quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Mês da Consciência Negra tem programação cultural diversificada


Para celebrar o mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural de Curitiba está com uma intensa programação em diversos pontos da cidade. De 1º a 25 de novembro são diversas atividades que vão desde rodas de leitura, exposições, Marcha do Orgulho Crespo, Seminário Cidadania e Direito nos Terreiros, até a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que tem o apoio da FCC. A temática em torno do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi de Palmares, em 1695, tem o objetivo de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Nesta quarta-feira, (01/11) será realizada a roda de diálogos e reflexões “Década Internacional de Afrodescendentes”, no Memorial de Curitiba, das 14h às 17h. O evento, gratuito, pretende debater a construção de políticas de promoção da igualdade racial a partir dos temas propostos pela ONU para a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024), que são: justiça, reconhecimento, desenvolvimento e enfrentamento às discriminações múltiplas ou agravadas. O espaço ainda recebe na quarta a instalação artística “In Memorian”, aberta ao público até 3 de dezembro.
No sábado e domingo (4 e 5/11), das 9h às 18h, produtos exclusivos e autorais desenvolvidos por artesãos e empreendedores afrodescendentes estarão disponíveis na Feira Especial do Mês da Consciência Negra, na Praça do Iguaçu, onde é realizado o Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba.
O grande destaque será o Pavilhão Étnico deste domingo, que trará temas africanos, com a apresentação do Coral Vozes de Angola e Ottava Bassa. Criado em 2001, o grupo é formado por 10 jovens universitários angolanos, todos deficientes visuais. Eles são refugiados da guerra civil que assolou o país e usam a música para se comunicar com o mundo.
A programação completa do Mês da Consciência Negra está disponível aqui.

Nenhum comentário: