homenagem aos 81 anos do músico e faz parte da Corrente Cultural, evento que durante 12 dias transforma Curitiba em um grande palco para espetáculos, exposições, shows, mostras, entre outras atividades, e conta com a parceria da CAIXA. O espetáculo se completa com a presença de Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha, além da exibição do curta-metragem “Descobrindo Waltel", de Alessandro Gamo.

No repertório do show, encontram-se apenas obras de Waltel: choros, estudos, valsas, chimarrita, minuetos e, para finalizar em grande estilo, uma fantasia para quarteto para violões. Os músicos apresentam obras que vão do popular ao erudito.

Ex-diretor de trilhas da Rede Globo, músico múltiplo e arranjador de primeira grandeza, Waltel trabalhou com nomes como Henry Mancini, João Gilberto, Dorival Caymmi, Tim Maia, Cazuza, Ney Matogrosso, entre tantos outros. Teve músicas gravadas por Elis Regina e Elizeth Cardoso e foi arranjador de muitos nomes da MPB.



Waltel Branco nasceu em Paranaguá em 1929, e escreveu aproximadamente 300 obras para violão, o que o coloca entre um dos mais produtivos compositores para o instrumento no país. Foi homenageado como “Cidadão Benemérito do Paraná”, em 1999, recebeu o “Diploma de Honra ao Mérito do Rio de Janeiro”, em 2000, e “Grão Mestre da Ordem do Pinheiro” do Governo do Paraná, em 2002. Em 2008 teve seu primeiro livro de partituras editado.

"Descobrindo Waltel" - Curta-metragem de Alessandro Gamo, “Descobrindo Waltel” retrata em 15 minutos a vida do músico. O documentário, patrocinado pela CAIXA em 2005, tem no elenco Dom Salvador, Durval Ferreira, Ed Motta, Roberto Menescal, Sergio Cabral, entre outros, e recebeu os prêmios “Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2005, e o prêmio Unibanco de Cinema no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, no mesmo ano.

Cláudio Menandro - Natural de Salvador, reside em Curitiba desde 2000. Em 2007 lançou o CD “Tributo a Waltel Branco” e participou do projeto Circular Brasil, dividindo o palco com Paulo Moura. Trabalhou como arranjador para o CD “Antiquera”, da Orquestra a Base de Cordas, com o violeiro Roberto Corrêa. Em 2008 fez a edição musical do livro “A obra para violão de Waltel Branco”. Este ano prepara o seu próprio livro de partituras, com sua produção para choro. É professor do Conservatório de MPB de Curitiba.



Mário da Silva - Professor de violão clássico da Embap, é especialista em Música de Câmara e mestre em Práticas Interpretativas na Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui dois CDs solo gravados e realizou concertos no Brasil e exterior.



Paulo Porto Alegre - Violonista de referência, compositor e arranjador, foi curador do SESC. Possui um disco solo gravado, além de trabalhos com Trio Opus 12 e o Quarteto Quaternaglia de Violões. Como solista de orquestras, atuou sob regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabchewsky, Mozart Camargo Guarnieri, entre outros. Atualmente, leciona violão na Escola Municipal de Música de São Paulo e é integrante dos grupos Trio Opus 12 de Violões e Núcleo Hespérides de Música das Américas.


Ulisses Rocha - Ex-integrante do grupo D`alma, com nove discos gravados. Já se apresentou com Gal Costa, Zé Renato, Olívia Byington, gravou com Hermeto Pascoal, Roberto Carlos, Marlui Miranda e dividiu o palco com Toquinho, Eliane Elias, Paulo Belinatti e com grupo Boca Livre.



Ficha Técnica



Violonista e compositor: Walter Branco

Violonistas: Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha

Produtor: Álvaro Collaço


Serviço



Música: Waltel Branco

Local: Teatro da CAIXA

Data: De 05 a 07 de novembro

Hora: Sexta 21h e sábado e domingo 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 20h e 18h, respectivamente.

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

73ª Mostra do Teatro Escola Macunaíma


Obras dramáticas no contexto contemporâneo



Maior mostra de teatro do país, que apresentará

56 montagens entre peças infantis e adultas,

estreia no dia 12 de novembro com

Um Tango Argentino, de Maria Clara Machado.
De 12 de novembro a 20 de dezembro de 2010





“Renomados dramaturgos no contexto contemporâneo”

é o tema da 73ª Mostra do Teatro Escola Macunaíma,

que estreia no dia 12 de novembro

com 56 espetáculos encenados pelos

alunos da escola, incluído espetáculo

para o público adulto e infantil,

na maior mostra de teatro do país.



Cada peça será apresentada 6 vezes,

em dias diferentes, até 20 de dezembro,

distribuídas em cinco salas da Escola,

que fica na Rua Rua Adolpho Gordo, 238 – Barra Funda.



O Macunaíma é a única escola que possui 5 teatros completos,

para que os alunos possam exercitar, desde cedo,

a interpretação em um palco de verdade.

Uma vivência única, com técnicos especializados,

iluminação e cenários de nível profissional.



Cada turma funciona como uma unidade

independente, onde o professor tem a

possibilidade de escolher o texto

e a interpretação de sua preferência.



As Mostras de Teatro organizadas pelo Macunaíma

têm sido a porta de entrada no mercado profissional de diversos

atores consagrados. Elas são um diferencial que o Macunaíma

tem em relação a outros cursos, por colocar

todo semestre os alunos, os professores e profissionais

para vivenciarem a prática teatral,

num evento que envolve mais de 500 pessoas.



Os ingressos custam R$ 14,00,

meia entrada para estudantes e terceira idade,

e R$ 3,50 para os alunos da escola.

Os ingressos podem ser adquiridos,

na sede do Macunaíma,

e também pelo site www.macunaima.com.br





Programação do Novembro



UM TANGO ARGENTINO

Direção: Wanderley Martins

Data: 12, 13 e 14 de novembro

Horários: 19hs e 21hs

Local: Teatro: 1

Capacidade: 86

Gênero: comédia

Duração: 60 minutos

Recomendação (idade): livre

Autor: Maria Clara Machado

Sinopse

Em uma academia de dança, pessoas com diferentes desejos

se reúnem para vivenciar suas paixões ao ritmo do tango.

Em meio a muitas surpresas do destino descobrem que tem muito em comum.

Seriedade, dádiva, paixão, entrega!



O BURGUÊS FIDALGO

Direção: Lucia de Lellis

Data: 13, 14 e 15 de novembro

Horários: 19h e 21h

Teatro: 2

Capacidade: 96

Gênero: Comédia

Duração: 60 minutos

Recomendação (idade): Livre

Autor : Molière

Sinopse:

Quem sou eu? O medo da resposta não estar

listada entre as definições mais admiradas por terceiros pode nos levar a um perigoso auto engano. Você me engana, ou eu me engano para te enganar? Na vida é fato:

Você me engana, eu te engano. Você se engana para me enganar,

eu me engano para te enganar. Nós nos enganamos para enganarmos a todos mutuamente. Poderia ser trágico, mas Moliere fez desse círculo vicioso, uma clássica comédia.



MAIS UM

Direção: Thiago Silveira

Horários: 19h e 21h

Teatro: Teatro 3

Capacidade: 72

Data: 12, 13 e 14 de Novembro

Gênero: Drama

Duração: 90 min

Recomendação (idade): 14 anos

Sinopse: “Mais Um” traça de forma não linear

fragmentos da vida de pessoas que circulam pelas diferentes linhas do metrô de São Paulo.

São personagens cotidianos – cada um deles sendo o “mais um”

que se perde em meio à multidão das grandes cidades.



AS TROIANAS

Direção: Beto Marcondes

Horários: 19h e 21h

Teatro: 4

Capacidade: 74 lugares

Data: 13, 14 e 15 de novembro

Gênero: tragédia

Duração: 50 minutos

Recomendação (idade): 12 anos

Autor: Eurípedes

Tradutor: Francisco carneiro da Cunha

Sinopse:

A montagem traz a força de um dos maiores clássicos da literatura da

Antiguidade Clássica, estreado em 415 a.c.

Um drama grego aliado a uma encenação contemporânea.

Fala-nos da tragédia da impotência humana, tendo por fundo

a cidade de Tróia massacrada pelos gregos.

Uma historia que revela até onde pode ir o amor e o ódio,

a sanidade e a loucura

das mulheres sobreviventes desta guerra.



A ROSA DE CABRIÚNA

Direção: Adriana Costa

Gênero Comédia

Duração: 80 minutos

Recomendação: Livre

Autor: Luis Alberto de Abreu

Sinopse

Errê, mundo velho sem porteira, sem aldrava e sem batente, sem porta e sem cerqueira! Em meio a toda a peculiaridade de um sertão distante, no meio do nada, fruto de uma cultura tão diversa e cheia de influências como a do Brasil, Cabriúna traz em si os costumes, a religião e a fé de um povo festivo e guiado por certas tradições. Na simplicidade do interior, uma família de moças belas, com sonhos e desejos e à espera de um bom partido. A singeleza dessa gente torna-os presa fácil dos que ali mal intencionados se achegam. Aviva o fogo, bate o pé, rasta a saia... com boas ou más intenções, se achegue pra ouvir esse causo!



MARAT-SADE

Direção: Christiane Lopes

Horários: 19hs e 21hs

Teatro: 3

Capacidade 72 lugares

Data: 19, 20 e 21 de novembro

Gênero: Drama

Duração: 75 minutos

Recomendação (idade): 14 anos

Nome da peça:

Sinopse: No manicômio de Charenton, próximo a Paris, o Marquês de Sade representa a tragédia de Marat, um dos líderes da revolução francesa de 1789. A peça é encenada pelos internos do manicômio e faz parte dos “avançados” métodos aplicados na cura dos pacientes. Sade aproveita o evento para contrapor suas idéias individualistas com as do famoso líder revolucionário comprometido com a causa do povo.



O INSPETOR GERAL

Horários: 19hs e 21hs

Teatro: 2 (dois)

Capacidade: 96 lugares

Data: 20, 21 e 22 de novembro

Gênero: Comédia

Duração: 80 minutos

Recomendação (idade): livre

Nome da peça:

Direção: Wanderley Martins

Sinopse:

Numa província do interior da Rússia, administrada por funcionários e políticos incompetentes e corruptos, espalha-se a notícia de que está prestes a chegar de São Petersburgo um inspetor, para instaurar uma sindicância. Está armada a confusão: palco de suborno,

corrupção e mentira, mecanismos do jogo social.



GOTA D’AGUA

Direção: Lúcia de Léllis

Data: 20, 21 e 22 de novembro

Horários: 19h e 21h

Teatro: 4

Capacidade: 74 lugares

Gênero: Tragédia

Duração: 80 min.

Recomendação (idade): 12 anos

Músico: Bruno Cabral, Gabriela Coelho.

Sinopse:

Numa favela brasileira, no conjunto residencial Vila do Meio Dia,

que se passa a tragédia de Joana. Mulher madura,

abandonada pelo jovem marido Jasão, que acaba de se tornar um sambista de sucesso.

Não podendo suportar empreende uma vingança

contra todos aqueles que considera responsáveis por sua desgraça.



PETER PAN

Direção: René Piazentin

Datas : 22, 23 e 24 de novembro

Horário: 19h e 21h

Teatro 1

Capacidade 86 lugares

Gênero: Fábula Dramática

Duração: 75 minutos

Recomendação: Livre

Sinopse:

Livre leitura da obra de J.M. Barrie, que através de paralelos

com momentos conhecidos do texto reflete sobre sua idéia central:

“Todas as crianças crescem. Menos uma”.







O MENOR QUER SER TUTOR

Direção: Adriano Cypriano

Data: 22, 23 e 24 de novembro

Horários: 19h & 21h

Teatro: 03

Capacidade: 72 lugares

Gênero: Drama

Duração: 50’

Recomendação (idade): livre

Assistência de Direção: Milena Filocomo

Sinopse:

Através da relação entre mestre e pupilo,

o texto aborda a complexa questão do aprender.



PODE SER QUE SEJA SÓ O LEITEIRO LÁ FORA

Direção: Eduardo de Paula

Data: 23, 24 e 25 de Novembro

Horários: 19h e 21h

Teatro: 2

Capacidade: 96 lugares

Gênero: Drama

Duração: 60min.

Recomendação (idade): 14 anos

Autor: Caio Fernando Abreu

Sinopse: Sempre existe uma solução para os problemas

e um caminho para a felicidade, mesmo que este caminho

seja mergulhar em um mundo de imaginação e fantasia.

Numa noite chuvosa, um grupo de andarilhos procura abrigo numa casa abandonada.

Entre a loucura de todos e de cada um, tudo pode acontecer,

desde um aborto do Cristo da Era de Aquário,

até um rapto pelos extraterrestres! Piração, piração, tudo piração!



O RINOCERONTE

Direção: Beto Marcondes

Data: 23, 24 e 25 de novembro

Horários: 19:00 e 21:00 hs

Teatro: 4

Capacidade: 74 lugares

Gênero: teatro do absurdo

Duração: 70 minutos

Recomendação (idade): 10 anos

Autor: Eugène Ionesco

Sinopse

O súbito aparecimento de um rinoceronte por ruas e becos de uma pacata cidade instala o absurdo do caos entre as pessoas.

Então, impotentes pela alienação do cotidiano, pela

burocratização de seu potencial de pensar

e pelo medo diante do novo, elas vão sendo

subjugadas, e cedem sua liberdade

e entorpecidas em seu livre-arbítrio vão

metamorfoseando em rinocerontes

até se anularem sob a carapaça do totalitarismo.

Aconteceu num lugarejo, mas sempre

haverá tropéis de rinocerontes em torno das Metrópoles...







Teatros do Macunaíma 1, 2, 3, 4 e 5

www.macunaima.com.br

Rua Adolpho Gordo, 238 – Barra Funda

(11) 3217.3400

Ingressos para o THE MAGIC ÍNDIA já estão disponíveis







Para quem que pretende assistir o maior espetáculo da cultura indiana já realizado no Brasil, o THE MAGIC ÍNDIA TOUR BRASIL, já pode adquirir seu ingresso através do web site www.festivaldaindia.com.br

Indradyumna Swami e mais 25 músicos e artistas de diferentes partes do mundo desembarcam em São Paulo entre os dias 27 e 29 de Novembro 2010, trazendo com eles, toneladas de equipamentos entre de sonorização, iluminação, decoração, artigos para teatro e outras parafernálias.

O THE MAGIC ÍNDIA está prestes a começar!

Veja no site oficial do evento todos os TEATROS e CASAS DE SHOWS que receberão o espetáculo.

A grande abertura será em São Paulo no dia 02 DEZ as 20hs na tradicional casa de shows CLUB HOMS, no coração da Av. Paulista.

Cantoras de Petrópolis


Apresentação das Cantoras de Petrópolis, um dos corais mais famosos e premiados do país formado exclusivamente por meninas. Elas cantam na escadaria da praça central do shopping com transmissão em tempo real para telão instalado na área externa. Atração faz parte da abertura do projeto “BH Capital do Natal” no Minas Shopping.

Data: 30 de outubro

Horário: Sábado, 19h

Local: Minas Shopping, Av. Cristiano Machado, 4000, União

Entrada gratuita

Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, CCBNB-Fortaleza comemora riqueza das manifestações culturais africanas


Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) comemorará a riqueza das manifestações culturais africanas, através de uma série de apresentações gratuitas de Tradição Cultural Afro-brasileira. As apresentações acontecerão sempre às sextas feiras (dias 5, 12, 19 e 26) no CCBNB-Fortaleza e nas praças do BNB e José de Alencar. Todos os espetáculos têm classificação indicativa livre.

A Cia. Cordapés, com direção de Ênio Marques, apresentará o espetáculo "Tom e Raça", na Praça do BNB, no dia 5, às 17 horas. Partindo da tese de que 70% das danças brasileiras são de origem ou têm influência africana, este espetáculo apresentará, através da dança e da música, a cultura afro-brasileira e a africana, com o objetivo de divulgar e difundir a história da cultura negra existente no país.

Nos dias 5 e 26, sempre às 18h30, no CCBNB-Fortaleza, o Centro Cultural Capoeira Água de Beber apresentará o "Espetáculo Quilombo", com direção dos professores Virlenia e Mestre Ratto (Robério). Criado em 2003, o espetáculo é composto por vários quadros que retratam a captura de negros na África, a vinda para o Brasil em navios negreiros, a escravidão no país, o sofrimento nas senzalas e o trabalho forçado nos canaviais, bem como a formação dos quilombos, a luta pela liberdade e o nascimento da Capoeira.

Na sexta-feira seguinte, dia 12, às 17 horas, a Praça José de Alencar receberá o Projeto Quebra Mola, com direção do mestre Juninho Brasil. O Projeto Quebra Mola difunde a alegria, o entretenimento e a instrução profissionalizante das pessoas de baixa renda, levando auto-estima a comunidades carentes e provocando um novo olhar de conscientização no mundo.

No dia 19, às 17 horas, acontecerá a lavagem da entrada do CCBNB-Fortaleza e cortejo conduzido pela Mãe Taquinha, que desenvolve ações culturais afro-religiosas baseadas na Umbanda. Ela tem como meta o resgate dos elementos culturais negros, sobretudo a luta religiosa no Ceará, difundindo as matrizes africanas e afro-brasileiras. O cortejo acontecerá com entoação de cânticos pelo Grupo Cultural Mãe Taquinha e o Centro Espírita Um Dragão do Mar, além da lavagem simbólica da entrada do CCBNB-Fortaleza.

E no dia 26, às 17 horas, na Praça José de Alencar, o Instituto de Difusão da Cultura Afro-brasileira encenará o espetáculo "Afoxé Oxum Odolá". Baseando-se na estética do encantamento, da beleza e da alegria, o espetáculo celebra a cultura negra. As principais características são as roupas nas cores do orixá do Pai de Santo guardião do afoxé, as cantigas em Yorubá e os instrumentos de percussão (atabaques, agogôs, agbês, afoxés e xequerês). O ritmo da dança na rua é o Ijexá, o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada.

IMCLP Instituto de Música Clube Literário do Porto

Pretende-se com a formação do “Instituto de Música Clube Literário do Porto” criar no Porto um projecto no âmbito do ensino vocacional da música, numa instituição aberta a toda a sociedade, com um alto conceito de excelência musical, que contribua para o desenvolvimento integral do ser humano.

O projecto arrancou oficialmente em Outubro de 2010, com as seguintes opções:

* canto
* piano
* violino
* flauta transversal
* guitarra clássica
* canto (variante de jazz),
* piano (variante de jazz)
* contrabaixo (variante de jazz)


Este leque de instrumentos será alargado assim que o número de inscritos assim o justifique e que por cada novo instrumento haja um mínimo de três alunos inscritos. As inscrições para novos instrumentos que não atinjam este número ficarão a aguardar que se consiga reunir uma quantidade de alunos que justifique uma nova disciplina.

Os interessados em frequentar o IMCLP pagarão a respectiva mensalidade de acordo com os valores abaixo descritos. As aulas e ateliers funcionarão preferencialmente no horário de meio e final de tarde, até às 20:30 horas e sábados e domingos de manhã. Outros horários que sejam da conveniência dos professores e dos alunos serão aprovados se não interferirem com o normal funcionamento das actividades do CLP.

O plano curricular de cada aluno contém uma aula semanal individual de instrumento (45 minutos), duas aulas semanais de formação geral em música (45 + 45 minutos) e uma aula semanal de classe de conjunto (60 minutos). Outros planos curriculares poderão ser aprovados conjuntamente pelo professor de instrumento e pela direcção pedagógica.

Tabela de preços e condições de pagamento
• € 100,00/mês
• € 50,00 Taxa de inscrição (inclui seguro escolar)
• As mensalidades deverão ser pagas até ao dia 8 do mês a que dizem respeito.
• Estão isentos de pagamento de taxa de inscrição os alunos que no ano lectivo anterior frequentaram o IMCLP e liquidaram todas as mensalidades até ao mês de Julho, inclusive. Os alunos que se inscreverem até 30 de Setembro de 2010 estão isentos do pagamento de qualquer taxa.
• No caso de dois ou mais elementos inscritos pertencentes ao mesmo agregado familiar, há um desconto de 10% sobre o valor total das mensalidades.

Inscrições abertas na recepção do Clube Literário do Porto ou por e-mail:
musicaclp@gmail.com ou institutodemusica.clp@gmail.com



Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Suítes de Bach interpretadas por Maria Alice Brandão






A violoncelista curitibana se apresenta na Série Solo Música no Teatro da CAIXA





A Série Solo Música apresenta, no dia 26 de outubro, a curitibana Maria Alice Brandão. No concerto Maria Alice interpreta três suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach. As suítes de Bach são consideradas obras primas, fundamentais no repertório de um celista de primeira.



Maria Alice iniciou os estudos de violoncelo com Donato D’Alló, canto com Hildegard Martins e prática em música de câmara com os irmãos Teve. Entre os mestres, figuram ainda Zygmunt Kabala, Gerhard Mantel e Christophe Coin. A violoncelista é uma das fundadoras da Camerata Antiqua de Curitiba e integrou os grupos Sinfonieta, voltado para a música do século XX, e Terra, voltado para a divulgação da música latinoamericana na Europa. No Paraná, integrou a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.





Solo Música



O Solo Música apresenta um recital por mês, sempre às terças-feiras, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.



A Série não privilegia um gênero musical definido, mas a diversidade cultural em solo, promovendo assim uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.



A temporada 2010 do Solo Música já trouxe aos palcos da CAIXA Cultural Curitiba Toninho Ferraguti, Luhli, Ravi Justin Freeman, Alberto Marsicano, Fernando Deddos, Fernando Deghi, Pierre Hamon e Mariana Baraj.



Serviço



Série Solo Música – Maria Alice Brandão - Violoncelo

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 26 de outubro

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntistas CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h e sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Sai reimpressão de Simulacro e poder


Sai reimpressão de Simulacro e poder - Uma análise da mídia, de Marilena Chaui


No reimpresso Simulacro e Poder, Marilena Chaui fala sobre a abolição da diferença entre os espaços público e privado, além de apontar como os códigos da vida pública passam a ser determinados e definidos pelos códigos da vida privada.

Para a professora, enquanto o pensamento e o discurso de direita reiteram o senso comum que permeia a sociedade, no caso da esquerda é preciso ultrapassar obstáculos - o que representa desmontar esse senso comum e a aparência de realidade e verdade que as condições sociais e as práticas existentes parecem possuir.

Publicado em 2004, Simulacro e Poder encontrava-se esgotado, e é um dos grandes sucessos da Editora Fundação Perseu Abramo. O livro poderá ser adquirido já nos próximos dias em livrarias e pela internet.


Os meios de comunicação de massa tornaram irrelevantes as categorias da verdade e da falsidade e as substituíram pelas noções de credibilidade ou plausibilidade e confiabilidade - para que algo seja aceito como real basta que apareça como crível ou plausível, ou como oferecido por alguém confiável. Os fatos cederam lugar a declarações de "personalidades autorizadas", que não transmitem informações, mas preferências, as quais se convertem imediatamente em propaganda. Qual a base de apoio da credibilidade e da confiabilidade? Trata-se do apelo à intimidade, à personalidade, à vida privada como suporte e garantia da ordem pública. Em outras palavras, os códigos da vida pública passam a ser determinados e definidos pelos códigos da vida privada, abolindo-se a diferença entre espaço público e espaço privado. A partir desses pressupostos, Marilena Chaui discute em Simulacro e poder: uma análise da mídia a questão do poder e dos meios comunicação na sociedade contemporânea, apresentando idéias e discussões instigantes sobre pontos centrais para entender o mundo de hoje. O livro traz ainda dois ensaios que abordam questões relativas à democracia, aos direitos e à violência no Brasil: "Direitos humanos e medo" e "Democracia e autoritarismo: o mito da não-violência".

UM LANÇAMENTO


Políticas para o desenvolvimento local

Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann organizam livro sobre Políticas para o desenvolvimento local

Sai da gráfica nesta semana o livro Políticas para o desenvolvimento local, organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann, com artigos de Nadia Somekh, Gilson Schwartz, Selvino Heck, Jeroen Johannes Klink, Giuseppe Cocco, entre outros.

Contemplados nos artigos do livro, temas como desenvolvimento local e projetos urbanos, novos arranjos socioinstitucionais, cooperação intermunicipal, descentralização do poder e a regionalização das soluções, políticas de emprego e inclusão social, governos e governança metropolitana. A obra é publicada pela Editora Fundaçao Perseu Abramo (EFPA).

UM LANÇAMENTO


I Simpósio de Cultura Védica


A Fundação Bhaktivedanta convida a todos para o I Simpósio de Cultura Védica,

de 13 a 15 de novembro, na Fazenda Nova Gokula, Pindamonhangaba - SP.

clique para ampliar

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Festival Ponto.CE


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) acolherá uma série de shows e palestras do Festival Ponto.CE, no período de 3 a 6 de novembro (quarta-feira a sábado).

Abrilhantam a programação do Ponto.CE no CCBNB-Fortaleza os shows de Miguel Cordeiro e das bandas cearenses Concreto & Asfalto, Thrunda, Verona, Tubo na Batera, Facada, My Fair Lady, Dago Red, Inflame e Clamus, além da goiana Black Drawing Chalks e a capixaba Merda. Serão doze espetáculos ao todo, sempre de 16h às 20h.

As palestras acontecem às 14h, antes dos shows, e versarão sobre "Empreendedorismo cultural", com Paulo Benevides (dia 3); "Experiências de associativismo e redes colaborativas na música", com Amaudson Ximenes, Lucas Gurgel, Felipe Ferreira e Thaís Andrade (dia 4); e "Experiências com turnês no exterior", com Ricardo Leão (banda River Raid, de Pernambuco), Talles Lucena (banda Full Time Rockers), Orlângelo Leal (banda Dona Zefinha) e Lucas Gurgel (banda SOH), no dia 6. Haverá, ainda, uma tarde de autógrafos com a banda Hevo, na sexta-feira, 5, às 15 horas.

Veja a seguir as sinopses sobre as bandas que se apresentam no CCBNB-Fortaleza, durante a quinta edição do Festival Ponto.CE:



Miguel Cordeiro

Canções de modo acústico, violões, violinos e violoncelos sempre fascinaram o artista. Suas novas composições, hoje, mesclam influências de músicos renomados como Glen Hansard, Damien Rice, Jeff Buckley, Moska e Vitor Ramil. Para acompanhá-lo nessa nova caminhada, ele conta com a parceria dos músicos: PH Oliveira (bateria), Renan Maia (baixo) e Rodrigo Cardozo (violino).



Concreto & Asfalto (pop-rock)

Banda de rock em fusão com outros gêneros musicais, residente em Fortaleza /CE. Suas principais influências são: The Beatles, Country Joe and The Fish, Pink Floyd, Sérgio Sampaio, Raul Seixas, Mutantes, Los Hermanos, Titãs, Paralamas do Sucesso, entre outros.



Thrunda (Punk-Rock)

Energia e velocidade à flor da pele, com letras de protesto e situações cômicas do dia-a-dia, é PUNK ROCK!!!



Tubo na Batera (Surf Music)

Natural Lidera a família TUBO NA BATERA, onde também é vocalista e autor das letras, e com vários parceiros, mandam um som que traz o feeling da água salgada que corre na veia dos surfistas e toca o coração de quem ama e vive a música.



Facada (Grindcore)

O Facada existe desde 2003 e já tem dois trabalhos no currículo: um CD demonstrativo e um full-length. A intensidade e a fúria de sua música já os fizeram viajar por quase todo Brasil, incluindo aí: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo reconhecido pela mídia especializada e críticos musicais nacionais e internacionais, como uma das melhores bandas do grindcore. Em 2010, lançará seu segundo disco, chamado de "O Joio", que foi mixado na Suécia e será lançado por quatro gravadoras, sendo três brasileiras e uma inglesa. O Facada hoje é: James (baixo e vocais), Dangelo (bateria) e Danyel (guitarra).



My Fair Lady (Metal)

Figurando como uma das maiores bandas de metal moderno do Brasil, o My Fair Lady traz uma nova proposta musical que engloba técnica, qualidade e maturidade em suas composições. A banda, que tem apenas dois anos de existência, conseguiu destaque dentro de seu segmento com rapidez e solidez, facilitando assim a sua entrada definitiva para o mercado fonográfico.



Merda (Rock)

Merda tem em seu line-up duas lendas do grindcore-favela; estes são Mozine (Guitarra / vocal) e Paulista (Bateria / vocais), da banda Mukeka Di Rato, Juntamente com Rogério Japa (Baixo / vocal).



Dago Red (Punk-rock)

O Dago Red faz um rock de garagem com forte influência do punk rock 1977, unindo essa linguagem ao powerpop. Suas letras descrevem histórias simples, sobre a individualidade das pessoas. Sem se prender a temas, o grupo traz consigo uma forte influência da literatura marginal.



Inflame (Rock Alternativo)

A banda cearense INFLAME surgiu na cena de bandas independentes de Maracanaú (CE) em meados de 2006. Com influências do grunge ao hard rock, como Pearl Jam, Audioslave, Alice in Chains, Guns'n'Roses, Led Zeppelin, Soundgarden, Temple of the Dog e Metallica, a banda cultivou suas composições e definiu seu estilo como rock alternativo. Decididos a tocar apenas suas próprias composições ,logo surgiu a necessidade de renomear o conjunto. Não houve dúvida quanto a escolha do nome INFLAME, pois representa perfeitamente o espírito da banda que incendeia o palco e o público em seus shows.



Clamus (Thrash/Death Metal)

Em meados de março de 1999, foi formado no Estado do Ceará o CLAMUS, banda de Thrash/Death Metal de peculiar identidade e força sonora. Tendo na bagagem dois CDs demonstrativos lançados, três videoclipes e um álbum oficial de excelente repercussão e participações em importantes festivais nacionais, o grupo vem obtendo continuamente o reconhecimento junto ao público e à mídia especializada. Valendo ressaltar suas músicas que, além de contar com três vocalistas, apresentam letras em francês, inglês e português.



Black Drawing Chalks (Stone Rock)

Com frequente exposição na mídia, longas turnês e participação nos maiores festivais do Brasil, o grupo conquistou três indicações ao VMB 2009, nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do ano, com o vídeo da música "My Favorite Way", feito em uma parceria do coletivo Bicicleta Sem Freio com o estúdio Nitrocorpz, responsável por diversas vinhetas da MTV. Em 2009, o single "My Favorite Way" foi eleita pela Rolling Stone Brasil, a melhor música do ano.



Verona (Pop Rock / Alternativo)

Formada no fim de 2008 por quatro amigos de Fortaleza - João, Gerardo, Salsicha e Tatá - a banda, fazendo um rock pop alternativo autoral, vem se consolidando cada vez mais como uma das maiores promessas do rock cearense. O grupo tem uma bagagem considerável de shows. Em 2009, abriram para artistas como Beeshop (projeto solo de Lucas Silveira, vocalista da banda paulista Fresno) e a banda portuguesa The Aster. No primeiro semestre de 2010, foram convidados a abrir para a banda Fresno e a banda americana Amberlin.