sábado, 16 de outubro de 2010

Adolescentes: Quem Ama, Educa!


Adolescentes: Quem Ama, Educa!
de Içami Tiba


Dr. Içami Tiba fala sobre os desafios de educar na nova versão de Adolescentes: Quem Ama, Educa

Atualizada e ampliada, a versão discute as dificuldades de educar filhos em uma sociedade que tenta aprender a lidar com a força das mídias sociais, com a falta de tempo e com as questões inerentes à adolescência

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. A nova versão do best-seller - cuja primeira publicação acaba de completar cinco anos com mais de 500 mil exemplares vendidos, pela Integrare Editora - chega às livrarias de todo o País totalmente atualizada e ampliada. A obra apresenta aos pais e educadores meios para lidarem com seus filhos e alunos, sugestões para formar cidadãos éticos e responsáveis e propõe caminhos para interagir melhor com a Geração Y - a nova geração de adolescentes que começa a ingressar no mercado de trabalho. O autor sugere ainda como administrar conflitos considerados naturais durante esta fase. O importante, segundo o especialista, é evitar que eles se transformem em confrontos, que são justamente a imposição de uma ideia sobre a outra.

Nesta nova edição, dr. Tiba explica que a necessidade de atualizar o livro surgiu a partir do processo da mudança evolutiva da sociedade globalizada: “nesta atualização eu deposito esperanças de que os mais belos, mesmo que ferrenhos conflitos, sejam resolvidos; as dúvidas e diferenças esclarecidas, os conhecimentos sejam multiplicados - para que todas as gerações possam voar juntas.” O autor insiste nos objetivos de fazer do filho um cidadão ético e feliz para que os pais se tornem materialmente desnecessários, porém afetivamente importantes.

Adolescentes globalizados

“Adolescentes: Quem Ama, Educa!” trata diretamente da grande tarefa e responsabilidade de pais e educadores ao lidar com os adolescentes de hoje, muito informatizados, globalizados, integrados às mídias sociais e mais independentes do que os do passado. O médico psiquiatra afirma que hoje a fase da adolescência chega cada vez mais cedo – exemplo disso é o das crianças que se comportam e consomem produtos para adolescentes (a geração tween) e acaba mais tarde, com filhos formados que não se sustentam sozinhos (geração carona). “É preciso lidar com essa nova realidade e minimizar prejuízos para pais, filhos e educadores” – comenta dr. Tiba.

Dividido em quatro partes, o livro discute temas mais do que atuais como a visão da adolescência hoje. Expõe questões interessantes como o sexo e a gravidez na adolescência, o uso de drogas, as relações entre pais e filhos, entre estudo e trabalho - questões ligadas à educação financeira, à falta de tempo dos pais e ao Ciberbullying também estão em debate na obra.

Por fim, aponta as visíveis diferenças entre as diversas gerações, amplamente discutidas no capítulo “Avós analógicos, pais analógicos-digitais e filhos digitais”. O educador oferece uma radiografia precisa das gerações “X”, “Y” e “M”. Embora considere que existam diferenças entre as gerações, dr. Tiba pondera que uma geração é a base da outra, quer genética ou memeticamente (de acordo com o psiquiatra, “memes são unidades de herança cultural”). Através de lúcida análise, dr. Içami Tiba diz aos pais, à família e aos educadores em geral que só uma firme educação pode dar bons frutos.

Segundo o autor, mais do que classificar as gerações por meio de datas de nascimento como é feito, é preciso estar atento às suas características, pois são elas que determinam as mudanças. De acordo com dr. Içami Tiba, “atualmente, há muitos ambientes onde convivem 5 gerações: da Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1940), os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960), geração X (entre 1960 e 1980), Y (de 1980 a 1999) e M (de 2000 até hoje), a mais recente. O especialista comenta que é preciso mudar a forma de encarar os acontecimentos: “Não se trata mais de uma questão de certo ou errado, mas sim de diferenças. Não é uma questão de confronto, mas de conflitos de interesses a serem resolvidos”. Para dr. Tiba quanto mais as diferenças forem trocadas, absorvidas, assimiladas e praticadas, mais ricas tornar-se-ão as pessoas: “A sociedade melhorará sua qualidade de vida como um todo e a grande beneficiária será a humanidade”, completa.





o Autor:

Sobre o autor

Içami Tiba é psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e já realizou mais de 76 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias em clínica particular. Seus 28 títulos ultrapassam 4 milhões de exemplares vendidos. Proferiu mais de 3.300 palestras, no Brasil e no exterior, para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações e instituições. Entre seus títulos publicados pela Integrare Editora estão: Adolescentes: Quem ama, Educa!; Disciplina: limite na medida certa – Novos Paradigmas; Ensinar Aprendendo – Novos paradigmas na Educação; Seja Feliz, Meu Filho. Edição ampliada e atualizada; Educação & Amor; Juventude & Drogas: Anjos Caídos; Quem ama, Educa! Formando cidadãos éticos; Família de Alta Performance: Conceitos contemporâneos na educação; Conversas com Içami Tiba; Homem Cobra, Mulher Polvo.




BATE PAPO E AUTOGRAFOS
Livraria Saraiva

Autor: Içami Tiba

Tema: Adolescentes: Quem Ama, Educa!

Data: 19 de Outubro de 2010
Horário: 19 Horas
Local: Shopping Iguatemi Cidade: Campinas, SP


A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de seus lançamentos para uma entidade não governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial. Por essa razão, destina um porcentual da venda desta obra para o Instituto Ayrton Senna.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Aos leitores desta obra, desejo sabedoria para apreender destas páginas mensagens otimistas que levem à construção de um novo jeito de olhar para a nossa juventude, pronta a deixar sua marca renovadora na história deste imenso país”.

                Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna.

um lançamento

Nenhum comentário: