segunda-feira, 6 de maio de 2013

Diários de Lúcio Cardoso


Diários


de   Lúcio Cardoso



 
Páginas:     756
Formato:     16 x 23 cm

  

Esta edição reúne não só o primeiro volume do Diário, publicado em 1960, mas também o Diário completo, lançado postumamente pela editora José Olympio em 1970, acrescentando anotações inéditas que permaneciam desconhecidas entre os originais do autor mineiro. Ésio restitui a seus devidos lugares os fragmentos deslocados do Diário, permitindo ao leitor acompanhar o curso das reflexões e dos pensamentos do escritor no seu devido momento.

Colaborando para pôr fim a equívocos sobre a obra de Lúcio Cardoso, as correções efetuadas revelam, ainda, dados interessantes sobre a gênese de seus livros.

No ano do centenário do escritor Lúcio Cardoso, a edição desses Diários é uma homenagem da Civilização Brasileira a um dos grandes nomes da literatura brasileira.


O AUTOR
Lúcio Cardoso
nasceu em Minas Gerais, em 1913. Mais tarde, fixou residência no Rio de Janeiro, onde começou as suas primeiras experiências literárias. Além de editar duas revistas, A bruxa e Sua revista, escrevia poesias, peças de teatro e contos. Seu primeiro romance, Maleita, foi publicado em 1934. Incentivado pela crítica, investiu em uma prolífica carreira de escritor, que resultou em romances como A luz no subsolo, Dias perdidos, O anfiteatro, O enfeitiçado, além de sua obra-prima Crônica da casa assassinada. Em 1962, em pleno vigor criativo, Lúcio sofreu um derrame que o deixou incapaz de escrever. Morreu em 1968, após um segundo derrame.










UM LANÇAMENTO



Nenhum comentário: