segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Curta 8 - Festival de Cinema Super-8


6ª edição do “Curta 8 - Festival de Cinema Super-8” movimenta Teatro da Caixa

Único no Brasil, evento desafia grandes diretores como Fernando Severo e Marcos Jorge

O Teatro da Caixa recebe, de 22 a 24 de outubro, a edição 2010 do “Curta-8 - Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”. O festival é o único evento do gênero do Brasil, e um dos poucos do mundo, e apresenta filmes no formato Super 8 produzidos por cineastas do mundo todo.

O Curta 8 exibe filmes realizados a partir de uma oficina na técnica “Tomada Única”, na qual o diretor recebe um cartucho Super-8 para filmar um roteiro de sua escolha, sem a opção de editar o material filmado. A edição deve ser feita na própria câmera e a sonorização é feita ao vivo. Os cartuchos são revelados pela organização do festival e, portanto, o cinegrafista e o público assistem ao filme juntos pela primeira vez. Nesta edição, a inovação fica por conta da participação de mais seis realizadores já consagrados, que foram desafiados a produzir filmes nessas condições. Grandes diretores, como Fernando Severo e Marcos Jorge, estão entre os que aceitaram o desafio.

Com 5 anos de existência, o festival coleciona histórias. Na edição de 2008, foram exibidos 47 filmes de 11 países diferentes, configurando um marco histórico, já que há muito tempo não se via uma concentração tão diversificada de filmes em Super 8 em festivais brasileiros com mostras dedicadas à bitola. Neste mesmo ano foi exibido o filme "Cru", de Fábio Allon, que ganhou prêmios no próprio festival, na 13ª edição do Festival Nacional 5 Minutos, na Bahia, e pelo Porta Curtas, da Petrobras. Ainda nesta edição, foi produzido "Infância de Margot", filmes exibido pela rede MTV.

Em 2009, foi exibida a filmografia completa, pela primeira vez no Brasil, de Ernesto Baca, renomado cineasta argentino que se utiliza do Super 8 e mistura técnicas de filmagem em stop-motion e arte visual, com intervenção na película, pintando, perfurando e manipulando fisicamente o filme. “Avós”, de Michael Wahrmann, foi um dos grandes vencedores neste mesmo ano e, foi exibido em uma seção do 60º Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de estar colecionando prêmios em outros festivais.

“Existe um amplo uso do formato Super 8 como proposta estética, pela aparência sombria e granulada... Mas o recurso está a disposição para ser usado de acordo com a criatividade do realizador”, conta Leandro Bossy, idealizador e curador do festival. “Exemplo disso é que recebemos filmes documentais, ficção e também muitos trabalhos de arte visual. Um exemplo bacana é o filme ‘Die Schneider Krankheit’, exibido em 2009, que mistura ficção e documentário de uma forma bem humorada, e foi um dos filmes Super 8 que mais participou de festivais no mundo todo. Costumo dizer que o Super 8 é mais uma caneta a disposição para você escrever, mas o que vai escrever com ela, você escolhe”.

O Curta 8 foi criado em 2005, simultaneamente à Mostra de Cinema em Super-8 do 9º Festival de Cinema Vídeo e DCine de Curitiba, e se consolidou como evento mundial do gênero. “Na mostra em questão, reuni trabalhos de várias épocas, muitos premiados em diferentes festivais do país e, a partir daí, mantive a proposta de realizar uma mostra semelhante todos os anos, em função da carência do formato Super 8 nos festivais”, explica Leandro. “Em 2008, com o apoio da Caixa, consegui alguns parceiros fora do país, o que possibilitou trazer um oficineiro de Suécia que ministrou um curso inédito de revelação caseira de filmes Super 8, além de tornar possível que o Curta 8 se tornasse uma das maiores iniciativas já realizadas no país, a fim de divulgar e restaurar a memória do formato no Brasil”, completa Leandro.

De lá para cá, o Festival cresceu e se consolidou, sendo hoje uma referência internacional dentro da chamada “bitola estreita”. Nesta edição o Curta-8 terá troféus para melhor Atuação, Sonorização, Fotografia, Produção de Arte, Montagem em Película, Filme Júri Oficial (finalizado em Super-8), Filme Júri Oficial Tomada Única, Filme Júri Oficial (finalizado em vídeo), Filme Júri Popular e Filme Estrangeiro.

Um pouco da história do Super-8

No dia 8 de maio de 1965 a Kodak anuncia o lançamento de um novo formato de película, uma idéia simples inspirada na proposta, “aperte o botão que nos cuidamos do resto”. Nascia assim o Super-8, iniciativa que seria responsável por uma revolução cinematográfica em todo o mundo.

O foco de mercado eram os filmes domésticos. Por conta disso as câmeras se tornaram mais compactas e com ajustes automáticos de exposição. O suporte Super-8 foi apenas uma evolução do antigo filme 8mm já utilizado profissionalmente, porém com uma perfuração reduzida, o que deu espaço para aumentar o tamanho do fotograma e inserir uma pista magnética para captação de som direto.

Tudo isso, aliado à praticidade do filme acondicionado em um cartucho, contribuiu para democratizar a produção audiovisual. Até meados da década de 70 ainda existiam laboratórios que faziam a revelação deste tipo de material no Brasil e os filmes podiam ser encontrados em qualquer loja de artigos fotográficos. O surgimento do vídeo na década de 80, entretanto, marcou o fim dos laboratórios de revelação de Super-8, por representar uma alternativa mais viável comercialmente o vídeo ganhou espaço.

Hoje o Super-8 representa uma forma de expressão audiovisual amplamente utilizada em vários países sendo aplicado a vídeoclips, publicidade e filmes independentes. No Brasil o formato está restrito a poucos realizadores e raros festivais ainda prestigiam esta bitola que foi a escola de renomados cineastas da atualidade. O primeiro Festival Brasileiro do Filme Super-8, realizado em Curitiba, em 1974, com uma segunda edição em 1975, foi o pontapé inicial dos grandes festivais brasileiros que passaram a prestigiar a pequena bitola. Curitiba foi um representativo pólo da produção independente em Super-8. Filmes paranaenses deste período colecionaram prêmios em vários festivais no Brasil, sendo inclusive reconhecidos no exterior como o trabalho dos irmãos Wagner, pioneiros na animação no Paraná, com três filmes selecionados para o Canadian International Amateur Film.

Serviço

Cinema: “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”

Local: Teatro da Caixa

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II

Data: De 22 a 24 de outubro

Horários: Sexta e sábado 19h e domingo às 17h e 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir de uma hora antes do início da exibição.

Bilheteria: (41)2118-5111

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: