sábado, 30 de outubro de 2010

XX Narrativas do Século XX



Sessão de novembro é a penúltima do projeto XX Narrativas do Século XX





O Teatro da CAIXA apresenta, no dia 03 de novembro, a penúltima sessão do projeto XX Narrativas do Século XX. Os autores desta edição são Thomas Mann, com trechos da obra “Mário e Mágico”, e Amos Oz, com o conto “Cenas da Vida na Aldeia”. Ângelo Esmanhotto é o músico convidado, a direção é de Márcio Mattana e a mediação de Paulo Soethe.



O alemão Thomas Mann, nascido em 1875, é um dos maiores romancistas do século XX. Sua primeira obra, “Os Buddenbrooks” (1901), teve impacto internacional. Posteriormente, “A Montanha Mágica” (1924) estabeleceu Mann como um dos escritores de maior arrojo filosófico na modernidade. Escreveu romances condenando o racismo e o anti-semitismo e, posteriormente, mudou para os Estados Unidos para lecionar na Universidade de Princeton. “Doutor Fausto” é lançado em 1947, retratando a arte da música. Mann foi o Nobel de Literatura de 1929. “Morte em Veneza & Tonio Kröger”, “Confissões do impostor Felix Krull” e “As cabeças trocadas” são clássicos de sua autoria.

Amos Oz nasceu em 1939 em Israel e estudou Literatura e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Publicou, entre 1960 e 1963, seus primeiros contos curtos. Pacifista ativo, Oz combateu em duas guerras e é o principal expoente da literatura israelense, com obras como “Conhecer uma mulher” (1992), “Pantera no porão” (1999) e ”Meu Michel” (2002). Oz já publicou mais de 20 livros em hebraico e 450 artigos para jornais e revistas do mundo todo. Quase toda sua obra está traduzida para o português.

Amos Oz recebeu em 1992 o prêmio de Frankfurt pela Paz e prêmio Israel de Literatura, principal premiação no país. Em 1998, ganhou o prêmio Femina em França e quatro anos depois foi indicado para o Nobel de Literatura. Recebeu o prêmio Internacional Catalunya em 2004 e o prêmio de Literatura do jornal alemão Die Welt. Em 2005, recebeu o prêmio Goethe, como escritor e em 2007, o prêmio Príncipe das Astúrias de Letras.





O projeto propõe uma leitura mensal composta por textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



XX Narrativas do Século XX valoriza a vocalização das leituras e dá atenção à palavra, às melodias e aos ritmos dos textos, por entender que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos.



Serviço XX Narrativas do Século XX – Thomas Mann e Amos Oz Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 03 de novembro Horários: quarta 20h Ingressos: 01 (um) livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: