segunda-feira, 3 de junho de 2013

Desenhista José Aguiar lança história em quadrinhos e abre exposição na Gibiteca



O desenhista curitibano José Aguiar lança nesta terça-feira (4), às 19h, na Gibiteca de Curitiba, o livro de história em quadrinhos Folheteen – Direto ao Ponto. Na mesma noite, ele realiza uma palestra sobre o processo de criação do projeto e autografa a sua obra. Na quarta-feira (5), José Aguiar abre uma exposição reunindo originais, rascunhos e impressões dessa história em quadrinhos ambientada em Curitiba. O projeto foi viabilizado pelo edital do Mecenato Subsidiado (Lei Municipal de Incentivo à Cultura).  
O personagem principal de Folheteen é a adolescente Malu, que vive em um estranho mundo habitado por irmãos chatos, pais separados, amigos tapados e subempregos, que mais atrapalham do que ajudam. Essa adolescente, que se sente sempre fora de contexto, busca a si mesma numa Curitiba imaginária, que poderia ser qualquer cidade do planeta. Este livro narra uma nova história sobre como pode ser dura ou adorável a vida de alguém que não sabe ir direto ao ponto.
A história com a personagem Malu foi vencedora do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP, prêmio que lhe rendeu a publicação do seu primeiro livro – Folheteen (Devir, 2007). Depois, José Aguiar publicou a coletânea Folheteen - Tiras pra todo lado (Quadrinhofilia, 2012), uma antologia das suas melhores tiras publicadas no jornal Gazeta do Povo.  O livro Folheteen – Direto ao ponto é uma homenagem do autor aos 320 anos de Curitiba, onde seu livro é ambientado.
O curitibano José Aguiar é arte-educador formado pela Faculdade de Artes do Paraná e quadrinista premiado, com obras publicadas no Brasil e exterior. Atualmente publica as tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo, no qual também é colunista. Seu último trabalho foi o livro Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha. José Aguiar é curador e cocriador de dois eventos de difusão da cultura das histórias em quadrinhos: Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e Cena HQ, que realiza leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa.

Serviço:
Lançamento, palestra e sessão de autógrafos do livro Folheteen – Direto ao Ponto, de José Aguiar.
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
Data e horário: 4 de junho de 2013 (terça-feira), às 19h.
Na noite do lançamento, o público poderá adquirir o livro em troca de uma lata de leite em pó que será revertida a uma instituição beneficente. A troca é limitada a apenas um exemplar por pessoa.

Abertura da exposição Folheteen – Direto ao Ponto
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) 2º andar.
Data e horário: 5 de junho de 2013 (quarta-feira), às 20h. Até 11 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada franca
Informações: (41) 3321-3250

Nenhum comentário: