quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Casa de Rui Barbosa | Agenda 01-31.12 2014

     Abertura da exposição
"Folhetos de cordel portugueses:
coleção Arnaldo Saraiva"
11.12
quinta, 17h    A mostra tem como objetivo apresentar a continuidade secular que liga o folheto de cordel português ao nordestino, que nele se origina, gráfica e ideologicamente, demonstrando inclusive a manutenção, por períodos de tempo muito vastos, de ciclos temáticos, bem como o compartilhamento, no aspecto plástico dos folhetos, da arte da xilogravura e das artes tipográficas entre Portugal e Brasil. Exibição de cerca de uma centena e meia de folhetos, cobrindo mais de três séculos e meio da literatura de cordel em Portugal. Evento composto também com mesa-redonda com Alexei Bueno, Alberto da Costa e Silva e Arnaldo Saraiva. Sala de cursos e Museu.
    
     INFANTOJUVENIL
07.12
domingo, 14h30
    Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Esta edição tem como tema as estações do ano. A programação inclui visita dramatizada ao museu, contação de história e oficina de confecção de flores de papel crepom. Museu e jardim. Entrada franca.
    
     EXPOSIÇÃO
até 02.01.2015
segunda, 18h
    O café no Brasil: um olhar a partir da vida privada
A mostra é uma oportunidade de visitar o cotidiano de famílias envolvidas no plantio, preparo e comercialização do café, bem como de entrar em contato com os registros de políticos que tiveram atuação importante na manutenção do café como principal produto nacional. Museu.
    
     IDEIAS
02.12
terça, 16h
    A imprensa em línguas estrangeiras:
um novo objeto para a história
Conferência ministrada por Diana Cooper-Richet (pesquisadora do Centro de História Cultural das
Sociedades Contemporâneas na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines; pesquisadora associada e professora da Universidade de Negócios Internacionais e Economia de Pequim).
Sala de cursos. Entrada franca.
    
03 a 05.12
quarta à sexta    IV Encontro de gestores de jardins históricos
Com o tema "A cultura dos jardins e as práticas e instrumentos de salvaguarda de espaços paisagísticos", trata-se de um fórum de debates criado em 2010, que reúne pesquisadores, docentes, profissionais e interessados nas questões de gestão, preservação e proteção de jardins no Brasil. Já na sua primeira edição, proporcionou a elaboração da Carta dos Jardins Históricos Brasileiros, dita Carta de Juiz de Fora. Auditório.
    
    
     LANÇAMENTO
09.12
terça, 17h    Livros "Agostini: obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910)” e "Criações compartilhadas - artes, literatura e ciências sociais"
:: "Agostini: obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910)", reúne textos de 18 especialistas na vida, na obra e no tempo de Angelo Agostini. Organizado por Isabel Lustosa, procura abarcar os temas mais importantes associados ao maior caricaturista do Brasil no século XIX. Angelo Agostini foi também editor de jornais e revistas, ativista político e personalidade notável da vida cultural brasileira do século XIX.
:: Criações compartilhadas - artes, literatura e ciências sociais: o livro é fruto de um seminário realizado em novembro de 2012, na Fundação Casa de Rui Barbosa, como resultado de um esforço inter-institucional e multidisciplinar, do qual participaram, como coordenadoras, as professoras e pesquisadoras Monica Pimenta Velloso e Joelle Rouchou (FCRB), Cláudia de Oliveira (UFRJ) e Ana Paula Cavalcanti Simioni (IEB-USP).
Sala de cursos. Entrada franca.
    
    
    
    
    

Fundação Casa de Rui Barbosa
rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22260-000
t: 55 21 3289 4600 | e-mail: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
funcionamento: 2ª a 6ª feira, 9 às 18h

    
    

Nenhum comentário: