sexta-feira, 29 de abril de 2016

III FESTIVAL DE FINOS FILMES ANUNCIA CURTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS INÉDITOS SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA




  • Dos 700 realizadores que inscreveram os seus curtas-metragens no III Festival de Finos Filmes, 16 participarão da competição oficial do evento que, de 6 a 10 de maio, ocupará as salas do Museu da Imagem e do Som (MIS) e FAAP.
  • A abertura oficial será no dia 5 de maio, no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo, com apresentação de produções recentes de curta-metragem da Finlândia, resultado da parceria entre o Festival de Finos Filmes, a Finnish Film Foundation e a Av-arkki (The Distribution Center for Finnish Media Art).
  • Dos 16 selecionados, 4 são brasileiros e 12, internacionais. Além dos dezesseis curtas-metragens em competição, o festival conta com exclusivo panorama do cinema finlandês. Haverá, também, um programa especial de animações holandeses, além de debates sobre habitação urbana e sobre o mercado nacional de curta-metragem.
  • Na programação também Mostra Holandesa de Animação, resultado de parceria com a EYE International pelo segundo ano seguido. Serão exibidos curtas-metragens animados, destaques da cinematografia holandesa, incluindo "(Otto)", o novo filme dos realizadores de “A Single Life”, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.


Mostra Competitiva - Dentre os escolhidos, representantes da Nova Zelândia, Alemanha, Grécia, Turquia, Argentina, Israel, Filipinas, Hungria, França, Austrália e Cuba e, Brasil. São quatro filmes nacionais em competição: os inéditos "Olhos Sujos de Azul", de Bia Vilela (São Paulo), e “Cartas” de David Mussel (Rio de Janeiro); “Ilha” (Paraíba/Rio Grande do Norte), de Ismael Moura e o premiado “Edifício Tatuapé Mahal”, de Fernanda Salloum e Carolina Markowicz (São Paulo). Todas as obras internacionais serão exibidas em São Paulo pela primeira vez. A maioria delas também passou por grandes festivais internacionais, como Locarno, Toronto e Clermont Ferrand.

Premiação e Júri - Serão premiados Melhor Filme, Melhor Filme Nacional, Melhor Roteiro, Melhor Direção e Prêmio de Reconhecimento Artístico. A escolha caberá ao júri formado por João Paulo Miranda, diretor e roteirista do curta “Command Action”, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2015 e do curta “A Moça que Dançou com o Diabo”, que estreia na seleção oficial do Festival de Cannes 2016, concorrendo à Palma de Ouro; Hamy Ramezan, diretor e roteirista finlandês-Iraniano, cuja produção Listen abre o III Festival de Finos Filmes (antes, foi apresentada na Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Toronto, além de ser premiado no Festival de Tribeca); e Rungano Nyoni, da Zâmbia, diretora e roteirista de diversos curtas-metragens, exibidos em mais de 200 Festivais ao redor do mundo – incluindo, em 2012, uma nomeação para o BAFTA.

Curadoria e Realização – A curadoria e realização está a cargo de Felipe A. Poroger, roteirista e diretor de curtas (“O Filho Pródigo”, premiado no CINE-PE, nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz; O Terno: Classic Albums”, “Enquanto o Sangue Coloria a Noite, Eu Olhava as Estrelas” e, em 2016, “Aqueles Anos em Dezembro”, selecionado para o É Tudo Verdade), que circularam – e ainda circulam – por diversos festivais, dentre eles o Festival de Gramado, É Tudo Verdade, Curta Cinema, Olhar de Cinema, Curta Brasília e outros. Apoio: MIS – Museu de Imagem e Som, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Folha de S. Paulo, Caixa Belas Artes, Estudio JLS e UpMix.  Parceria: Finish Film Foundation, Av-Arkki – Distribution Center for Finnish Art Media e Eye International – Marketing & Promotion of Duch Films

Acesse a programação completa em facebook.com/finosfilmes

Serviço:
III Festival de Finos Filmes,  de 6 a 10 de maio, São Paulo. Ingressos gratuitos nas bilheterias dos cinemas.
Caixa Belas Artes | R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo – SP (abertura, para convidados)
MIS – Museu da Imagem e do Som | Auditório  - Av. Europa, 158 - Jardim Europa, SP
FAAP– Fundação Armando Álvares Penteado | Auditório 1 - R. Alagoas, 903 - Higienópolis, SP


Nenhum comentário: