sexta-feira, 2 de março de 2012

Fronteiras do Pensamento abre sua temporada 2012 com Amartya Sen

Prêmio Nobel de Economia realiza conferências em São Paulo e Porto Alegre

O projeto Fronteiras do Pensamento São Paulo abre sua 2ª edição trazendo ao Brasil o Nobel de Economia Amartya Sen, dia 23 de abril, na Sala São Paulo. Filósofo e economista indiano e professor em Harvard, Sen vai abordar uma questão central de seu pensamento: "o que devemos entender por uma sociedade justa?".

A programação completa do Fronteiras do Pensamento 2012 será lançada no dia 7 de março, quando o passaporte para todos as conferências estará à venda.

A pergunta que faz Amartya Sen remete a uma série de questões fundamentais, que dizem respeito aos conceitos de liberdade, desenvolvimento, diversidade e tolerância em um mundo ainda marcado pela pobreza e pela desigualdade. O foco do Fronteiras neste ano não é apenas discutir um certo "mal-estar" que toma conta de nossa civilização - já comentado em célebre texto de Sigmund Freud -, mas oferecer respostas a partir do ponto de vista de intelectuais engajados com importantes questões globais. "O mal-estar da nossa civilização", comenta o prof. Dr. Fernando Schüler, curador do Fronteiras, "se define pela dúvida sobre o modelo de desenvolvimento global no qual o planeta tem apostado, ao menos desde o pós-guerra. Em uma época que se orgulha dos avanços da ciência, é observado um crescimento inaudito do fundamentalismo e da intolerância religiosa. O Fronteiras do Pensamento provoca esta discussão".

Sobre Amartya Sen_ Estudioso do desenvolvimento humano e do bem-estar social, Sen virou celebridade em 1998 ao ganhar o Nobel de Economia, na primeira vez, em 30 anos, que o prêmio teve como alvo um trabalho voltado para a questão do bem-estar social. Considerado por seus críticos como um autor erudito, mas esclarecedor, as obras de Sen mostram-se reveladoras de conexões inusitadas entre a economia e a ética. É reconhecido internacionalmente por dedicar grande parte de sua vida ao combate à pobreza com análises, estratégias e soluções concretas. Seus conceitos também têm grande impacto no entendimento atual das ideias de riqueza e justiça.

Amartya Sen ocupa uma posição singular entre os economistas contemporâneos por sua originalidade e variedade de domínios para os quais contribuiu. Ele é autoridade mundial em teoria da escolha social (social choice theory) e economia do bem-estar (welfare economics). Entre suas contribuições destacam-se estudos mostrando como e por que a pobreza e a fome não são necessariamente eliminadas pelos booms econômicos e consequentes aumentos da renda média. Seus escritos têm influenciado análises e programas de organismos da ONU e do Banco Mundial, entre outros. Suas ideias que reforçam a corrente do pensamento econômico mais humanista e contraria uma linha da economia que olha mais para os números do que para as pessoas.

Um alicerce de toda a "economia filosófica" de Sen é a ideia de que a "vida boa" é aquela com escolhas genuínas, na qual ninguém é forçado a viver de forma específica. As oportunidades, para o autor, envolvem mais do que disponibilidade de recursos: são uma questão de capacidades (poderes para escolher, buscar e abandonar objetivos), e acessibilidade a recursos, que dependem muito das habilidades e talentos de cada pessoa. Para Sen, oportunidades reais não são parâmetros medidos por recursos disponibilizados, mas sim funções, cujos valores são determinados por fatores como direitos, expectativas, escolhas anteriores, auto-estima, voz na comunidade, etc. Como um grande estudioso das fomes ocorridas na Ásia e na África, Amartya Sencomenta que a pobreza, o desemprego, a insegurança social ou econômica, os costumes e os governos totalitários são condições sob as quais as pessoas podem deixar de conceber alternativas ou possibilidades de mudança.

Se para a welfare economics a regra básica é a existência de uma relação diretamente proporcional entre renda, consumo e satisfação, Sen tem procurado mostrar que é preciso fazer uma pergunta radical para expor a limitação desta teoria: onde está o valor próprio da vida humana? Para Sen, o desenvolvimento econômico precisa significar desenvolvimento do bem-estar social.

Outro conceito importante discutido por Sen é o de justiça. Seu mais recente livro publicado no Brasil, A ideia de justiça (Companhia das Letras, 2011), já é considerado hoje como a mais importante contribuição para o estudo sobre o tema desde o livro clássico de John Rawls, A teoria da justiça (1971). Problemas complexos como levar em conta a pluralidade de valores e escolhas das vidas individuais, como em que basear nossos juízos sobre a justiça, e como ponderar as exigências da liberdade e da igualdade são examinados com uma questão central: quais são as razões da justiça? Para Sen, "liberdade não é uma questão de zero e um. Há mais ou há menos. Assim como a falta de liberdade econômica afeta sua liberdade política, a falta de liberdade política também afeta sua liberdade econômica."

Biografia do painelista_ Amartya Kumar Sen nasceu em Santiniketan, Índia, em 1933. Foi professor em importantes centros de ensino e pesquisa em economia, tais como a Delhi School of Economics e a London School of Economics. Em Harvard, lecionou Economia e Filosofia por uma década. Desde 1998 é Reitor do Trinity College (Cambridge University), onde, em 1959, recebeu seu Ph.D. Seus mais de 30 livros vêm sendo traduzidos para dezenas de idiomas ao longo dos últimos 40 anos. Sen já recebeu mais de 90 diplomas honorários de reconhecidas universidades, incluindo Harvard, Yale, Columbia, Oxford e Sorbonne. Foi presidente da International Economic Association (1986-1989), da DevelopmentStudies Association (1980-1982) e é vice-presidente honorário da Royal EconomicSociety desde 1988. Ao receber o prêmio Nobel de Economia, em 1998, usou parte do dinheiro para formar um fundo para Índia e Bangladesh visando combater o analfabetismo, a desigualdade entre sexos, e a falta de atendimento médico básico. Suas mais importantes obras foram traduzidas no Brasil pela Companhia das Letras: A ideia de justiça (2011), Desenvolvimento como liberdade(2000) e Sobre ética e economia (1999).

Sobre o Fronteiras do Pensamento_ O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.

Segundo o curador do evento, prof. Dr. Fernando Schüler, o Fronteiras "quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos participantes uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas. Serão temas que nos trarão inquietação".

Realizado em Porto Alegre há cinco anos, o Fronteiras soma mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores. A temporada 2012 marca o segundo ano de atuação do projeto em São Paulo.

SERVIÇO:

O QUÊ: Conferência de abertura Fronteiras do Pensamento 2012 com Amartya Sen.

QUANDO: 23 de abril, às 20h30.

ONDE: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Luz).

INGRESSOS:

Passaporte para as oito conferências:

Plateia elevada: R$ 1.960,00

Plateia central: R$ 2.240,00

50% desconto para assinantes Folha de S. Paulo, alunos da Casa do Saber, assinantes e associados OSESP, estudantes, professores e terceira idade.

O pagamento pode ser parcelado em até 5x sem juros nos cartões de crédito.

Os ingressos não serão vendidos individualmente.

ONDE COMPRAR: Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 4003.1212 - SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA) e nas seis lojas da Livraria da Vila em São Paulo, a partir de 07 de março de 2012.

Mais informações no site www.fronteiras.com ou pelo telefone (11) 4007.1200.

Fronteiras do Pensamento São Paulo é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio da CPFL e Natura. Universidade parceira: Mackenzie. Promoção Folha de S.Paulo. Parceria cultural: Casa do Saber. Parceiros de mídia: Revista Piauí, TV Cultura e CBN.

Nenhum comentário: