terça-feira, 5 de agosto de 2014

Clube da Leitura inicia atividades com Garcia Marques e Valter Hugo Mãe

Clube da Leitura inicia atividades com Garcia Marques e Valter Hugo Mãe

  Começa nesta quarta-feira (6), às 19h, na Casa da Leitura Dario Vellozo, o Clube da Leitura O Bairro, uma nova atividade de incentivo à leitura promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. Em encontros quinzenais, os participantes trocam ideias, teses, impressões e sensações sobre obras literárias previamente selecionadas para a leitura. Nesta primeira edição serão lidas e discutidas as obras “A Desumanização”, de Valter Hugo Mãe e “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques.
“O Clube da Leitura segue o modelo dos clubes do livro, existentes em outros países, mas com uma diferença – o foco não é o livro e sim o leitor”, diz o mediador de leitura Lucas Buchile, que coordena o projeto junto com Murilo Coelho. Há também uma diferença em relação às Rodas de Leitura, realizadas há mais tempo pela Coordenação de Literatura da FCC. “Aqui há uma participação mais intensa do leitor. Nas rodas, normalmente o mediador apresenta o texto literário e as leituras são feitas em grupo. Nossa proposta é dar mais autonomia ao leitor. As leituras são feitas em casa e os encontros são dedicados exclusivamente para diálogos e reflexões”, explica.   
Outra novidade no Clube da Leitura é a presença, em cada encontro, de um convidado de outras áreas artísticas. A artista plástica Emanuele Assini, por exemplo, foi convidada para apresentar suas obras, inspiradas no livro “A Desumanização”. Um grupo de músicos vai produzir arranjos sonoros a partir da leitura da mesma obra. “É uma forma de mostrar que a leitura de um livro não gera apenas uma interpretação discursiva”, afirma Lucas.
O nome dado ao clube (O Bairro) é inspirado na obra homônima do português Gonçalo Tavares, que produziu uma série de livros, cada um dedicado a um escritor. É o que propõe o Clube da Leitura ao se dedicar ao estudo de autores reconhecidos pelo talento e pela qualidade de suas obras. Nesta quarta-feira (6), no primeiro encontro do grupo, será feita a apresentação do projeto. Na abertura, Lucas Buchile fará uma leitura performática da obra “O Nosso Reino”, de Valter Hugo Mãe.

Programação do Clube da Leitura O Bairro:

6/8 – Evento de abertura – Leitura performática e apresentação do projeto
20/8 e 3/9 – Primeiro romance
Conversa sobre a leitura da obra “A Desumanização”. De Valter Hugo Mãe
17/9, 1/10,15/10 e 29/10 - Segundo romance
Conversa sobre a leitura da obra “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marques
Horário: 19h às 22h
Local: Casa da Leitura Dario Vellozo – Praça Garibaldi, nº 7
As vagas já estão preenchidas, mas se houver desistência é possível se inscrever gratuitamente no local.

Nenhum comentário: