quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Revista PERSEU n° 5


Revista Perseu

Revista PERSEU n° 5

História, Memória e Política

Páginas: 264

Chega às mãos de nossos leitores a quinta edição de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA. Ao propor como tema para seu dossiê "Rebeliões: Motim e Negociação”, tínhamos duas metas principais em mente. A primeira era propiciar elementos para a reflexão a respeito da beligerância e do concertamento nas sociedades, mais especificamente nas relações mediadas pelos mundos do trabalho. A segunda era a de não deixar passar sem registro duas importantes datas. Uma delas é o centenário de uma das mais importantes manifestações desse gênero na história brasileira: a rebelião dos marinheiros brasileiros de 1910, que ficou conhecida como a Revolta da Chibata e que teve como figura exponencial o marinheiro negro João Cândido. A outra é a passagem do trigésimo ano do assassinato impune do seringueiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia (AC), Wilson de Souza Pinheiro. Fundador do Partido dos Trabalhadores no Acre e presidente da Comissão Municipal do PT de Brasileia, Wilson Pinheiro deu nome à fundação partidária do PT que antecedeu esta Fundação Perseu Abramo. Acreditamos que os textos aqui reunidos nos permitem dizer que nossos esforços não foram vãos.




Desse modo, este quinto número de PERSEU traz um artigo sobre a história da Revolta da Chibata e seu legado para pesquisadores e movimentos sociais. A ele segue outra contribuição, em que se discute a primeira grande greve de trabalhadores rurais imigrantes, sobretudo italianos, no estado de

São Paulo, ocorrida entre abril e maio de 1913, no importante centro cafeicultor paulista de Ribeirão Preto. Em seguida, PERSEU traz em suas páginas texto que discute as questões envolvidas no recrutamento de retirantes da grande seca de 1915, no Ceará, para a execução de obras públicas. Por fim, o Dossiê conclui com o estudo de outra greve de marinheiros, ocorrida pouco mais de meio século depois da Revolta da Chibata e meses antes da implantação da ditadura militar de 1964.




Ao dossiê segue artigo que delineia a trajetória da preferência partidária pelo Partido dos Trabalhadores de 1987 a 2010, focado nas mudanças da composição sociodemográfica de sua base de apoio junto à opinião pública.




Na seção "Repertórios”, seguimos publicando a bibliografia que tem como objeto o Partido dos Trabalhadores, agora a referente ao ano 2000.




Por fim, a seção dedicada à resenha de publicações que tratam do campo de interesses que refletem a orientação editorial de PERSEU, traz a recensão de quatro obras.
A revista Perseu chega à sua quinta edição tratando de revoltas, motins e negociações na sociedade brasileira. Editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo da FPA responsável pela preservação da Memória, Perseu nº 5 tem como tema o "Dossiê Rebeliões: Motim e negociação". Entre os episódios históricos contemplados na revista, destaque para duas datas especiais: o centenário da Revolta da Chibata e os 30 anos do assassinato do seringueiro e líder sindical Wilson Pinheiro no Acre. A edição traz, ainda, caderno de fotos e de documentos históricos.



A revista tem parte de seu conteúdo aberto na internet, com o artigo "PT 30 anos: Crescimento e mudanças na preferência partidária. Impacto nas eleições de 2010", do cientista político Gustavo Venturi, disponível em formato PDF.

Perseu é publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo, e pode ser adquirida em livrarias e na loja virtual da EFPA.

Leia também:

- Artigo: Leia em PDF o artigo "PT 30 anos: Crescimento e mudanças na preferência partidária. Impacto nas eleições de 2010", de Gustavo Venturi


UM LANÇAMENTO














BACANA BACANA -


BACANA BACANA -
AS AVENTURAS DE UM JORNALISTA PELA ÁFRICA DO SUL
de Felipe Machado

Número de Páginas: 192

Quem conece o trabalho de Felipe Machado, sabe o que esperar de seu humor fino e mordaz que nos transporta para a pouca coisa que nos sobrou de bom na última copa - a experiência de conhecer uma nova Africa do Sul. (E.C.)


O que esperar da primeira Copa do Mundo na África? Muito futebol, mas, principalmente, uma goleada de aventuras fora do campo. E é isso que torna Bacana Bacana tão divertido: dos vinhedos da Cidade do Cabo aos safáris de leões e elefantes; do restaurante com diamantes no cardápio à Africa Fashion Week, o livro traz fotos, endereços, um dicionário de provérbios africanos e os pensamentos de Nelson Mandela. Como é que se diz "boa viagem" em Zulu?


O AUTOR
Felipe Machado
é Editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo e diretor da TV Estadão. Dirigiu os documentários A Amazônia de Euclides da Cunha: Um Paraíso Perdido, 1968: Mordaça no Estadão, Grandes Reportagens: Amazônia, Grandes Reportagens: Megacidades e o curta-metragem de ficção Amor 2.0. Assina o blog Palavra de Homem no portal do Estadão e uma coluna semanal de mesmo nome publicada há quatro anos no Jornal da Tarde. É também autor dos livros Olhos Cor de Chuva (2002), O Martelo dos Deuses (2007) e Ping Pong - As Aventuras de um Jornalista Brasileiro na China Olímpica (2008), indicado ao Prêmio Jabuti. No jornalismo internacional, é colaborador de publicações como The New York Times (EUA), Citizen K, Mixte, Double (França), Back2Back (Inglaterra) e Vision (China). Ex-redator da agência de propaganda DPZ, Felipe Machado também tem uma carreira de sucesso na área musical. Como guitarrista da banda de rock Viper, lançou sete discos e realizou turnês pelo Japão, Europa, Estados Unidos e América do Sul.



UM LANÇAMENTO

BRASIL, PAÍS DO PRESENTE

BRASIL, PAÍS DO PRESENTE
de Alexander Busch


Número de Páginas: 256

Hoje em dia, o Brasil é um dos países que nós mais subestimamos. À China e à Índia costumamos atribuir papéis de destaque na revolução global da Economia. Mas ao Brasil reservamos no máximo o título de melhor ator coadjuvante. É um grande erro, pois a oitava economia do mundo emergiu fortalecida da crise econômica recente e está em vias de se tornar uma potência mundial. Alexander Busch, jornalista alemão sediado no Brasil há quase duas décadas, faz neste livro um relato fascinante do cenário e das perspectivas econômicas e políticas do Brasil. Com base em argumentos perspicazes e extraídos do seu dia a dia como jornalista, ele mostra os grandes trunfos que nosso país tem nas mãos e pode usar agora para "decolar" rumo à condição de potência econômica mundial.


O AUTOR
ALEXANDER BUSCH trabalha há 16 anos como jornalista no Brasil, escrevendo sobre a América Latina. É correspondente da WirtschaftsWoche (Semana Econômica), do Handelsblatt (Jornal do Comércio) e da revista suíça Finanz und Wirtschaft (Finanças e Economia). Ele foi criado na Venezuela, formou-se em Jornalismo em Colônia, Alemanha, e estudou Economia e Política em Colônia e Buenos Aires. Vive e trabalha em São Paulo e em Salvador, Bahia.

UM LANÇAMENTO





ENGANADOS de John Perkins

ENGANADOS
de John Perkins

Número de Páginas: 224

JOHN PERKINS vislumbrou há muito tempo os sinais do desastre econô­mico atual. Os fiascos das hipotecas subprime, o colapso do setor bancário, a maré crescente de desemprego, o fim generalizado dos pequenos negó­cios, nos Estados Unidos, são sintomas conhecidos de uma doença cada vez mais grave. Na época em que foi assassino econômico, ele esteve na linha de frente como observador e perpetrador de acontecimentos, antes confinados ao terceiro mundo, que fizeram os Estados Unidos - e o planeta inteiro - acelerar em direção ao desastre.

Neste livro, Perkins expõe os bastidores da economia, revelando a causa real do presente desastre financeiro global. Mostra como fomos enganados pelos CEOs que dirigem a corporatocracia - as poucas corporações que controlam uma enorme quantidade de capital, terra e recursos no planeta todo - e os políticos que eles manipulam. Esses tubarões corporativos, explica Perkins, nos aliciaram para o que ele chama de capitalismo preda­dor, uma forma deturpada de geopolítica e capitalismo, que estimula uma exploração geral de muitos para beneficiar uma minoria composta daque­les que já são muito ricos. Sua arrogância, ganância e má administração le­varam a essa situação limite. A solução não é um "retorno à normalidade".

Mas há uma saída. Como Perkins deixa claro, podemos criar uma eco­nomia saudável que estimule as empresas a agir com responsabilidade, não só no interesse dos acionistas e parceiros corporativos (e dos seus lo­bistas), mas no interesse dos funcionários, dos clientes, do meio ambiente e da sociedade como um todo. Podemos criar uma sociedade que promova um mundo justo, sustentável e seguro para nós e para nossos filhos. Cada um de nós faz essas escolhas todos os dias, de maneiras que o autor expõe com clareza neste livro.

"Temos o poder", diz ele, "desde que o reconheçamos".

Enganados é uma polêmica poderosa que mostra não apenas como chegamos a este ponto instável da história, mas também o que precisamos fazer para evitar o colapso global.



Enganados é uma polêmica poderosa que mostra não apenas como chegamos a este ponto instável da história, mas também o que precisamos fazer para evitar o colapso global.





O AUTOR
JOHN PERKINS
foi o principal economista de uma importante empresa de consultoria internacional durante os anos 1970. Assessorou o Banco Mundial, as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, corporações Fortune 500 e países na África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. Como assassino econômico, trabalhou diretamente com chefes de estado e CEOs de importantes empresas para promover e desenvolver os tipos de projetos descritos em Confissões de um Assassino Econômico, um livro que ficou mais de 75 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. Perkins é um autor publicado em mais de trinta idiomas, e a leitura de seus livros é exigida em universidades e escolas de administração dos Estados Unidos e de muitos outros países. Durante a década de 1980 foi presidente de uma companhia de energia alternativa pioneira no desenvolvimento de usinas benéficas para o meio ambiente. Nas décadas de 1990 e 2000, dedicou-se não apenas a escrever e fazer palestras, mas também a criar e manter organizações sem fins lucrativos comprometidas com a criação de um mundo sustentável, justo e pacífico. Além dos livros sobre economia e geopolítica - Enganados, Confissões de um Assassino Econômico e A História Secreta do Império Americano (publicados pela Editora Cultrix) -, Perkins também escreveu alguns livros sobre culturas indígenas e transformação pessoal e global.



UM LANÇAMENTO





A GRANDE VIRADA



A GRANDE VIRADA -
Do Império Global à Comunidade da Terra
de David C. Korten

Número de Páginas: 408

David Korten já expôs a natureza destrutiva e opressora da economia corporativa global e ajudou a desencadear um movimento de resistência mundial. Agora ele nos mostra que o problema vai muito além da dominação corporativa - e com con­sequências bem maiores.

Neste livro, Korten prova que a consolidação do poder corporativo é apenas uma manifestação do que ele denomina "Império" - a organização da sociedade por meio da hierarquia e da violência, que vem dominando o mundo nos últimos 5 mil anos. O Império sempre resultou em miséria para a maioria e riqueza para a minoria, mas agora ameaça o futuro da humanidade propriamente dito. Korten aponta o terroris­mo global, as mudanças climáticas e o crescimento da pobreza como apenas alguns dos sinais de que o fardo do Império já excede o que os povos e o planeta podem suportar.

A Grande Virada reconstitui os caminhos do Império desde tempos remotos e registra em detalhes a longa evolução de seus instrumentos de poder preferidos, das monarquias e burocracias até as instituições transnacionais da economia global. Korten também narra paralelamente a história do esforço para desenvolver uma al­ternativa democrática ao Império, iniciado em Atenas e continuado com a fundação dos Estados Unidos, mas que permanece um projeto inacabado - Korten documenta como elitistas com planos de ação imperialistas buscaram de modo consistente mi­nar o ousado e inspirador "experimento americano", que teve início nos primeiros dias da República e segue até o presente.

O Império não é inevitável nem é a ordem natural das coisas - podemos trilhar outro caminho. Korten recorre a evidências das mais variadas fontes como a teoria evolutiva, a psicologia do desenvolvimento e os ensinamentos religiosos, para de­fender a ideia de que uma "Comunidade da Terra" - uma maneira de ordenar a sociedade humana de modo igualitário, sustentável e orientado para a vida, basea­do nos princípios democráticos de parceria - é de fato possível. Ele detalha uma estratégia de bases populares para promover uma virada crucial rumo a um potencial futuro humano. A Grande Virada esclarece a crise em que nos encontramos, fornece um plano geral de aproveitamento do potencial desse momento histórico e nos mos­tra como agir em prol do futuro do nosso planeta, nossas comunidades e nós mesmos.

O AUTOR
DAVID C. KORTEN é cofundador e membro do conselho do Positive Futures Network, que publica YES! A journal of Positive Futures; fundador e presidente do People-Centered Development Forum; sócio do International Forum on Globalization; membro do C1ub of Rome e participante dos conselhos da Business Alliance for Local Living Economics e do Bainbridge Graduate Institute. Escreveu e editou vários livros, que são leitura obrigatória em diversos cursos universitários em todo o mundo. Palestrante de renome internacional, ele também é constantemente convidado para participar de programas de rádio e televisão.





UM LANÇAMENTO





**

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bhaktivinoda Thakura e a Importância da Sucessão Discipular


Leia em
**

Lançamento da Editora 34


clique para ampliar

Inscrições abertas para cursos no Solar dos Guimarães

Cursos gratuitos de DJ e Mídias Digitais (Níveis I e II), Introdução à Fotografia, Criação de Documentário, Gravação de Áudio e Mapeamento de Projeção acontecem no período de outubro a dezembro.



O Ponto de Cultura Solar dos Guimarães – Centro de Estudos Multimeios, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, abre novas oportunidades de preparo para o mercado de trabalho formal, destinadas a jovens na faixa etária de 14 a 23 anos. As inscrições para os cursos gratuitos de DJ e Mídias Digitais (Níveis I e II), Introdução à Fotografia, Criação de Documentário, Gravação de Áudio e Mapeamento de Projeção já estão abertas e podem ser feitas até 15 de outubro, no próprio Solar dos Guimarães, das 13h30 às 18h, e nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, localizados nas Ruas da Cidadania, das 8h às 18h. Informações pelo telefone (41) 3323-6653.

Realizados em parceria com o Ministério da Cultura – MinC, dentro do programa Cultura Viva, os cursos têm como requisito específico o atendimento à população de baixa renda. Dessa forma, a inscrição é feita mediante o preenchimento de uma ficha com dados pessoais, e a seleção acontece com base na renda familiar. O resultado da seleção das bolsas será divulgado no dia 19 de outubro, no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br). Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 21 e 22 de outubro, no Conservatório de MPB de Curitiba, localizado ao lado do Solar dos Guimarães, conforme informações disponíveis no site, junto com o resultado.

Os participantes recebem formação profissionalizante, além de serem estimulados a compartilhar conhecimentos com suas comunidades. São dez vagas por turma, com aulas ministradas no Solar dos Guimarães, de 25 de outubro a 22 de dezembro. Veja a relação dos cursos com seus respectivos horários:

DJ e Mídias Digitais - Nível I – aulas às segundas e quartas-feiras:

Turma 1 – das 14h às 17h

Turma 2 – 19h às 22h

DJ e Mídias Digitais – Nível II – aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Introdução à Fotografia – aulas às quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 18h30.

Criação de Documentário – aulas às quartas e sextas, das 19h às 22h.

Gravação de Áudio – aulas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h.

Mapeamento de projeção – aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.



Serviço:

Inscrições abertas para cursos gratuitos de DJ e Mídias Digitais (Níveis I e II), Introdução à Fotografia, Criação de Documentário, Gravação de Áudio e Mapeamento de Projeção.

Data: até 15 de outubro de 2010

Locais e horários: ficha de inscrição e questionário disponíveis no Ponto de Cultura Solar dos Guimarães – Centro de Estudos Multimeios (Rua Treze de Maio, 571 – Centro), das 13h30 às 18h; e nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, localizados nas Ruas da Cidadania, das 8h às 18h. O resultado da seleção das bolsas será divulgado no dia 19 de outubro, no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br), e os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 21 e 22 de outubro, conforme informações disponíveis no site, junto com o resultado.

Informações pelo telefone (41) 3323-6653

As aulas acontecem de 25 de outubro a 22 de dezembro de 2010 e serão ministradas no Ponto de Cultura Solar dos Guimarães – Centro de Estudos Multimeios (Rua Treze de Maio, 571 – Centro)

Ariano Suassuna no Cariri

Grupo Oxente de Teatro, de Sergipe, apresenta comédia regional de Ariano Suassuna no Cariri


O Grupo Oxente de Teatro, de Sergipe, apresentará a comédia regional "O Santo e a Porca - Energia Nordestina para o Brasil Ver!", de autoria do paraibano Ariano Suassuna, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.

O espetáculo acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, no período de 29 de setembro (próxima quarta-feira) a 02 de outubro (sábado), sempre às 19h30. Com classificação etária de 12 anos, o espetáculo tem entrada franca.

A peça traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste, onde a simplicidade do trabalho permeia toda a ação dramática. Patrocinado pela Petrobras via edital, até dezembro deste ano o espetáculo percorrerá 85 municípios dos 27 estados brasileiros.

No enredo, um viúvo e sua porca cheia de dinheiro aos cuidados de Santo Antônio. Ganância, intrigas, brigas e muita comédia compõem o universo desse espetáculo. Com direção geral de Lindolfo Amaral, direção de produção de Edmilson Suassuna e produção executiva de Anamaria Brasil, o grupo Oxente de Teatro conta com o seguinte elenco de atores: André Santana, Rosana Costa, Anamaria Brasil, Yára Cunha, Edmilson Suassuna, César Leite, Rose Ribeiro e Márcio Aislan.

Pianista espanhola Cristina Lucio-Villegas


Pianista espanhola Cristina Lucio-Villegas realiza apresentação gratuita em BH



No dia 15 de outubro, sexta-feira, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura hispânica, traz à capital mineira a pianista espanhola Cristina Lucio-Villegas. O recital de música espanhola será realizado na sede da Fundação de Educação Artística, às 20h30, com entrada franca. Considerada um dos grandes nomes da música internacional, ela também irá se apresentar em Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.





Cristina Lucio-Villegas

Cristina Lucio-Villegas obteve em 2003 os títulos de professora superior de piano e professora superior de música de câmara pelo Real Conservatório Superior de Música de Madri. Em 2008, ela conseguiu o título de mestre em piano pela Academia Sibelius de Helsinki, na Finlândia, com nota máxima. Ela já atuou como solista, em grupos de câmara e como pianista de lied em Espanha, Alemanha, Finlândia, Franca, Itália e outros países europeus, bem como a Indonésia.

Tem paixão pela música de câmara e um grande interesse pelas músicas sinfônica e contemporânea, áreas em que obteve grande experiência, já que foi pianista titular da Jovem Orquestra Nacional de Espanha (JONDE), e colaborou com outros grupos profissionais de prestígio. Atualmente, Cristina estuda música na Chapelle Musicale Reine Elisabeth de Waterloo (Bélgica) e desenvolve seu trabalho docente no Conservatório Profissional de Música Adolfo Salazar de Madri.


Programa

A. Soler (1729-1783): Sonata em modo dórico

D. Scarlatti (1685-1757): Sonata en sol mayor

M. de Falla (1876-1946): Quatro peças espanholas

- Aragonesa

- Cubana

- Montañesa

- Andaluza

J. L. Turina (1952- ): Scherzo para piano

I. Albéniz (1860-1909)

- El Corpus Christi en Sevilla (Iberia)

- Granada (Suite española)

- Triana (Iberia)

- Málaga (Iberia)

Duração aproximada: 55 minutos





Serviço:

Evento: Recital de música espanhola com Cristina Lucio-Villegas

Data: 15 de outubro, sexta-feira.

Horário: 20h30

Local: Auditório da Fundação de Educação Artística

(Rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários)

Informações e Reservas: (31) 3789-1600 / rec1belo@cervantes.es

Entrada Franca. Vagas limitadas

Edital de seleção de propostas artísticas

Prossegue até o próximo dia 15 de outubro o prazo para inscrição no edital de seleção de propostas artísticas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2011.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão três oficinas, no período de 28 a 30 de setembro.

Serão ministradas uma oficina em Fortaleza (28 de setembro, terça-feira, também às 18h), uma no Cariri (28 de setembro, terça-feira, às 19h) e uma em Sousa (30 de setembro, quinta-feira, às 18h).

Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, além dos programas Museu Vivo e Novas Ideias. Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estão disponíveis desde o último dia 1º, no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).

O BNB recebe propostas desde 13 de setembro até 15 de outubro de 2010, e o resultado da seleção será divulgado em 27 de dezembro deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta pode ser feita, pessoalmente, nos seguintes locais, dias da semana e horários:



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro
Fortaleza-CE
Fone: (85) 3464-3108
(De terça a sábado, no horário de 10h às 20h; e domingo, de 10h às 18h)



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI

Rua São Pedro, 337 - Centro
Juazeiro do Norte-CE

Fone: (88) 3512-2855

(De terça a sábado, no horário de 13h às 21h)



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA

Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB

Fone: (83) 3522-2980

(De terça a sexta-feira, no horário de 13h às 21h, e sábado, de 14h às 22h)



Pelo correio postal, os proponentes podem enviar seus projetos, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), em envelope lacrado, devidamente identificado com o seu nome e endereço, com data de postagem não posterior a 15 de outubro de 2010, para qualquer um dos seguintes endereços:



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2011

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro
Fortaleza-CE - CEP 60025-130



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2011

Rua São Pedro, 337 - Centro
Juazeiro do Norte-CE - CEP 63010-010



CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2011

Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB - CEP 58800-050

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Almanaque Dos Mundiais de MAX GEHRINGER


Almanaque Dos Mundiais de MAX GEHRINGER


Em 'Almanaque dos Mundiais', Gehringer abre seu baú de dados, 'causos' e histórias para recontar a saga das Copas, de 1930 a 2006. Cada capítulo descreve o contexto dos países-sede e mostra os bastidores políticos da organização de cada torneio - como o empenho do regime fascista de Mussolini, que criou uma loteria e aumentou impostos sobre produtos para financiar o Mundial de 1934. O autor relembra as partidas disputadas pela seleção brasileira, fornecendo placares, fichas técnicas e escalações.


O consultor de carreiras mais celebrado do país veste a camisa de torcedor e abre seu baú de histórias reais ou inventadas sobre as Copas do Mundo. Os mais curiosos casos e histórias do futebol, de 1930 a 2006.




UM LANÇAMENTO

A Arte de ser desagradável


A Arte de ser desagradável
de Jim Knipfel



Delinquência juvenil, internações psiquiátricas, tentativas de suicídio, anos e anos se dedicando a infernizar a vida alheia. Após muito tempo andando sem rumo na vida, Jim Knipfel, aclamado pelo New York Times por seu “humor negro perverso”, conclui, em A Arte de ser Desagradável, com altas doses de piadas de mau gosto e teor alcoólico elevado, que não vale a pena passar a vida sendo um imbecil. Segundo o romancista americano Thomas Pynchon, a obra do autor conduz os leitores a uma extraordinária viagem emocional. Em seus dois primeiros livros – Slackjaw e Quitting the Nairobi Trio –, Knipfel revela a decadência de seu corpo e de sua mente. Agora, ele se debruça sobre a caótica questão da alma e descobre que a decadência pode ser evitada: seu novo credo, que chama de “Budismo para Cachaceiros”, oferece salvação a ateus do mundo inteiro.


um lançamento





O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo


O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo

de Michel Benoîté

Número de Páginas
378
Aqueles que tentaram desvendar o enigma... acabaram silenciados para sempre.

Assassinado no trem Roma-Paris, padre Andrei estava prestes a descobrir um segredo que poderia abalar o Ocidente e que a Igreja se empenhava em esconder desde a sua fundação. Antes de morrer, ele confiou o segredo ao seu amigo, padre Nil. Prosseguindo a busca, Nil segue a trilha de uma epístola e de um companheiro de Jesus, ocultos ao longo dos séculos. Roma vai fazer de tudo para impedi-lo, assim como Jerusalém e Meca, pois é a ordem do mundo que está em jogo.

Assassinatos, mentiras, manipulações, dos bastidores do Vaticano às grutas de Qumran, dos mistérios essênios aos templários, um fascinante thriller religioso que segue a linha de O Nome da Rosa. Michel Benoît, grande estudioso das origens do cristianismo, nos leva a uma releitura emocionante dos fundamentos da nossa civilização.

Publicado na França em 2006, O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo figurou nas principais listas francesas de bestsellers. Vendeu mais de 50 mil exemplares, foi lançado em 16 países e recebeu o Prêmio dos Leitores (2008) da livraria francesa Hachette.

O Segredo do Décimo Terceiro Apóstolo, de Michel Benoîté um thriller intenso e bem fundamentado. Com algumas cenas satíricas e, por vezes, chocantes, Benoît consegue prender nossa atenção a tal ponto, que nos sentimos incitados a avançar página a página, rapidamente, na ânsia desvendar a trama.

Seu estilo é similar à literatura de Dan Brown, porém sua tese muito mais coerente. E, em segundo plano, é deixado para discussão assuntos altamente relevantes, tais quais: celibato, flagelo e homossexualismo na Igreja Católica.

um lançamento





1434 o Ano em Que ...



1434
o Ano em Que uma Magnífica Frota Chinesa Velejou Para a Itália e Deu Início ao Renascimento
de
Gavin Menzies
Tradução
Ricardo Quintana

Número de Páginas
376
O renomado autor de 1421: o Ano em Que a China Descobriu o Mundo oferece outra impressionante reavaliação da História, apresentando novas evidências convincentes que ligam as raízes do Renascimento europeu às explorações chinesas do século XV.

um lançamento









Q.I. - Não é Inteligência


Q.I. - Não é Inteligência
A Destruição de um Mito!
de Prof. Luiz Machado


Novamente o Prof. Luiz Machado, Ph.D. nos surpreende com o lançamento de um livro com conteúdo inédito que trata de um tema polêmico: o Q. I.!

Inteligência, para quê? Para saber mais. Saber mais, para quê? Neste livro você encontra a sua própria resposta!

A sigla Q.I. significa, de fato, “quociente intelectual” e, não, “quociente de inteligência” como, às vezes, é interpretada. A inteligência é muito mais ampla que aquilo que os testes de Q.I. supostamente dizem medir ou avaliar.

Há muito tem se confundido Q.I. com inteligência. Na linguagem comum, ouve-se, por exemplo, que uma pessoa tem baixo Q.I. para indicar que ela tem pouca inteligência. A inteligência é uma função global própria dos seres para propiciar-lhes a autopreservação e preservação da espécie. Embora sendo una, íntegra, cuja totalidade não pode ser desfeita, a inteligência deve ser considerada sob dois aspectos, a inteligência natural, nativa do sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE), formado pelo sistema das emoções, com destaque para o sistema límbico, em interação com o sistema glandular endócrino, e o aspecto da inteligência tornada possível pelas funções do intelecto, com destaque para a cognição. Neste caso, “emoções” indica as condições biológicas para a ação, provocadas pelos hormônios e, por isso, a inteligência natural também poder ser chamada de “emocional”, não no sentido de “forte abalo emocional” ou de “sentimentos gerados pela vida de relação”, ou de “boa convivência entre as pessoas”, mas em relação ao comportamento, às ações geradas em função das atitudes decorrentes dos quadros mentais, que ativam as substâncias que provocam as ações. O outro aspecto, como já se mencionou anteriormente, é a inteligência racional, da lógica formal ou aristotélica, própria do Homo sapiens, tornada possível principalmente pelas funções cognitivas (do intelecto), a saber, cognição −com todas as suas variações−, memória, produção de pensamento convergente e divergente (este condição da criatividade) e avaliação, também com todas as suas variações.

À vista do que se disse acima e se pratica na “Cidade do Cérebro”, exercícios para desenvolver a inteligência devem abranger os dois aspectos e não somente o treinamento das funções cognitivas.

O fato de uma pessoa não ter escolaridade, não ter, por exemplo, um diploma de curso superior, não a torna menos inteligente, da mesma forma que, uma pessoa ostentar muitos diplomas, mestrado e doutorado, e até pós-doutorado, não faz ninguém mais inteligente.

UM LANÇAMENTO







Demitido - Quando é Preciso Tirar a Camisa


Demitido - Quando é Preciso Tirar a Camisa
de Floriano Serra


Nº de páginas: 96

Cientistas indicam que os três maiores estresses que um ser humano pode enfrentar são: a morte de um ente querido, a separação matrimonial e a perda do emprego. Poucos acontecimentos na vida de uma pessoa são tão devastadores como a demissão do trabalho. Com raras exceções, a maioria das informações que o novo desempregado encontra no mercado orienta-o apenas quanto a aspectos burocráticos, sem dúvida, importantes, mas que serão inúteis se o estado emocional do demitido não estiver sob controle e se sua tentativa de retorno não estiver sendo feita de forma organizada.
Por isso, em Demitido: Quando é preciso tirar a camisa, Floriano Serra faz uma abordagem inteiramente diferente do assunto. Aqui, seu foco é a figura do demitido e a preocupação é ensiná-lo a preservar sua autoestima e outras condições emocionais para que se mantenha competitivo. O autor dá ao demitido muitos subsídios úteis para que ele construa uma sólida base psicológica que o ajude a enfrentar a situação com menos sofrimento e mais motivação.
Experiente psicólogo e profundo conhecedor das estratégias corporativas com as quais conviveu por mais de 3 décadas, Floriano também fornece orientações úteis e práticas para que o demitido enfrente o processo de forma objetiva e realista, administrando seus sentimentos e emoções de maneira a não cair em “armadilhas” inconscientes que podem gerar ansiedade, culpa, estados depressivos, conflitos familiares e assim comprometer a lucidez necessária para dar a volta por cima.

UM LANÇAMENTO









segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VISITE!

Confira as novas atualizações de livros em destaque

leia em

ASTROLOGIA DO SEXO


ASTROLOGIA DO SEXO
Autor(es): Skinner, Megan
Editora: Pensamento
Páginas: 272

leia em


CONTEÚDO ADULTO

Muitas vezes alguns livros e eventos são dedicados ao público adulto, outras vezes é dificil enquadrar este ou aquele tema no bojo de nossos links. Sendo assim abrimos um no espaço no Suplementocultural.com

o
*Visite