sexta-feira, 10 de julho de 2015

EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL TRAZ 95 CARTAZES DE MANDELA À CAIXA CULTURAL CURITIBA



Abertura da mostra, dia 18 de julho, coincide com aniversário do ex-presidente sul-africano

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Mandela em cartaz, inédita no Brasil. Com 95 obras homenageando o ex-presidente sul-africano, a mostra abre às 11h de 18 de julho (sábado), data em que líder político completaria 97 anos de idade.

Em maio de 2013, para celebrar os 95 anos de Nelson Mandela e sua contribuição à humanidade, dois designers sul-africanos resolveram montar um projeto. Jacques Lange e Mohammed Jogie estimularam a elaboração, no mundo todo, de cartazes expressando o legado humanitário do ex-presidente. Para isso, criaram a fundação Mandela Poster Collective e associaram-se à Universidade de Pretória.

O número e a diversidade de origem das inscrições surpreenderam os oaganizadores: mais de 700 cartazes vieram de Alemanha, Brasil, Argentina, Itália, Reino Unido, Quênia, Austrália, Egito, Malásia e México, entre muitos outros países. A partir desse acervo, a dupla formou a coleção Mandela Poster Project 95 e organizou uma semana de eventos na África do Sul. A coleção tem como originalidade associar um forte conteúdo humanitário a riquíssimas soluções visuais multiculturais e diversificadas.

Pouco tempo depois do lançamento, Mandela morreu. Desde então, a exposição passou por Pretória, Joanesburgo e Cidade do Cabo (Africa do Sul), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Zagreb (Croácia), suscitando debates e conscientização sobre temas como o combate ao racismo e a exclusão social, a cultura da paz e a busca de entendimentos para superar as dissenções sociais. A mostra agora chega ao Brasil, com primeira parada em Curitiba. Depois, segue para a CAIXA Cultural Salvador.

A exposição será complementada com informações históricas sobre a vida de Mandela e os temas que tratou ao longo de sua vida, assumindo um caráter didático para um público diversificado.

A vida e as lutas de Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela (1918- 2013) foi advogado e líder da resistência não violenta contra o regime de apartheid, que reinou na África do Sul durante décadas. Esteve preso por 27 anos e, poucos anos após sua libertação, liderou a transição pacífica do regime de exceção para a democracia e foi presidente sul-africano de 1994 a 1999.

Pregando e praticando a tolerância e a paz, mas sem complacência, sua militância foi decisiva no marco de uma importante transformação social da nação sul-africana e, mais amplamente, para a transformação de toda a África e para a luta contra a exclusão social e a segregação racial.
Por essa contribuição, Madiba, como é chamado em seu país, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e é reconhecido mundialmente como o mais importante líder da África negra.

Serviço:
Exposição: Mandela em cartaz
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo e Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 18 de julho (sábado)
Hora: 11h
Visitação: 18 de julho a 27 de setembro
Horário da Galeria: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5111
Classificação etária: livre para todos os públicos

Nenhum comentário: