segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Manutenção Centrada na Confiabilidade

Manutenção Centrada na Confiabilidade

de Iony Patriota de Siqueira


Número de Páginas: 408

Uma obra voltada para profissionais e estudantes que desejam aprender a aplicar a inovadora metodologia MCC.


Entre as tecnologias contemporâneas a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) tem expandido sua aplicação a praticamente todos os ramos de atividade industrial e humana. Originária da indústria aeronáutica americana e adotada pelas indústrias nuclear e elétrica mundiais, ela é hoje aplicada em muitos outros setores modernos da economia, inclusive no terciário e o de serviços.

Para abordar e destacar, com detalhes, todas as nuances desse conceito inovador, o experiente engenheiro Iony Patriota de Siqueira, nos apresenta Manutenção Centrada na Confiabilidade. Na obra, o autor nos apresenta um modelo de implementação da metodologia MCC consistente com as normas internacionais vigentes da IEC, ISSO e SAE, e com requisitos documentais e organizacionais das normas ISSO 9000. Por meio de um rico material didático, reforçado por tabelas e gráficos detalhados, ele lança mão de diversos exemplos, para que o leitor visualize a aplicação da metodologia. Embora muitos sejam oriundos das indústrias mecânica, elétrica, química e civil, o livro possui um conteúdo eficaz e que pode ser usado como um guia de aplicação em qualquer empreendimento.



Por essa razão, Manutenção Centrada na Confiabilidade pode ser classificado como um compêndio em língua portuguesa sobre um tema relevante para a sociedade moderna: a manutenção de sistemas.

O Autor: Iony Patriota de Siqueira é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (FPE), onde defendeu tese sobre a Manutenção Centrada na Confiabilidade. Com mais de 30 anos de experiência em manutenção, é consultor, pesquisador e professor da UNIBRATEC e UPFE/GPSID (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Decisão do CNPq), onde ministra as cadeiras de Integração de Dados e Processos, Modelagem de Negócios e Engenharia de Requisitos, entre outras. No ano de 2003, recebeu o prêmio máximo (hors concurs) do Seminário Internacional de Mantenimiento Y Servicios Asociados En Sistemas Eléctricos (SIMSE), e o primeiro lugar (menção honrosa) do Grupo de Operações do Seminário Nacional de Geração e Transmissão de Energia, promovido pelo International Council On Electric Power Systems – CIGRÉ.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: