quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EX-ALCÓOLATRA LUTA POR SEGUNDA CHANCE EM LEITURA DE QUADRINHO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Estética infantil e conteúdo adulto estão em A vida de Jonas, obra levada ao palco no dia 27 de janeiro pelo projeto Cena HQ

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro da programação do projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho A vida de Jonas no dia 27 de janeiro (quarta-feira), às 20h. O autor da obra, Magno Costa, estará presente para um bate-papo com o público logo após a apresentação ao lado dos atores e do diretor Paulo Biscaia.

O livro A vida de Jonas – que conta com o trabalho de Marcelo, irmão gêmeo do autor, nas cores – parece inspirado nos fantoches do clássico Muppets, criados pelo norte-americano Jim Henson para cinema e televisão. O conteúdo, no entanto, é bem diferente. Se à primeira vista a estética da obra parece infantil, logo nota-se que a narrativa mergulha num mundo repleto de densos dramas adultos permeados pelo vício, pela culpa, autopiedade e egoísmo.

Ex-alcoólatra, desempregado e abandonado pela esposa, Jonas luta para se regenerar e ter uma segunda chance na vida, precisando enfrentar fantasmas do passado e alguns perigos pelo caminho.

A vida de Jonas relata expressões singelas e ao mesmo tempo intensas de uma reabilitação, como o momento em que o protagonista faz compras e fica parado na seção de bebidas, pensativo. Revela ainda momentos de raiva, compaixão, de perda dos amigos, retratando um personagem na essência de sua humanidade.

Os autores
Nascido no Paraná e radicado há mais de 20 anos em São Paulo, Magno costuma trabalhar em parceria com o irmão Marcelo desde o início da carreira. A dupla faturou, em 2012, o 24º Troféu HQ Mixna categoria Novo talento.

Entre suas principais obras, estão Matinê, de 2011, repleta de ação e inspirada nos filmes de Tarantino e John Woo. A HQ com dois volumes acabou virando filme em 2013, dirigido por Elder Fraga e com atuação de Júlio Rocha. Ainda em 2013, lançaram Oeste vermelho, uma briga literalmente entre gatos e ratos inspirada nos filmes de Sergio Leone e John Ford.

Cena HQ
Bicampeão do Troféu HQ Mix 2015 na categoria Produção para Outras Linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores.

Serviço:
Leitura cênica: Cena HQ – A vida de Jonas
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 27 de janeiro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: