quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Trombonista Osmário Jr. faz show de lançamento de livro sobre o chorão Candinho



O trombonista e escritor Osmário Jr. lança o livro “Cândido Pereira da Silva: ‘chorão’, compositor e trombonista brasileiro”, neste domingo (05/11) às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba. O show de lançamento deste livro, além de apresentar a figura de Candinho à comunidade como personagem essencial da música brasileira, irá trazer sua época ao presente. A entrada é gratuita.
A apresentação conta com o acompanhamento de um grupo seleto de músicos atuantes em Curitiba. Nos sopros participam a flautista Marcela Zanete; Marcelo Oliveira, no clarinete e Bruno Brandalise, na tuba. Acompanham ainda Julião Bohêmio, no cavaco e Lucas Melo, no violão de 7 cordas, e com as percussões asseguradas por Vina Lacerda, no pandeiro e Denis Mariano, na bateria.
Sobre o livro - Trata das contribuições de Cândido Pereira da Silva – Candinho Trombone (1879 – 1960) –, “chorão carioca”, trombonista, compositor e músico de banda à música brasileira. Apresenta-o através de um “esboço biográfico”, situando-o socioculturalmente. São levantadas fontes primárias de periódicos da época e são investigados relatos sobre Candinho na literatura do choro. Além disso, sua atuação no início da indústria fonográfica brasileira revela seu trabalho com o bombardino.
Os resultados desta pesquisa interdisciplinar mostram Candinho como referência no desenvolvimento da música popular brasileira. A trajetória de Candinho também tem relevância para a história do “trombone erudito” devido a sua participação na Sociedade dos Concertos Sinfônicos, na Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros grupos. O diálogo interdisciplinar com a etnomusicologia e com a sociologia caracteriza Candinho como exemplo da inserção do povo negro na sociedade brasileira através da música.

Serviço:
Osmário Jr. lança livro “Cândido Pereira da Silva: ‘chorão’, compositor e trombonista brasileiro”

Data: 05 novembro
Horário: 11h30
Local: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem
Entrada franca

Nenhum comentário: