sexta-feira, 2 de março de 2012

APÓS PASSAR PELA ONU, CHEGA À CURITIBA A EXPOSIÇÃO “DE PEITO ABERTO”

Exposição mostra a luta de mulheres contra o câncer

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição fotográfica “De Peito Aberto”, que conta a história de vida de mais de 50 mulheres que enfrentaram a luta contra o câncer. São mulheres entre 18 e 70 anos, do Brasil, Espanha e Estados Unidos, de diversas origens, etnias e classes sociais. A mostra já rodou diversas cidades brasileiras e foi apresentada na sede da ONU, em Nova Iorque, no final de 2011 e na CAIXA Cultural no Rio de Janeiro. A abertura acontece no dia 06 de março às 18h30, com a presença dos idealizadores e curadores Vera Golik e Hugo Lenzi, e a entrada é franca.

A ideia do projeto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã, Andrea, e meu irmão, Peter, estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer, alguns meses depois”, conta Vera.

A exposição tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido – e realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a pacientese torne agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares e médicos de todo o país, que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível, e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado”, conta Hugo Lenzi.

Em 2011, o Projeto também recebeu inúmeros convites, como para abrir a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher, na Câmara dos Deputados, para participar do Seminário da Agência Nacional de Saúde, além de ter sido selecionado pela iniciativa Susan Komen for the Cure, instituição que há décadas trabalha pela conscientização sobre o Câncer de Mama em todo o mundo e pelo apoio às pesquisas pela cura do câncer, para desenvolver e implantar uma Campanha de Conscientização e Mobilização que leve a uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama em regiões de grande densidade demográfica na cidade de São Paulo.

Palestra Interativa:

No dia 21 de março, às 19h, haverá palestra sobre o tema no teatro da CAIXA Cultural. A sessão de diálogo conta com a presença dos mediadores, de pacientes, familiares, amigos, médicos, profissionais de saúde e do público em geral, com o intuito de fornecer informação de qualidade, estimular a conversa sobre o tema e quebrar os paradigmas.

Estará a venda, nesta mesma data, o livro “De Peito Aberto”, lançado em 2010 pela editora Alaúde. A obra, além de relatar a vivência dos autores com o câncer, dá ênfase à questão da humanização da medicina, apresentando entrevistas e imagens das pacientes de todo o Brasil, participantes do projeto “De Peito Aberto” e depoimentos de médicos e familiares, além do relato de desenvolvimento do projeto por todo o país. A ideia é estimular novas iniciativas que contribuam para o enfrentamento e superação de doenças graves e, para a humanização das relações entre pacientes, profissionais de saúde e pessoas envolvidas no processo.

Curadores:

Vera Golik:

Jornalista e escritora, Vera norteou sua carreira à beleza, à saúde, ao bem-estar e à autoestima da mulher. Foi editora especial de beleza e saúde da revista Nova (Cosmopolitan) por oito anos e assinou esta mesma editoria nas revistas Vogue e Elle. Desde 1996, a jornalista presta serviços para a Organização das Nações Unidas, especificamente para o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (ONU Mulheres), além de dirigir a ONG Elas Por Elas, um braço da americana Vital Voices (www.vitalvoices.org), que trabalha pelos direitos humanos e pela inclusão das mulheres na política e na economia. Vera representa ainda a organização como Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Vera ganhou o prêmio Abril de Jornalismo (1990 e 2001) e foi eleita a melhor editora de beleza do Brasil em 1998, em um dos mais reconhecidos eventos de moda do país, o Phytoervas Fashion Awards. Em 2010 recebeu a Medalha Ruth Cardoso pelo Conselho da Condição Feminina de São Paulo e, em 2011, foi nomeada pela American Cancer Society como Embaixadora Global para o Câncer no Brasil, em função da sua liderança na sociedade civil para humanização da medicina, em especial do tratamento do câncer.

Hugo Lenzi:

Fotógrafo desde 1978, Hugo Lenzi iniciou sua carreira no cinema como assistente de câmera em 1972, fazendo os programas Globo Shell Especial. Lenzi foi assistente de fotografia de 1974 a 1977 e montou seu próprio estúdio em 1978, começando a fotografar para as revistas Playboy, Status, Vogue, Moda Brasil, Claudia, Claudia Moda, Nova, Elle, IstoÉ, entre outras publicações. Realizou também trabalhos fotográficos de publicidade para inúmeras agências: Denison, Almap, Lintas, Thompson, Propeg, etc. Entre seus principais clientes diretos estão a Pirelli, Rhodia, Unilever, Santista, Alpargatas, Vila Romana, Petrobrás, Usiminas e outros.

O fotógrafo ganhou em 1996 o prêmio de fotografia da ABIGRAF – Associação das Indústrias Gráficas do Brasil pela campanha de marca do Empório Santa Maria. Atua como colaborador do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), elaborando projetos gráficos e audiovisuais e projetos sociais ligados ao terceiro setor. É sócio-diretor da empresa Fundo Infinito - Comunicação e Responsabilidade Social, assumindo a direção de criação e fotografia de revistas, livros e projetos sociais e culturais voltados principalmente para a auto-estima da mulher. Em 2003, expôs na Bienal de São Paulo na mostra “Talentos da Fotografia”. Desde 2005, vem desenvolvendo com Vera Golik o projeto “De Peito Aberto”, exposição apresentada em 2011 na sede da ONU, em Nova York.

Serviço:

Exposição “De Peito Aberto”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Visita Guiada e abertura: 06 de março às 18h30

Visitação: de 07 de março a 01 de abril de 2012

Horário: De terça a quinta das 9h às 20h, sexta e sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 19h

Ingressos: Entrada Franca.

Informações e agendamento de visitas guiadas: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural


Correção na programação. O horário válido é o abaixo:

10 de março (sábado)

TEMA: NARRATIVAS FAMILIARES

- 14h30 – “Desi”

- 16h20 – “The Marina Experiment”

- 16h45 – Debate: Marina Lutz e Elizabeth Moreschi

TEMA: INSERÇÃO SOCIAL

- 18h – “Síete Instantes”

- 19h50 – “Our City dreams”

- 21h15 – Debate: Helena Freddi e Xênia Melo

Nenhum comentário: