segunda-feira, 6 de março de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

OFICINA REVELA OS DESAFIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Atividade faz parte do evento Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, exposição interativa que fica em cartaz até o dia 30 de abril

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, de 7 a 10 de março, oficina com a diretora de Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A africana Inno Sorsy, professora, especialista em técnica vocal e dramaturga que mora em Londres, estará em Curitiba para explorar o rico universo da contação de histórias. Para participar da oficina “A arte de contar histórias”, os interessados, a partir de 16 anos, devem fazer sua inscrição pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, de 1 a 5 de março. As vagas são limitadas. A oficina com 12 horas de duração, é gratuita e haverá tradução, pois a atividade será em inglês.

Inno diz que a oficina é para qualquer pessoa que queira olhar para a estrutura da história, sem se prender aos detalhes. “Já participaram professores, artistas, engenheiros. Não importa o que a pessoa faça. Quem participa aprende como se lembrar das histórias para contá-las efetivamente”, afirma. Ela ressalta que a forma como nos lembramos de quaisquer acontecimentos se revela como uma contação de histórias. “Os cientistas já demonstraram os efeitos da contação de histórias no cérebro”, diz ela.

Inno fala ainda da importância das histórias na vida das pessoas. “Elas nos fazem pensar na relação que temos com a gente mesmo, com outras pessoas. Elas nos desafiam”, completa. Ao falar do efeito das histórias sobre as crianças, Inno diz que “elas (as crianças) são mais abertas, pensam mais e filosofam mais do que os adultos para tentar entender o mundo em que vivem”. “Mas isso não envolve moral da história”, enfatiza. “A moral da história é a morte da história.”

Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz é uma exposição interativa que usa grandes elementos visuais e mistura teatro e contação de histórias. O enredo é inspirado no conto popular dos povos nômades do norte da África. A partir da abertura da exposição, dia 4 de março, durante a semana, de terça a sexta-feira, o público poderá visitar a instalação interativa e percorrer o cenário repleto de tapetes enquanto escuta a história simultaneamente. Aos sábados e domingos, haverá performance dos atores que narram as aventuras do jovem herói Shtim Shlim.

Serviço
Oficina: “A arte de contar histórias”, com Inno Sorsy
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 7 a 10 de março (terça a sexta-feira)
Horário: 17h às 20h
Inscrições: de 1 a 5 de março pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br (vagas limitadas)
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427


Nenhum comentário: