sexta-feira, 10 de julho de 2015

Projeto RapPaz comemora 10 anos com atividades sob o Viaduto do Capanema


O Centro Cultural Humaitá vai realizar oito edições do projeto RapPaz – Encontro de Cultura de Rua pela Paz, sob o Viaduto Capanema (ao lado da Avenida Dário Lopes dos Santos), a partir do próximo domingo (12) das 13h às 18h. O ciclo vai comemorar os dez anos do projeto com atividades de lazer, cultura, prevenção e conscientização de crianças, jovens e adolescentes.

A programação de estreia terá a participação dos mestres de cerimônia David Black, Mah, Willie Veiga e Black Binho; apresentações de Rap com os grupos Família Voz da Periferia, Ponta Rap e os DJs Mazinho e Biofa; apresentação especial com o Grupo Nomad Maguch; batalha de Break 1x1; duelo de MCs; campeonato de Skate Best Trik; campeonato de Streetball Trio, apresentações de Grupos de Cultura Popular, palestras e vivencias. 
Segundo a organização do RapPaz, o objetivo é contribuir para a efetivação de políticas de promoção da igualdade racial, acesso à arte, cultura, esporte, lazer e prevenção ao uso de drogas e alcoolismo. O evento será realizado sempre no segundo domingo do mês com entrada gratuita. 

RapPaz – O Projeto acontece anualmente desde 2003, reunindo jovens e adolescentes das comunidades periféricas de Curitiba e Região Metropolitana. Os dois eixos principais são os elementos da cultura hip-hop e as culturas populares, em especial de matriz africana. O evento é realizado tradicionalmente no domingo, em locais alternativos, como ruas, praças e ginásios, sempre com a presença de convidados de outras localidades e da arte e do esporte já existentes na própria comunidade. Reúne também atividades como contação de histórias, circo, balé, teatro, fanfarra, escolas de samba, palestras, distribuição de materiais informativos, mudas de árvores frutíferas, tranças afro e intervenções gastronômicas e de comerciantes locais.

Responsabilidade e atividades – Em fevereiro deste ano a Prefeitura de Curitiba concedeu para o Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro Brasileira – Centro Cultural Humaitá a permissão de uso do espaço sob o Viaduto do Capanema, no bairro Jardim Botânico. A cessão foi oficializada pelo Decreto nº 87, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet. O acordo prevê que a área de 700 metros quadrados seja destinada para promover atividades de estudo, pesquisa e oficinas de arte e cultura afro, seguindo orientações técnicas da Fundação Cultural de Curitiba. Também será de responsabilidade da FCC fazer o acompanhamento periódico quanto ao desempenho das ações.

Serviço: 

Projeto RapPaz – Encontro de Cultura de Rua pela Paz.
Data: Todo segundo domingo do mês, a partir do dia 12 de julho de 2015.
Horário: 13h às 18h.
Local: Viaduto Capanema
Entrada gratuita
Mais informações no site do Centro Cultural Humaitá

Nenhum comentário: