O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba recebe neste fim de semana o maestro italiano Massimiliano Carraro para duas apresentações da “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868). O programa será apresentado na Capela Santa Maria - Espaço Cultural, nesta sexta-feira (10), às 20h, e sábado (11), às 18h30. O concerto terá acompanhamento de Clenice Ortigara (piano) e Ben Hur Cionek (órgão).
A “Petite Messe Solennelle” pode ser considerada como o “testamento espiritual” de Rossini, talvez um presságio de sua morte próxima. Foi escrita em 1864 e obteve grande sucesso em sua época. A obra tem 14 movimentos ricos em inventividade harmônica e melódica, e se caracteriza por uma alternância entre música sacra e profana. É considerada uma obra-prima do compositor italiano, conhecido sobretudo por suas óperas, como O Barbeiro de Sevilha (1816), Cinderela (1817) e Semiramide (1823).
Para que o público possa conhecer mais sobre a obra e sobre o compositor Gioachino Rossini, as apresentações são antecedidas por uma breve palestra da cantora lírica Priscilla Battini Prueter, mestre em Música pela UFPR e especialista em regência coral. As palestras começam 45 minutos antes de cada espetáculo.
O
regente Massimiliano Carraro é nascido em Milão, onde também
desenvolveu sua trajetória musical. Diplomou-se em piano, cravo, órgão,
composição polifônica vocal, regência coral, composição e regência no
Conservatório Giuseppe Verdi. De 1975 a 1992, foi professor de piano e
composição na Escola Municipal de Música de Milão, quando colaborou com
importantes instituições de formação, como a Escola de Fiesole e a
Escola de Formação e Desenvolvimento do Teatro alla Scala de Milão, o
Teatro Régio de Turin e o Teatro da Ópera de Roma. Participou de
concertos pela Europa com alguns dos mais importantes cantores líricos
italianos.
Referência em música vocal
- O concerto é o primeiro do Coro da Camerata nesta temporada de 2015,
patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. O Coro da Camerata é
atualmente uma das principais referências da música vocal no Brasil. Ao
abordar diferentes vertentes, com a incorporação da música
contemporânea e estreias de peças escritas especialmente para o grupo, o
Coro adquiriu a marcante característica de transitar com autoridade por
um vasto e eclético repertório. O investimento em espetáculos
diferenciados e a realização de grandes apresentações renderam ao grupo
reconhecimento que extrapolou fronteiras.
Entre
os concertos internacionais mais significativos destaca-se a turnê por
cinco cidades alemãs, cantando “a cappella” e com a Orquestra de Câmara
da Philarmonica de Arad (Romênia), em 2006. No ano seguinte, o grupo
excursionou por Portugal, acompanhando a Orquestra Sinfônica da Póvoa do
Varzim, a convite do 29º Festival Internacional de Música do Algarve.
Em 2008, integrou o 8º Simpósio Mundial de Música Coral, realizado em
Copenhague (Dinamarca), quando apresentou os espetáculos “Cores do
Brasil” e “Lampejos da Música Sacra no Brasil”.
A
participação no 18º Festival Corale Internazionale – La Fabbrica Del
Canto, na Itália, em 2009 – resultado do sucesso alcançado na Dinamarca
–, fez com que o Coro levasse quatro programas diferentes para uma série
de dez concertos pela região da Lombardia, com início na cidade de
Legnano e término em Milão. A performance obteve críticas favoráveis da
imprensa europeia, que elegeu o Coro da Camerata como um dos dez
melhores grupos vocais da atualidade. Em 2013, o grupo representou o
Brasil na Bienal de Coros de Aachen (3ª Internacional Chorbiennale), na
Alemanha, ao lado de diversos grupos internacionais e dos melhores coros
profissionais alemães, interpretando programas de música popular e
música sacra brasileira.
A
versatilidade do Coro da Camerata tem se confirmado com a realização,
nos últimos anos, de programas cênicos que valorizam a qualidade
musical, somada à criatividade no uso da expressão corporal, figurinos,
maquiagem, adereços, cenário e luzes. O trabalho vitorioso do grupo teve
o respaldo de nomes consagrados na música, como a cantora lírica Neyde
Thomas, orientadora de técnica vocal no período de 1992 a 2011; o
maestro Wagner Polistchuk, que assumiu a direção artística da Camerata
Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra) de 2009 a 2011; e a regente
titular do Coro, Helma Haller, de 2009 a 2012. Em 2013 e 2014, a
maestrina cubana Maria Antonia Jimenez assumiu a regência. Atualmente, a
maestrina Mara Campos está à frente do Coro da CAC como regente
titular.
Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
“Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868)
Regência: Massimiliano Carraro (Itália)
Piano: Clenice Ortigara. Órgão: Bem Hur Cionek
Palestrante: Priscilla Battini Prueter
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas e horários:
10 de abril de 2015 (sexta-feira), às 20h. Pré-concerto às 19h15
11 de abril de 2015 (sábado), às 18h30. Pré-concerto às 17h45
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Informações: (41) 3321-2840 e 3321-2842
PROGRAMA
Gioachino Rossini (1792-1868)
Petite Messe Solennelle
Gioachino Rossini (1792-1868)
Petite Messe Solennelle
Primeira Parte
1. Kyrie (solistas e coro)
2. Gloria (soprano solo e coro)
3. Gratias Agimus (trio contralto, tenor, baixo)
4. Domine Deus (tenor solo)
5. Qui Tollis (dueto soprano, contralto)
6. Quoniam (baixo solo)
7. Cum Sancto Spiritu (solistas e coro)
1. Kyrie (solistas e coro)
2. Gloria (soprano solo e coro)
3. Gratias Agimus (trio contralto, tenor, baixo)
4. Domine Deus (tenor solo)
5. Qui Tollis (dueto soprano, contralto)
6. Quoniam (baixo solo)
7. Cum Sancto Spiritu (solistas e coro)
Segunda Parte
8. Credo (coro)
9. Crucifixus (soprano solo)
10. Et resurrexit (solistas e coro)
11. Preludio (piano solo)
12. Sanctus (coro à capela)
13. O Salutaris Ostia (soprano solo)
14. Agnus Dei (solistas e coro)
8. Credo (coro)
9. Crucifixus (soprano solo)
10. Et resurrexit (solistas e coro)
11. Preludio (piano solo)
12. Sanctus (coro à capela)
13. O Salutaris Ostia (soprano solo)
14. Agnus Dei (solistas e coro)
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