quarta-feira, 3 de julho de 2013

Museu da Fotografia exibe ensaio fotográfico sobre o Edifício Teixeira Soares





O fotógrafo curitibano Maurício Savrassof responde pelo ensaio fotográfico Sobre Vestígios, que ocupa a Galeria do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba a partir das 9h desta quinta-feira (4). Com oito imagens, a exposição registra aspectos do Edifício Teixeira Soares, antiga sede da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), localizado na Rua João Negrão, no Centro de Curitiba, e repassado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2008.

O prédio de 13 mil metros quadrados, desativado desde meados dos anos 90, permaneceu longo tempo sem ocupação e atualmente encontra-se em reforma. “Investigo os rastros de uma memória latente, em um espaço degradado pelo abandono e pela ação do tempo”, explica o artista, que usa a fotografia digital para captar a história do imóvel. A mostra permanece aberta ao público até o dia 11 de agosto de 2013, com entrada franca. 

Nascido em 7 de novembro de 1979, Maurício Savrassof sempre teve afinidade com a imagem, tendo trabalhado em áreas como desenho, ilustração, gravura, design gráfico e cinema. “Em 2007, descobri a minha verdadeira paixão, a fotografia, linguagem que para mim é uma forma de expressão e de questionamento do mundo”, enfatiza o fotógrafo.

Formado em Design Gráfico, pela Universidade Federal do Paraná, e em Tecnologia em Fotografia, pela Universidade Tuiuti do Paraná, mesma instituição na qual obteve especialização em Processos de Produção de Imagens em Fotografia, Savrassof aprimorou conhecimentos em vários cursos ligados à fotografia.

Entre as exposições das quais participou consta a coletiva Semana da Foto de Curitiba (2012), no Museu da Fotografia de Curitiba, além de ter trabalhos selecionados para importantes eventos, entre eles a 10ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário de Mato Grosso (2011), quando foi premiado na categoria Web Movie, como editor e ator do curta-metragem Origin of man. Em 2013, integrou a Mostra Foto-Crítica, organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). 



Serviço:

Exposição Sobre Vestígios, ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo curitibano Maurício Savrassof.

Data: de 4 de julho (abertura às 9h) a 11 de agosto de 2013.

Local: Galeria do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).

Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Entrada franca.

Nenhum comentário: