quinta-feira, 29 de maio de 2014

QUADRINHO REVOLTA! É ENCENADO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Projeto Cena HQ apresenta leitura cênica do quadrinho político de André Caliman


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxitma quarta (dia 04), como parte do projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho Revolta!, escrito e desenhado pelo artista local André Caliman, que estará presente para um bate-papo após a apresentação. Desta vez, a direção da encenação é do escritor e diretor de teatro e cinema curitibano Adriano Esturilho, que participa do projeto a convite dos curadores José Aguiar e Paulo Biscaia Filho.

Sobre a obra:
Revolta! teve início como uma série em capítulos, publicada mensalmente no blog www.revoltahq.blogspot.com.br. A HQ tematiza a corrupção ao colocar alguns personagens tipicamente curitibanos à frente de uma revolta popular regida pela indignação e a vontade de agir. Com claras referências ao mundo real, a HQ foi criada com o intuito de provocar a reflexão política do leitor. Após ganhar um número grande de leitores no blog, o autor criou um projeto de financiamento coletivo na internet. O recurso angariado possibilitou a publicação da HQ completa em livro, lançado em fevereiro deste ano. "Em outubro de 2012, sentindo uma certa falta de atitudes práticas dos cidadãos com relação a escândalos de corrupção na política, tive a ideiade fazer uma HQ onde as pessoas agissem… drasticamente!”, conta o autor.

Sobre a leitura:
A leitura de Revolta! terá direção do diretor de teatro e cinema Adriano Esturilho, um dos criadores do coletivo Processo Artes, que recentemente estreou o espetáculo Amorfo. No cinema, Esturilho é diretor do longa-metragem Gol a Gol (2010) e conduziu uma das sequências do filme Circular (2011). O curitibano também já se aventurou pela literatura com os livros Cancha 2 (2007) e Ocupado(2011) – este último trabalho contou com a parceria de André Caliman.

Sobre o Cena HQ:
O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2012, ano em que foram apresentadas nove leituras. Em 2013, o Cena HQ trouxe autores estrangeiros à cena e, este ano, chega à sua terceira edição. Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o Cena HQ promove discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil por meio de suas leituras, sempre seguidas de um debate entre o encenador e o autor da obra. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto /cenahqbrasil.


Serviço:
Literatura: Cena HQ
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 04 de junho de 2014 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos no dia do evento, a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, edomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: