sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Waltel Branco comemora 81 anos


Waltel Branco comemora 81 anos com grandes nomes do violão no Teatro da CAIXA



O show, que faz parte da Corrente Cultural, traz parcerias inéditas entre o músico parnanguara, Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha





Waltel Branco é atração no Teatro da CAIXA, de 05 a 07 de novembro. O show é uma homenagem aos 81 anos do músico e faz parte da Corrente Cultural, evento que durante 12 dias transforma Curitiba em um grande palco para espetáculos, exposições, shows, mostras, entre outras atividades, e conta com a parceria da CAIXA. O espetáculo se completa com a presença de Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha, além da exibição do curta-metragem “Descobrindo Waltel", de Alessandro Gamo.

No repertório do show, encontram-se apenas obras de Waltel: choros, estudos, valsas, chimarrita, minuetos e, para finalizar em grande estilo, uma fantasia para quarteto para violões. Os músicos apresentam obras que vão do popular ao erudito.

Ex-diretor de trilhas da Rede Globo, músico múltiplo e arranjador de primeira grandeza, Waltel trabalhou com nomes como Henry Mancini, João Gilberto, Dorival Caymmi, Tim Maia, Cazuza, Ney Matogrosso, entre tantos outros. Teve músicas gravadas por Elis Regina e Elizeth Cardoso e foi arranjador de muitos nomes da MPB.



Waltel Branco nasceu em Paranaguá em 1929, e escreveu aproximadamente 300 obras para violão, o que o coloca entre um dos mais produtivos compositores para o instrumento no país. Foi homenageado como “Cidadão Benemérito do Paraná”, em 1999, recebeu o “Diploma de Honra ao Mérito do Rio de Janeiro”, em 2000, e “Grão Mestre da Ordem do Pinheiro” do Governo do Paraná, em 2002. Em 2008 teve seu primeiro livro de partituras editado.

"Descobrindo Waltel" - Curta-metragem de Alessandro Gamo, “Descobrindo Waltel” retrata em 15 minutos a vida do músico. O documentário, patrocinado pela CAIXA em 2005, tem no elenco Dom Salvador, Durval Ferreira, Ed Motta, Roberto Menescal, Sergio Cabral, entre outros, e recebeu os prêmios “Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2005, e o prêmio Unibanco de Cinema no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, no mesmo ano.

Cláudio Menandro - Natural de Salvador, reside em Curitiba desde 2000. Em 2007 lançou o CD “Tributo a Waltel Branco” e participou do projeto Circular Brasil, dividindo o palco com Paulo Moura. Trabalhou como arranjador para o CD “Antiquera”, da Orquestra a Base de Cordas, com o violeiro Roberto Corrêa. Em 2008 fez a edição musical do livro “A obra para violão de Waltel Branco”. Este ano prepara o seu próprio livro de partituras, com sua produção para choro. É professor do Conservatório de MPB de Curitiba.



Mário da Silva - Professor de violão clássico da Embap, é especialista em Música de Câmara e mestre em Práticas Interpretativas na Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui dois CDs solo gravados e realizou concertos no Brasil e exterior.



Paulo Porto Alegre - Violonista de referência, compositor e arranjador, foi curador do SESC. Possui um disco solo gravado, além de trabalhos com Trio Opus 12 e o Quarteto Quaternaglia de Violões. Como solista de orquestras, atuou sob regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabchewsky, Mozart Camargo Guarnieri, entre outros. Atualmente, leciona violão na Escola Municipal de Música de São Paulo e é integrante dos grupos Trio Opus 12 de Violões e Núcleo Hespérides de Música das Américas.


Ulisses Rocha - Ex-integrante do grupo D`alma, com nove discos gravados. Já se apresentou com Gal Costa, Zé Renato, Olívia Byington, gravou com Hermeto Pascoal, Roberto Carlos, Marlui Miranda e dividiu o palco com Toquinho, Eliane Elias, Paulo Belinatti e com grupo Boca Livre.



Ficha Técnica



Violonista e compositor: Walter Branco

Violonistas: Cláudio Menandro, Mário da Silva, Paulo Porto Alegre e Ulisses Rocha

Produtor: Álvaro Collaço


Serviço



Música: Waltel Branco

Local: Teatro da CAIXA

Data: De 05 a 07 de novembro

Hora: Sexta 21h e sábado e domingo 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 20h e 18h, respectivamente.

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: