sexta-feira, 2 de março de 2012

Quadrinhos independentes em debate na Gibiteca



A Gibiteca de Curitiba abriga nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, a primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba com o objetivo de debater o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”. A entrada é franca.
“O formato do evento é bastante simples e tem como propostas informar e aproximar os artistas do seu público”, adianta Marcelo de Oliveira, fundador do Estúdio UCM Comics. “Queremos fomentar os quadrinhos independentes em Curitiba, cidade que possui artistas competentes e criativos nessa área”, complementa.
A valorização dos quadrinistas curitibanos está ligada à Editora Grafipar, fundada em 1977 e responsável por lançar no mercado um grande número de artistas gráficos. A importância da Grafipar na área da HQ foi tão expressiva, que vários artistas do eixo Rio/São Paulo adotaram Curitiba para dar vazão às suas publicações. Com o fim da editora, os artistas novamente se espalharam e, desde então, os cartunistas curitibanos precisam fazer o caminho inverso para publicar suas criações.
Marcelo pretende retomar o sucesso das HQs em Curitiba, nos anos 80, quando a cidade foi polo quadrinista. “Está na hora de trazer os nossos artistas para cá novamente, pois eles estão migrando para Rio e São Paulo para lançar seus trabalhos”, enfatiza.
Uma das medidas incentivadoras do Estúdio UCM Comics de Curitiba é a publicação da revista “Fantasia”. No encontro desta terça-feira (7), estará à venda a segunda edição do projeto editorial que leva às páginas da revista cenas do cotidiano curitibano, inserindo o leitor em suas histórias. “A intenção é que o fã de quadrinhos sinta aquilo que imaginamos que o nova-iorquino, leitor de Homem Aranha, sente ao ver sua cidade nas páginas da revista”, destaca Marcelo.

Serviço:
Primeira edição do projeto “UCM Comics Convida”, promovido pelo Estúdio UCM Comics de Curitiba, com debate sobre o universo da produção independente de histórias em quadrinhos. Na ocasião também estará à venda o segundo número da revista “Fantasia#2 – O Senhor do Mundo dos Devaneios”.
Data e horário: dia 7 de março de 2012 (quarta-feira), às 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada franca

Nenhum comentário: