Repertório para cordas e sopro será apresentado no sábado, 10 de janeiro, dentro da programação da Oficina de Música
Durante 2014, o projeto "Temas: Obras para cordas e sopro" levou semelhanças entre as obras do compositor alemão Johannes Brahms
e o russo Serguei Prokofiev para os palcos de Curitiba e do Paraná. A
série chega agora ao fim com um concerto neste sábado, dia 10 de
janeiro, às 18h30, no Teatro do Paiol. A apresentação faz parte da
programação da Oficina de Música de Curitiba.
Separados por fronteiras e por alguns anos de vida, Brahms e Prokofiev apresentaram alguma semelhança em suas obras durante um período. É isso que o quinteto formado por Maria Ester Brandão (primeiro violino), Alexandre Brasolim (segundo violino), Alexandre Razera (viola), Maria Alice Brandão (violoncelo) e Marcelo Oliveira (clarineta) reuniu no programa, que conta com "Quinteto para clarineta e cordas opus 115", de Brahms, e "Abertura sobre temas hebreus", de Prokofiev.
"Queríamos
aproveitar os termos de importância e relevância das músicas e dos
participantes do projeto", explica o clarinetista do projeto, Marcelo
Oliveira. As
peças estrategicamente se complementam e têm formações quase idênticas,
com solos de clarineta, violinos, viola e violoncelo. Ao quinteto de
cordas e sopro soma-se um piano na composição do autor russo, executado
por Rodrigo Oliveira.
"Juntar as duas obras foi natural pela qualidade delas e também pela formação parecida", acrescenta o clarinetista.
A obra de Prokofiev, mais festiva, fecha o programa que inicia em um
mergulho de sensações dramáticas e escuras preparadas por Brahms.
Quinteto para clarineta e cordas opus 115
Obra do compositor alemão Johannes Brahms
(1833 - 1897), foi uma das suas últimas composições, escrita em 1891,
época em que se encantou pela clarineta e voltou a compor após anunciar
sua aposentadoria um ano antes. É uma de suas fases mais festejadas. Tem
um quê de melancolia e um toque cigano em partes mais lentas.
Abertura sobre temas hebreus
Composição
do russo Serguei Prokofiev (1891 - 1953), uma das figuras mais
importantes da música soviética e que foi um dos mais celebrados
compositores do século 20. Escreveu a peça em 1919, durante uma visita
aos Estados Unidos. A obra contempla uma sonoridade com traços e
elementos judaicos, encerrando o programa para cima.
O projeto
"Temas:
Obras para cordas e sopros" foi contemplado pelo Mecenato da Fundação
Cultural de Curitiba e conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Com
produção Bruna Bayley, o projeto tem apoio da Sanepar, Museu Oscar
Niemeyer, Padaria América e L'Osteria Concheta.
Serviço:
"Temas: Obras para cordas e sopro"
10 de janeiro, sábado, 18h30
Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
R$ 10 e R$ 5
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