quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mônica Salmaso é atração em nova montagem do show Noël



O show Noël foi remontado e será apresentado no Teatro do Paiol na sexta-feira e sábado (5 e 6), às 20h, e no domingo (7), às 19h. O show, que é uma homenagem ao poeta carioca Noel Rosa, foi apresentado em Curitiba no ano 2006 e foi um sucesso de crítica e público. A relação entre o clássico da MPB e a música contemporânea é um um dos fatores que torna este trabalho um fenômeno. Uma das características do show é a participação especial de uma cantora em cada apresentação. Nesta nova edição a convidada é Mônica Salmaso.
Dar continuidade ao trabalho era um desejo antigo dos músicos do Noël. “Viajar pelo país com este trabalho que ainda tem potencial para crescer e que ainda nos motiva é um sonho”, comenta o ator e cantor Marcio Juliano, idealizador do projeto. Além de Marcio Juliano, Noël traz ao palco o percussionista e flautista Gabriel Schwartz, o violonista Ale Age, o pianista Marcelo Torrone, o clarinetista Sergio Albach - diretor artístico da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba, curador da Oficina de Música de Curitiba e diretor musical do trabalho - e o diretor da Companhia Brasileira de Teatro Marcio Abreu, responsável pela direção cênica do espetáculo.
O homenageado - O repertório é composto por 17 composições de Noel. O poeta da Vila, como era conhecido, morreu precocemente aos 26 anos de idade. Desenvolveu a sua obra de 1929 a 1937, tornando-se a principal referência como compositor popular de seu tempo no Brasil. “O que me motivou a cantar Noel Rosa foi a importância da sua obra. Suas letras e melodias são tão precisas e, ao mesmo tempo, tão irreverentes. Ele transformava os pequenos fatos do dia a dia em poesia. Era genial, revolucionou a música popular brasileira por meio da simplicidade, sabia como ninguém descrever tipos, contar histórias, revelar o cotidiano”, declara Juliano.
Poucos tiveram tanta influência na música nacional em toda a sua história. Noel Rosa foi referência básica para seus contemporâneos e seus sucessores. “Estou contente com o convite, pois Noel é um dos grandes compositores brasileiros. Quem gosta e trabalha com música brasileira, como eu, fica muito feliz em "visitar" as músicas dele e homenageá-lo. É muito incrível que tenha vivido tão pouco e produzido tanta coisa boa”, declara Mônica Salmaso.
O repertório sofreu pouca alteração, porém os arranjos foram aprimorados para o novo show, que não é de samba tradicional. “As músicas estão recebendo naturalmente um novo tratamento nesta remontagem, uma nova escuta, afinal todos nós nos modificamos neste período. O perfil diversificado dos músicos e suas diferentes influências enriquece muito o trabalho. Seguimos no caminho do experimental, do contemporâneo, sem usar clichês para fazer jus aos termos”, conta Albach.
A última montagem contou com mais de 40 apresentações durante quatro anos, em várias capitais brasileiras, inclusive na terra do poeta, atingindo cerca de 15 mil pessoas. O sucesso culminou em 2009 com o lançamento do CD com as músicas do show.
Mônica Salmaso - Nascida em São Paulo, gravou em 1995 o CD “Afro-Sambas”, com o violonista Paulo Bellinati. Por este trabalho, foi indicada para o Prêmio Sharp, em 1997, como Revelação na categoria MPB. Em 1998 lançou o CD “Trampolim” e venceu o Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal. Gravou em 99 seu terceiro CD “Voadeira”.
Na edição de 4 de fevereiro de 2002 do “The New York Times”, o crítico Jon Pareles coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira. Em 2004 lançou seu quarto CD “Iaiá”, pela Biscoito Fino. Participou do CD “Carioca”, de Chico Buarque. Seu CD “Noites de gala, samba na rua”, com músicas de Chico Buarque e participação especial do grupo Pau Brasil, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Durante o ano de 2008, fes uma turnê pelo Brasil que gerou o DVD e o CD “Noites de gala, samba na rua” ao vivo. Com seu último trabalho “Alma Lírica Brasileira” recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora de MPB. Em 2013 o DVD deste mesmo trabalho, dirigido por Walter Carvalho, recebeu o 24º Prêmio da Música Brasileira de Melhor DVD.

Serviço:
Remontagem do show musical Noël.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº).
Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2014, sexta-feira a domingo, às 20h (sexta e sábado) e às 19h (domingo).
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).

Nenhum comentário: